Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
10 Nov 2025 | 08:54 |
Manuel Moura dos Santos abordou a semana competitiva do Sporting, que começou em Turim e terminou nos Açores. No entanto, o conhecido adepto dos verdes e brancos não deixou também de comentar o 'caso Fábio Veríssimo', apelidando o campeonato português de "fantochada".
"O Sporting venceu o Santa Clara realizando um jogo muito desinspirado. Foi feliz porque chegou ao segundo golo através de um canto que não existiu. O meu clube teve muitas dificuldades para ultrapassar a linha defensiva dos açorianos que são especialistas neste tipo de jogo. Defendem bem e saem com perigo para o contra-ataque com jogadores tecnicamente evoluídos", começou por escrever, no seu texto de opinião do jornal O Jogo.
"O Sporting dominou o jogo, mas com muitas dificuldades em chegar à área açoriana. Hjulmand foi o homem do jogo não só por aquilo que jogou, mas também porque marcou o golo da vitória leonina. Sobra pouco para dizer de um jogo em que Pedro Gonçalves saiu com queixas físicas. Vamos esperar que não seja uma lesão que o afaste da equipa por muito tempo como aconteceu na época passada", prosseguiu.
Antes de terminar, Moura dos Santos deixou fortes críticas ao Porto e à Liga Portugal Betclic: "Esta polémica sobre o que aconteceu na cabine da equipa de arbitragem comandada por Fábio Veríssimo, no jogo Porto-Braga, traduz aquilo que é o futebol português: um campeonato menor, dirigido maioritariamente por gente menor. No exterior deste País, os adeptos do futebol devem divertir-se imenso com esta fantochada".
Com a vitória nos Açores – a 13.ª em 18 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges têm agora 28 pontos e estão no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (31) está no primeiro posto, enquanto o Benfica fecha o pódio (25).
Lance do golo que valeu a vitória dos verdes e brancos nos Açores continua a ser um dos mais debatidos da mais recente jornada do campeonato
10 Nov 2025 | 08:34 |
O canto que deu no golo de Morten Hjulmand no Santa Clara - Sporting continua a ser tema de conversa. Agora, Venâncio Tomé, antigo árbitro-assistente, veio a público explicar os dois motivos para que Ângelo Carneiro possa ter decidido desta forma: o estado do relvado e o cansaço.
Venâncio Tomé: "O auxiliar pode ter tido a perceção de ter havido dois toques"
"Não é fácil explicar o lance, embora na televisão pareça. Há um ressalto da bola na relva. O auxiliar pode ter tido a perceção de ter havido dois toques, um no avançado e outro no defesa. E houve dois toques, um na relva e outro na canela do avançado. Isso induziu-o em erro. Pode ter pensado que o segundo toque foi do defesa. Tentei perceber se ele vinha atrasado em relação ao lance, mas, sinceramente, não consegui ver. A direção que a bola segue, por vezes também engana e, neste caso, saiu direita da canela do jogador do Sporting", começou por dizer, em declarações ao jornal Record.
No entanto, o antigo árbitro da AF Setúbal estava impedido de intervir: "O VAR só pode intervir em quatro situações: cartão vermelho, troca de identificação, penáltis e eventuais irregularidades nos lances de golo", além de considerar que o cansaço acumulado no encontro possa perturbar "a concentração e a tomada de decisão", sendo que até os "jogadores têm piores decisões" nos instantes finais dos encontros.
Com a vitória nos Açores – a 13.ª em 18 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges têm agora 28 pontos e estão no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (31) está no primeiro posto, enquanto o Benfica fecha o pódio (25).
O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no sábado, dia 22 de novembro, frente ao Marinhense. O encontro, a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Rui Sacramento, jogar-se-á, às 18h00, em Alvalade.
Antigo jogador e treinador do Sporting continua a lutar pela conquista do título de campeão do canarinho, mas situação não está fácil
10 Nov 2025 | 08:13 |
O Palmeiras, orientado por Abel Ferreira, perdeu na noite de domingo frente ao Mirassol, por 2-1, em jogo da 33.ª jornada do Brasileirão, permitindo ao Flamengo igualar a sua pontuação e passar a haver liderança partilhada no campeonato.
A equipa orientada pelo antigo jogador e treinador do Sporting entrou da pior forma no Estádio José Maria de Campos Maia e ficou em desvantagem logo aos dois minutos, com Gabriel, assistido por Lucas Ramon, a abrir o marcador para o Mirassol.
O empate surgiu à meia hora de jogo, graças a um pontapé de bicicleta de Vítor Roque, que aproveitou um canto para restabelecer a igualdade. Contudo, já nos descontos da primeira parte, João Victor voltou a colocar os anfitriões em vantagem após passe de Reinaldo.
Na segunda metade do encontro, o Palmeiras procurou reagir e dominou em posse de bola, mas sem conseguir traduzir esse domínio em golos, acabando por registar a sexta derrota no campeonato numa fase crucial para as contas finais.
Com cinco jornadas por disputar, a luta pelo título segue totalmente em aberto. O Palmeiras visita o Atlético Mineiro a 18 de novembro, enquanto o Flamengo defronta o Fluminense a 20 de novembro. Já o Cruzeiro de Leonardo Jardim - na terceira posição - joga fora frente ao Juventude, também no dia 20.
Internacional uruguaio viu o cartão vermelho na fase final da partida frente ao Santa Clara, que os leões acabaram por vencer, por 2-1
10 Nov 2025 | 08:01 |
O Sporting venceu o Santa Clara, por 2-1, no último sábado, 8 de novembro. Depois deste que foi o último jogo dos leões antes da nova pausa para compromissos internacional, Maxi Araújo deixou uma mensagem sobre a partida nas redes sociais - ele que acabou por não terminar a partida em campo, depois de ter visto cartão vermelho.
"Grande vitória, equipa. Isto é o Sporting", escreveu o uruguaio na sua conta pessoal do Instagram, que rapidamente contou o selo de aprovação de Rui Silva e de João Virgínia. Agora, o jogador dos leões continua à espera de conhecer o seu castigo, sendo que é praticamente certo que irá falhar o jogo frente ao Marinhense, válido para a Taça de Portugal.
Enquanto isso, Maxi Araújo vai deixar os trabalhos do Sporting e rumar à concentração do Uruguai, por quem foi convocado para disputar dois jogos particulares nesta pausa FIFA: México (16 de novembro) e Estados Unidos da América (19 de novembro).
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Maxi Araújo – avaliado em 17 milhões de euros - soma 13 partidas. Ao longo dos 964 minutos em que foi utilizado por Rui Borges, o internacional uruguaio marcou um golo e fez uma assistência.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no sábado, dia 22 de novembro, frente ao Marinhense. O encontro, a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Rui Sacramento, jogar-se-á, às 18h00, em Alvalade.
Confira a publicação: