Futebol
Rodrigo Roquette ataca 'cartilheiros' de Benfica e Porto após vitória do Sporting: "Patético"
16 Fev 2026 | 11:13
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
05 Out 2025 | 14:14 |
O Sporting perdeu 2-1 em Nápoles, para a Liga dos Campeões. Ainda na ressaca do encontro, Manuel Moura dos Santos criticou o lance do primeiro golo, garantindo que Eduardo Quaresma devia ter parado a jogada, com uma falta cirúrgica.
Manuel Moura dos Santos: "Um Sporting demasiado cauteloso dificilmente poderia trazer mais que uma derrota de Nápoles"
"Com algumas surpresas no onze inicial, a minha equipa foi capaz de controlar o adversário, não dando grandes chances a este de visar a nossa baliza. Acontece que no futebol sem se assumir algum risco é muito difícil ganhar. Um Sporting demasiado cauteloso dificilmente poderia trazer mais que uma derrota de Nápoles. Foi uma primeira parte de domínio napolitano, saldada com um golo quando a minha equipa tinha a posse de bola, permitindo uma transição rápida de De Bruyne. E digo permitiu, porque o jogador belga saiu de perto da sua área, percorrendo mais de 30 metros sem que ninguém o travasse, deixando que fizesse o passe para o golo de Hojlund", começou por dizer, ao jornal O Jogo.
Moura dos Santos explicou que o golo inicial dos italianos poderia facilmente ter sido evitado: "Numa situação como a descrita, Eduardo Quaresma tinha que ter feito uma falta útil que impedisse a progressão do jogador napolitano. O cartão amarelo teria sido um mal menor, face ao desfecho do lance. Na segunda parte, já com Suárez e Pote em campo, o Sporting esteve francamente melhor, chegando ao empate".
Manuel Moura dos Santos: "Rui Silva não fica isento de culpa, mas o que para mim foi mais evidente, foi a falta de Diomande"
Rui Silva não fica isento de culpa, mas o que para mim foi mais evidente, foi a falta de Diomande no centro da defesa. Tenho sérias duvidas que Hojlund tivesse marcado aquele golo disputando o lance com o central costa-marfinense. O Sporting correu atrás do prejuízo, a tentar chegar ao empate, e Hjulmand a terminar o jogo tem uma cabeçada que Milinkovic-Savic parou com uma extraordinária defesa. Perdemos uma boa oportunidade de trazer outro resultado de Nápoles. Afinal a equipa italiana não era nenhum papão. Numa competição como esta não se podem perder estas oportunidades, porque os pontos valem ouro.
Para terminar, Moura dos Santos avisou o treinador do Sporting: "E assim, são três jogos contra equipas da nossa igualha, e três derrotas. Rui Borges terá necessariamente que abordar estes jogos com adversários de alto calibre de outra forma. Espero que hoje contra o Braga, a abordagem seja outra, porque é obrigatório ganhar".
Lapso gráfico, que mostrou técnico português em vez de um futebolista, tornou‑se no foco de atenção de muitos adeptos e comentadores
16 Fev 2026 | 11:58 |
Uma gafe gráfica na Serie A gerou alguma confusão nas redes sociais ao colocar o nome e a imagem de Ruben Amorim em vez dos do médio brasileiro Alex Amorim durante um jogo do Génova. O erro aconteceu na transmissão do encontro frente à Cremonese, válido pela 25.ª jornada da liga italiana, que acabou empatado (0-0).
Alex Amorim, ex jogador do Alverca e que esteve na mira do Sporting, fez a sua estreia pelo novo clube, entrando durante a partida e somando os primeiros minutos e foi este jogador quem efetivamente lançado na partida e não a figura que erradamente surgiu nas imagens televisivas.
O lapso, que mostrou Ruben Amorim em vez de Alex, tornou‑se no foco de atenção de muitos adeptos e comentadores, mais do que o desempenho do próprio jovem médio em campo. A equipa orientada por De Rossi segue no 16.º posto, com 24 pontos, mais três do que o Lecce (21), primeira equipa abaixo da linha de água.
No último mercado de janeiro, Alex Amorim deixou o Alverca rumo a Itália. O Génova pagou 8 milhões de euros num negócio que pode atingir ainda os 10M em função de objetivos. Em termos globais, trata-se da maior venda da história da SAD do emblema ribatejano.
Já Ruben Amorim, depois de uma passagem bem-sucedida pelo Sporting entre 2020 e 2024, rumou a Old Trafford em novembro de 2024. Acabou por ser demitido no dia 5 de janeiro de 2026, ao fim de 63 jogos oficiais, nos quais conseguiu apenas 25 vitórias.
Veja a publicação:
Atleta do Clube de Alvalade participou no triunfo dos verdes e brancos diante dos minhotos, por 1-0, no Estádio José Alvalade
16 Fev 2026 | 11:37 |
O Sporting venceu o Famalicão (1-0), a contar para a 22ª jornada da Liga Portugal. A partida ficou marcada pelo golo de cabeça de Daniel Bragança, mas também pela estreia de Rafael Nel no Estádio José Alvalade. O jovem diz que nunca vai esquecer este momento.
R. Nel: "É um sentimento inesquecível"
"Vou tentar dormir, não é muito fácil. Desde miúdo que sonho com isto, de me estrear aqui em Alvalade. Já tinha jogado com o Young Boys, mas aqui é sempre muito diferente, com mais de 46 mil pessoas. É um sentimento inesquecível", revelou, em entrevista à Sport TV.
O atleta de 20 anos achou que fez uma boa entrada no jogo. "A equipa fez um bom trabalho, entrei bem no jogo e é continuar. Tento focar-me no jogo para entrar tranquilo, mas vi aquilo que a equipa precisava e tentei dar o meu máximo como sempre", falou.
Rui Borges. treinador do Sporting, ficou satisfeito pela estreia de Rafael Nel na equipa sénior esta temporada. "Fico feliz por ele, porque merecia. Tem trabalhado imenso na equipa B. Tem de continuar a trabalhar, tem crescido muito e é um miúdo muito competitivo", disse.
Esta temporada, Rafael Nel - avaliado em 1,5 milhões euros - tem sido um dos grandes destaques da equipa secundária. Com 1.276 minutos disputados em 20 partidas oficiais, o ponta de lança tem sete golos apontados e quatro assistências.
Jogador saltou do banco aos 70 minutos e, apenas doze minutos depois, aos 82’, marcou o golo que restabeleceu a igualdade frente à Roma (2-2)
16 Fev 2026 | 11:32 |
Alisson Santos foi uma das figuras do empate entre o Nápoles e a Roma (2-2), na 25.ª jornada da Serie A. O jogador, que está emprestado pelo Sporting, saltou do banco aos 70 minutos e, apenas doze minutos depois, aos 82’, marcou o golo que restabeleceu a igualdade. Apesar do impacto, o treinador Antonio Conte desvalorizou eventuais excessos de expectativa em torno do jovem de 23 anos e lembrou que o mesmo nem era titular no Clube de Alvalade.
O técnico salientou que tanto Alisson como Giovane, reforços de inverno, ainda estão em fase de adaptação: "Entraram algo tímidos contra o Como. Estão connosco há duas semanas e precisam de compreender o jogo. Em comparação com o Giovane, o Alisson é melhor no 1x1, quando te encara pode ultrapassar-te. São dois jovens que mudaram totalmente de vida e estou contente", afirmou à DAZN.
Na conferência de imprensa após o encontro com a Roma, explicou também a razão das contratações no mercado de janeiro: "O clube contratou-os para alargar as opções para o ataque. Estávamos curtos, especialmente desde que o Neres foi operado e o Lang emprestado".
A. Conte: "Nunca foi um titular no Sporting"
Por fim, o treinador lembrou percurso do extremo: "Não estamos a colocar pressão no Alisson, que nunca foi um titular no Sporting. São excelentes jogadores que dão tudo: se lhes perguntar para jogar a guarda-redes, eles fazem-no", afirmou.
Na presente temporada desportiva de 2025/26, Alisson Santos - avaliado em 4 milhões de euros - realizou 33 jogos entre ambos os emblemas. Nos 776 minutos em que esteve em campo, o avançado marcou quatro golos e fez duas assistências.