Futebol
Sporting está à procura de reforços e quer tirar avançado a Martin Anselmi
23 Set 2026 | 15:35
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
20 Fev 2026 | 13:43 |
Rui Borges abordou o encontro entre Sporting e Moreirense, em conferência de imprensa, na Academia Cristiano Ronaldo. O treinador fez o ponto de situação sobre o boletim clínico do Clube de Alvalade, as provocações do Porto, o regresso de Luis Suárez e o momento da equipa. Confira tudo o que disse.
Análise à equipa do Moreirense e recuperações
"Para mim é especial porque volto a uma casa a que sou grato e que vai ser especial para sempre na minha vida. Tem crescido muito e tem criado um grande estatuto na 1.ª Liga. Joga bem e cria grandes dificuldades em casa. O treinador está também a fazer um bom trabalho. Sabemos que é sempre um campo difícil, mas tudo faremos para ganhar".
Zeno Debast e Fotis Ioannidis
"Não vou estar a aprofundar aqui, está a fazer um processo de recuperação normal e penso que está próximo de regressar. Quanto ao Ioannidis está a recuperar também e pode estar nos convocados amanhã".
Altura de pedir pragmatismo à equipa?
"Não é o pragmatismo, apenas temos de fazer uma segunda volta melhor. Não ficámos em primeiro por isso temos de fazer melhor. As equipas vão ser mais competitivas na segunda volta e os jogos também poderão ficar mais feios, porque todos só pensam em ganhar. Às vezes esse pragmatismo pode levar-nos a pensar que temos de marcar e que temos de fazer um golo se não perdermos. Mas não tenho dúvidas de que isso não vai afetar a mentalidade dos jogadores. Quantos aos golos, importa frisar que estamos há 41 jogos a marcar. Por isso, estamos sempre em cima do adversário e perto de fazer golo. Ataques de Villas-Boas a Varandas? Não vou comentar isso, o presidente já falou".
Momento conturbado do Benfica
"Vocês vão variando a atenção pelos três e isso não vai mexer com o desfecho do campeonato. Pode afetar uma ou outra coisa que ouçam ou leiam, mas não mais do que isso. Foi também importante evitar este dois jogos com a passagem, que evitou-nos dois jogos e um desgaste absurdo".
Golos aos 90'
"A pressão faz parte de qualquer atleta ou equipa de alta competição. Claro que é importante jogar bem, mas nem sempre é possível ganhar sempre 5-0. Penso que no último jogo estivemos bem, acho que batemos o recorde de cantos ganhos. Mas as equipas também defendem cada vez melhor. Eu quero é ganhar os jogos todos. Nem me importava de ganhar sempre por 1-0 até ao fim do campeonato nem com golos ao 90".
O que espera do Moreirense?
"Sei bem o que é o Moreirense a jogar em casa e fora. Numa fase inicial, às vezes as equipas começam a perder tempo para criar alguma expectativa, mas temos de saber aguentar a pressão. O da primeira volta foi dos nossos melhores jogos, mas este será diferente. Espero um Moreirense a tentar dividir o jogo e a querer jogar e muito diferente do jogo da 1.ª volta".
Resposta ao Porto
"Sim, cresci nos anos 80, a brincar na rua, com a minha mãe a chamar-me à varanda para ir comer a sopa às 21h30, sem tablets nem novas tecnologias. Com muito boa educação. Depois, se calhar o Porto tem razão... Em termos de tablets e tecnologias está à frente de todos os outros. Quanto ao Pote e ao Morita têm estado dentro do expectável, com um bom acerto de passe, assim como o Hjulmand, mas nem sempre podem estar no máximo, faz parte".
Regresso de Luis Suárez
"Também pode ser aos 90', que ele também os tem marcado. É o nosso melhor marcador, que acrescenta muito à equipa com a suas qualidades. Tem marcado muitos golos e é um jogador fora do normal".
Ponto mais forte do Moreirense
"Será bater o bloco defensivo. Têm tido grandes equipas nos últimos anos e têm acrescentado bastante juventude. Muito forte coletivamente e no ataque rápido, mas também gostam de ter bola. Depois têm algumas individualidades, como o Alanzinho que têm qualidade para outros voos. Depois o Maracás e o Dinis Pinto que são defesas muito bons e que foram meus jogadores".
Onde encaixa Luís Guilherme
"O Luis Guilherme trouxe o que eu disse, pode jogar à direita, esquerda ou por dentro. Tem um enorme futuro pela frente. Tem uma qualidade muito boa, já jogou nas três posições e ainda se está a adaptar. Quanto aos médios, temos de perceber o melhor momento de cada médio. O Bragança é mais parecido com o Morita; o Simões dá-nos outras coisas. Depois tomaremos a decisão sobre o que fará mais sentido a cada jogo".
No Portugal Football Summit, Presidente leonino defendeu que Clube precisa de conjugar sucesso desportivo com sustentabilidade financeira
23 Set 2026 | 17:52 |
Frederico Varandas voltou a explicar o modelo que tem permitido ao Sporting crescer financeiramente e manter uma aposta forte no futebol, destacando a importância da Liga dos Campeões e da valorização de jogadores. No Portugal Football Summit, o Presidente leonino defendeu que o Clube precisa de conjugar sucesso desportivo com sustentabilidade financeira, apontando Viktor Gyokeres e Issa Doumbia como exemplos do perfil de jogador que os leões procuram. Além do mais, referiu que prefere chegar aos quartos de final da Liga dos Campeões a vence uma Taça de Portugal.
“É mais difícil comprar jogadores de 30M€ do que vender de 70M€. Não se pode pedir racionalidade à paixão. Há uma pessoa que tem ordenado de 600 euros e gasta 500 numa Gamebox. Claro que essa pessoa tem paixão e há irracionalidade. Sporting precisa de Gyökeres, Doumbias e jogadores que façam crescer o Sporting e depois do rendimento desportivo deem mais valias”, explicou.
O dirigente revelou ainda que a presença na Champions pesou diretamente na contratação de dois reforços no último mercado: “Não teríamos contratado dois jogadores se não houvesse Champions no último mercado. Tenho uma visão fria do que é um jogador do Sporting. Temos de entender que um jogador tem os seus objetivos, crescimento e num momento o seu fim. Temos de agradecer o que fizeram, colocar o nome na história do Sporting e a seguir ir buscar outros. Não podemos ter um Gyökeres quatro ou cinco anos. Se acontecer, é porque algo correu mal”.
F. Varandas: "Trocaria uns quartos de final da Champions por qualquer Taça de Portugal"
A Liga dos Campeões assume, por isso, um papel central na estratégia leonina. Varandas classificou a competição como “indispensável” e lembrou que a campanha da temporada passada, que terminou nos quartos de final, representou cerca de 80 milhões de euros para o Clube. “Uma performance desportiva daquelas significou 80 milhões de euros ao Sporting e eu trocaria uns quartos de final da Champions por qualquer Taça de Portugal. Se me derem a escolher, quero tudo, mas se pudesse escolher, escolheria aquilo sempre. 80 milhões de euros dão condições financeiras para continuarmos a ser altamente competitivos, por isso a Champions é o objetivo número um”, afirmou.
Além do mais, aproveitou também para voltar a defender Rui Borges, sobretudo perante as críticas à continuidade do treinador. Varandas destacou os resultados alcançados na Champions e lembrou o triunfo sobre o Galatasaray: “Recentemente fui massacrado por manter um treinador que não vence, mas e a Champions? Se calhar é importante alguém avisar o Galatasaray, porque estão convencidos de que perderam e se calhar não perderam... mas perderam! Champions League, campeão turco, uma equipa que se reforça no Bayern, Man. City, Milan, com três vezes a nossa massa salarial... somámos três pontos, mas também 2,1 milhões. A performance de um treinador tem vários quadrantes, mas esta não é valorizada”, atirou.
Varandas terminou a intervenção reforçando a evolução financeira alcançada pelo Sporting desde 2018. A SAD apresentou um lucro de 34,7 milhões de euros em 2025/26, o quinto exercício consecutivo com resultados positivos, enquanto o volume de negócios passou de cerca de 150 para 300 milhões de euros e os capitais próprios evoluíram de 13 milhões negativos para 76 milhões positivos. “Nunca daremos um passo maior do que a perna, mesmo que haja histerismo, de que é muito importante vencer. Quando era o campeonato era o bi, depois do bi era o tri... é muito importante vencer, mas queremos vencer com sustentabilidade e garantia do futuro. Estou tranquilo, porque aconteça o que acontecer, o Sporting vai ter condições de voltar a ser competitivo e lutar novamente pelo título. Não estamos numa montanha russa”, concluiu.
Futebolista está a atravessar um momento de grande eficácia nos leões, depois de um início de época marcado por alguma turbulência
23 Set 2026 | 16:28 |
Luis Suárez está a atravessar um momento de grande eficácia no Sporting, depois de um início de época marcado por alguma turbulência. O avançado colombiano recuperou espaço na equipa e tem respondido dentro de campo, com uma sequência goleadora que o voltou a colocar entre os principais protagonistas dos leões.
Desde que reconquistou a titularidade, diante do Alverca, marcou em todos os seis jogos que disputou. O registo permite-lhe somar já sete golos em oito partidas realizadas esta temporada, sendo que seis desses tentos foram apontados na Liga.
O percurso recente ganha ainda mais relevância tendo em conta o contexto vivido pelo jogador no arranque da época. Rui Dias, jornalista do jornal 'Record', lembra que o atacante “tem sido sempre um caso no Sporting. Primeiro pelo amuo que só a persistência de Rui Borges resolveu a seu favor, depois porque, desde que reconquistou a titularidade".
R. Dias: “Implacável resposta de Luis Suárez"
Na análise publicada pelo jornalista, a atual fase do avançado representa uma resposta clara ao momento complicado que atravessou. “Implacável resposta de Luis Suárez. O colombiano está a reequilibrar-se depois de um início de época conturbado”.
Com sete golos no total e seis no campeonato, Suárez tem ainda um objetivo individual ao alcance. O camisola 97 mantém Pavlidis na mira, sendo que o internacional cafetero, que terminou como melhor marcador de 2025/26, contabiliza oito golos na Liga.
Rossoneri quiseram entrar na corrida, mas não chegaram a transformar interesse numa proposta antes de os leões fecharem negócio
23 Set 2026 | 15:55 |
Issa Doumbia foi uma das apostas do Sporting no último mercado e rapidamente ganhou espaço no meio-campo leonino. O médio italiano, de 22 anos, chegou proveniente do Venezia depois de uma temporada de grande nível e esteve também na mira do Milan, de Ruben Amorim.
Segundo a Gazzetta dello Sport, a diferença acabou por estar na velocidade de reação. De acordo com a imprensa italiana, o Sporting identificou Doumbia antes de outros interessados e avançou rapidamente para garantir a contratação, colocando 20 milhões de euros sobre a mesa, aos quais podem juntar-se mais 6 milhões em objetivos.
O Milan terá ponderado entrar na corrida, mas não chegou a transformar o interesse numa proposta antes de os leões fecharem o negócio. O interesse despertado pelo médio surgiu na sequência de uma excelente época ao serviço do Venezia.
Poucos meses depois da mudança para Alvalade, a aposta dos leões ganhou ainda maior dimensão. Doumbia tornou-se uma presença regular na equipa de Rui Borges e soma sete jogos na Liga portuguesa esta temporada, num total de 593 minutos, tendo ainda uma assistência.
Além do mais, Roberto Mancini incluiu o médio na primeira convocatória desde o regresso ao comando da seleção italiana, numa lista de 34 jogadores que contou com várias novidades. Também o Benfica esteve na corrida pelo 'camisola 77' dos leões.
Sporting está à procura de reforços e quer tirar avançado a Martin Anselmi
23 Set 2026 | 15:35
Abel Ferreira visto como preferido para ser novo treinador do Sporting
23 Set 2026 | 13:47
Diretora de Segurança do Sporting tem ideia arrojada: "É possível ter estádios seguros com álcool"
23 Set 2026 | 12:58