Futebol
Onze provável Moreirense - Sporting: Rui Borges volta a mexer no xadrez
21 Fev 2026 | 09:23
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
21 Fev 2026 | 11:14 |
Hidemasa Morita está na 'pole position' para fazer dupla com Morten Hjulmand no meio-campo do Sporting nesta fase da temporada, em particular novamente frente ao Moreirense, este sábado, 21 de fevereiro, deixando Daniel Bragança e João Simões em segundo plano.
O jornal Record escreve, na sua mais recente edição, que por isso mesmo deverá ser o internacional japonês a entrar direto no onze dos verdes e brancos na deslocação a Moreira de Cónegos, na qual o treinador dos leões teve algumas mexidas a considerar.
Aliás, apesar de Rui Borges não ter confirmado a titularidade de Hidemasa Morita na 23.ª jornada da Liga Portugal Betclic, admitiu que o "momento de forma" pesa na sua decisão. "Temos de perceber o melhor momento de cada um. Estão os três a crescer e têm qualidades próprias, diferentes uns dos outros. O Dani [Bragança] é mais parecido com o Morita, o Simões dá-nos outras coisas. Olhamos ao momento e tomaremos sempre a melhor opção".
Vale lembrar, em todo o caso, que Daniel Bragança e João Simões foram suplentes utilizados no Sporting - Famalicão, tendo o primeiro marcado o golo da vitória dos verdes e brancos em Alvalade, por 1-0, prometendo começar a agitar esta corrida por um lugar no onze.
Esta temporada desportiva de 2025/26, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 9 milhões de euros - soma 31 partidas. O futebolista disputou um total de 1.531 minutos, nos quais assistiu os companheiros por duas ocasiões.
'Camisola 11' dos verdes e brancos regressou recentemente à competição, depois de 15 meses de ausência devido a uma grave lesão
21 Fev 2026 | 10:43 |
Nuno Santos não viajou com a restante comitiva do Sporting para o Norte do país, onde os verdes e brancos vão defrontar o Moreirense, neste sábado, dia 21 de fevereiro, pelas 18h00. Assim sendo, o jogador português volta a não entrar nas opções dos leões pela terceira vez desde o seu regresso oficial ao plantel principal.
De acordo com a informação avançada pelo jornal Record, na sua mais recente edição, a ausência do ala de 31 anos não está relacionada com problemas físicos. No entanto, Rui Borges e a restante equipa técnica continuam a realizar uma cuidadosa gestão do 'camisola 11'.
Recuperado de uma rotura total do tendão rotuliano do joelho direito - lesão gravíssima que o afastou da competição durante 15 meses - o ala esquerdo começa agora a dar os primeiros passos no regresso ao mais alto nível. A reintegração foi feita com prudência: iniciou na equipa B, ganhou ritmo competitivo e, entretanto, já voltou a integrar os convocados da equipa principal.
Participou, inclusive, no encontro com o AVS SAD, para a Taça de Portugal, somando 43 minutos. A ideia inicial passaria por uma utilização mais controlada, mas o prolongamento obrigou a uma exposição maior do que a prevista no primeiro jogo de regresso à equipa principal do Sporting.
Nuno Santos – avaliado em 7 milhões de euros – chegou ao Sporting em 2020, oriundo do Rio Ave, a troco de 4,15 milhões de euros (dados Transfermarkt). Desde então, o ala de 30 anos contabiliza 197 encontros, 34 golos, 42 assistências e sete títulos conquistados (três Campeonatos Nacionais, uma Supertaça Cândido de Oliveira, uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga).
Jogador brasileiro chegou ao Clube de Alvalade no último mercado de transferências e é agora aposta de Rui Borges no plantel leonino
21 Fev 2026 | 10:19 |
O Sporting vai apresentar-se em Moreira de Cónegos, este sábado, dia 21 de fevereiro, com a mesma configuração ofensiva com que terminou o jogo frente ao Famalicão: Geny Catamo à direita e Luís Guilherme à esquerda do ataque.
Contudo, durante a partida frente ao Moreirense, o plano passa por introduzir variações: Rui Borges deverá trocar os extremos de corredor ao longo do encontro, numa tentativa de desmontar a organização defensiva adversária e potenciar as melhores características de ambos.
Tanto o moçambicano como o brasileiro preferem atuar pela direita, já que são esquerdinos e procuram zonas interiores para finalizar ou assistir. Ainda assim, ambos oferecem versatilidade suficiente para ocupar qualquer posição do tridente ofensivo.
Desde o início da época, Geny assumiu a direita como território natural e tem sido um dos jogadores em melhor forma na segunda metade da temporada. Já Luís Guilherme, reforço de janeiro, tem vindo a crescer de rendimento e foi precisamente na direita que assinou as exibições mais conseguidas até agora, frente ao Famalicão (Liga) e ao AVS SAD (Taça).
As prestações valeram-lhe elogios públicos de Rui Borges: “É um miúdo com enorme qualidade. Vai ter um futuro muito, muito bom. É focado, treina bem e vai adaptar-se à exigência e competitividade do futebol português. Poderá jogar à direita, à esquerda, por dentro... Tem uma técnica e entendimento do jogo muito bons”.
Geny Catamo e Luís Guilherme, com Francisco Trincão no papel de ‘10’, coexistiram no onze em duas ocasiões: na receção ao Casa Pia (3-0) e na deslocação a Arouca (2-1). O denominador comum é de duas vitórias do Sporting e, em Moreira de Cónegos, a ideia é repetir a receita - com direito a carrossel ofensivo para baralhar as marcações.
Equipa verde e branca já se encontra no norte do país, onde vai defrontar a formação dos cónegos este sábado, dia 21 de fevereiro
21 Fev 2026 | 09:46 |
A esperança aberta por Rui Borges na antevisão confirmou-se: Fotis Ioannidis está de regresso aos convocados do Sporting. Na última sexta-feira, o avançado integrou a comitiva leonina que chegou a Gaia para estágio antes do duelo com o Moreirense.
O avançado grego, de 26 anos, não compete desde 6 de janeiro, no encontro frente ao Vitória de Guimarães, a contar para a final four da Taça da Liga e, ao que tudo indica, dificilmente será titular - até porque Luis Suárez regressa após cumprir castigo -, mas deverá somar alguns minutos, oferecendo a Rui Borges uma alternativa importante na frente de ataque.
Desta vez, ao contrário do que sucedera em jogos anteriores, o jovem Rafael Nel ficou fora da convocatória. Para o encontro deste sábado, o Sporting continua sem poder contar com Pedro Gonçalves (castigado), além dos lesionados Zeno Debast, Geovany Quenda e Giorgi Kochorashvili, que seguem em recuperação.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Fotis Ioannidis – avaliado em 20 milhões de euros – soma 21 partidas. O avançado internacional grego de 25 anos disputou 931 minutos, nos quais já apontou seis golos e três assistências com a Listada verde e branca.
O Sporting volta a entrar em campo neste sábado, dia 21 de fevereiro, frente ao Moreirense. O encontro, a contar para a 23.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Vasco Botelho da Costa, jogar-se-á às 18h00, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas.
Onze provável Moreirense - Sporting: Rui Borges volta a mexer no xadrez
21 Fev 2026 | 09:23
Moreirense - Sporting (2025/26): Transmissão, onze provável, horários e...
21 Fev 2026 | 09:17
Exclusivo Leonino - Regresso de Diogo Travassos pode implicar saída do Sporting
19 Fev 2026 | 14:52