Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
04 Fev 2026 | 10:35 |
O Sporting viveu um mercado de inverno relativamente tranquilo, tanto que oficializou a contratação de Luís Guilherme logo nos primeiros dias do mês de janeiro e o acordo por Souleymane Faye uma semana e meia antes do último dia. Mas os leões quase reforçaram o plantel com um novo central, devido à lesão de Eduardo Quaresma.
A impactante contrariedade do jovem defesa, sofrida frente ao Vitória de Guimarães, a 6 de janeiro, na Allianz Cup, na sequência do violento choque com o vimaranense Samu, obrigou Quaresma a ser hospitalizado e os primeiros sinais foram muito negativos, com suspeitas de fratura do maxilar, e apontavam a uma paragem prolongada que poderia ir até aos três meses.
Zeno Debast (lesão) e Ousmane Diomande (ao serviço da Costa do Marfim na Taça das Nações Africanas) também não eram opções, pelo que Gonçalo Inácio perfilava-se como o único central de raiz da equipa principal disponível. Por esse motivo, nas horas que se seguiram ao jogo em Leiria e na manhã seguinte, a estrutura esteve em contacto permanente e decidiu-se que ia avançar por mais um central, segundo o jornal 'Record'.
Porém, a observação e exames a que Quaresma foi submetido na unidade hospitalar acabaram por descartar o cenário mais gravoso e identificaram "só" uma lesão no osso zigomático da face esquerda, o que encurtou o período de recuperação de meses para três a quatro semanas. Uma boa notícia que por consequência eliminou a urgência dos leões no mercado. Quaresma acabou por voltar à competição com uma máscara, no passado dia 28 de janeiro, frente ao Athletic Bilbao.
Eduardo Quaresma - avaliado em 15 milhões de euros - tem 1.214 minutos somados em 17 partidas pelo Sporting, com um golo marcado e duas assistências na conta pessoal. O jogador já conquistou três Campeonatos Nacionais, uma taça de Portugal e uma Taça da Liga.
Atacante é visto como um dos grandes talentos do seu país, o que poderá ser ainda melhor trabalhado pelos responsáveis do Clube de Alvalade
04 Fev 2026 | 10:33 |
Délcio Mulemba Aurélio já treina na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, e é o novo jogador do Sporting. O ponta-de-lança angolano chega proveniente do Interclube a troco de 150 milhões de kwanzas, cerca de 140 mil euros, num contrato assinado pelos dois clubes.
O emblema africano salvaguardou ainda uma percentagem de uma futura venda do avançado de 18 anos. Segundo o 'O Bola Em Campo' o jogador é agenciado pela Footprestige, empresa do jovem agente Edson Queiroz, foi a ponte de ligação para a transferência do atacante.
Délcio Aurélio, que já treina com a equipa sub-23 do Clube de Alvalade, é visto como um dos grandes talentos do seu país, o que poderá ser ainda melhor trabalhado. A ideia dos responsáveis leoninos é a de ver o jovem adaptar-se à realidade do Clube de Alvalade, antes de, eventualmente, dar o salto para o plantel principal.
Na última partida, a equipa sub-23 dos leões perdeu frente ao Torreense por 2-1, em partida a contar para a quinta jornada da Fase de Campeão da Liga Revelação, no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete. O Sporting somou assim o quarto encontro sem vencer.
Neste momento, os comandados de Filipe Neto estão no oitavo e último lugar desta fase com apenas um ponto conquistado. O emblema verde e branco volta a entrar em campo na terça-feira, dia 10 de fevereiro, frente ao Leixões, pelas 15h00, em Matosinhos.
Negócio não se concretizou devido a um imprevisto do lado do emblema verde e branco; Jogador escolhido para substituir futebolista não passou nos exames médicos
04 Fev 2026 | 09:50 |
Hidemasa Morita esteve muito perto de deixar o Sporting no último dia do fecho da janela de transferências de inverno. O médio japonês, de 30 anos, era um jogador pretendido pelos neerlandeses do Ajax, mas a transferência acabou por cair já nos instantes finais.
A informação foi avançada pela revista neerlandesa 'Voetbal International'. De acordo com a mesma fonte, o internacional nipónico esteve efetivamente na lista de alvos do clube de Amesterdão, que já venceu quatro Champions Leagues, tal como Manuel Ugarte, antigo médio dos leões.
O negócio não se concretizou devido a um imprevisto do lado do Clube de Alvalade. Segundo a publicação, o acordo terá caído porque o jogador escolhido para substituir Hidemasa Morita em Alvalade não passou nos exames médicos, levando os leões a travar a saída do médio japonês.
A identidade desse potencial reforço para o meio-campo não foi revelada. Recorde-se de que Hidemasa Morita - que foi elogiado por Litos - termina contrato com o Sporting em junho, estando, nesta altura, em condições de sair a custo zero no verão, caso não haja renovação.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 9 milhões de euros - soma 29 partidas. Na presente temporada, o médio internacional japonês disputou um total de 1.375 minutos, nos quais assistiu os companheiros por três ocasiões.
Antigo dirigente do Clube de Alvalade, caracterizou a recente janela de transferências trabalhada pelos leões, agora fechada
04 Fev 2026 | 03:00 |
José Dias Ferreira, em entrevista exclusiva ao nosso Jornal, analisou o recente mercado de transferências feito pelo Sporting. O antigo dirigente admite que a estrutura leonina "agiu bem" e que o Clube "procurou suprir a falta". Ainda assim, o mesmo não deixou de parte a sua opinião face ao recente tema relativo a Morten Hjulmand, o "sucesso" na Liga dos Campeões e a esperança face à conquista do tricampeonato.
Dias Ferreira: "O Sporting agiu bem"
"Acho que o Sporting agiu bem, procurou suprir a falta. Foram mais tendo em vista o futuro do que propriamente o presente, porque, enfim, está certa a saída do Quenda. No que toca ao Alisson, em relação aos últimos jogos, faz-nos alguma pena, não é, mas pronto. Apenas será emprestado, e o Sporting acho que tem extremos suficientes", começou por dizer.
No entanto, Dias Ferreira sublinhou que o meio campo do Sporting é um setor que sofrerá algumas mudanças nos próximos meses: "Eventualmente o Morita sairá, para mim não é seguro que ele saia, mas pelo menos tudo indica que é capaz de sair. Contudo, o Sporting tem o regresso de Daniel Bragança. Também tem outros jogadores do meio campo, da equipa B, alguns capazes de superar, e entretanto para esse setor, pode surgir alguma oportunidade".
Dias Ferreira: "Não foi por acaso que isto aconteceu no último dia de mercado"
Relativamente ao recente episódio que envolve Morten Hjulmand, o antigo dirigente foi claro: "Alguém apenas pretendeu desestabilizar o jogador, pois alguém ter-lhe-á transmitido alguma proposta do Atlético de Madrid, que parece que não existia, o que é capaz de ter baralhado a cabeça do jogador, para ficar hesitante, perturbado. Não foi por acaso que isto aconteceu no último dia do mercado, nem foi por acaso que havia jogo nesse dia, nem foi por acaso que há um jogo na próxima segunda-feira".
Ao concluir, Dias Ferreira não esqueceu o recente feito do Clube, a nível europeu, e uma pequena análise face ao Clássico da próxima segunda-feira: "A Liga dos Campeões foi um sucesso. Na Liga, o Sporting atravessou este período de lesões, com muitas dificuldades, que ainda existem, mas não perdeu muitos pontos nessa altura. E ontem, a derrota do Porto, nas vésperas de jogar com o Sporting, acho que dá mais um à vontade. O que é sempre melhor e mais tranquilo".