Futebol
Prodígio do Sporting é destaque por ser... dos mais valiosos da atualidade
06 Nov 2025 | 11:14
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
24 Fev 2025 | 15:24 |
Carlos Eduardo da Silva Pereira nasceu a 23 de fevereiro de 1949, em Lisboa e celebrou este domingo 76 anos de vida. Começou no Sporting aos 13 anos, sendo apadrinhado por Travassos, que o lançou como defesa-esquerdo. Durante anos, evoluiu na equipa de reservas até ter a sua estreia oficial na equipa principal em 1972, sob a orientação de Ronnie Allen.
O primeiro jogo de Carlos Pereira pelos leões foi a 10 de setembro de 1972, frente ao Porto, nas Antas, numa partida que terminou com uma vitória verde e branca por 1-0. A sua consistência valeu-lhe a titularidade durante quase toda a época, ajudando o Sporting a conquistar a Taça de Portugal.
Na temporada seguinte, manteve-se como titular e foi peça fundamental na campanha vitoriosa que culminou com a conquista do Campeonato Nacional e da Taça de Portugal, garantindo a famosa "dobradinha" de 1973/74. Disputou um total de 38 partidas, demonstrando grande regularidade e entrega ao jogo.
O último ano de Carlos Pereira em Alvalade foi o de 1974/75. Apesar de continuar como principal opção para a lateral-esquerda, acabou por perder protagonismo com a chegada do brasileiro Da Costa. O seu derradeiro jogo com a camisola verde e branca aconteceu a 29 de maio de 1975, na meia-final da Taça de Portugal frente ao Boavista.
Deixou Alvalade após três temporadas na equipa principal, totalizando 86 encontros oficiais sem registo de golos. Seguiu para o Estoril, onde jogou ao lado de Eusébio e Simões, e mais tarde para o Belenenses, clube onde encerrou a carreira de futebolista na época 1981/82 e iniciou a sua jornada como treinador.
Como técnico, passou por diversos clubes, incluindo Alverca e Sporting, onde integrou a equipa técnica de Paulo Bento entre 2005 e 2009, ajudando os leões a conquistar duas Taças de Portugal e duas Supertaças. Em 2008, foi distinguido com o Prémio Stromp, na categoria Especial. Carlos Pereira é irmão de Aurélio Pereira, figura emblemática na prospeção de talentos do Sporting, e pai da cantora Rita Redshoes. Fez parte da lista de João Benedito nas eleições de 2018, candidatando-se à vice-presidência para o futebol.
Capitão do Clube de Alvalade voltou a reacender o assédio após a sua exibição na partida frente aos italianos na Liga dos Campeões
06 Nov 2025 | 13:26 |
Pelo menos até ao verão, o Sporting não precisa de se preocupar com o assédio da Juventus a Morten Hjulmand. Apesar de o capitão dos leões ter voltado a ser tema de conversa na imprensa italiana após a partida da Liga dos Campeões, a vecchia signora não deverá avançar pelo jogador em janeiro, revela Fabrizio Romano.
“Morten Hjulmand não está nos planos da Juventus para janeiro e o Sporting também não tem intenção de vender o jogador no inverno", começou por dizer em relação ao internacional dinamarquês, em declarações proferidas diretamente no seu canal de Youtube.
“O jogador tem uma cláusula de rescisão próxima de 80 milhões de euros, com certas condições. Mas o próximo verão pode ser uma história diferente, porque não há dúvida de que Hjulmand agrada à Juve", deixou ainda claro Fabrizio Romano.
Apesar de ter estado em Itália durante tanto tempo, a Juventus apenas começou a olhar para Hjulmand depois da transferência para o Sporting. O nórdico depressa se afirmou em Alvalade, e, nos dias de hoje, é elemento fundamental na equipa de Rui Borges, envergando a braçadeira de capitão.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Morten Hjulmand - avaliado em 50 milhões de euros - participou em 16 partidas. O capitão dos verdes e brancos foi titular em praticamente todos os encontros disputados pelos leões, tendo marcado um golo e feito uma assistência em 1.450 minutos de utilização.
Confira a publicação:
Jogador chegou mesmo a estar em dúvida para a partida frente à Juventus, mas acabou por fazer parte do onze inicial dos leões
06 Nov 2025 | 12:49 |
João Simões acaba por ser uma das principais preocupações nesta fase. O Sporting não tem muito tempo para gerir os seus titulares para a partida frente ao Santa Clara - até porque teve alguns imprevistos a chegar a Lisboa -, e a gestão física acaba por criar problemas.
Apesar de Rui Borges não contar com qualquer baixa nova no plantel, o jornal Record escreve que João Simões pode vir a ser "alvo de cuidados específicos", visto que, antes dos 82 minutos em campo em Turim, havia sofrido um toque no pé esquerdo, o que o colocou até em dúvida para o encontro.
De resto, no que toca a cansaço, a verdade é que foram vários os jogadores do Sporting que não fizeram nada para o esconder assim que soou o apito final do encontro diante da Juventus: Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio e Maxi Araújo foram os primeiros a deixarem-se cair no relvado. De resto, também Luis Suárez jogou com uma proteção no joelho direito, após uma pancada frente ao Alverca.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, João Simões - avaliado em 6 milhões de euros - soma sete partidas. O médio formado na Academia Cristiano Ronaldo já contabiliza 376 minutos: 224 na Champions e 152 na Liga Portugal Betclic.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 8 de novembro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo à 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 20h30, no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.
Treinador dos verdes e brancos prepara-se para mexer algumas peças a pensar na deslocação aos Açores, para defrontar o Santa Clara
06 Nov 2025 | 12:08 |
Rui Borges deverá deixar Georgios Vagiannidis no banco para o Santa Clara - Sporting e promover Eduardo Quaresma ao onze inicial dos leões. O 'camisola 72' voltará a ser aposta, mas tal como aconteceu em Turim, na lateral direita dos leões.
A informação está a ser avançada pelo jornal Record, que adianta ainda que a experiência de ter o internacional português sub-21 nesta posição foi bem vista pelo técnico na partida diante da Juventus, quando este entrou para o lugar de Vagiannidis. Desta feita, o grego acabaria por iniciar o próximo jogo no banco de suplentes.
Ainda assim, a mesma fonte revela também que esta decisão apenas estará tomada a 100% após os treinos desta quinta e sexta-feira, que antecedem a viagem para os Açores. Rui Borges quer ver a resposta dada por Quaresma, uma vez que Iván Fresneda também irá falhar este jogo.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Eduardo Quaresma - avaliado em 17 milhões de euros - soma seis partidas. Neste arranque de época, o jogador disputou um total de 337 minutos, não tendo marcado qualquer golo ou assistido os companheiros.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 8 de novembro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo à 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 20h30, no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.