Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
13 Jan 2025 | 03:00 |
Carlos Pereira. antigo jogador dos leões, analisou a derrota do Sporting frente ao Benfica na final da Taça da Liga. Em entrevista em Exclusivo ao nosso Jornal, o ex-técnico adjunto de Paulo Bento em Alvalade (entre 2005 e 2009) refere que a equipa de Rui Borges "foi superior" e lamentou a ausência de Pedro Gonçalves, que considera ser um dos "indispensáveis" do plantel.
“O Sporting foi superior durante a maior parte do jogo. A equipa demonstrou maior iniciativa e tentou controlar a partida desde o início. É verdade que nem sempre as coisas acontecem como esperado, mas, no geral, o Sporting mostrou-se superior, especialmente em termos de organização e espetáculo”, começou por dizer.
“De um modo geral, não considero que tenha havido jogadores que se destacaram negativamente. Em termos de desempenho, muitos estiveram acima da média, tanto na utilidade dentro do campo quanto no entretenimento que proporcionaram. A equipa, no geral, esteve sólida e alinhada com o que tem demonstrado no passado. Tendo em conta as soluções disponíveis, foi um desempenho positivo”, referiu falando na onda de lesões que assola o Clube.
“É evidente que há jogadores fundamentais que contribuem de forma significativa para a qualidade do plantel. Elementos como Pedro Gonçalves, por exemplo, são indispensáveis. Contudo, para reforçar a equipa, seria importante considerar a contratação de atletas que tragam maior valia em posições onde ainda há fragilidades. A saída de jogadores, por outro lado, deve ser avaliada com base no equilíbrio da equipa e no potencial de evolução dos mais jovens”, afirmou Carlos Pereira.
“Rui Borges tem demonstrado competência e merece reconhecimento. Ele é bastante interventivo, tem ideias claras e mostra capacidade de adaptação. O seu trabalho tem sido direcionado para aproveitar o potencial da equipa e garantir que a qualidade do Sporting se mantenha a um nível elevado. Considero que ele pode dar continuidade ao projeto com sucesso, desde que tenha o apoio necessário”, atirou o antigo jogador dos leões.
O irmão de Aurélio Pereira considera ainda que os leões são o principal favorito a vencer o Campeonato Nacional: “Neste momento, tendo em conta a qualidade do plantel e a consistência apresentada, vejo o Sporting como o principal candidato ao título. O Benfica e o Porto são adversários fortes, mas a equipa tem demonstrado estar alguns furos acima, tanto em termos de rendimento nacional quanto internacional. Se mantiver este nível de desempenho, tem tudo para conquistar a Liga”, concluiu Carlos Pereira.
Treinador dos verdes e brancos irá escolher entre o grego e o espanhol para a partida das meias-finais da Taça da Liga, esta terça-feira
06 Jan 2026 | 10:36 |
Rui Borges prepara alterações para o Sporting - Vitória SC, algumas por necessidade, outras por gestão, uma vez que o calendário de janeiro assim o obriga. Uma delas deverá ser nas alas, onde o técnico dos verdes e brancos já terá tomado a sua decisão entre Iván Fresneda e Georgios Vagiannidis.
Ao que tudo indica, o lateral espanhol irá para o banco de suplentes, com a titularidade a ser entregue ao internacional grego nas meias-finais da Taça da Liga. Apesar de Fresneda ser o 'favorito' do treinador dos leões, Vagiannidis deverá merecer nova oportunidade nesta fase.
Sem Gonçalo Inácio na dupla de centrais, devido a castigo, Matheus Reis voltará a ser titular - mas desta vez mais recuado. Maxi Araújo também voltará a descer e apenas Eduardo Quaresma se irá manter na mesma posição das últimas partidas.
O Sporting volta a entrar em campo esta terça-feira, dia 6 de janeiro, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro, a contar para meia-final da Taça da Liga, diante da turma liderada por Luís Pinto, jogar-se-á no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, pelas 20h00.
Para chegarem a esta fase da competição, os comandados de Rui Borges eliminaram o Alverca, com um triunfo caseiro, por 5-1. Geovany Quenda (21' e 58'), Salvador Blopa (30' e 70') e Fotis Ioannidis (81') foram os autores dos golos do Sporting.
Rumores do mercado de transferências começam a ser cada vez mais e o mais recente implica a saída de uma das peças mais importantes da equipa de Rui Borges
06 Jan 2026 | 10:08 |
Rui Silva está na lista do Besiktas. O emblema turco tem seguido atentamente as exibições e importância do guarda-redes titular da equipa do Sporting e pode vir a avançar pela sua contratação ainda neste mercado de transferências, mas apenas como segunda opção.
Segundo a informação divulgada pelo TRT Spor, da Turquia, na última segunda-feira, dia 5 de janeiro, a equipa orientada por Sergen Yalçin apenas equaciona o nome do guardião predileto de Rui Borges caso falhe a contratação de Filip Jörgensen.
O Besiktas encontra-se, neste momento, a tentar fechar a contratação do guarda-redes que está a cumprir a segunda temporada ao serviço do Chelsea, mas que ainda não conseguiu encontrar o seu lugar. Na eventualidade da situação se complicar, tal poderá fazer chegar problemas a Alvalade.
No que ao Sporting diz respeito, a estrutura leonina e o comando técnico não pretendem permitir, de todo, a saída de Rui Silva. A chegada do guardião português à turma verde e branca, no último mercado de inverno, foi vista como fulcral para a conquista do bicampeonato e da dobradinha na época passada, tornando-se um dos pesos pesados dos leões.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Rui Silva – avaliado em 7 milhões de euros - soma 21 partidas e é um titular indiscutível para Rui Borges. O internacional português de 31 anos de idade disputou um total de 1.890 minutos, nos quais encaixou 16 golos.
Extremo brasileiro foi apresentado pelos leões no último domingo e integra a lista de opções de Rui Borges para a Taça da Liga, mas há um senão
06 Jan 2026 | 09:50 |
Luís Guilherme viveu dias intensos desde que chegou a Portugal. Aterrou em Lisboa no sábado, foi apresentado como reforço do Sporting no domingo, treinou pela primeira vez com os novos companheiros na manhã de segunda-feira e segue integrado na comitiva leonina para Leiria. Ainda assim, a presença em campo diante do Vitória de Guimarães, esta terça-feira, nas meias-finais da Taça da Liga (20h00), continua em aberto.
A incerteza foi confirmada pelo próprio Rui Borges, na conferência de imprensa de antevisão ao encontro. "Luís Guilherme poderá ou não ir a jogo. Não é um dado adquirido", afirmou o treinador dos leões, uma vez que existem dois entraves à eventual estreia: um de natureza legal e outro de ordem técnica.
No plano burocrático, apesar de o nome do extremo de 19 anos - contratado ao West Ham por 14 milhões de euros, com mais 3 milhões dependentes de objetivos - já constar no site da Liga Portugal, o processo de inscrição ainda aguarda validação por parte da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Falta, em concreto, a chegada do certificado internacional, documento essencial para que Luis Guilherme fique autorizado a competir oficialmente, algo que poderá acontecer a qualquer momento.
Ultrapassada essa questão, subsiste a avaliação técnica. Luís Guilherme viaja sempre com o grupo leonino, até como forma de acelerar a integração no plantel, mas mesmo que a inscrição fique concluída em tempo útil, a titularidade está praticamente fora de questão. O brasileiro realizou apenas um treino com os colegas e, no melhor dos cenários, será opção a partir do banco. Ainda assim, as circunstâncias podem jogar a seu favor: o Sporting apresenta-se desfalcado de dez jogadores, entre lesionados, castigados e ausências motivadas pela Taça das Nações Africanas (CAN).
Com contrato válido até 2030 e uma cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros, Luís Guilherme surge apontado internamente como o sucessor de Geovany Quenda. O jovem português já foi adquirido pelo Chelsea por 50 milhões de euros, mas permanece emprestado ao Sporting até ao final da temporada, encontrando-se atualmente lesionado, com regresso previsto apenas para março.