
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Carlos Pereira. antigo jogador dos leões, analisou a derrota do Sporting frente ao Benfica na final da Taça da Liga. Em entrevista em Exclusivo ao nosso Jornal, o ex-técnico adjunto de Paulo Bento em Alvalade (entre 2005 e 2009) refere que a equipa de Rui Borges "foi superior" e lamentou a ausência de Pedro Gonçalves, que considera ser um dos "indispensáveis" do plantel.
“O Sporting foi superior durante a maior parte do jogo. A equipa demonstrou maior iniciativa e tentou controlar a partida desde o início. É verdade que nem sempre as coisas acontecem como esperado, mas, no geral, o Sporting mostrou-se superior, especialmente em termos de organização e espetáculo”, começou por dizer.
“De um modo geral, não considero que tenha havido jogadores que se destacaram negativamente. Em termos de desempenho, muitos estiveram acima da média, tanto na utilidade dentro do campo quanto no entretenimento que proporcionaram. A equipa, no geral, esteve sólida e alinhada com o que tem demonstrado no passado. Tendo em conta as soluções disponíveis, foi um desempenho positivo”, referiu falando na onda de lesões que assola o Clube.
“É evidente que há jogadores fundamentais que contribuem de forma significativa para a qualidade do plantel. Elementos como Pedro Gonçalves, por exemplo, são indispensáveis. Contudo, para reforçar a equipa, seria importante considerar a contratação de atletas que tragam maior valia em posições onde ainda há fragilidades. A saída de jogadores, por outro lado, deve ser avaliada com base no equilíbrio da equipa e no potencial de evolução dos mais jovens”, afirmou Carlos Pereira.
“Rui Borges tem demonstrado competência e merece reconhecimento. Ele é bastante interventivo, tem ideias claras e mostra capacidade de adaptação. O seu trabalho tem sido direcionado para aproveitar o potencial da equipa e garantir que a qualidade do Sporting se mantenha a um nível elevado. Considero que ele pode dar continuidade ao projeto com sucesso, desde que tenha o apoio necessário”, atirou o antigo jogador dos leões.
O irmão de Aurélio Pereira considera ainda que os leões são o principal favorito a vencer o Campeonato Nacional: “Neste momento, tendo em conta a qualidade do plantel e a consistência apresentada, vejo o Sporting como o principal candidato ao título. O Benfica e o Porto são adversários fortes, mas a equipa tem demonstrado estar alguns furos acima, tanto em termos de rendimento nacional quanto internacional. Se mantiver este nível de desempenho, tem tudo para conquistar a Liga”, concluiu Carlos Pereira.
Futebolista que tem estado afastado dos relvados entra na calha para ser opção de Rui Borges na deslocação dos verdes e brancos a Vila do Conde
|
Daniel Bragança poderá estar apto para defrontar o Rio Ave. O médio do Sporting tem estado afastado dos relvados, devido a uma lesão, não sendo opção desde a derrota dos verdes e brancos em Moreira de Cónegos, diante do Moreirense, a 5 de dezembro.
Notícias recentes deram conta de que o 'camisola 23' seria, de todos os lesionados, o único que poderia recuperar a tempo de Vila do Conde, apesar de ser bastante complicado. No entanto, o jornal A Bola garante que o médio irá integrar o lote de convocados de Rui Borges.
Por outro lado, Pedro Gonçalves, Hidemasa Morita e Nuno Santos continuam de fora. Os primeiros três ainda regressam esta temporada, estando apontados para voltar em fevereiro. Já o 'camisola 11' está fora até ao final da presente temporada.
Em 2024/25, Daniel Bragança – avaliado em 14 milhões de euros – soma 21 encontros disputados. Ao longo dos 1.237 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio verde e branco conta com quatro golos e sete assistências, sendo uma peça muito importante para a equipa leonina.
O Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 18 de janeiro, frente ao Rio Ave, em jogo relativo à 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Petit jogar-se-á às 18h00, no reduto do adversário, em Vila do Conde.
Diretor desportivo dos verdes e brancos tem missão de assegurar reforço para o plantel leonino ainda durante a janela de transferências de janeiro
|
Andrés García está a ser apontado como alternativa do Sporting a Alberto Costa. No entanto, o Clube de Alvalade parece ter concorrência pelo lateral-direito, com o Corinthians a mostrar-se muito interessado na contratação do jogador.
Segundo informação avançada pela TNT Sports, o emblema comandado por Ramón Diaz está na luta pelo defesa de 21 anos. No entanto, a mesma fonte afirma que o valor pedido pelo Levante "assusta" os responsáveis canarinhos, que esperavam um montante inferior aos 10 milhões de euros falados.
Além de Sporting e Corinthians, "Sevilla, Betis e algumas equipas da Premier League" estão também na disputa para a contratação de Andrés García. O Clube de Alvalade estará pronto a avançar, o que pode também desbloquear a saída de Iván Fresneda para o Como.
Para já, a proposta do Sporting será na casa dos 10 milhões de euros, valor pelo qual a SAD leonina estaria disposta a negociar Alberto Costa. No entanto, a Juventus ofereceu até 15M, com bónus incluídos e contratou o lateral ao Vitória de Guimarães.
Esta temporada, Andrés García - avaliado em 1,2 milhões de euros - soma 23 partidas pelo Levante. No total, o jovem espanhol marcou três golos e fez o mesmo número de assistências ao longo dos 1.959 em que esteve dentro das quatro linhas.
Responsáveis verdes e brancos pensam em negócio já durante o mercado de inverno, mas problemas físicos do jogador podem deitar tudo a perder
|
O Sporting B empatou 0-0 diante do 1.º de Dezembro, em jogo da jornada 16 da Liga 3. Afonso Moreira foi titular, mas saiu aos 31 minutos, por problemas físicos. O 'camisola 90' dos leões deu lugar a Nilton Cardoso e deixou a SAD verde e branca algo apreensiva.
Tal como noticiou, em Exclusivo o Leonino, é intenção dos responsáveis leoninos emprestar o jogador ainda durante o mercado de transferências de inverno, de modo a que este consiga ter minutos regulares num contexto competitivo superior ao da Liga 3. No entanto, nova lesão poderá estragar os planos.
Afonso Moreira tem um problema muscular, não sendo ainda conhecido o tempo de paragem do extremo do Sporting. Certo é que, na temporada passada, ao serviço do Gil Vicente, contraiu um problema que o obrigou a perder a reta final da época e, em 2024/25, já falhou 44 dias por lesão.
De relembrar que o jogador estreou-se pela equipa principal do Sporting a 12 de agosto de 2023, na primeira jornada do campeonato, na receção dos leões ao Vizela, que terminou com vitória verde e branca, por 3-2, com golos de Viktor Gyokeres (bis) e Paulinho. Nessa partida, o extremo entrou aos 64 minutos, rendendo Matheus Reis na ala esquerda dos verdes e brancos.
Esta temporada, Afonso Moreira – avaliado em 400 mil euros – disputou 15 partidas: 11 pela equipa B e quatro pelos juniores. Ao todo, durante os 850 minutos em que foi utilizado, marcou seis golos (um nos sub-19 e os restantes pelo conjunto secundário dos leões) e fez duas assistências.