Futebol
Após Aston Villa - Manchester United, Ruben Amorim tem confirmação de novo problema
22 Dez 2025 | 09:28
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
22 Dez 2025 | 12:59 |
A equipa sub-23 do Sporting venceu a UD Leiria, por 1-0, no Estádio Papa Francisco, esta segunda-feira, dia 22 de dezembro, em partida a contar para a 18.ª jornada da série B da Liga Revelação. Os leões continuaram a senda vitoriosa e garantiram presença na fase de apuramento de campeão.
Os verdes e brancos entraram bem no encontro em Fátima, contra um adversário também ele com qualidade. A primeira metade da partida teve oportunidades para ambos os lados, com um ligeiro ascendente para os leões. O marcador não mexeu nestes 45 minutos, até porque o Sporting geria o empate - que poderia bastar para passar à próxima fase, devido à vantagem em confronto direto com o Farense.
Na segunda metade, o Sporting manteve o bom nível e tentou chegar à baliza da UD Leiria com maior afinco. Fruto disso, os jovens leões acabaram por se colocar em vantagem na partida à passagem pelo minuto 73, com um golo da autoria de Chris Grombahi.
Com esta vitória - a nona em 19 jogos esta temporada - os comandados de Filipe Neto terminaram esta fase com 27 pontos e fixaram-se no quarto lugar, a oito pontos do líder Benfica (35). Leões e águias seguem para a fase de apuramento de campeão juntamente com Torreense e Santa Clara.
Equipa inicial apresentada pelo emblema verde e branco foi composta por: Miguel Gouveia, Cris Palamarchuk, Miguel Alves (C), Konstantin Nikitenko, Rayhan Momade, Rafael Camacho, Bento Estrela, Chris Grombahi, Micael Sanhá, Martim Peixoto e Diogo Martins.
Técnico dos leões abordou as recentes notícias relacionadas com o processo de reintegração de um dos jogadores do seu plantel após lesão
22 Dez 2025 | 12:54 |
Rui Borges comentou as recentes notícias que davam conta do regresso de Nuno Santos a meio de janeiro. O treinador do Sporting acabou questionado sobre essa reintegração, mas não deu grandes avanços sobre essa possibilidade.
Rui Borges: "Nuno Santos? Não sei qual a informação"
"Em relação ao Nuno, não sei qual é a informação de que vai voltar m janeiro. Está em recuperação, queria muito que voltasse em janeiro mas não sei. Espero tê-lo o mais rapidamente possível. É uma recuperação que tem sido difícil, mentalmente é difícil, mas é diferenciado e capaz de ultrapassar", atirou o treinador do Sporting.
Rui Borges: "Guimarães? São adeptos que amam o clube"
Além disso, Rui Borges ainda abordou a pressão de jogar em Guimarães, lembrando a temporada passada: "Em relação à época passada é normal, estavam frescos. São adeptos que amam o clube, que defendem as cores e a cidade. Fazem-no de forma apaixonante e vibrante. Tenho um respeito enorme pelo clube, estrutura e jogadores. Todos me ajudaram a chegar aqui. Jamais serei ingrato".
De momento, os verdes e brancos ocupam a segunda posição da tabela do Campeonato Nacional, com 35 pontos conquistados. O Benfica é terceiro classificado, com 32, enquanto a equipa do Porto lidera a competição, com 40 pontos.
O Sporting volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 23 de dezembro, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro, a contar para a 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Luís Pinto, jogar-se-á no Estádio D. Afonso Henriques, pelas 20h45.
Treinador dos verdes e brancos realizou a antevisão à partida da 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic e não deixou nada por dizer
22 Dez 2025 | 12:42 |
Rui Borges realizou a antevisão ao Vitória de Guimarães - Sporting e foi novamente questionado sobre as imagens que estava a visualizar no tablet na partida diante do Santa Clara, quando o jogo este 12 minutos parado à espera da decisão de João Pinheiro. O treinador dos leões acabou por responder aos jornalistas e pediu respeito.
Rui Borges: "Há muita falta de respeito para com o Sporting"
"Infelizmente, vivemos numa sociedade que é triste, nalguns momentos. Há muita falta de respeito para com o Sporting e para com o treinador do Sporting. Felizmente, tive uma boa educação, dada pelos meus pais, com muitos valores. Se calhar, por isso é que estou, agora, em representação do Sporting. Deixa-me triste, porque sou tudo menos mentiroso. Eu não tinha visto o lance. Vi o lance no avião, sou sincero. Explica com todo o gosto. Em casa, temos dois tablets, um com a transmissão da Sport TV e outro com o nosso canal aberto, a nossa imagem. Em ângulo aberto, é impossível ver as imagens. O tablet serve mais para ver cortes que peço durante o jogo, para vermos e falarmos ao intervalo ou durante o jogo, para ajustarmos comportamentos, e foi isso que aconteceu, contra o Santa Clara. A imagem está lá, mas é um ângulo aberto, não se consegue analisar, por isso é que me veem a olhar para o tablet", começou por dizer.
Rui Borges: "Eu não tinha visto o lance"
"E, como perderam tempo à procura de uma imagem do treinador a olhar para o tablet, podiam perder tempo a ver que, em momento algum, o treinador disse aos jogadores que estavam no banco... Eles perguntaram 'Mister, é penálti', e eu disse 'Não sei, não dá para ver'. Podiam ver mais à frente um dos meus adjuntos, de telemóvel na mão, a tentar abrir vídeos enviados pela comunicação do clube, e nem isso conseguimos, por causa da Internet. Em momento algum olhei para o telemóvel, nem ele conseguiu ver. Estive 12 minutos à espera de uma decisão, apenas e só isso. Quando disse que não vi a imagem, não vi a imagem. Vi no avião. As pessoas, quando falam sobre o treinador do Sporting a olhar para o tablet, é tudo adivinho. Alguém viu a imagem do tablet? Então como é que são adivinhos? 'O mister está a olhar para o tablet, viu a imagem'... Fico triste, porque vivemos numa sociedade que se alimenta, muitas vezes, de ódio, ainda para mais quando, no futebol, há muita gente que tem a memória curta e seletiva, em alguns momentos. Deixa-me triste. Eu vi o lance, é um lance que já aconteceu várias vezes noutros jogos. São critérios do árbitro. O meu capitão diz que há toque, vê-se o toque, e, depois, é o critério do árbitro. Já apitaram nuns lances, noutros não... É o futebol. Não falo mais do jogo com o Santa Clara, não falo das arbitragens, porque tenho respondido a tudo e mais alguma coisa, e, às vezes, há uma falta de respeito para com o treinador do Sporting, e não é de hoje. Está fechado. Hoje, só falo do Vitória SC", atirou Rui Borges.
De momento, os verdes e brancos ocupam a segunda posição da tabela do Campeonato Nacional, com 35 pontos conquistados. O Benfica é terceiro classificado, com 32, enquanto a equipa do Porto lidera a competição, com 40 pontos.
O Sporting volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 23 de dezembro, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro, a contar para a 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Luís Pinto, jogar-se-á no Estádio D. Afonso Henriques, pelas 20h45.
Extremo da formação do Clube de Alvalade foi a jogo na final da Copa do Brasil e, apesar da derrota, ainda assinou o seu nome na partida
22 Dez 2025 | 11:00 |
O Corinthians conquistou a Copa do Brasil, na última madrugada, de 21 para 22 de dezembro, ao vencer o Vasco da Gama, por 2-1, na segunda mão da final, encerrando assim a temporada do futebol brasileiro. Depois do empate sem golos no primeiro jogo, o conjunto paulista foi mais eficaz no duelo decisivo e acabou por erguer o troféu - apesar de um ex Sporting ter entrado para a história.
A formação de São Paulo inaugurou o marcador aos 18 minutos, quando Yuri Alberto finalizou com sucesso após assistência de Matheuzinho. O Vasco reagiu ainda antes do intervalo e fê-lo com assinatura portuguesa. Na esquerda, Gómez ganhou espaço, levantou a cabeça e encontrou Nuno Moreira ao segundo poste. O extremo, formado no Sporting, cabeceou para o fundo das redes e fez história ao tornar-se o primeiro jogador não sul-americano a marcar numa final da Copa do Brasil. Foi o 11.º golo da época, a coroar a melhor temporada da carreira do jogador.
A igualdade, no entanto, durou pouco. Já na segunda parte, o Corinthians voltou a assumir o controlo do jogo através de uma jogada coletiva de grande qualidade, iniciada ainda no seu meio-campo defensivo. A bola chegou a Yuri Alberto, que assistiu Memphis Depay, com o neerlandês a encostar para o 2-1, aos 63 minutos.
Até ao apito final, o Vasco tudo tentou para voltar a empatar a partida, mas sem sucesso. A equipa do Rio de Janeiro falhou assim a possibilidade de conquistar a segunda Copa do Brasil da sua história, enquanto o Corinthians celebrou o quarto título da prova, 16 anos depois do último triunfo.
Esta temporada, com a camisola do Vasco da Gama, Nuno Moreira - avaliado em 5 milhões de euros - disputou 56 jogos: 36 no Brasileirão, oito na Copa Sul-Americana, onze na Taça do Brasil e outro no Campeonato Carioca. Nos seus 3.988 minutos de utilização, o extremo - confesso admirador de Cristiano Ronaldo - apontou onze golos e sete assistências.
Confira o golo: