Futebol
Com renovação em cima da mesa, Sporting ainda pode permitir saída a...
26 Jan 2026 | 13:03
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
26 Jan 2026 | 17:00 |
A equipa sub-23 do Sporting empatou com o Braga, por 2-2, no Minho, esta segunda-feira, dia 26 de janeiro, em partida a contar para a quarta jornada da Fase de Campeão da Liga Revelação. Os leões continuam sem regressar aos triunfos, após a derrota frente ao Manchester United, na Premier League International Cup.
Os verdes e brancos entraram bem no encontro em Braga, contra um adversário também ele com qualidade. A primeira metade da partida teve mais oportunidades pata o lado dos leões, que chegaram mesmo a inaugurar o marcador aos 23 minutos, por Kauã Oliveira, que só teve de encostar na sequência de uma bola parada. Ainda assim, a turma da casa ainda empatou, por Fred Silva (38’).
No regresso dos balneários, a tendência foi a mesma: o Sporting teve mais bola e ia tentando explorar o ataque. Os leões voltaram a colocar-se em vantagem aos 78 minutos, pelo pé de Diogo Martins. Apesar do Braga mal ver o sentido da baliza verde e branca, acabou por empatar nos instantes finais, por Lourenço Silva (88').
Com este empate - o quarto em 22 jogos esta temporada - os comandados de Filipe Neto somam o primeiro ponto nesta fase da competição. Os sub-23 do Sporting voltam a entrar em campo no próximo sábado, dia 31 de janeiro, frente ao Torreense, pelas 10h30.
Equipa inicial apresentada pelo emblema verde e branco foi composta por: Miguel Gouveia, Konstantin Nikitenko, Miguel Alves, Lucas Taibo, Rafael Mota, Kauã Oliveira, Ivanildo Mendes, Zaid Bafdili, Sandro Ferreira, Duarte Tomás e Rayhan Momade.
Segundo o registo até agora, protagonizado pelo avançado colombiano, leões confirmam uma tendência clara: competir até ao apito final tem feito a diferença
26 Jan 2026 | 16:24 |
O Sporting tem feito dos minutos finais, um espaço decisivo nesta temporada. A equipa leonina já marcou 19 golos no último quarto de hora de jogo, quatro deles para lá dos 90 minutos, números que ajudam a explicar vários triunfos arrancados no limite. A crença até ao fim tem-se tornado uma imagem de marca do Clube, que raramente abdica de procurar o golo mesmo quando o relógio se aproxima do final.
Luís Suárez assume particular destaque neste registo. O avançado colombiano já apontou cinco golos depois dos 90 minutos, sendo responsável por vitórias recentes conquistadas nos instantes finais. Logo atrás surgem Pedro Gonçalves, com três golos fora de horas, e Ioannidis, com dois.
Os números globais reforçam essa leitura. O Sporting - que recebeu recente ‘crítica‘ - marcou mais golos na segunda parte do que na primeira e muitos deles tiveram peso direto no resultado, seja para desbloquear jogos equilibrados ou para confirmar vantagens já existentes.
Mesmo em encontros resolvidos com maior margem, a equipa comandada por Rui Borges tem continuado a marcar perto do fim, demonstrando uma postura competitiva constante. Os leões parecem não abrandar após alcançar vantagem e mantém a procura pelo golo até ao apito final.
Ainda assim, este padrão também teve reflexo no sentido inverso. Em alguns dos poucos deslizes internos da temporada, o Sporting acabou por sofrer golos decisivos nos minutos finais, perdendo pontos ou sendo afastado de competições. Um dado que não invalida o balanço positivo, mas que mostra como os instantes finais têm sido determinantes, tanto a favor como contra, numa época marcada por decisões até ao último segundo.
Algoritmo da OPTA voltou a atualizar as possibilidades de apuramento antes da última jornada e percentagem relativa aos leões é favorável
26 Jan 2026 | 15:33 |
A Opta, especialista em estatísticas de futebol, simulou a última jornada da Champions, usando um supercomputador para prever milhares de vezes os resultados finais de cada jogo, calculou as probabilidades de cada equipa se apurar diretamente ou avançar para o play-off, destacando o Sporting - que pode ter regresso de jogador à vista - com melhores chances de chegar aos oitavos do que o Benfica (ao play-off).
A jornada obriga não só a seguir os duelos dos clubes lisboetas como a estar com olhos e ouvidos noutros campos. Contudo, segundo as percentagens obtidas pelo algoritmo, o Sporting, se comparado com o rival vermelho branco, pode ‘esticar as pernas‘: "Sporting, 13 pontos. Apuramento direto para os oitavos: 37,4%; Apuramento no mínimo para o ‘play-off‘: 100%" - "Benfica, 6 pontos. Apuramento direto para os oitavos: 0%; Apuramento mínimo para o ‘play-off‘: 27,0%".
Em seguimento, só seis equipas já têm a situação resolvida, embora ainda com a posição final na classificação por definir. Arsenal e Bayern, os dois primeiros classificados, já estão nos oitavos. Eintracht Frankfurt, Slavia Praga, Villarreal e Kairat, os quatro últimos, já não podem sequer chegar ao play-off.
De resto, tudo em aberto, embora a meio da tabela Galatasaray e Qarabag tenham hipóteses quase zero de fugir ao play-off: até podem chegar aos 13 pontos, mas é quase impossível que isso chegue para ser 8.º, ou melhor; matematicamente podem cair abaixo do 24.º, mas os 10 pontos que têm agora só não seriam suficientes numa hecatombe.
Voltando ao caso português, lembre-se que no toca aos leões, o apuramento direto para os oitavos implica uma vitória obrigatória frente ao Athletic, em Bilbau, mas pode não chegar, dependendo de outros resultados. E que no caso do Benfica (de apuramento ao ‘play-off), é matematicamente obrigatório bater o Real Madrid, onde a diferença de golos favorável em relação à concorrência pode ajudar, mas nada garante.
Em comentário relativo à vitória dos leões sobre o Arouca, comentador aborda algumas dificuldades mostradas pelo Clube de Alvalade
26 Jan 2026 | 13:26 |
Em análise pós jogo, esta relativa à vitória do Sporting por 2-1 frente ao Arouca no passada sábado, que contou para a 19.ª jornada da Liga Portugal Betclic, Orlando Esteves referiu que os leões, apesar dos três pontos conquistados, apresentaram algumas dificuldades e que de momento "não se encontram no melhor nível exibicional".
"Sporting não esteve tão bem a nível exibicional"
"Foi um Sporting que fez do coração, da emoção, a sua mais valia para conseguir estes três pontos. Claramente num jogo onde não esteve tão bem a nível exibicional, um bocadinho também na linha daquilo que já tinha acontecido na última jornada. Teve aqui este jogo pelo meio contra o PSG na Champions, que foi muito bem conseguido, mas com características e circunstâncias totalmente diferentes", referiu Orlando Esteves, em comentário ao canal d'A Bola.
"Claramente um Sporting que especialmente na segunda parte teve algumas dificuldades perante um Arouca bem organizado, que individualmente também teve alguma capacidade, mas defensivamente mostrou valias que na primeira parte não estiveram tão evidentes", apontou o scout português.
"Sporting não conseguiu repetir o que já demonstrou ao longo da temporada"
Com isto, Orlando Esteves não deixou de parte as dificuldades que os leões têm apresentado ultimamente: "Também em virtude na continuidade das suas opções no onze, das necessidades de variar tanto, pelas dificuldades físicas que muitos dos seus jogadores têm tido [mas] agora felizmente com alguns regressos, como é o caso de Pote [...] A realidade é que o Sporting acaba por não conseguir ter um nível exibicional que já demonstrou ao longo desta temporada desportiva".
"Ainda assim, no último suspiro, consegue o mais importante, que são os 3 pontos. Aumentando as diferenças para o Benfica e reduzir para o Porto, sendo que os principais rivais ainda vão jogar nesta jornada", concluiu. É importante lembrar que o Benfica venceu ontem em casa, o Estrela da Amadora por 4-0, e o Porto defrontará hoje o Gil Vicente, pelas 20h15.
Com renovação em cima da mesa, Sporting ainda pode permitir saída a...
26 Jan 2026 | 13:03
Athletic Bilbao - Sporting: Apuramento é garantido, mas tem mais que se lhe diga
26 Jan 2026 | 11:27
Tomás da Cunha deixa ressalvas sobre titular indiscutível do Sporting: "Não tem elaborado"
26 Jan 2026 | 12:42