Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
18 Jan 2026 | 12:28 |
Souleymane Faye está cada vez mais perto de reforçar o Sporting, mas continua a aguardar autorização para viajar para Lisboa, uma vez que ainda é jogador do Granada. Alguns detalhes burocráticos têm atrasado a conclusão do negócio, prolongando por vários dias a permanência do extremo senegalês em Espanha.
Pacheta: "Continuamos a aguardar que se concretize a sua saída"
A situação foi abordada este domingo pelo treinador do Granada, Pacheta, na conferência de imprensa de antevisão ao jogo frente ao Eibar. Ao falar dos jogadores indisponíveis, o técnico confirmou que Faye continua fora das opções, numa altura em que o processo de saída ainda não está totalmente fechado: "Faye não estará disponível. Continuamos a aguardar que se concretize a sua saída", afirmou.
Recorde-se que Sporting e Granada já chegaram a acordo quanto aos moldes de pagamento dos 6,5 milhões de euros relativos à transferência do jogador. O clube andaluz assegurou ainda o direito a 10 por cento de uma eventual mais-valia numa futura venda do extremo, que fez entretanto uma publicação nas redes sociais.
Em Alvalade, tem à espera um contrato válido até 2030 e a expetativa passa agora pela resolução dos últimos pormenores para que possa viajar para Portugal. A deslocação a Lisboa poderá mesmo acontecer ainda durante este domingo, dia 18 de janeiro, abrindo caminho à realização dos exames médicos e à oficialização.
Nesta temporada, com a camisola do Granada, Souleymane Faye – avaliado em 1,5 milhões de euros – realizou 21 jogos: 19 na segunda divisão e dois na Taça do Rey. Nos 1.649 minutos em que esteve em campo, o avançado, que tinha contrato até 2029, marcou dois golos e fez seis assistências.
Comandados de Rui Borges recebem campeões europeus na próxima terça-feira, dia 20 de janeiro, numa partida agendada para as 20h00
18 Jan 2026 | 11:41 |
Anthony Taylor é o homem eleito para apitar a receção do Sporting frente ao PSG, em duelo da sétima jornada da Liga dos Campeões, anunciou a UEFA, num comunicado lançado através das suas plataformas oficiais, na manhã deste domingo, dia 18 de janeiro.
O juiz, de 47 anos, terá Gary Beswick e Adam Nunn como assistentes, enquanto Robert Jones será o quarto árbitro do encontro entre leões e atuais campeões europeus. Jarred Gillett será o VAR do duelo da prova milionária da UEFA, com Michael Salisbury como AVAR.
Esta será apenas a terceira ocasião em que Anthony Taylor apita o Clube de Alvalade. Da última vez, apitou o Club Brugge - Sporting (2-1) da temporada passada. Na altura, Jorge Faustino, especialista em arbitragem, deu 'nota 2', considerando o seu "critério técnico confuso com gestão desequilibrada do jogo".
"Olsen tocou com o joelho na perna direita de Maxi Araújo, derrubando-o quando este ficava em clara oportunidade de golo. Contacto fora da área: livre direto. Não sendo penálti, o amarelo devia mudar para vermelho", realçou, sobre o lance ocorrido à passagem do minuto 26, quando o marcador estava em 1-1 (Recorde AQUI as críticas).
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 20 de janeiro, frente ao Paris Saint-Germain. O encontro, a contar para a sétima jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Luis Enrique, jogar-se-á às 20h00, em Alvalade.
Técnico foi questionado sobre o porquê de ter escolhido o emblema verde e branco e confessou que recusou abordagens de outros clubes
18 Jan 2026 | 11:05 |
João Gião fez um balanço muito positivo do trabalho desenvolvido à frente da equipa B do Sporting, que orientou na subida de divisão em 2024/25 e que segue atualmente no terceiro lugar da segunda liga (após derrota no último encontro). O treinador destacou desde logo a integração de vários jogadores no plantel principal como um dos grandes objetivos do projeto e confessou que recusou convites de outros clubes antes de assinar pelos leões.
J. Gião: "Encantado da vida por já termos cinco jogadores da equipa B que se estrearam na A, num plantel tão forte como o do bicampeão nacional"
“Esse é o nosso objetivo. Encantado da vida por já termos cinco jogadores da equipa B que se estrearam na A, num plantel tão forte como o do bicampeão nacional. É muito gratificante para nós. Como é lógico, esta fase de muitas ausências na A tem efeito em cadeia em nós e isso vai impactar o desempenho da nossa equipa, mas tem sido importante para ver outros jogadores que eventualmente não teriam a oportunidade tão cedo”, disse, em entrevista à Sporting TV.
O técnico de 39 anos explicou ainda como essas circunstâncias permitiram acelerar o crescimento de alguns atletas: “Já estreámos o Rafael Mota e o Lucas Taibo, por exemplo, frente a uma frente de ataque forte como a do Académico de Viseu. Temos dado oportunidades a outros e temos continuado a ser competitivos, esse é o sinal mais importante que temos de extrair”, sublinhou.
J. Gião: "Já tinha tido uma ou outra possibilidade e achei que não estavam reunidas todas as condições"
Questionado sobre a escolha do Sporting, João Gião foi claro quanto ao momento e ao contexto da decisão. “Diria que foi o clube certo na hora certa. Fui-me preparando e quando surgiu o Sporting nem olhei para trás. Já tinha tido uma ou outra possibilidade e achei que não estavam reunidas todas as condições", acrescentou.
Por fim, abordou o papel formativo da equipa B e a relação próxima com Rui Borges, treinador da equipa principal. “Sempre com a verdade e a realidade. Temos uma relação muito informal e muito facilitada… falamos todos os dias, porque há um fluxo a gerir e uma troca de informações diária. É uma relação muito simples e fluída”, completou.
Nova data deverá ser formalizada na próxima reunião da Comissão Permanente de Calendários, agendada para o dia 19 de janeiro
18 Jan 2026 | 10:40 |
O duelo entre Porto e Sporting, referente à 21.ª jornada da Liga Betclic, deverá realizar-se numa segunda-feira, dia 9 de fevereiro, um dia após a eventual segunda volta das eleições presidenciais. A data deverá ser formalizada na próxima reunião da Comissão Permanente de Calendários, agendada para o dia 19 de janeiro, num cenário que recolhe abertura por parte de ambos os clubes.
Segundo o jornal Record, apesar de estarem previstos jogos do campeonato para este dia da primeira volta das eleições incluindo um encontro envolvendo os dragões, um encontro da dimensão de um Clássico poderia gerar um conflito mediático e de exposição entre eventos, situação que se pretende evitar.
Este detalhe tem impacto direto no Sporting, que enfrenta o AVS SAD no dia 4 de fevereiro, em jogo dos quartos de final da Taça de Portugal. Para cumprir o período mínimo de 72 horas de descanso entre partidas, os leões não poderiam disputar o clássico com os dragões no sábado, dia 7, abrindo assim caminho para a solução de segunda-feira.
O duelo frente à turma orientada por Francesco Farioli surge num momento particularmente exigente para o Sporting, que sabe que já não pode desperdiçar mais pontos na luta pelo título. Com a margem de erro cada vez mais curta, os leões - que venceram a última partida - encaram a deslocação ao Dragão como uma autêntica final.
Neste momento, os comandados de Rui Borges têm 45 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (49) está no primeiro posto, mas tem menos um jogo disputado. Já o Benfica é terceiro com 42 pontos somados.