Futebol
Sporting perde pela margem mínima e está em desvantagem nos quartos da 'Liga Europa'
11 Fev 2026 | 21:38
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
12 Fev 2026 | 10:14 |
Numa disputa que deverá decidir-se entre dois nomes, Souleymane Faye surge em vantagem relativamente a Rafael Nel para integrar o onze frente ao Famalicão. O reforço assegurado pelo Sporting no mercado de janeiro ambiciona estrear-se como titular e poderá ser lançado de início já na receção de domingo aos minhotos, marcada para as 20h30, poucos dias depois do empate (1-1) no clássico com o Porto.
O avançado senegalês, de 23 anos, adianta-se assim na corrida a Nel, jovem que tem evoluído junto da equipa principal e merecido elogios internos, mas que, na perspetiva de Rui Borges, ainda não reúne as condições ideais para assumir a titularidade. O treinador leonino deverá, por isso, recorrer a uma solução alternativa que já vinha a ser trabalhada, oferecendo-lhe maiores garantias diante de um Famalicão que, tradicionalmente, procura discutir o jogo em casa dos grandes.
Com a ausência forçada de Luis Suárez - que cumpre castigo na 22.ª jornada -, Faye deverá ocupar a posição mais adiantada do ataque, rendendo o internacional colombiano. Esta hipótese já tinha sido equacionada anteriormente. Na preparação para o encontro com o AVS, para a Taça de Portugal, Rui Borges chegou a testar o senegalês como ponta de lança, numa tentativa de gerir o desgaste físico de Suárez. Na altura, a alteração acabou por não se concretizar, mas a fórmula foi trabalhada e poderá agora ser aplicada.
Após o empate no Dragão – o quinto em 36 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges têm 52 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (56) está no primeiro posto. Já o Benfica é terceiro com 49.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 15 de fevereiro, frente ao Famalicão. O encontro, a contar para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Hugo Oliveira, jogar-se-á às 20h30, em Alvalade.
Jogador brasileiro foi contratado pelos verdes e brancos ao West Ham no último mercado de transferências, por 14 milhões de euros
12 Fev 2026 | 09:45 |
Luís Guilherme, reforço assegurado pelo Sporting no mercado de janeiro, tem somado minutos sob orientação de Rui Borges desde que trocou o West Ham por Alvalade. No entanto, o extremo brasileiro prepara-se agora para assumir maior protagonismo, fruto das ausências por lesão de Geny Catamo - afastado, no mínimo, por duas semanas - e de Geovany Quenda, que recupera em Londres de uma paragem prolongada. O jovem de 20 anos surge, assim, como a principal alternativa para o flanco direito do ataque leonino.
Já no encontro de domingo frente ao Famalicão, marcado para as 20h30, em Alvalade, o 'camisola 31' deverá integrar o onze inicial no seu corredor de eleição, posição onde deixou boas indicações nas últimas partidas. Depois de ter sido utilizado no lado esquerdo em quatro jogos - diante de V. Guimarães, Casa Pia, Arouca e Nacional, sendo titular em três deles -, o brasileiro atuou a partir da direita frente ao AVS, na Taça de Portugal, e diante do Porto, entrando aos 79 minutos, revelando maior capacidade ofensiva.
Nos desafios frente a avenses e dragões, Luís Guilherme registou quatro remates, igualando o número totalizado nas quatro partidas anteriores. Frente ao AVS, viveu ainda o momento da estreia a marcar na prova rainha. Em termos estatísticos, o extremo destaca-se pela eficácia de passe (88%) e pela taxa de sucesso nos dribles (78%) com a camisola leonina.
Com Geny Catamo fora, pelo menos, dos encontros diante do Famalicão e do Moreirense - este segundo agendado para dia 21, às 18h00 -, Luís Guilherme dispõe de uma oportunidade clara para consolidar o seu espaço nas opções de Rui Borges.
O jogador, formado no Palmeiras, está vinculado ao Sporting até junho de 2030 e protegido por uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros. A transferência foi concretizada por 14 milhões de euros fixos, podendo atingir mais 3 milhões mediante objetivos. O West Ham salvaguardou ainda 15% de uma eventual mais-valia numa futura venda.
Verdes e brancos regressam aos trabalhos na Academia Cristiano Ronaldo esta quinta-feira, dia 12 de fevereiro, para preparem a receção ao Famalicão
12 Fev 2026 | 09:31 |
Após um dia de folga concedido ao plantel, a equipa principal do Sporting regressa esta quinta-feira ao trabalho na Academia, em Alcochete. A sessão servirá, entre outros aspetos, para reavaliar os jogadores que integram o boletim clínico, como é o caso de Zeno Debast.
Além de Fotis Ioannidis, que enfrenta uma lesão ligamentar no joelho esquerdo, de Geny Catamo, com problemas musculares, e de Geovany Quenda, em recuperação de uma fratura no quinto metatarso do pé direito, também o defesa continua entregue ao departamento médico.
O central belga, de 22 anos, que recupera de uma lesão no joelho esquerdo, será novamente observado na sessão matinal realizada na ala profissional da Academia, revela o jornal Record. Recorde-se que Debast regressou à competição frente ao Arouca, a 24 de janeiro, mas voltou a ressentir-se do problema físico.
Nesta temporada desportiva, Zeno Debast - avaliado em 30 milhões de euros - soma 15 partidas oficiais com a camisola do Sporting. O internacional belga regista, até ao momento, 872 minutos de jogo, mas ainda sem qualquer golo ou assistência na conta pessoal.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 15 de fevereiro, frente ao Famalicão. O encontro, a contar para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Hugo Oliveira, jogar-se-á às 20h30, em Alvalade.
Internacional uruguaio tem sido uma das peças de maior destaque do xadrez de Rui Borges na presente temporada desportiva
12 Fev 2026 | 09:05 |
Aos 25 anos, Maxi Araújo está a realizar uma das épocas mais produtivas da carreira. O internacional uruguaio soma cinco golos e três assistências em 29 partidas ao serviço do Sporting, números que, por esta altura, despertaram o interesse de vários colossos europeus.
Segundo revela o jornal A Bola, entre os clubes mais atentos surge a Juventus, que já terá manifestado interesse concreto na contratação do ala. Elementos do emblema italiano estiveram, inclusive, no Estádio do Dragão, na passada segunda-feira, a observar o jogador no empate (1-1) entre Sporting e Porto. No mesmo encontro marcaram também presença representantes do Manchester City, do Chelsea e do Tottenham.
Ainda assim, acrescenta a mesma publicação, a Direção presidida por Frederico Varandas já terá transmitido aos potenciais interessados que não pretende negociar o jogador, salvo por valores próximos dos 80 milhões de euros fixados na cláusula de rescisão. O contrato de Maxi Araújo é válido até junho de 2029.
Recorde-se que o polivalente chegou a Alvalade no verão de 2024, proveniente do Toluca, no âmbito do negócio que levou Paulinho para o clube mexicano. A transferência rondou os 13,6 milhões de euros e incluiu uma cláusula relacionada com o Campeonato do Mundo de 2026.
Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, o Sporting informou que ao valor fixo "podem acrescer um montante variável equivalente a 50% dos montantes que venham eventualmente a ser pagos pela FIFA à Sporting SAD em virtude da participação do Jogador no Campeonato do Mundo da FIFA de 2026".
Tudo indica que Maxi Araújo deverá integrar a convocatória do selecionador Marcelo Bielsa para a competição que terá lugar nos Estados Unidos, México e Canadá, tendo sido um dos jogadores mais utilizados na fase de qualificação, com presença em 15 dos 18 encontros e quatro assistências registadas.