Futebol
Santa Clara - Sporting (Taça de Portugal): Transmissão, onze provável, horários e...
17 Dez 2025 | 20:08
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
18 Dez 2025 | 10:20 |
Luis Suárez e Fotis Ioannidis podem vir a integrar o onze inicial do Sporting frente ao Santa Clara, numa aposta de Rui Borges que não implica alterações táticas, mas que introduz uma nova dinâmica no ataque leonino. Perante as várias ausências no plantel, o treinador tem vindo a trabalhar o internacional grego numa solução pelo corredor esquerdo, testada durante alguns minutos na goleada por 6-0 ao AFS, no passado sábado.
Na antevisão do encontro, Rui Borges comentou essa possibilidade, sublinhando que Ioannidis “não está no melhor momento físico”, mas elogiando a sua disponibilidade para assumir novas funções. “É um jogador que nos dá muitas coisas boas, pelas suas características individuais. Acima de tudo, fico feliz por ver no dia-a-dia um crescimento físico e de confiança depois da lesão. Está disponível”, afirmou, sem revelar as opções finais.
A inclusão de Ioannidis no onze permitirá ao Sporting manter uma dinâmica ofensiva assente em constantes trocas posicionais no trio que atua nas costas de Luis Suárez. O ex Panathinaikos já demonstrou conforto a atuar na zona habitualmente ocupada por Francisco Trincão, podendo criar desequilíbrios e baralhar a organização defensiva do Santa Clara.
Outra solução em cima da mesa passa por Alisson Santos no flanco direito, posição que ainda não ocupou desde que chegou a Alvalade, mas onde já atuou noutras fases da carreira. Sem Pote e Geny Catamo, ausentes por motivos distintos - lesão e CAN -, Rui Borges procura responder às limitações com soluções internas.
Na defesa, deverá manter-se Maxi Araújo, regressando ao quarteto recuado. Frente ao AFS, o internacional uruguaio foi utilizado numa posição mais adiantada e assinou um bis, mostrando capacidade para fazer todo o flanco. No entanto, perante um adversário mais exigente, Rui Borges valoriza a maior solidez defensiva e a capacidade de subida que este oferece em comparação com Ricardo Mangas e Matheus Reis.
Supremo Tribunal Administrativo (STA) rejeitou o recurso apresentado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e acabou por dar razão aos leões
18 Dez 2025 | 09:54 |
O Supremo Tribunal Administrativo (STA) rejeitou o recurso apresentado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) no processo que diz respeito a Conrad Harder, colocando um ponto final num caso que se arrastava desde a época passada.
O internacional dinamarquês, atualmente ao serviço do Leipzig, tinha sido expulso no final do encontro entre Santa Clara e Sporting, relativo à última edição da Liga Portugal Betclic, jogo que os leões venceram por 1-0. Harder viu o cartão vermelho já depois do apito final, na sequência de uma celebração em que gritou a expressão “Yeah”, conforme ficou registado no relatório do árbitro Cláudio Pereira.
Com base nesse relatório, o Conselho de Disciplina (CD) aplicou um jogo de castigo ao avançado, impedindo-o de alinhar na jornada seguinte, frente ao Moreirense, partida que o Sporting acabou por vencer, por 3-1, em Alvalade. No entanto, devido à demora do CD em proferir uma decisão definitiva, o Clube de Alvalade ficou impossibilitado de recorrer atempadamente ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) para solicitar a suspensão do castigo através de uma providência cautelar.
Ainda assim, e por uma questão de princípio, o Sporting decidiu avançar para a via judicial. A estratégia revelou-se vencedora do ponto de vista jurídico, já que todos os tribunais chamados a pronunciar-se acabaram por dar razão aos leões.
Com a decisão agora tomada pelo STA, que rejeitou o recurso da FPF, revela o jornal Record, o processo fica definitivamente encerrado, confirmando a posição do Sporting. Trata-se, porém, de uma vitória meramente moral, uma vez que o prejuízo desportivo causado pela ausência de Harder frente ao Moreirense é irreversível.
Internacional japonês termina o seu vínculo com o Clube de Alvalade apenas em junho de 2026, mas já tem clubes a tentarem a sua contratação
18 Dez 2025 | 09:37 |
A cerca de meio ano de deixar o Sporting, Hidemasa Morita já - que vai falhar a deslocação aos Açores - começa a pensar no seu futuro e, ao que parece, existem dois emblemas do Qatar que estão interessados em garantir os serviços dos 'camisola 5' dos leões, tendo mesmo já realizado uma abordagem concreta pelo jogador.
A informação está a ser avançada pelo internacional japonês, que adianta ainda os nomes dos clubes: Al-Gharafa e Al-Duhail estão a trabalhar para poderem contar com Morita já em janeiro, mas não descartam a possibilidade de esperar por junho, caso o Sporting dificulte a sua saída neste momento.
Vale lembrar que Morita apenas tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2026. Sem renovação em cima da mesa, isto significa que, a partir do próximo mês de janeiro, o experiente médio pode assinar um pré-contrato com qualquer equipa.
Apesar de estar no Sporting há quatro temporadas, desde 2022/23 - onde chegou proveniente do Santa Clara -, a não extensão do seu vínculo com os verdes e brancos terá sido de comum acordo. Neste momento, a relação entre as partes é boa e ambas acreditam que saída é o melhor caminho.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 11 milhões de euros - soma 20 partidas. Neste arranque de época, o médio internacional japonês disputou um total de 973 minutos, nos quais assistiu os companheiros por duas ocasiões.
Verdes e brancos voltam a entrar em campo esta quinta-feira, dia 18 de dezembro, em partida válida para os oitavos de final da Taça de Portugal
18 Dez 2025 | 09:16 |
João Virgínia, Iván Fresneda, Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio e Matheus Reis; Morten Hjulmand e João Simões; Salvador Blopa, Maxi Araújo, Francisco Trincão e Luis Suárez. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Sporting de Rui Borges para os oitavos-de-final da Taça de Portugal.
O treinador dos leões vai fazer uma revolução quase total nas escolhas para a titularidade, até para gestão física dos seus jogadores. Virgínia volta à titularidade para o lugar de Rui Silva, enquanto Fresneda e Matheus Reis ocupam os corredores, com Quaresma e Inácio a centrais - uma vez que Ousmane Diomande já deixou o Sporting para disputar o CAN.
No miolo, Morten Hjulmand fará dupla com João Simões. O capitão dos leões foi poupado na última partida e já estará disponível, enquanto Morita ficou de fora dos convocados por síndrome gripal. As alas ficam a cargo de Blopa e Maxi Araújo, com Trincão a pisar terrenos mais adiantados, no apoio ao internacional colombiano.
Para chegar a esta parte da prova rainha, o Sporting já eliminou o Paços de Ferreira, por 3-2 (após prolongamento) e, na ronda mais recente, o Marinhense, em partida disputada no Estádio José Alvalade, a quem os leões venceram sem dificuldades, por 3-0.
O Sporting volta a entrar em campo já esta quinta-feira, dia 18 de dezembro, frente ao Santa Clara. O encontro, a contar para os oitavos-de-final da Taça de Portugal, diante da turma orientada por Vasco Matos, jogar-se-á no Estádio de São Miguel, pelas 18h45.