![Niko Kovac sem papas na língua antes da Liga dos Campeões: "Sporting é número um em..."](/storage/media-items/images/2025/02/niko-kovac-borussia-dortmund_20250210085801.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Jorge Jesus concedeu uma entrevista ao Canal 11, divulgada esta segunda-feira, dia 10 de fevereiro, e nela deu conta daquela que foi a abordagem do Al Hilal, clube que treina atualmente, no mercado de transferências, com destaque para o facto de um dos nomes que foi analisado ter sido o de Geovany Quenda.
A jovem promessa do Sporting, de 17 anos, encaixava no perfil desejado pelo treinador português e, também, pela direção do emblema saudita, mas este acabou preterido em relação a Kaio César, extremo brasileiro que foi contratado por 9 milhões de euros ao Vitória SC, neste último mercado de inverno.
"O Kaio César, dentro daquele limite com jogadores dessa idade [21 anos], não havia muitos. Havia ele, o miúdo do Sporting, o Quenda, o do Sporting de Braga, o Roger Fernandes...", começou por dizer Jesus, que assim também admitiu o interesse no jogador que ainda no último domingo bisou ao serviço do clube arsenalista, diante do Gil Vicente.
"Também havia outras soluções fora de Portugal que também procurámos, mas achámos que o Kaio era o jogador ideal. Acho que o presidente fez um ótimo negócio", completou o treinador ex-Sporting, de 70 anos, que está a cumprir a sua segunda época consecutiva na Arábia Saudita.
Geovany Quenda, recorde-se, tem sido aliciado por vários colossos europeus devido às boas exibições que tem feito esta época. Para já, o extremo soma 36 jogos de leão ao peito, com um total de cinco assistências e dois golos marcados. Está avaliado em 30 milhões de euros e tem contrato válido até junho de 2027.
Presidente dos leões tem estado muito ativo, mesmo depois do fecho do mercado, e garantiu a contratação de mais um jogador para o plantel leonino
|
É informação de última hora em Alvalade. O Sporting, na figura do seu Presidente, Frederico Varandas, terá assegurado a segunda contratação do Clube para a próxima época 2025/2026. Depois de Giorgi Kochorashvili, médio que os leões também já garantiram para a próxima temporada, ficam a saber que também vão contar com Alisson.
O namoro entre o Sporting e Alisson Santos já vai longo, uma vez que o extremo brasileiro de 22 anos esteve muito perto de reforçar os verdes e brancos na janela de transferências de inverno - chegou, mesmo, a existir acordo entre o Clube de Alvalade e o emblema de Leiria, bem como com o jogador.
A chegada de Alisson a Alvalade terá ficado, na altura, em stand by, devido aos desenvolvimentos na contratação de Biel ao Bahia. A posição de extremo foi, de resto, um ponto de grande enfoque durante o mercado do Sporting, que para além do reforço brasileiro, despacharam Marcus Edwards para Inglaterra.
O Flashscore avança, no entanto, que o Sporting não deixou, na altura, cair o negócio de Alisson, e se manteve em contacto com o clube e jogador, o que ganhou ainda mais força depois do Leiria exercido a opção de compra do extremo brasileiro, que custou, na altura, 750 mil euros por 60% do passe. Esse negócio tornou o jogador atleta do clube português em definitivo.
Segundo aos informações que estão a ser avançadas pela fonte já mencionada, os leões vão adquirir uma parte ainda maior do passe do jogador brasileiro, por valores a rondar os dois milhões e meio de euros - números semelhantes aos que tinham sido indicados quando Alisson esteve perto de se juntar ao Sporting, em janeiro.
Jovem guarda redes das camadas jovens dos leões foi um dos destaques da equipa na reta final da temporada transata, quando tiveram problemas na baliza
|
A baliza foi um dos temas no Sporting na reta final da época passada. Com Antonio Adan fora das contas, e Franco Israel lesionado, Ruben Amorim foi obrigado a lançar Diogo Pinto na baliza do Sporting. O jovem guarda redes deu, agora, uma entrevista ao jornal ‘Record’, onde relembra esses momentos que viveu no balneário de Alvalade.
"Íamos ter um jantar todos juntos para ver o jogo do Benfica com o Famalicão. Quando estava a caminho soube que o Franco [Israel] tinha sido operado e que seria impossível jogar os próximos jogos. Fui eu que assumi. Esse mês de maio é inesquecível, foi tudo muito rápido e com muitas emoções", começou por explicar.
Falou sobre as titularidades na baliza dos leões - em especial na final da Taça - e do técnico que o lançou: "Mesmo com os erros dá sempre para aprender alguma coisa. Foi o ponto alto na minha curta carreira (...) O Ruben é um treinador incrível. Já foi jogador e compreende muito bem o lado pessoal e emocional dos jogadores. Ajudou-me muito", atirou.
O guarda redes falou, depois, daquele que é, na sua opinião, o jogador mais difícil travar da equipa do Sporting: Viktor Gyokeres, que descreve como um "monstro de competição". Destacou, ainda, Franco Israel, Francisco Trincão, Ricardo Esgaio e Nuno Santos como alguns dos que mais ajudam na integração do jovem guardião.
Por último, abordou o momento atual da equipa B dos leões, depois da última vitória: "Foi a melhor maneira de entrar nesta fase contra uma equipa difícil e experiente (...) A manutenção está garantida, mas é claro que todos temos sonhos e objetivos. Um dos objetivos, claramente, é ficar o mais acima possível na tabela. Só vamos conseguir se formos jogo a jogo, não podemos pensar muito à frente. O míster João Pereira é muito competitivo e quer isso dos seus jogadores", rematou o jovem guarda redes.
Presidente dos leões vai promover uma jovem promessa da Academia Cristiano Ronaldo à equipa principal verde e branca do treinador português
|
A baliza do Sporting tem sido motivo de preocupação em Alvalade nos últimos tempos, com várias mexidas entre a ordem dos guardiões leoninos. Com a chegada de Rui Silva a baliza ganhou novo dono, mas a saída de Vladan Kovaceciv deixou o lugar de terceiro guarda redes do plantel sénior em aberto. Diego Callai será o homem que o vai ocupar no futuro.
O jovem guarda redes é uma aposta para no futuro poder ocupar a baliza leonina, tendo até Ruben Amorim dito que Callai lhe inspirava confiança, aquando a lesão de Kovacevic em setembro. Na dúvida acerca da chegada de Israel a tempo de defender a baliza leonina, o antigo técnico dos leões foi claro: "Se o Franco perder o avião é o Callai que avança", dando a entender que tem maior esperança no jovem italiano brasileiro, do que nos colegas da equipa B, Diogo Pinto ou Francisco Silva, ambos campeões nacionais pelo Sporting.
A Direção de Frederico Varandas já por diversas vezes recusou abordagens pelo concurso do jovem guarda redes, às quais a estrutura leonina respondeu sempre de forma negativa, dando mostras de que acreditam na sua progressão. Agora vai poder sentar-se no banco na prova milionária ao lado de Franco Israel, vendo de forma privilegiada a mais que provável estreia, na maior prova de clubes da europa, do internacional português Rui Silva.
Avaliado em cerca de 1 milhão de euros, Diego Callai ainda não realizou qualquer jogo pela equipa principal esta temporada. Contudo, em 2023/24, entre a equipa B do Sporting e o Feirense, onde esteve emprestado, somou 23 partidas. Apesar de alguns erros naturais no processo de crescimento, as exibições do jovem guardião agradaram à estrutura do Clube, reforçando a convicção de que ele tem qualidade para assumir um papel mais relevante no futuro.
Com contrato válido até junho de 2027, renovado em abril de 2022, Diego Callai representa uma peça importante para o futuro do Sporting. A aposta no atleta mostra que o Clube não apenas protege os seus talentos da formação, mas também constrói uma visão de longo prazo para a sua baliza.