Futebol
Sporting já contactou Paulo Fonseca, mas há um problema que pode estragar tudo
01 Nov 2026 | 09:32
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
31 Mai 2023 | 14:39 | Por Redação
O Al-Hilal está empenhado em garantir os serviços de Lionel Messi. Depois de uma proposta de 500 milhões de euros limpos por época, eis que, agora, reforçaram a mesma, demonstrando a vontade de conseguirem criar duelo entre o argentino e Cristiano Ronaldo na Liga de Arábia Saudita.
Segundo o ‘Foot Mercato’, o clube de Riade terá oferecido ao campeão do mundo um contrato de dois anos, num valor de 1,2 mil milhões de euros. Caso aceite, o avançado receberá 600 milhões de por ano – valores nunca antes vistos no futebol.
Além destes números estratosféricos, a mesma fonte acrescenta que o emblema árabe terá prometido ao pai e ao irmão de Messi aquela que seria “a maior comissão da história”.
Jorge Messi, pai e representante do argentino, já deu o ‘sim’ ao Al-Hilal, mas a decisão final é do jogador, que prefere rumar ao Barcelona, mas, dadas as dificuldades financeiras do clube, continua à espera de uma proposta oficial de Joan Laporta, presidente do clube.
O astro do PSG – avaliado em 45 milhões de euros –, soma, na presente temporada, 49 jogos (4.416 minutos), 32 golos e 24 assistências.
Juiz de 42 anos foi escolhido pela UEFA para dirigir encontro da Liga dos Campeões, agendado para terça-feira, às 17h45, em Stamford Bridge
01 Nov 2026 | 11:36 | Por Redação
Ivan Kruzliak foi escolhido pela UEFA para dirigir o encontro entre Shakhtar Donetsk e Sporting, agendado para terça-feira, às 17h45, em Stamford Bridge, Londres. O árbitro eslovaco volta, assim, a cruzar-se com os leões numa partida da Liga dos Campeões, depois de ter estado presente no desaire (3-0) diante do Bodo/Glimt na época passada.
O juiz, de 42 anos, terá a companhia dos compatriotas Branislav Hancko e Jan Pozor como assistentes. Peter Kralovic será o quarto árbitro, enquanto a equipa de videoarbitragem contará com o italiano Marco Di Bello, auxiliado por Daniele Chiffi na função de AVAR.
Este será o quinto encontro do Clube de Alvalade dirigido por Kruzliak. O último aconteceu na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões de 2025/26, quando os verdes e brancos visitaram a Noruega e foram derrotados pela formação de Kjetil Knutsen.
O histórico do árbitro eslovaco com os leões inclui ainda uma vitória, um empate e duas derrotas. O único triunfo aconteceu no play-off da Liga Europa de 2022/23, frente ao Midtjylland, na Dinamarca, numa partida que terminou com um expressivo 4-0 favorável à equipa então orientada por Rúben Amorim.
Neste momento, o Sporting ocupa o 12.º lugar, com seis pontos, enquanto o Shakhtar Donetsk está na 17.ª posição, com quatro. As duas equipas seguem em zona de acesso ao play-off, mas os leões partem com vantagem pontual para este duelo.
Técnico português, que orienta atualmente o emblema francês, estará recetivo à possibilidade de assumir comando dos leões
01 Nov 2026 | 10:31 | Por Redação
O interesse do Sporting em Paulo Fonseca poderá ter consequências também no futuro do Lyon. Com o treinador português associado a uma possível mudança para Alvalade, Thiago Motta é um dos nomes em cima da mesa para ocupar o lugar que poderá ficar vago no clube gaulês.
Segundo Hugo Guillemet, jornalista do L’Équipe, as conversações entre o Sporting, Paulo Fonseca e o Lyon estão numa fase avançada. O técnico português, que orienta atualmente o emblema francês, estará recetivo à possibilidade de assumir o comando dos leões.
A eventual saída de Fonseca já estará a levar o Lyon a preparar alternativas. Nesse cenário, Thiago Motta surge como um dos candidatos a assumir a equipa técnica, com o círculo próximo do treinador italo-brasileiro a ter já realizado contactos exploratórios junto do clube francês.
A ligação entre os dois assuntos é, para já, a possível transferência de Paulo Fonseca para Alvalade. Caso o negócio avance, o Lyon poderá avançar para a contratação de Thiago Motta, que aparece assim como uma das opções para suceder ao português.
Antes de avançar para qualquer contratação, a SAD leonina terá também de resolver a situação de Rui Borges, cujo vínculo termina apenas em 2028, depois da renovação assinada em maio. O treinador não vai abdicar dos direitos previstos no contrato.
Aos 53 anos, treinador construiu uma carreira internacional marcada por passagens por alguns dos principais campeonatos europeus
01 Nov 2026 | 09:44 | Por Redação
Paulo Fonseca é um dos nomes apontados à sucessão de Rui Borges no Sporting. Aos 53 anos, o treinador português construiu uma carreira internacional marcada por passagens por alguns dos principais campeonatos europeus e por várias conquistas, estando atualmente ao serviço do Lyon. Curiosamente, os leões são o clube do coração do técnico.
Foi no Paços de Ferreira que Fonseca começou a ganhar verdadeira projeção no futebol português. Na temporada 2012/13, conduziu os pacenses a um histórico terceiro lugar no campeonato, garantindo o acesso à Liga dos Campeões.
O desempenho valeu-lhe a oportunidade de assumir o comando técnico do Porto, onde conquistou a Supertaça Cândido de Oliveira, em 2013. Seguiu-se uma passagem pelo Braga, coroada com a conquista da Taça de Portugal em 2015/16.
A experiência no futebol internacional ganhou outra dimensão no Shakhtar Donetsk. Entre 2016 e 2019, o técnico conquistou três campeonatos ucranianos consecutivos, acompanhados por três Taças da Ucrânia e uma Supertaça. O sucesso na Ucrânia abriu-lhe as portas da Roma, onde trabalhou durante duas temporadas e alcançou as meias-finais da Liga Europa em 2020/21.
Depois de deixar Itália, Paulo Fonseca rumou a França para orientar o Lille, entre 2022 e 2024, conseguindo duas classificações consecutivas para as competições europeias. Em seguida, teve uma breve experiência no Milan, antes de assumir o Lyon, em janeiro de 2025. No conjunto da carreira, passou ainda por clubes como o Desportivo das Aves, Pinhalnovense e 1.º de Dezembro, construindo o percurso desde os escalões inferiores do futebol português.
Sporting já contactou Paulo Fonseca, mas há um problema que pode estragar tudo
01 Nov 2026 | 09:32
Exclusivo Leonino - A. Moreira brilha e entra no radar do Sporting para 2027/28
31 Out 2026 | 15:18
Avançado em final de contrato com o Sporting brilha e marca na vitória com o Leixões (2-1)
31 Out 2026 | 17:39