Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futsal

ALBUQUERQUE: "SINTO UM ORGULHO ENORME NO TRABALHO QUE DESENVOLVI"

Em declarações ao semanário ‘Novo’, ex-diretor geral das modalidades do Sporting enalteceu feito do futsal leonino, mas deixou um aviso: “agora é preciso não deixar cair o nível e gerir o momento”

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

“Não sou hipócrita e não estaria a ser sério se não dissesse que sinto um orgulho enorme no trabalho que desenvolvi durante os 20 anos que passei no Sporting, 18 deles diretamente ligados ao futsal”. A afirmação é de Miguel Albuquerque, que, em declarações ao semanário ‘Novo’, enalteceu o feito do futsal leonino ao conquistar a segunda UEFA Futsal Champions League. Contudo, o ex-diretor das modalidades leoninas deixou um aviso: “agora é preciso não deixar cair o nível e gerir o momento”.

Significado da conquista: “É a afirmação de um projeto vencedor”
  • “Tem um significado indescritível. Estamos a falar da Liga dos Campeões; trata-se do título de campeão europeu. Não está ao alcance de todos. O Sporting consegue-o pela segunda vez nas quatro finais em que marcou presença nos últimos cinco anos. É obra! É a afirmação de um projeto vencedor, que esteve assente em dois eixos orientadores, como sempre transmiti publicamente: numa primeira fase, conseguir a hegemonia nacional e, depois, a afirmação europeia. Penso que estão ambos cumpridos”.
Sente que têm alguma quota parte de responsabilidade nesta conquista? “Faz parte do processo. Nada é feito ao caso. Tudo estava pensado, planeado e estruturado”.
  • “Faz parte do processo. Eu era o responsável pelo futsal e pelas modalidades nessa altura. Tinha uma estratégia, que era pública, e penso que tomei opções certas, de acordo com o projeto que tínhamos para esta modalidade. Nada é feito ao acaso. Tudo estava pensado, planeado e estruturado, como sempre transmiti aos Sportinguistas, através da transparência que defendo na comunicação com os sócios e adeptos”.
  • “Sinto que este título é de todos os sócios e adeptos e eu, nessa condição, sinto-o dessa maneira. Mas, mais uma vez, não sou hipócrita e não estaria a ser sério se não dissesse que sinto um orgulho enorme no trabalho que desenvolvi durante os 20 anos que passei no Sporting, 18 deles diretamente ligados ao futsal. Mostra a muita gente, que de repente se torna especialista de tudo e mais alguma coisa, que o objetivo de um clube são títulos e o caminho tem de ser traçado com esse intuito, com competência, liderança e organização”.
  • “Esta equipa técnica, jogadores, e estrutura de apoio da modalidade tem muito mérito em tudo isto. Eles são os verdadeiros obreiros deste triunfo e de todos os outros que colocam o futsal do Sporting no patamar em que está hoje. Mas, obviamente, não estaria a ser sério se dissesse que não sinto um orgulho enorme ao olhar para esta equipa e sentir que todo o trabalho compensou e valeu a pena. Eles são uns vencedores; uns verdadeiros heróis e ninguém vai apagar o que eles já fizeram pelo Sporting”.
Aposta na juventude: “Lembro-me do dia em que os irmãos Paçó começaram a jogar no Sporting”
  • “Lembro-me do dia em que os irmãos Paçó começaram a jogar no Sporting no ano que fizemos a nossa primeira equipa de infantis; de ver o Neves a jogar no nosso projeto das escolas de futsal em Loures, com apenas 6 ou 7 anos; e de ver o Zicky a chegar ao Sporting. Ao vê-los hoje a vencer a Liga dos Campeões, sinto um orgulho enorme”.
  • “Quero também deixar uma palavra de apreço para as primeiras pessoas que me vieram à cabeça nesta conquista: Melo Bandeira, Carlos Vaz e Cícero Campos, pessoas que estiveram na génese desta modalidade no clube e que tanto lutaram pela sua afirmação em momentos difíceis, não podem ser esquecidos hoje”.
Futuro? “É preciso não deixar cair o nível e gerir o momento”
  • “Se terá condições ou não, neste momento apenas posso responder-lhe como sócio: espero que sim. Como sempre disse, o projeto do futsal foi assente em dois eixos: conseguir, numa primeira fase, a hegemonia nacional e, numa segunda, a afirmação europeia. Na minha opinião, ambas foram alcançadas. Agora é preciso não deixar cair o nível e gerir o momento, perspetivando o futuro”.


Fotografia de Sporting




Modalidades

Sporting perde dérbi louco com 12 golos frente ao Benfica e adia tudo para a 'negra'

Clube de Alvalade não conseguiu levar a melhor diante da turma encarnada, mas ainda pode sagrar-se campeão no quinto e decisivo encontro

Leões estavam a uma vitória do pentacampeonato, mas Benfica levou a melhor sobre o Sporting num dérbi com 12 golos
Leões estavam a uma vitória do pentacampeonato, mas Benfica levou a melhor sobre o Sporting num dérbi com 12 golos

  |

Icon Comentário0

A equipa de futsal do Sporting perdeu frente ao Benfica por 7-5, após prolongamento, esta quarta-feira, dia 25 de junho, no quarto jogo da final da Liga Placard. Os leões estavam a uma vitória do pentacampeonato (2-1 na eliminatória) e, sendo assim, fica tudo adiado para a 'negra' Veja AQUI como decorreu a partida no Pavilhão Fidelidade, na Luz.


O Clube de Alvalade entrou com tudo na partida e chegou à vantagem logo no primeiro minuto. Diogo Santos passa para Taynan que surge desmarcado a rematar de primeira para o 1-0. Aos 2', Higor rematou forte e empatou o dérbi. Aos 8', Ivan Chiskala disparou um forte e não deu hipóteses a Bernardo Paçó. Aos 14', os leões chegaram à igualdade (2-2). Wesley bateu o canto e, de cabeça, Rocha não desperdiçou.


Na etapa complementar, após passe de Diogo Santos, Taynan fez o bis aos 24 minutos e festejou à Viktor Gyokeres. No entanto, a equipa de Cassiano Klein respondeu de imediato e fez o terceiro no mesmo minuto. Lúcio remata, mas a bola acaba a ser desviada por Higor e a entrar na baliza leonina. Aos 34', Bernardo Paçó viu cartão vermelho direto e foi expulso do encontro por tocar com na bola com a mão fora da grande área. Os encarnados aproveitaram a superioridade numérica e Higor (34') fez o hat-trick. Aos 35', os leões beneficiaram de um livre de 10 metros e também Taynan fez o hat-trick (4-4).


O encontro seguiu para prolongamento. Aos 41', após bola longa, Arthur remata e a bola bate no poste direito, mas entrouu na baliza de Henrique Rafagnin. Um minuto depois, grande golo de Zicky Té a atirar com o pior pé e a não dar hipóteses a Léo Gugiel. Aos 44', novo livre para o Benfica. Ivan Chishkala atirou colocado e fez o 6-5. Na segunda parte do prolongamento, o russo voltou a marcar e fez o sétimo das águias.

Com esta derrota – a sexta em 50 jogos na temporada desportiva – os comandados de Nuno Dias veem o rival empatar a eliminatória (2-2) que de disputa à melhor de cinco jogos. O emblema verde e branco continua na luta pela conquista do pentacampeonato, cenário inédito na modalidade.


O Sporting vira assim atenções para o quinto jogo e decisivo encontro. Os leões voltam a entrar na quadra no próximo domingo, dia 29 de junho, pelas 19h00. O duelo diante da turma encarnada será jogado no Pavilhão João Rocha e vai haver campeão.


Modalidades

Liga Placard Futsal 24/25: Benfica - Sporting (Final - Jogo 4) ao minuto

Acompanhe aqui todas as emoções do quarto encontro do Campeonato Nacional que vai colocar frente a frente águias e verdes e brancos

Veja todas as emoções do quarto encontro da final Liga Placard Futsal 24/25 que vai colocar frente a frente Benfica e Sporting
Veja todas as emoções do quarto encontro da final Liga Placard Futsal 24/25 que vai colocar frente a frente Benfica e Sporting

  |

Icon Comentário0

FINAL DO JOGO: BENFICA 7-5 SPORTING



49' - Defesa de Léo Gugiel (Benfica) para a trave.


47' - Golo do Benfica. Ivan Chishkala volta a marcar e dificulta missão dos leões: Benfica 7-5 Sporting

46' - Segunda parte em andamento.


INTERVALO DO PROLONGAMENTO: BENFICA 6-5 SPORTING

44' - Golo do Benfica. Ivan Chishkala marca de livre direto: Benfica 6-5 Sporting

43' - Ivan Chishkala (Benfica) atira ao poste.

42' - GOLO DO SPORTING!!! Zicky Té faz um golaço e volta a deixar tudo empatado: Benfica 5-5 Sporting


42' - Anton Sokolov falha livre de 10 metros.

41' - Golo do Benfica. Arthur marca para as águias: Benfica 5-4 Sporting

41' - Já se joga o prolongamento.

FINAL DOS 40 MINUTOS: BENFICA 4-4 SPORTING: Jogo segue para prolongamento.


39' - Falha Raúl Moreira (Benfica).

39' - Henrique Rafagnin comete sexta falta e vê cartão amarelo.

39' - Quinta falta dos leões.

36' - GOLO DO SPORTING!!! Taynan não falha da marca dos 10 metros e também faz hat-trick: Benfica 4-4 Sporting


36' - Sexta falta cometida pelo Benfica.

35' - Benfica chega à quinta falta.

35' - Golo do Benfica. Higor faz hat-trick e coloca encarnados na frente: Benfica 4-3 Sporting

34' - Novamente Henrique a brilhar.

34' - Boa defesa de Henrique Rafagnin.

33' - Bernardo Paçó vê cartão vermelho direto por defender a bola fora da grande área.

29' - Gigante Bernardo Paçó a negar o golo a Silvestre (Benfica).

27' - Dérbi frenético na Luz.

25' - Golo do Benfica. Higor também bisa e está reposta a igualdade: Benfica 3-3 Sporting

25' - GOLO DO SPORTING!!! Taynan bisa e festeja à Viktor Gyokeres: Benfica 2-3 Sporting


23' - Novamente Bernardo Paçó a fazer uma grande intervenção.

23' - Leões carregam em busca do terceiro.

21' - Começa a segunda parte.

INTERVALO: BENFICA 2-2 SPORTING


19' - Pauleta remata ao poste.

19' - Defesa sensacional de Bernardo Paçó a remate de Ivan Chishkala (Benfica).

17' - Rúben freire atira à barra da baliza de Léo Gugiel (Benfica).

15' - GOLO DO SPORTING!!! Rocha cabeceia para o empate na Luz: Benfica 2-2 Sporting


13' - Grande defesa de Bernardo Paçó.

12' - Ivan Chishkala (Benfica) evita golo a Anton Sokolov.

9' - Taynan remata por cima.

9' - Golo do Benfica. Ivan Chishkala opera reviravolta: Benfica 2-1 Sporting

8' - Wesley faz corte providencial quase em cima da linha.

6' - Diego Nunes (Benfica) remata ao poste.

6' - Rocha atira ao lado.

2' - Golo do Benfica. Higor remata forte e empata o dérbi: Benfica 1-1 Sporting

2' - Golo do Benfica anulado por falta sobre Zicky Té.

1' - GOLO DO SPORTING!!! Taynan coloca leões na frente do placard: Benfica 0-1 Sporting


1' - Arranca a partida. ACREDITA, SPORTING!!!

0' - Cinco inicial dos leões.

0' - Leões em exercícios de aquecimento.

0' - Tomás Paçó é baixa do lado leonino.

0' - As duas equipas já se defrontaram em 147 jogos: o Sporting venceu 69 encontros contra 45 do adversário. Registam-se ainda 33 empates.

0' - Já os encarnados eliminaram e Eléctrico (2-0) e o Braga (2-0).

0' - Os leões chegam a esta fase depois de terem batido o Ferreira do Zêzere (2-1) e o Leões de Porto Salvo (2-1).

0' - O Benfica ficou na segunda posição com 55 pontos.

0' - O Sporting terminou a fase regular do campeonato em primeiro lugar, com 58 pontos.

0' - A final disputa-se à melhor de cinco partidas. Em caso de triunfo, o Sporting sagra-se pentacampeão nacional e ergue o 20.º título da sua história.

0' - Os leões estão em vantagem na eliminatória (2-1). No primeiro encontro, o adversário levou a melhor nas grandes penalidades (5-3). No segundo duelo, os leões venceram por 3-1. Na última partida, os comandados de Nuno Dias golearam por 5-1.

0′ - O Leonino leva até si todos os momentos do quarto jogo da final da Liga Placard.

0′ – A equipa de futsal do Sporting vai defrontar o Benfica, esta quarta-feira, dia 25 de junho, pelas 20h00, no Pavilhão Fidelidade, na Luz.


Modalidades

Nuno Dias tem baixa de peso para o Benfica - Sporting e admite: "Esperava que..."

Treinador da equipa de futsal dos leões está a uma vitória do inédito pentacampeonato, mas desloca-se à Luz sem jogador crucial no plantel

Sporting de Nuno Dias está a uma vitória do pentacampeonato de futsal e vai enfrentar Benfica sem Tomás Paçó
Sporting de Nuno Dias está a uma vitória do pentacampeonato de futsal e vai enfrentar Benfica sem Tomás Paçó

  |

Icon Comentário0

A equipa de futsal do Sporting está a uma vitória do inédito pentacampeonato. Para tal, os leões de Nuno Dias têm apenas de vencer o Benfica, no jogo quatro da final do playoff. A partida disputa-se esta quarta-feira, pelas 20h00, na Luz e Tomás Paçó é baixa de peso, por acumulação de amarelos.


Nuno Dias: "Benfica vai tentar contrariar o Sporting, mas esperava terminar já a Liga"


“Vão tentar contrariar e nós vamos tentar contrariá-los a eles. Vai ser um jogo com outra história, com outros protagonistas, outras dificuldades, sempre com dificuldades e da nossa parte tudo iremos fazer para terminar a Liga amanhã (quarta-feira). Vai ser difícil e à imagem do que têm sido todos os dérbis, são todos difíceis, apesar de os números não parecerem isso”, disse Nuno Dias, aos meios de comunicação do Clube de Alvalade.


No jogo anterior, o Sporting goleou o Benfica por 5-1 e Nuno Dias apontou a eficiência como grande diferença em relação aos dérbis anteriores: “A eficácia foi o ponto importante que nos fez vencer e ter números tão volumosos em relação ao último jogo. Não finalizámos tanto assim, mas das menos vezes que finalizámos em relação a outros jogos, finalizámos melhor, mais vezes na baliza.. Esperemos ver repetido amanhã”.

Nuno Dias: "5-1 no Sporting - Benfica foi um resultado volumoso, mas vitória justa"


“Marcámos cedo, mostrámos desde o apito inicial o que queríamos fazer neste jogo [de domingo], felizmente fomos eficazes, marcámos e ao fim de um minuto e meio estávamos a ganhar por dois, o que é sempre importante, começar a ganhar. Para a nossa equipa, então, que gere muito bem esse tipo de resultados, melhor ainda... Os últimos dois golos, o nosso e o do Benfica já pouco tiveram a ver com o desfecho final. Golos marcados nos momentos certos, cruciais no jogo, Isso ditou um resultado volumoso, acima de tudo difícil, mas justa a nossa vitória”, acrescentou Nuno Dias.

Para terminar, Nuno Dias rejeitou favoritismo histórico por ter vencido o jogo três e pediu apoio aos adeptos do Sporting: "Isso diz apenas que no passado isso aconteceu, não quer dizer que aconteça no presente ou que vá acontecer no futuro. São dados do passado e que na minha opinião não vão contar para nada. Esperava eu que contasse e que terminássemos isto já, era bom sinal... (Aos adeptos) que nos apoiem, que são importantes naquilo que é essa ajuda. São muito importantes, aliás. Cabe-nos fazer o nosso trabalho dentro do campo, a eles [adeptos] cabe fazer o trabalho fora do campo que é ‘empurrar-nos’ para as coisas boas. Nisso eles têm sido incansáveis".


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Ex Sporting marca ao Barcelona e está a uma vitória de ser campeão espanhol (video)
Modalidades

Ex Sporting marca ao Barcelona e está a uma vitória de ser campeão espanhol (video)

 

Icon Comentário0
Nuno Dias atinge número estratosférico pelo Sporting, mas admite: "Não sabia"
Modalidades

Nuno Dias atinge número estratosférico pelo Sporting, mas admite: "Não sabia"

 

Icon Comentário0
Tomás Paçó leva Nuno Dias ao desespero antes do jogo 4 entre Sporting e Benfica
Modalidades

Tomás Paçó leva Nuno Dias ao desespero antes do jogo 4 entre Sporting e Benfica

 

Icon Comentário0