
Futebol
Alisson Santos já brilha no Sporting! Extremo brasileiro não pode competir mas já deu o salto...
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Ousmane Diomande está a brilhar na equipa principal do Sporting e os pretendentes já começam a chegar. Segundo informa, esta quarta-feira, o portal britânico FootballTransfers, o Liverpool juntou-se à corrida pelo atleta verde e branco, que também está já na mira do Chelsea.
De acordo com informações avançadas pela mesma fonte, os responsáveis dos reds, que querem levar Rúben Amorim para o lugar de Jurgen Klopp, no próximo mercado de verão, estarão particularmente atentos ao 'camisola 26' da formação leonina.
Assim sendo, o craque do Clube da Alvalade junta-se à longa lista de compras do emblema da Premier League, que tem já Gonçalo Inácio, Morten Hjulmand, Marcus Edwards e Viktor Gyokeres, atuais peças-chave da turma de Rúben Amorim, também referenciados.
Importa recordar que, Frederico Varandas, Presidente do Sporting, já estipulou um preço para a possível saída de Diomande, sendo que os leões não equacionam vender a pérola de Amorim por menos do que o valor da cláusula de rescisão, que está fixada nos 80 milhões de euros.
Esta temporada, Ousmane Diomande – avaliado em 40 milhões de euros – tem sido peça muito importante para Rúben Amorim no Sporting, levando 34 encontros (2.700 minutos) realizados, nos quais apontou três golos (Moreirense, Sturm Graz e Gil Vicente) e fez uma assistência (Braga).
Diomande chegou ao Sporting em janeiro de 2023, oriundo do Midtjylland (estava emprestado ao Mafra), a troco de 7,5 milhões de euros por 50% dos direitos económicos, mais 5 por objetivos. Ao todo, o defesa-central conta com 50 encontros de verde e branco, quatro finalizações certeiras e um passe para golo, estando a encantar tudo e todos em Alvalade. O costa-marfinense tem, tal como já foi anteriormente mencionado, uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.
Fonte próxima do 'camisola 21' dos verdes e brancos comenta transferência para o Dragão e revela que ala fez testes com os azuis e brancos
|
Geny Catamo esteve perto de rumar ao Porto. O ala do Sporting chegou a Portugal, proveniente da Academia Black Bulls em 2018/19, e juntou-se ao plantel do Amora. No entanto, chegou a fazer testes nos azuis e brancos, antes de assinar contrato com o Clube de Alvalade. Junaide Lalgy explica os motivos pelos quais o canhoto não ficou no Dragão.
"Não foi para o Porto por questões, meramente, administrativas. São águas passadas. A vida é assim mesmo", revelou o proprietário da Academia Black Bulls, em declarações ao jornal Record. Apesar de ser assumidamente adepto dos dragões, admite estar "muito feliz" pelo 'camisola 21' do Sporting, não perdendo um jogo dos comandados de Rui Borges.
Apesar do sucesso que tem tido em Alvalade, Geny Catamo deverá deixar o Sporting no futuro, revela o empresário. Embora afirme ter "muito respeito" pelos leões, Lalgy aponta o ala à saída do plantel verde e branco, para reforçar um emblema com outras aspirações na Europa.
O Sporting já recebeu várias propostas pelo jogador, mas uma eventual venda torna-se praticamente impossível enquanto Frederico Varandas não conseguir chegar a acordo com o Amora para garantir os 75% do passe de Geny que ainda estão em posse do emblema do Seixal.
Ao longo desta temporada, Geny Catamo – avaliado em 15 milhões de euros – conta com 41 jogos disputados ao serviço do Sporting. Ao longo do total de 2.529 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto fez o gosto ao pé em sete ocasiões, tendo realizado ainda três assistências, estando a uma contribuição de golo de bater os números de 2023/24.
Empresário acredita que futebolista de Rui Borges tem qualidade para deixar Alvalade e reforçar clube com outras aspirações na Europa
|
Junaide Lalgy acredita que Geny Catamo tem qualidades suficientes para sair do Sporting. O proprietário da Academia Black Bulls, um dos primeiros emblemas do ala leonino, crê que o jovem é um exemplo para os seus compatriotas, tendo em conta as dificuldades que passou e o nível que conseguiu atingir.
"Como sucedeu com o Geny, houve muitos outros miúdos moçambicanos que vieram para Portugal e não conseguiram afirmar-se. Não vou nomear, não vale a pena. A mentalidade do jogador moçambicano e africano, em geral, é fraca e, quando se deparam com comportamentos diferentes daqueles a que estão habituados, ficam para trás. Sobretudo, pela disciplina e pela exigência do futebol europeu", explicou, ao jornal Record.
"Geny teve momentos maus no Sporting, mas não deixou de acreditar"
Para o empresário, "Geny foi uma exceção, foi paciente e resiliente, mas acreditou sempre nele". Ainda assim, o dirigente revela que o canhoto "teve momentos de ansiedade", principalmente quando "esteve emprestado e não se afirmou logo na equipa principal, mas nunca deixou de acreditar", tornando-se "um exemplo para outros jovens moçambicanos e também um orgulho para a Academia Black Bulls, que tem como principal objetivo o desenvolvimento do jovem futebolista nascido em Moçambique".
Junaide Lalgy explica que a aposta no mercado do seu país pode ajudar "os clubes grandes de Portugal", que "podem fazer muito mais com muito menos dinheiro". "O importante é encontrar técnicos que saibam identificar e desenvolver o talento ainda na adolescência. E que o façam de modo a reduzir o impacto da sua vinda para a Europa e, particularmente, para Portugal".
"Geny Catamo pode sair do Sporting"
Para terminar, o proprietário do último clube que o 'camisola 21' do Sporting representou antes de viajar para Portugal refere que "Geny ainda não atingiu tudo, mas está no bom caminho", apontando a saída iminente de Alvalade no futuro: "É continuar a trabalhar e acredito que, com todo o respeito pelo Sporting, tem condições para ir mais além. Acredito que está no ponto de dar aquele salto que ainda lhe falta". Vale recordar que os leões estão numa luta intensa para garantir o restante do passe do jogador.
Antigo treinador inglês demonstra enorme confiança nas capacidades de futebolista que está completamente riscado dos planos dos leões
|
Tim Sherwood acredita que Marcus Edwards tem lugar no Manchester United. O antigo treinador do Tottenham não entende como o inglês não foi recrutado por Ruben Amorim, uma vez que não tem lugar no Sporting e destaca o trabalho que Scott Parke em tirar o melhor do canhoto, cedido pelo Clube de Alvalade ao emblema do Championship.
"Edwards funcionou muito bem em Portugal"
"Fiquei chocado quando deixou o Tottenham. Senti, naquela altura, que precisava de mais tempo. Mas talvez tenha perdido a paciência e a opção fosse dar um passo diferente na carreira. Foi para Portugal e funcionou muito bem. Regressou agora a Inglaterra e está a ser muito importante no grande campeonato do Burnley", disse, à Sky Sports.
"Surpreende que Amorim não tenha apostado nele"
Emprestado pelos leões aos clarets, o extremo tem sido aposta do treinador Scott Parker que "via muitos treinos quando estava nos Spurs", admitiu Sherwood. "Por certo detetou esse talento em Marcus Edwards. Sei que gostou do que viu no Sporting com o comando de Ruben Amorim. O Manchester United tem alguns jogadores piores do que o Marcus Edwards. Surpreende-me que Amorim não tenha apostado nele. Tem um talento muito especial e é agradável aos nossos olhos", afirmou.
É importante recordar que o negócio entre o Sporting e o Burnley prevê que os clarets sejam obrigados a contratar o jogador em definitivo, caso consigam subir à Premier League. O valor da transferência ronda um montante perto dos 11 milhões de euros e a SAD verde e branca está confiante.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Marcus Edwards – atualmente avaliado em 15 milhões de euros – participou em 10 encontros pelos leões. O jogador somou, no total, apenas 346 minutos disputados com a Listada verde e branca, tendo marcado três golos. Pelo Burnley, o atleta marcou presença em 13 embates, somando dois tiros certeiros e uma assistência.