Futebol
Com Porto - Sporting à espreita, Matheus Reis já tem data para deixar Alvalade
07 Fev 2026 | 09:12
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
29 Out 2024 | 22:30 |
O Sporting venceu o Nacional por 3-1, esta terça-feira, dia 29 de outubro, nos quartos de final da Taça da Liga. Na flash interview, Viktor Gyokeres, autor de dois golos dos leões, foi questionado sobre a saída de Rúben Amorim do Clube de Alvalade, mas acabou por não revelar grandes detalhes.
"Ele está aqui agora. Estou focado nisso. Não é nada que eu saiba. Não é sobre mim. Neste momento está aqui e vamos ver o que vai acontecer. Não coloco energia nisso. Faço o meu trabalho. Quero marcar sempre. É uma sensação incrível", começou por dizer o técnico, antes de fazer uma análise ao encontro.
"É difícil ver de fora. Eles tiveram oportunidades na primeira parte. Não jogámos tão bem como costumamos fazer. Fomos melhores na segunda parte. Marcámos alguns golos e podíamos ter feito mais. Temos de trabalhar nisso. Foi uma boa vitória", concluiu.
Viktor Gyokeres - avaliado em 70 milhões de euros – foi utilizado em 15 encontros (1.256 minutos) esta temporada ao serviço do Sporting, onde apontou 16 golos e fez quatro assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação pelo ‘camisola 9’. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.
Verdes e brancos disputam a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic na próxima segunda-feira, dia 9 de fevereiro, no Estádio do Dragão
07 Fev 2026 | 10:13 |
Nuno Santos superou com distinção o teste físico no encontro frente ao AFS e demonstrou a Rui Borges que já reúne condições para integrar a convocatória para o clássico com o Porto, marcado para segunda-feira, às 20h45, no Estádio do Dragão.
O 'camisola 11' viveu um longo período de recuperação após a lesão ligamentar no joelho direito sofrida a 26 de outubro de 2024, em Famalicão, que obrigou a nova intervenção cirúrgica. Depois de cerca de 15 meses de trabalho intenso, o ala regressou à competição no passado domingo, ao serviço da equipa B, frente à Oliveirense, num encontro acompanhado de perto por Rui Borges, presente na bancada do Estádio Aurélio Pereira.
As indicações positivas deixadas nesse jogo levaram o treinador leonino a incluí-lo na convocatória para o duelo com o AFS, a contar para os quartos de final da Taça de Portugal, encontro em que o Sporting garantiu o apuramento para as meias-finais. Admirador assumido das qualidades desportivas e humanas de Nuno Santos, Rui Borges não hesitou na decisão.
A receção dos adeptos em Alvalade foi particularmente calorosa. Ainda durante o aquecimento, o jogador foi aplaudido de forma expressiva e, já na segunda parte, quando entrou em campo ao minuto 77 para o lugar de Francisco Trincão, a sua entrada foi celebrada como um golo, deixando o esquerdino visivelmente emocionado.
De forma inesperada, o Sporting foi obrigado a disputar prolongamento e Nuno Santos acabou por somar perto de 45 minutos em campo, quando o plano inicial apontava para uma utilização bastante mais curta. No final da partida, Rui Borges procurou saber o estado físico do jogador, que, segundo revela o jornal o Record, garantiu não sentir qualquer queixa e mostrou-se disponível para o Clássico da próxima segunda-feira.
O regresso do 'camisola 11' amplia as opções táticas ao dispor do treinador, uma vez que o jogador é capaz de cumprir todo o corredor esquerdo. Esta versatilidade permite uma maior gestão de Maxi Araújo e Ricardo Mangas, além de abrir espaço para a utilização de Pedro Gonçalves e Luís Guilherme noutras zonas do terreno. Refira-se que, na Taça de Portugal, o extremo brasileiro iniciou a partida no corredor direito, a sua posição de origem, assinando a melhor exibição desde que chegou ao Sporting no último mercado de inverno.
Foram divulgados todos os nomes com que Rui Borges poderá contar daqui para a frente na competição da UEFA ao serviço do Clube de Alvalade
07 Fev 2026 | 09:48 |
Foi divulgada a nova lista de jogadores inscritos pelo Sporting na UEFA, já contemplando os atletas que poderão ser opção para Rui Borges a partir da segunda fase da Liga dos Campeões, ou seja, desde os oitavos de final. Entre os nomes apresentados para a principal prova europeia de clubes, há destaque para duas novidades no plantel, bem como para uma permanência, pelo menos para já.
Concretamente, os reforços de inverno Souleymane Faye e Luís Guilherme integram a lista agora submetida pelo Sporting à UEFA. Em sentido inverso, Alisson Santos, que seguiu por empréstimo para o Nápoles, deixa de constar entre os inscritos. Já Matheus Reis, apesar de estar em vias de se transferir para o CSKA Moscovo, continua incluído na relação entregue pelo clube de Alvalade.
Por outro lado, surgem também alguns jovens integrados na lista B, ainda que já não façam parte do plantel principal neste momento. É o caso de Rodrigo Ribeiro, emprestado ao Augsburgo, e de Chris Grombahi, que rumou ao Club Brugge.
Esta é a lista de jogadores inscritos pelo Sporting na UEFA:
Guarda-redes: Rui Silva e João Virgínia
Defesas: Matheus Reis, Zeno Debast, Georgios Vagiannidis, Iván Fresneda*, Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande, Bruno Ramos, Eduardo Quaresma, Ricardo Mangas e Maxi Araújo
Médios: Hidemasa Morita, Pedro Gonçalves, Giorgi Kochorashvili, Daniel Bragança, Morten Hjulmand, João Simões*, Flávio Gonçalves* e Rayan Lucas
Avançados: Geovany Quenda*, Geny Catamo, Nuno Santos, Souleymane Faye, Francisco Trincão, Luís Guilherme, Fotis Ioannidis e Luís Suárez
*jogadores do plantel principal integrados na lista B
Internacional colombiano tem sido um dos principais destaques dos verdes e brancos na presente temporada, mas situação leva a necessidade de gestão
07 Fev 2026 | 09:22 |
O AFS levou o Sporting a disputar mais 30 minutos para garantir a presença nas meias-finais da Taça de Portugal, um cenário que acentuou uma tendência já existente: a elevada carga física de Luis Suárez, que jogou todo o encontro.
Sem poder contar com Fotis Ioannidis, ainda lesionado, o avançado colombiano, de 28 anos, cumpriu em Alvalade, na noite de quinta-feira, o 11.º jogo consecutivo sem ser substituído. A série teve início precisamente na Taça de Portugal, na deslocação ao terreno do Santa Clara, e desde 18 de dezembro que o jogador tem tido pouco tempo de descanso. No horizonte surge já o clássico frente ao Porto, marcado para segunda-feira, às 20h45. Após o encontro com a equipa orientada por João Henriques, Rui Borges admitiu que o avançado está “amassado”, situação agravada pelo lance com Antoine Baroan, no qual o jogador adversário acabou por sofrer uma fratura.
Perante este contexto, as opções são limitadas e passam essencialmente pela gestão física em ginásio. Entre o plantel do bicampeão nacional, Luis Suárez é o jogador com mais duelos disputados, num total de 34, e o segundo com mais minutos acumulados, 2.679, apenas atrás de Francisco Trincão, que soma 2.759.
Apesar do desgaste físico e do impacto emocional associado ao lance referido, o jornal Record revela que a mensagem transmitida pelo avançado ao treinador tem sido clara no sentido de se mostrar disponível para continuar a jogar, sabendo que a Unidade de Performance do Sporting tem acompanhado de perto a sua condição física, nomeadamente no que diz respeito a eventuais problemas musculares.
Motivado para marcar presença no Estádio do Dragão e ajudar a equipa na tentativa de encurtar distâncias para o Porto, o colombiano tem procurado gerir os tempos livres com períodos de descanso junto da família. O avançado soma 25 golos esta temporada pelo Sporting, registo que tem merecido reconhecimento interno e externo, assim como a atenção de vários clubes.