Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Hidemasa Morita está a começar a ver os frutos do seu árduo trabalho ao longo destas épocas no Sporting, e a principal consequência direta é a sua presença assídua e indiscutível na seleção do Japão. O médio leonino já viajou novamente para Arábia Saudita, e em 11 dias fará cerca de 30 mil quilómetros, o que poderá acabar por afetar a prestação no regresso ao Clube.
É de notar que, na época transata, o médio fez parte do top 10 dos jogadores na Europa que mais viajaram para jogos internacionais, registando cerca de 28 viagens, 142,320 quilómetros, mais de 186 horas a viajar, ou seja, três voltas e meias realizadas em torno do planeta Terra, a grande questão é o desgaste que Rúben Amorim sente depois do regresso.
O jogador do Sporting já se encontra neste momento em Jeddah, onde representará a seleção do Japão, na próxima quinta-feira, dia 10 de outubro, a contar para a qualificação do Mundial de 2026. Uma deslocação que soma 7200 quilómetros, aos 9500 que fará até à Seitana, no país nipónico, onde receberá novamente, a Austrália, passado oito dias. Conta-se ainda os 11,120 quilómetros do regresso a Lisboa, perfazendo um total de 27,820 quilómetros, cerca de 30 mil.
Esta temporada, Hidemasa Morita - avaliado em 15 milhões de euros - soma 10 partidas disputadas, nas quais esteve em campo durante 694 minutos. Em 2023/24, fez dois golos e quatro assistências, ao longo de 40 encontros, sendo uma das grandes figuras da turma de Rúben Amorim.
O médio chegou ao Sporting em julho de 2022, contratado por Frederico Varandas ao Santa Clara, numa transferência avaliada em cerca de 3,45 milhões de euros. Desde então, com o Leão rampante ao peito, o internacional nipónico acumula 91 jogos, nove golos, oito assistências e um título conquistado (Campeonato Nacional de 2023/24).
Não perca os melhores momentos de Hidemasa Morita:
Conselho de Arbitragem teve de fazer mudanças de última hora após alguns erros de nomeações entre a Taça de Portugal e a Liga Portugal Betclic
|
0O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) viu-se obrigada a corrigir a confusão gerada após as nomeações para o Sporting - Santa Clara e o Nacional - Benfica, disputados quarta e quinta-feira para a Taça de Portugal e o Campeonato Nacional, respetivamente.
Hélder Malheiro, árbitro principal da receção dos leões aos açorianos, surgia também no encontro a disputar-se na Madeira - como VAR -, algo que teve de ser rapidamente alterado pelo organismo do futebol português e irá manter-se, apenas, no encontro da turma de Alvalade. Gonçalo Freire também estava nomeado para ambas as partidas, mas também acabará por ficar apenas como assistente do juiz da AF Lisboa.
De recordar que Hélder Malheiro já arbitrou os verdes e brancos na prova rainha, frente ao Portimonense. Apesar de a arbitragem não ter sido polémica, ficou por marcar um penálti sobre Francisco Trincão, apontado pelos especialistas após a partida. Recorde AQUI.
O Sporting volta a entrar em campo na quarta-feira, dia 18 de dezembro, frente aos açorianos do Santa Clara, em jogo relativo aos oitavos-de-final da Taça de Portugal. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 20h45, em Alvalade.
A formação verde e branca quer vingar a derrota consumada na 12.ª jornada do campeonato nacional e avançar na prova rainha do futebol português. Os leões não vencem a competição desde 2018/19, altura em que bateram o Porto, nas grandes penalidades, após empate (2-2) no final do prolongamento.
Treinador dos verdes e brancos deverá voltar a mexer no setor mais recuado do terreno de jogo, devido a gestão dos seus jogadores
|
0Jeremiah St. Juste deverá regressar à titularidade no Sporting na partida frente ao Santa Clara, agendada para esta quarta-feira, dia 18 de dezembro. O central este ausente devido a gripe, mas é expectável que ocupe o lugar de Eduardo Quaresma no onze inicial dos leões.
Na verdade, é mesmo na defesa que João Pereira tem vindo a passar por maiores dificuldades, até devido ao elevado número de lesões. Frente aos açorianos, o técnico leonino deverá voltar a lançar Ousmane Diomande, totalmente apto, enquanto Matheus Reis é a opção mais óbvia para a esquerda - uma vez que Gonçalo Inácio ainda está em dúvida. De resto, St. Juste pode vir a 'passar a perna a Zeno Debast e ser ele o substituto natural de Quaresma.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, St. Juste – avaliado em 8 milhões de euros – leva 11 encontros: cinco na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Taça da Liga. Ao todo, o defesa-central contabiliza 436 minutos, não tendo marcado qualquer golo ou feito qualquer assistência.
Jeremiah St. Juste chegou ao Sporting em 2022, oriundo do Mainz, da Bundesliga, a troco de quase 10 milhões de euros. Desde então, o neerlandês realizou 58 encontros, marcou dois golos, fez uma assistência e conquistou um Campeonato Nacional (2023/24). O atleta tem contrato com os leões até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.
O Sporting volta a entrar em campo na quarta-feira, dia 18 de dezembro, frente aos açorianos do Santa Clara, em jogo relativo aos oitavos-de-final da Taça de Portugal. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 20h45, em Alvalade.
Cronista assinou mais um artigo de opinião, no qual aborda a postura e as exibições dos três grandes nos últimos tempos
|
0Miguel Sousa Tavares dedicou parte da sua mais recente crónica no jornal Record a comentar as dificuldades dos três grandes. O cronista recorda ainda que, caso o Sporting não sofra novo desaire, irá acabar por passar o Natal no primeiro posto da Liga Portugal Betclic, apesar de acreditar que os leões têm uma "desculpa" para passarem por esta fase.
"Detendo-se mais um pouco no campeonato português, o Pai Natal condoeu-se do sofrimentos dos treinadores de Sporting e Porto, ambos a atravessarem crises de confiança pessoal e de desconfiança generalizada entre os adeptos. Permitiu assim a João Pereira a sua primeira vitória num jogo a sério, frente ao enfraquecido Boavista, depois de quatro derrotas consecutivas e ao cabo de 90 minutos de sobressaltos e sofrimento constantes", começou por escrever, prosseguindo.
"E, a menos que para a semana o Sporting volte a sucumbir, agora na visita a Barcelos, e os seguidores não falhem, passará o Natal no tão emblemático primeiro lugar, mesmo antes de receber o Benfica. Se tem perdido com o Boavista, João Pereira estava fora, sem sombra de dúvida; assim, está apenas adiado", atirou de seguida.
De seguida, Sousa Tavares afirmou que Sporting, Porto e Benfica não estão a apresentar boas exibições, tendo apresentado os jogadores que acabam por levar as suas equipas às costas: "Dá que pensar constatar que os três da frente estão todos a jogar mal, a correr pouco e a mostrar um futebol absolutamente desinspirado. Tudo o que conseguem vem de rasgos individuais: Gyokeres ou Trincão no Sporting, Di María ou Aktürkoglu no Benfica, Samu no Porto".
"Os seis jogos em 21 dias podem justificar cansaço, mas não explicam toda a desinspiração, que, apesar de tudo, é mais compreensível no Sporting, que perdeu Amorim e tem sido prejudicado por uma série de lesões de jogadores nucleares, como Pote", especificou ainda, no que toca aos verdes e brancos.