
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Manchester United de Ruben Amorim venceu o Plzen, na República Checa, por 2-1. A formação inglesa orientada pelo antigo treinador do Sporting começou a perder, mas conseguiu dar a volta ao resultado. No final do jogo, o treinador português de 39 anos explicou o que disse ao jogadores ao intervalo.
"Melhorámos durante o jogo. Controlámos o jogo na primeira parte, mas sem grandes oportunidades. Faltou-nos velocidade e movimento e não controlámos a bola porque o campo estava difícil para fazer as ligações com os avançados. O Viktoria também não teve oportunidades. Na segunda parte, perdemos um golo, mas reagimos bem. Empurrámos o adversário para a sua própria área e conseguimos marcar. A vitória é importante neste momento e é bom prepararmo-nos para o próximo jogo", começou por dizer o técnico luso.
"A velocidade melhorou. Disse aos jogadores que precisávamos de mais movimentos na frente, porque eles têm de sentir que somos um perigo. Mudámos um pouco o nosso jogo e os jogadores do banco também ajudaram. Melhorámos não só a nossa forma de jogar, mas também a velocidade do jogo", vincou.
"Está a melhorar. Agora está mais perto do golo. Sabe melhor os movimentos que tem de fazer. Podia marcar mais esta noite, mas está a marcar, a trabalhar e a controlar melhor a bola. Estamos a melhorar em alguns pormenores. Controlámos muito bem as transições. Fomos agressivos quando perdemos a bola. Precisamos de passar mais tempo perto da baliza adversária”, atirou ainda.
"Pode ser um bom jogador nessa posição. Precisamos de jogadores canhotos nesta equipa para desempenhar esse papel. Na primeira parte, ele estava a ir buscar demasiado a bola. Ele precisa de jogar mais perto da defesa adversária. De certeza que vai melhorar no futuro", concluiu Ruben Amorim.
Futebolista cedido pelos leões no último mercado de verão estreou-se a marcar na temporada em jogo da 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic
|
O Nacional somou a segunda vitória consecutiva na Liga Portugal Betclic, este domingo, dia 19 de janeiro, impondo-se na 18.ª jornada ao vencer o AVS por 3-1. O golo da turma avense foi marcado por Rodrigo Ribeiro, avançado emprestado pelo Sporting no último verão.
Bruno Costa fez o primeiro, de grande penalidade, aos 20 minutos. Daniel Roux cometeu penalti sobre Daniel Penha. Depois de ter sido avisado pelo VAR, o árbitro da partida viu a infração e apontou para o castigo máximo, convertido pelo médio ofensivo de 27 anos.
Os insulares chegaram aos 2-0 aos 34 minutos por Dudu Teodora. Ochoa ficou a meio caminho na saída e o avançado brasileiro atirou para o fundo das redes. Os últimos minutos do primeiro tempo seriam frenético. Rodrigo Ribeiro reduziu para o AVS aos 45+3. Após canto de Piazon, o avançado cabeceou de cima para baixo e fez o seu primeiro golo na temporada.
Três minutos depois, 3-1 para o Nacional, novamente na sequência de um canto. José Gomes rematou, Djibril Soumaré desviou para o fundo das redes. O Nacional assumiu o 13.º lugar isolado, com 19 pontos. O AVS segue no 17.º e penúltimo lugar, com 15 pontos.
Já Rodrigo Ribeiro – avaliado em 3 milhões de euros – leva 11 encontros realizados pelo AVS, nos quais disputou um total de 700 minutos, com apenas um golo marcado. No entanto, o atacante internacional sub-20 português ainda não convenceu os responsáveis leoninos de que merece um lugar no plantel do Sporting.
Antigo técnico que treinou médio do emblema verde e branco diz ser um admirador das qualidades do internacional sub-21 por Portugal
|
Pedro Duarte trabalhou com Daniel Bragança - jogador que regressou aos convocados e foi utilizado na partida frente ao Rio Ave (3-0) - durante a passagem do médio no Estoril. O treinador português de 44 anos diz ser um admirador das qualidades do médio do Sporting e diz que o mesmo tem uma "responsabilidade acrescida" em Alvalade por ser um dos capitães da equipa.
"É um jogador muito inteligente e conhece muito bem o jogo... Independentemente do sistema ou da dinâmica, a sua inteligência joga a seu favor", refere o técnico, em declarações ao jornal Record, garantindo que o 'camisola 23' "ainda vai ajudar muito" os leões.
"Estava numa fase de afirmação e este contratempo pode tê-lo feito perder um pouco essa dinâmica. Estava a jogar a espaços, numa competição direta com Hjulmand e Morita. Nessa fase até estava a fazer golos. Salvo o erro, marcou em dois jogos seguidos. Fez falta ao meio-campo do Sporting, até pela competitividade que imprimia", explica.
Apesar de o médio ter falhado vários jogos devido a lesão, Pedro Duarte crê que "ainda vai a tempo de fazer uma boa temporada", uma vez que "ainda falta meio campeonato e mais uns quantos jogos das competições europeias" e Bragança "é muito focado no trabalho".
O técnico não esquece que, antes de contrair problemas físicos, o jovem "conseguiu entrar na luta por um lugar e até jogar diversos jogos como titular". Para terminar, refere que "ser da casa e ser um dos capitães de equipa dá-lhe uma responsabilidade acrescida. Mas, da forma que conheço o Daniel, sei que ele lida bem com essa responsabilidades e até a encara como uma motivação extra".
Antigo jogador do Clube de Alvalade reconhece declaração polémica, mas diz encontrar semelhanças entre dupla que alinha em Alvalade
|
João Luís diz que gostou da exibição de Conrad Harder, apesar das oportunidades desperdiçadas pelo avançado dinamarquês na partida frente ao Rio Ave (3-0). O antigo avançado do Sporting elogia as qualidades do jovem nórdico e compara-o a Marcus Edwards.
Em entrevista ao jornal Record, o ex-leão reconhece que as declarações vão gerar polémica, mas diz encontrar semelhanças com o extremo inglês: "É um jogador muito parecido com o Marcus Edwards. De vez em quando sai alguma coisa muito boa, mas, sem dúvida que tem que mostrar maior consistência", referiu, dizendo mesmo que, "perante equipas de um nível mais elevado, por vezes, parece que o Sporting joga com dez".
O jogador que passou por Alvalade durante a temporada de 1988/1989 e 1990/1991 diz que o atacante ainda está longe do nível do colega sueco: "Não é o Gyokeres... nem pode ser, mas merece mais tempo de utilização do que aquele que lhe têm dado", considera o ex- futebolista, agora com 62 anos, lamentando que, mesmo "na era de João Pereira, quando as coisas não estavam a correr tão bem", Harder só "entrava nos últimos minutos ou não entrava".
Apesar de tudo, refere que Conrad Harder não fez uma má exibição - apesar de o próprio atleta não ter gostado da sua própria performance - "Não me parece que tenha estado tão mal como isso. Aliás, para quem não tem rotinas de 90 minutos esteve muito bem. Não marcou foi golos. O miúdo realmente está a jogar sozinho. O Sporting está a jogar com dois avançados, mas o segundo não existe", completou João Luís.
Esta época, com a camisola do Sporting, Conrad Harder - avaliado em 18 milhões de euros -, leva 24 jogos: 13 na Liga Portugal Betclic, cinco na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Durante os 1.400 minutos disputados, fez sete golos e três assistências.