Futebol
Afonso Moreira volta a marcar! Ex Sporting atira Lyon para os quartos da Taça (vídeo)
05 Fev 2026 | 09:41
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
13 Dez 2024 | 08:33 |
Eládio Paramés, antigo dirigente desportivo, assinou a sua coluna de opinião no jornal 'Record' sobre o antigo treinador do Sporting, Ruben Amorim. O técnico de 39 anos abandonou o Clube a 11 de novembro, rumo ao Manchester United.
"Há cerca de um mês escrevia aqui que Ruben Amorim iria ter vida muito difícil no Manchester United e, infelizmente, não estava errado. No clube vivem-se situações confusas e a inesperada saída de Dan Ashworth, um reputado dirigente em quem muitas esperanças se depositavam, apenas cinco meses após a sua contratação, não auguram nada de bom para o futuro próximo", começou por escrever.
Prosseguiu: "Os adeptos continuam a não entender como se gastaram 1.6 mil milhões de libras em transferências desde 2013, das quais 660 milhões nos últimos 2 anos, sem que desportivamente tamanho investimento se tenha transformado em triunfos desportivos. E perguntam como foi possível pagar 89 milhões por Pogba para, de seguida, o terem despachado de borla, ou 73 por Jadon Sancho, para, incrivelmente, o emprestarem ao Chelsea, um adversário directo, ou ainda 86 milhões pelo brasileiro Antony, cujas exibições ainda não convencem nem justificam tão gigantesco investimento".
Explicou, depois: "Como então escrevi, Amorim tem pela frente um desafio muito complicado, e não apenas nos relvados, onde ainda antes do Natal vai ter de disputar o «derby» de Manchester, em casa do United – que também tem andado na mó de baixo e vai querer ganhar seja como for, nem que Guardiola se «arranhe» todo – e logo de seguida uma terrível deslocação a Londres, para também defrontar uma equipa «obrigada» a ganhar, no caso o Tottenham. E para além da parte desportiva, pelos vistos tem ainda de arrumar a casa e torná-la pronta para o futuro".
Terminou, da seguinte forma: "Não creio que, em caso dos resultados serem negativos, o lugar do treinador esteja em risco, a não ser que Sir Radcliff, o homem que manda no clube, esqueça que em 11 anos já passaram por Old Trafford seis técnicos e que a última vez que venceram a Premier foi há dez anos e insista no absurdo e na instabilidade. Mas pode acontecer, e Amorim deve estar preparado para isso e para ter de passar o Natal em Portugal", rematou Eládio Paramés.
Em antecâmara à partida respeitante aos quartos-de-final da prova rainha, avenses contam com regresso importante e talvez até decisivo
05 Fev 2026 | 10:43 |
O AFS volta a contar com Cristian Devenish para o compromisso frente ao Sporting, depois de o defesa-central ter cumprido castigo nas últimas jornadas do campeonato. O colombiano falhou dois encontros da Liga na sequência da expulsão com vermelho direto diante do Arouca, na 18.ª ronda, regressando agora às opções de João Henriques.
O regresso surge numa fase em que a equipa procura estabilidade após resultados contrastantes no campeonato. Depois de um empate fora frente ao Casa Pia, o AFS sofreu uma derrota pesada diante do Braga, resultado que não altera o foco imediato da equipa, centrado na Taça de Portugal e na luta por um lugar nas meias-finais da prova.
Cristian Devenish tem sido uma peça regular no setor defensivo esta temporada. O central soma 18 jogos oficiais, sendo o segundo jogador mais utilizado do plantel, e contabiliza 1445 minutos, o número mais elevado entre os defesas da equipa. A sua disponibilidade volta a dar maior margem de escolha ao treinador.
Na primeira volta do campeonato, o colombiano foi titular frente ao Sporting - que tem novos detalhes sobre a contratação de Francisco Trincão - , num encontro disputado na 14.ª jornada da Liga, em que cumpriu os 90 minutos. Agora, volta a estar apto para defrontar os leões, num duelo decisivo dos quartos de final da Taça de Portugal.
Vale a pena recordar que o emblema verde e branco entra em campo esta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, frente ao AFS. O encontro, a contar para os quartos-de-final da prova rainha, diante da turma liderada por João Henriques, jogar-se-á às 20h45, em Alvalade.
Jornal do país vizinho dedicou um artigo a um dos jogadores mais importantes do plantel de Rui Borges e vinca que a saída está em cima da mesa
05 Fev 2026 | 10:41 |
O Sporting prepara-se para renovar contrato com Francisco Trincão até 2030 e o acordo iminente teve repercussão em Espanha. O diário Sport dedicou um artigo ao tema, referindo o alegado interesse dos leões numa futura venda do jogador.
"O Sporting prepara o negócio do século com Trincão: renovado e sem aumento na cláusula para vendê-lo", é o título do texto publicado pelo jornal espanhol. Na mesma peça, o Sport sublinha a importância do extremo no conjunto leonino, escrevendo: "O internacional português tornou-se uma peça fundamental para o Sporting e também é titular da sua seleção. Deu um salto importante na sua carreira e os seus números são verdadeiramente de craque. Tem 10 golos e 12 assistências nesta temporada e tornou-se o jogador mais decisivo ofensivamente da Liga Portuguesa. A renovação dá tranquilidade tanto a ele como ao seu clube, embora a sua cláusula seja pagável para equipas da Premier League".
O diário catalão acrescenta ainda que os leões estarão agora mais disponível para negociar o passe do jogador, explicando: "O Sporting nunca teve a intenção de o deixar sair enquanto mantivesse os direitos económicos partilhados com o Barça, mas agora as coisas mudaram. Aproveitou bem a necessidade blaugrana e ninguém duvida que irão obter um benefício importante com a operação. Além disso, Trincão é agora representado por Jorge Mendes, o que garante movimento a curto ou médio prazo".
Segundo a mesma fonte, Bayern Munique, Manchester City e Milan já demonstraram interesse numa eventual contratação do internacional português. Francisco Trincão, de 26 anos, cumpre a quarta temporada ao serviço do dos verdes e brancos.
Esta temporada, ao serviço do Sporting, Francisco Trincão – avaliado em 35 milhões de euros – realizou 32 jogos: 20 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.682 minutos realizados, o avançado apontou 10 golos e 12 assistências.
SAD verde e branca definiu como prioridade a manutenção dos seus principais ativos e há já se sabe quem são os próximos com novos contratos
05 Fev 2026 | 10:33 |
Com os processos considerados mais urgentes resolvidos no Sporting - Francisco Trincão, Pedro Gonçalves, Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande e João Simões -, Frederico Varandas centra agora atenções noutros dossiês, nomeadamente Maxi Araújo e Rui Borges.
O internacional uruguaio, de 25 anos, chegou ao Sporting na temporada passada e rapidamente se afirmou junto dos adeptos, despertando também o interesse de clubes europeus. Embora tenha contrato válido até junho de 2029, a administração pretende rever o seu vencimento. A cláusula de rescisão, fixada nos 80 milhões de euros, deverá manter-se inalterada.
Em paralelo, está também em análise a situação de Rui Borges, cujo contrato termina em junho de 2027. O treinador já foi abordado pela liderança leonina com vista a uma eventual continuidade para além dessa data. Publicamente, o técnico afirmou “estar muito feliz no Sporting”, deixando em aberto a possibilidade de um novo prolongamento contratual.
Desde o início da temporada que a SAD definiu como prioridade a manutenção dos seus principais ativos, uma estratégia que tem permitido preservar a base da equipa bicampeã e, simultaneamente, reforçar a estabilidade financeira através de cláusulas de rescisão elevadas. No caso de Francisco Trincão, a cláusula mantém-se nos 60 milhões de euros, um valor significativo para um jogador de 26 anos que atravessa um dos melhores momentos da carreira.
Vale lembrar que a renovação do extremo demorou a concretizar-se, mas acabou por ser concluída. O internacional português prolongou o vínculo com o Sporting até junho de 2030, após um processo negocial longo que terminou com entendimento entre as duas partes. O jogador tem vindo a afirmar-se em Alvalade, atingiu a convocatória da Seleção Nacional e o Clube assegura a continuidade de um dos elementos considerados estruturais no plantel.