
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
No próximo domingo, 27 de dezembro, a turma de Alvalade desloca-se ao terreno da B-SAD, pelas 20h00. Na antevisão ao jogo relativo à 11.ª jornada, Rúben Amorim deu ênfase à importância de manter o foco apenas no jogo seguinte, garantindo também que a única posição que quer ver reforçada no mês de janeiro é o primeiro lugar. «Preparámos um jogo difícil, contra uma equipa que não sofre golos. Sofreu tantos como nós, mas também não marca tantos. Eles vão estar preparados para um Sporting CP forte, até porque jogamos em sistemas parecidos, ou seja, eles conhecem bem e sabem o que perigo que pode vir daí porque é nele que treinam todos os dias. Ainda assim, vamos entrar neste jogo da mesma maneira: pensar na vitória e fazer o máximo para trazer os três pontos», começou por dizer. Enquanto técnico do SC Braga, Rúben Amorim goleou a B-SAD por 7-1, mas, apesar de tal feito, o técnico leonino garantiu que os golos não são o mais importante, mas sim a vitória. “Meio a zero basta, o que interessa são os três pontos. A vitória com o SC Farense (1-0) valeu os mesmos pontos que o triunfo com o CD Tondela (4-0). Se conseguirmos marcar um golo à B-SAD e não sofrer nenhum, levamos os três pontos. Agora, nós queremos melhorar de jogo para jogo. Sim, gostamos de marcar golos, mas o 1-0 basta para os três pontos”. Abordando a questão do mercado de transferências, o técnico dos leões garantiu estar satisfeito com o seu plantel. “Não tenho visto os rivais, vejo jogo a jogo. Para vencer a B-SAD não precisamos de mais nenhum jogador, temos os jogadores suficientes para vencer os próximos jogos. Mas a equipa que conheço melhor neste momento é a B-SAD". Questionado sobre aquilo que os adeptos leoninos querem ouvir do seu treinador, Rúben Amorim mostrou-se perentório: “O que os Sportinguistas querem é que todos consigamos dar o máximo. A comunicação é boa quando se ganha. O que posso prometer é dar o máximo, tentar vencer todos os jogos. O SC Farense foi prova de que temos de ir jogo a jogo, temos jogadores com pouca experiência na I Liga e ainda para mais num Clube como o Sporting CP." Abordando a quadra natalícia, e os cuidados que os jogadores de Alvalade tiveram, o treinador verde e branco garantiu confiar nos seus atletas: "Alertámos os jogadores, a estrutura fez tudo para precaver quaisquer situações. Recebemos aqui o agregado familiar dos jogadores para minimizar os riscos. Já tivemos um surto, há coisas que nos transcendem. Os jogadores são responsáveis e sabem da importância de perder dez dias de prova. Acredito que, tal como os portugueses, os jogadores foram responsáveis e tiveram cuidados. Se acontecer alguma coisa, esperamos que não, estaremos preparados." Relativamente às ausências no encontro no Jamor, o técnico leonino esclareceu que “Feddal está fora do jogo. Sofreu um traumatismo e vamos ver se estará no próximo [diante do SC Braga]. De resto, o Jovane Cabral e o Luiz Phellype encontram-se a recuperar”.
Fotografia de Sporting CP
Duo de jogadores verdes e brancos estão sob alçada da justiça portuguesa, numa situação que remonta à final da Taça de Portugal, que os leões venceram
|
A Comissão de Instrução Disciplinar da FPF pediu a suspensão, entre um a três jogos, de Matheus Reis e Geovany Quenda, jogadores do Sporting. O caso remonta ainda à polémica da final da Taça de Portugal, onde os leões defrontaram, e derrotaram o Benfica.
Ficaram a ser conhecidas, recentemente, as conclusões do despacho de encerramento do inquérito, na sequência das várias acusações feitas contra o Sporting e os seus jogadores - muitas delas ligadas ao Benfica - após o jogo e os festejos relativos à final da Taça de Portugal.
Na base das acusações, que também chegaram pelas mãos do empresário César Boaventura, estão, em primeira instância, o lance disputado entre Matheus Reis e Andrea Belotti, em que o ala brasileiro acaba por pisar a cabeça do avançado italiano. O vídeo do Clube de Alvalade, postado perto do autocarro da equipa, no fim da partida, também foi alvo de deliberação. O ala já fez a primeira aparição pública depois do sucedido.
Para além disto, Morten Hjulmand, Viktor Gyokeres, Geovany Quenda, e a da Sporting SAD, devem ser presentados com multas. Em parte por terem segurado numa fotografia de Matheus Reis, como 'homenagem', e no caso do jovem extremo, também devido à camisola que utilizou, com referência a um diálogo entre Esgaio e Otamendi.
O Conselho de Disciplina da FPF vai, agora, decidir, na sua próxima reunião, se aceita as penas recomendadas pela acusação na Comissão de Instrução Disciplinar, e se aplica os castigos aos jogadores do Sporting, ou se não acata as recomendações que foram dadas agora.
Jogador que alinhou de início no primeiro jogo da última temporada está muito perto de deixar o Clube para se juntar a um novo emblema inglês
|
Vladan Kovacevic já cumpriu os exames médicos junto do Norwich, indispensáveis para confirmar a sua transferência para o clube inglês. O guarda redes bósnio terá aproveitado já a última quarta-feira para a realização destes testes, cujo resultado se deve conhecer, apenas, esta quinta feira, dia 26 de junho.
Segundo avança o jornal Record, se tudo correr bem com os exames médicos de Vladan Kovacevic, como é esperado, o negócio terá luz verde total de todos os lados para avançar, e o antigo jogador do Sporting pode ser apresentado no novo clube pelo final desta semana.
Recorde-se que o Sporting contratou Vladan Kovacevic no verão de 2024, quando procurava um novo titular para as balizar verdes e brancas. Pagou cerca de 4,8 milhões de euros ao polacos do Rakow pelo concurso do bósnio, mas a aventura não correu da melhor forma em Portugal.
Os leões arriscam-se, agora, a perder dinheiro com o negócio de Vladan Kovacevic. Isto porque o Sporting vai enviar o guarda redes para o Norwich a troco de apenas 2,4 milhões de euros, cerca de metade do que pagou há um ano. No entanto, o Clube de Alalade pode, ainda, receber mais dois milhões por objetivos, e assegura 10% de uma futura mais valia.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Vladan Kovacevic – avaliado em 4 milhões de euros – realizou apenas 10 encontros. Nos 930 minutos em que atuou com a Listada verde e branca, o guardião sofreu 11 golos. Pelo Légia Varsóvia, o guardião somou nove jogos e 14 golos consentidos.
Treinador verde e branco vai arrancar os trabalhos antes dos atletas verdes e brancos na Academia de Alcochete, com vista à temporada 2025/26
|
Rui Borges planeia apresentar-se na Academia do Sporting antes dos jogadores verdes e brancos. A pré-época dos leões arranca oficialmente a 1 de julho, próxima terça-feira, mas o treinador de Alvalade deve apresentar-se em Alcochete entre domingo e segunda-feira.
A informação é avançada pelo jornal Record. Rui Borges quer ter o trabalho já iniciado antes da apresentação dos jogadores na terça-feira, dia 1 de julho, e vai aproveitar para tratar de algumas questões que tem em mão no imediato, nomeadamente no que toca ao mercado de transferências.
No entanto, vale a pena ressalvar que, apesar de voltar mais cedo, Rui Borges antecipa o seu regresso à Academia do Sporting apenas em um ou dois dias. Isto acontece porque o treinador deixou tudo preparado antes de deixar Lisboa, pelo que não sente necessidade de chegar ainda mais cedo a Alcochete.
A verdade é que, mesmo longe, a gozar as férias, Rui Borges tem-se mantido perto do Sporting. Tem acompanhado os vários dossiers do Clube ligados à janela de transferências, tanto no que toca a saídas como a entradas - pode estar prestes a conhecer o novo avançado - e já começou a comunicar com os jogadores nesta última semana antes do início de trabalhos.
O treinador já tem os primeiros dias da pré-época planeados. O plantel deve arrancar com os habituais treinos de preparação física, seguido pela implementação de um novo sistema tático que Rui Borges que implementar na equipa, o 4-2-3-1. Antes de seguirem para o estágio no Algarve, a 12 de julho, os leões devem fazer ainda um jogo de preparação na Academia, à porta fechada.