
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Manchester United tem Evanilson nos seus planos. Depois de ver a saída de Marcus Rashford para o Barcelona, Ruben Amorim acredita que o avançado do Bournemouth é uma opção a ter em conta para rumar a Old Trafford, tendo em conta o conhecimento que o antigo técnico do Sporting tem do jogador, depois da sua passagem pelo Porto.
Segundo informações avançadas pelo especialista Ekrem Konur, a direção dos red devils vê com bons olhos a mudança do brasileiro de 25 anos, depois da sua primeira temporada na Premier League, onde foi o jogador em destaque dos cherries do sul de Inglaterra.
Um fator que pode permitir ao Manchester United garantir a contratação de Evanilson é o desejo de vender os jogadores que não entram nos planos de Ruben Amorim. Depois de Marcus Rashford, atletas como Alejandro Garnacho, Antony e Jadon Sancho também deverão render dinheiro aos cofres da direção dos irmãos Glazer.
Vale a pena recordar que a frente de ataque é o setor em que os red devils tem apostado as suas fichas neste mercado de transferências, depois do antigo treinador do Sporting ver as contratações do avançado Matheus Cunha (ex-Wolverhampton) e do extremo Bryan Mbeumo (ex-Brentford).
Em 2024/25, com a camisola do Bournemouth, Evanilson – avaliado em 35 milhões de euros – fez 34 encontros: 31 na Premier League, dois na Taça de Inglaterra e outro na Taça da Liga Inglesa Nos 2.521 minutos em que esteve em campo, o brasileiro marcou 12 golos e fez 5 assistências.
Confira, abaixo, a publicação de Ekrem Konur:
Antigo futebolista dos leões voltou a comentar a novela entre o sueco e o Clube de Alvalade, que parece estar finalmente a chegar ao fim
|
Após a saída de Viktor Gyokeres do Sporting para o Arsenal ter sido confirmada por Fabrizio Romano, especialista em transferências, Fernando Mendes decidiu comentar o impasse que chega agora ao fim. O antigo jogador leonino defendeu o seu Clube e condenou a atitude do avançado sueco.
Gyokeres? Fernando Mendes: "Claramente que estou do lado do Sporting"
“Entendo a posição do Sporting, claramente que estou do lado do Sporting. Acho que isto já podia estar resolvido, para quê tanto tempo? Isto tem andado aqui tanto tempo para, segundo se diz, o Arsenal chegar às pretensões que o Sporting exigia”, começou por dizer o agora comentador desportivo, em declarações à CMTV.
De seguida, Fernando Mendes não hesitou em desejar boa sorte para o novo capítulo do ponta-de-lança de 27 anos, deixando-lhe, no entanto, um pequeno reparo: “Se isto se concretizar, o Sporting perde um grande jogador, o Campeonato português perder um grande jogador. Desejo-lhe toda a sorte do mundo, mas não tinha necessidade nenhuma, acho eu, de ter feito o que fez ao Sporting. Pecou na atitude”.
Saída do Sporting? Fernando Mendes: "Entendo a posição de Gyokeres em querer ir jogar para o Arsenal"
“Acho que era inevitável a saída de Gyokeres, não havia muito a fazer porque era um jogador extremamente cobiçado por vários clubes. Entendo a posição do Gyokeres em querer ir jogar para o Arsenal e para o campeonato mais competitivo do mundo, entendo tudo isso, mas poderia tê-lo feito de outra maneira”, continuou o antigo lateral do Sporting, reforçando que considera ter sido desnecessária a recusa do sueco em integrar a pré-época dos leões.
Por fim, Fernando Mendes mostrou-se preocupado com o atraso na venda de Viktor Gyokeres, que resultou no atraso de novas contratações: “Gyokeres tinha mais três anos de contrato com o Sporting, ia sair de qualquer maneira, acho que não havia necessidade nenhuma disto e acho que uma das coisas que me preocupa também é o atraso que o Sporting tem tido em resolver esta situação para contratar jogadores para o seu futuro, acho que isso é o mais importante”.
SAD do Clube de Alvalade faz investimento milionário em atleta que promete dar muitas alegrias aos adeptos verdes e brancos
|
É oficial! O Sporting adquiriu a totalidade do passe de Geny Catamo. Este é o segundo investimento feito num curto espaço de tempo pelo ala moçambicano, visto que, no passado dia 21 de julho, a Direção de Frederico Varandas tinha garantido 90% do valor de uma futura transferência do novo ‘camisola 10’.
A SAD verde e branca vai pagar 1 milhão de euros para assegurar os direitos totais do jogador de 24 anos, tal como foi anunciado pelos Black Bulls, emblema onde Catamo realizou parte da sua formação: “É com satisfação que informamos que foi celebrado um acordo no montante de um milhão de euros, valor superior aos 600 mil euros inicialmente estipulados contratualmente”.
“A aquisição definitiva dos direitos económicos do atleta Geny Catamo por parte do clube lisboeta (...) representa mais um passo firme da consolidação da nossa política de formação e promoção de talentos”, concluiu o atual campeão em título do Moçambola, através de um comunicado.
Vale a pena recordar que o canhoto tem ganho um novo destaque nesta pré-época do Clube de Alvalade. O moçambicano herdou a ‘camisola 10’, anteriormente utilizada por Marcus Edwards e marcou o golo solitário da formação de Rui Borges, no encontro de preparação frente ao Farense da última segunda-feira, que terminou com em empate (1-1).
Em 2024/2025 Geny Catamo – avaliado em 15 milhões de euros – disputou 48 jogos de leão ao peito. Nos 3.077 minutos somados com a camisola do Sporting, o jogador marcou sete golos, ofereceu três assistências e quer voltar a brilhar com a Listada verde e branca.
Guarda-redes está prestes a rumar a Alvalade, com o intuito de preencher o lugar que fica disponível com a saída de Franco Israel
|
João Virgínia está prestes a ser jogador do Sporting. O guardião, de 25 anos, prepara-se para assinalar, assim, o seu regresso ao Clube de Alvalade, onde atuou sob a condição de empréstimo na época 2021/2022. O futebolista assinará um vínculo definitivo com os leões, depois de se tornar um jogador livre no mercado.
A notícia está a ser avançada pelo jornal Record, que revela que o guarda-redes volta a Portugal nove anos depois, tendo saído do Benfica em 2016 para rumar ao Arsenal, jogando em Inglaterra desde essa altura. Após sair do Arsenal para o Everton em 2018, o percurso do futebolista nunca foi linear, tendo sido emprestado todas as épocas pelos toffees, com exceção para a última.
Assim, o Sporting vê resolvida a sua necessidade em arranjar um segundo guarda-redes para a baliza da equipa principal, preenchida por Rui Silva. Isto porque Franco Israel está prestes a regressar a Itália, desta vez para envergar a camisola do Torino.
Ainda se especulou sobre a potencial utilização de Diego Callai para o papel de segundo guarda-redes do plantel principal do Sporting. No entanto, essa hipótese foi rapidamente refutada, tendo em conta que o jovem guardião será opção recorrente para a baliza da equipa B dos leões, que enfrenta um novo desafio na Liga 2.
João Virgínia, avaliado em 800 mil de euros, realizou apenas três jogos a serviço do Everton em 2024/2025. Dois deles, na FA Cup e na Carabao Cup, foram realizados a serviço da equipa principal do emblema inglês, sendo que o terceiro jogo, a contar para o Troféu EFL, foi disputado pela equipa sub 21 dos ingleses.