ANDEBOL MANTÉM TRADIÇÃO E CONQUISTA TROFÉU STROMP
Sporting CP venceu o Póvoa AC por 31-26
Duarte Pereira da Silva
Texto
8 de Setembro 2020, 22:10
summary_large_image

A equipa de andebol do Sporting CP venceu o Troféu Stromp. Numa partida realizada na noite desta terça-feira, 8 de setembro, no Pavilhão João Rocha, os leões venceram o Póvoa AC por 31-26 e conquistaram pela terceira vez consecutiva a competição que tem como objetivo homenagear a mítica figura do Clube leonino.

Ainda antes do arranque do encontro, Carlos Carneiro, que recentemente terminou a carreira e assumiu funções na formação do andebol leonino, foi homenageado pelo período em que representou o Sporting CP e deu, de forma simbólica, o “pontapé de saída” do jogo. Nota, ainda, para a presença de Miguel Afonso, Vice-Presidente com o pelouro das modalidades, e Miguel Albuquerque, Diretor Geral das Modalidades, na homenagem a Carneiro.

O Sporting CP regressava ao Pavilhão João Rocha mais de seis meses depois. A última partida do andebol na casa das modalidades datava de 4 de março, num duelo com o FC Porto em que os leões saíram derrotados por 27-23. E foi precisamente diante dos dragões que a turma de Rui Silva havia realizado o último jogo amigável. No Torneio Internacional de Viseu, os rapazes de verde e branco perderam por 26-21 com os comandados de Magnus Andersson.

Por sua vez, o Póvoa AC vinha motivado pela recente subida à 1.ª divisão – a turma de Jorge Carvalho venceu os dois jogos referentes à Liguilha de subida ao Campeonato Placard Andebol I – e, consequentemente, tinha mais ritmo competitivo do que os leões.

Rui Silva optou por alinhar com Manuel Gaspar, Darko Djukic, Frankis Carol, Carlos Ruesga, Theo Clarac, Pedro Valdes e Arnaud Bingo no sete inicial. E foi mesmo um reforço a marcar o primeiro golo do Sporting CP: Darko Djukic. Na resposta, Roberto Ferreira repôs a igualdade no marcador.

Nos primeiros minutos, os ataques estavam a ser capazes de se superiorizar às defesas e com um terço da primeira parte disputada o marcador estava igualado a cinco golos. Porém, aos 14 minutos, e após um período em que correu atrás do marcador, o conjunto de Rui Silva saltou para a frente do marcador (9-8). Salvador Salvador, um dos jovens que integra o plantel para a presente época, disparou um míssil e colocou os leões na frente. Logo de seguida, outro reforço, Theo Clarac, dilatou a vantagem leonino (10-8). A partir deste momento, o Sporting CP pareceu mais solto e foi controlando as incidências do encontro. Destaque para o processo defensivo da turma de Alvalade e também para Manuel Gaspar, que somou boas intervenções.

Ao intervalo, a vantagem do conjunto de Rui Silva era de nove golos (18-9) e o último dos quais foi conseguido mesmo em cima do apito do árbitro. Com o tempo a esgotar-se, Salvador Salvador, do meio da rua, subiu ao sétimo andar e enviou um bilhete com destinatário à baliza do Póvoa AC. Um golo incrível por parte do jovem de 19 anos.

No arranque do segundo tempo, o conjunto de Jorge Carvalho veio com vontade de equilibrar a contenda e a verdade é que o conseguiu. O timoneiro Leonino optou por dar rodagem à grande maioria dos atletas, nomeadamente a alguns jovens. Assim sendo, e também fruto de algum cansaço natural da pré-época, com cerca de 15 minutos jogados, o Póvoa AC chegou a estar a apenas quatro golos (24-20) do Sporting CP, o que obrigou o treinador Leonino a pedir um desconto de tempo.

Porém, a partir deste momento, os leões voltaram a assumir o controlo do jogo e conseguiram dilatar novamente a vantagem (28-21). Até final do jogo, nota para as entradas dos jovens Nilton Melo e Tomás Ferreira, de apenas 16 anos e 18 anos, respetivamente.

Desta forma, o Sporting CP venceu o Póvoa AC por 31-26 e conquistou o Troféu Stromp pelo terceiro ano consecutivo. No que ao jogo diz respeito, destaque para o processo defensivo dos comandados de Rui Silva, que parece ser um dos pontos fortes da equipa verde e branco. Quanto ao momento ofensivo, existem ainda aspetos a melhorar, que, certamente, serão trabalhados até ao arranque da competição.

O Sporting CP arranca o Campeonato Placard Andebol 1 já no próximo sábado, 12 de setembro, às 18h00, no Pavilhão João Rocha, frente ao Boavista FC.

Fotografia de Sporting CP

  Comentários