Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
19 Nov 2025 | 07:54 |
Ousmane Diomande voltou a representar a seleção da Costa do Marfim, quebrando uma série de sete convocatórias consecutivas sem utilização. O central de do Sporting foi titular e jogou os 90 minutos no particular disputado esta terça-feira, 18 de novembro, frente a Omã, encontro que marcou o fim da fase de testes durante a pausa FIFA.
A Costa do Marfim venceu por 2-0, com golos de Bayo, aos nove minutos, e Krasso, aos 25’. Este foi o último jogo de preparação antes de Emerse Faé divulgar a lista final de convocados para a CAN 2025/26, competição que irá decorrer em Marrocos entre 21 de dezembro de 2025 e 18 de janeiro de 2026. Diomande integrou a concentração à última hora, devido à lesão de Evan Ndicka.
Após ter sido suplente não utilizado frente à Arábia Saudita, na passada sexta-feira, e titular diante de Omã, o defesa regressa agora ao Sporting - com quem está perto de renovar - retomando os trabalhos na Academia Cristiano Ronaldo.
Na presente temporada, Ousmane Diomande – avaliado em 45 milhões de euros – realizou sete encontros pelo Sporting: três na Liga Portugal Betclic, dois na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça. Ao todo, o defesa-central contabiliza 497 minutos.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no sábado, dia 22 de novembro, frente ao Marinhense. O encontro, a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma da Marinha Grande, jogar-se-á, às 18h00, em Alvalade.
Selecionador Nacional foi confrontado com a pouca utilização dos bicampeões nacionais ao serviço das Quinas e não se escondeu do tema
19 Nov 2025 | 07:29 |
Roberto Martínez reagiu, de uma vez por todas, à pouca utilização de jogadores do Sporting - seja nas suas convocatórias, seja no tempo de jogo que os bicampeões nacionais têm na Seleção Nacional. O espanhol disse ser "neutro" e negou que tal esteja relacionado com o Clube.
À margem de um almoço-debate que contou com a presença de vários convidados, responsáveis e diriggentes ligados a empresas e associados do International Club of Portugal, que organizou a sessão, o Selecionador Nacional viu-se confrontado com os casos de Pedro Gonçalves, Francisco Trincão e Geovany Quenda.
Roberto Martínez: "Sporting? O Selecionador é neutro"
"Vou ser muito honesto, pois isso é uma crítica que é mentira: ouvi que o selecionador não gosta de jogadores do Sporting, mas o selecionador é neutro. O selecionador nasceu em Espanha, trabalhou em Inglaterra e nos últimos sete anos trabalhou na Bélgica, não tem camisola, não tem passado [em Portugal], toma decisões para ganhar jogos e nunca condiciona os minutos de um jogador, condiciona a chamada", começou por dizer.
Roberto Martínez: "Há muitos jogadores que têm azar de estar nas mesmas posições de jogadores incríveis"
"Mas há muitos jogadores que têm azar de estar nas mesmas posições de jogadores incríveis como Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo, Diogo Costa... É muito difícil chegar, mas se um jogador chega à Seleção e não joga, não é porque o selecionador não o escolhe. Quando o jogador está no estágio, a equipa técnica é neutra e a escolha é o melhor jogador por posição para ganhar o jogo para o povo português", reforçou, deixando ainda um recado.
"A minha responsabilidade é acompanhar todos os jogadores, porque se fazem um bom trabalho no seu clube, merecem ser chamados. Mas para jogar na Seleção, não é o selecionador, é o jogador durante o estágio e durante os treinos. Por exemplo, o Carlos Forbs foi o último jogador a chegar e fez muitos minutos. É uma boa reflexão... O selecionador nunca toma a decisão de um jogador não jogar, apenas toma a decisão de quem joga", finalizou Roberto Martínez.
Com a aproximação da janela de transferências de janeiro, verdes e brancos já deixaram bem claro as suas ideias para os bicampeões nacionais
19 Nov 2025 | 07:14 |
O Sporting tem objetivos bem definidos para o próximo mercado de transferências: não é para deixar sair ninguém. São alguns os ativos dos leões a despertarem o interesse de tubarões europeus, mas os verdes e brancos já estabeleceram que Morten Hjulmand não irá deixar Alvalade, Ousmane Diomande é para segurar e Francisco Trincão é totalmente inegociável.
Segundo revela o jornal A Bola, os verdes e brancos não têm qualquer urgência de encaixe financeiro no imediato e, por isso, os responsáveis leoninos pretendem manter a sua espinha dorsal e voltar apenas nesta questões na janela de verão.
O capitão do Sporting é visto como um dos mais cobiçados nesta fase. Além da 'pressão alta' da Juventus por Hjulmand, também o Manchester United e o City veem com bons olhos uma possível contratação do médio. No entanto, o internacional dinamarquês terá um acordo com Frederico Varandas para apenas deixar Alvalade no verão de 2026, mantendo-se seguro neste defeso.
Também Diomande parece estar seguro no Sporting. Apesar de ter estado perto de reforçar o Crystal Palace no último mercado - e haver um possível novo ataque em janeiro -, o costa-marfinense parece seguro em Alvalade, quando os próprios leões estão a trabalhar na renovação do seu contrato.
Por fim. o caso de Trincão é o que menos dúvidas dá aos verdes e brancos. Apesar de ser bem visto por vários clubes, é totalmente inegociável para o Sporting. O 'camisola 17' também deverá renovar com os leões e é expectável que seja promovido a capitão de equipa aquando da saída de Hjulmand.
Jogador lesionou-se e está afastado dos relvados e dos trabalhos com o restante grupo dos leões já há mais de um ano, mas regresso está à vista
19 Nov 2025 | 06:58 |
Nuno Santos está pronto para ser reintegrado nos trabalhos do Sporting. Depois de 389 dias de ausência, devido a lesão, o 'camisola 11' dos verdes e brancos prepara-se para treinar às ordens de Rui Borges no regresso da equipa principal à Academia Cristiano Ronaldo, após três dias de folga - dos quais o próprio abdicou.
A informação está a ser avançada pelo jornal A Bola, que garante que o jogador será presença de destaque na sessão desta quarta-feira, dia 19 de novembro. Caso tal aconteça, o ala tem agora pela frente uma 'pré-temporada', na qual o principal objetivo passa por readquirir o ritmo perdido.
Nuno Santos está afastado das opções do Sporting desde 26 de outubro de 2024, depois de se ter lesionado à passagem pela 9.ª jornada da Liga em 2024/25, na deslocação dos leões a Famalicão. Exames confirmaram rotura do tendão rotuliano do joelho direito, tendo acabado por ser submetido a intervenção cirúrgica.
Esta ausência de Nuno Santos era para ter terminado no final da época passada, aquando da disputa da final da Taça de Portugal, frente ao Benfica. No entanto, tal acabou por não acontecer e o seu regresso foi-se adiando, mas agora terá chegado a altura.
Nuno Santos – avaliado em 7 milhões de euros – chegou ao Sporting em 2020, oriundo do Rio Ave, a troco de 4,15 milhões de euros (dados Transfermarkt). Desde então, o ala de 30 anos contabiliza 196 encontros, 34 golos, 42 assistências e sete títulos conquistados (três Campeonatos Nacionais, uma Supertaça Cândido de Oliveira, uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga).