
Futebol
Pote ainda não pode ser titular! Médio do Sporting mais perto do regresso, mas há um senão
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Anthony Lopes foi dado como possível reforço do Sporting, enquanto os leões procuravam um substituto para Antonio Adán. A estrutura verde e branca acabou por escolher Vladan Kovacevic e o nome do internacional português não voltou a surgir. A saída do Lyon é garantida e deverá assinar com o Estrasburgo.
A informação está a ser avançada pelo L’Équipe, garantindo que o clube, detido em parte pelo Chelsea, destacou o jogador de 33 anos como prioridade para reforçar a baliza e já terá questionado os responsáveis do Lyon qual o valor e/ou os moldes necessários para uma eventual transferência.
A mesma fonte refere que a vontade do guardião é mudar-se para a Arábia Saudita. No entanto, a falta de interesse dos clubes que militam no campeonato de Cristiano Ronaldo levam a que o futebolista prossiga carreira em França sendo que à sua espera deverá ter um contrato de três anos, com salário semelhante ao atual.
Anthony Lopes – avaliado em 5 milhões de euros -, vai mesmo sair do Lyon ao fim de 20 épocas no clube francês. Em 2023/24, o guarda-redes contabilizou 33 jogos, com o total de 2.967 minutos em campo. Ao todo, completou 489 jogos com a camisola dos les gones.
Já Vladan Kovacevic – que tem um valor de mercado de 6 milhões de euros – disputou, a temporada passada, 47 partidas pelo Rákow: seis na Liga Europa (540’), oito na qualificação da Liga dos Campeões (720’), 29 no campeonato nacional polaco (2.610’), três na Pokal POL (330’) e um na Supertaça da Polónia (90’). Nos 4.290 minutos em campo, o guardião sofreu o total de 52 golos, o que dá uma média de 1,11 tentos sofridos por encontro.
Jovem jogador formado nas camadas jovens dos leões deu ótimas novidades aos adeptos verdes e brancos, em relação ao futuro
|
João Simões estava a ser um dos destaques da temporada do Sporting, até que uma lesão obrigou o jogador a uma operação no pé, e o tirou das opções de Rui Borges até ao fim da temporada. A recuperar dessa cirurgia, o jogador deu boas notícias aos adeptos verdes e brancos, que se prendem com a sua renovação.
O jovem jogador de 18 anos já tem, segundo o jornal A Bola, a sua renovação de contrato apalavrada com o Sporting, e tudo indica que se tornará oficial no final da presente temporada ou no início da próxima, de modo a que João Simões comece a época com a sua situação esclarecida.
Este é, de resto, um reconhecer das capacidades de João Simões por parte do Sporting. Relembrar que o jovem jogador se estreou pela equipa principal a 22 de novembro, contra o Amarante, num jogo que também foi de estreia para João Pereira - apesar dos maus resultados da equipa sob o antigo técnico, o período serviu para o jovem médio agarra o lugar no plantel verde e branco.
Pelos vistos, nem uma lesão que o tirou da competição durante algum tempo lhe conseguiu tirar esse lugar. Um dos objetivos da renovação de contrato é a promoção, definitiva, de João Simões à equipa principal do Sporting. O médio passará, assim, a fazer parte do lote de jogadores às ordens de Rui Borges em 25/26.
Para além de um aumento salarial, esta renovação também traz uma novo estatuto ao jogador dentro da hierarquia do Sporting. O jogador deve, ainda, garantir a sua ligação ao Clube até 2030, um prolongamento de cinco anos no seu vínculo a Alvalade.
Presidente verde e branco já delineou a estratégia para abordar o mercado de transferências na próxima janela, antes da temporada 25/26
|
Numa altura em que a equipa do Sporting está focada na conquista do bicampeonato, Frederico Varandas e a Direção do Clube trabalham para preparar a próxima época. Com algumas vendas e compras já oficializadas - como os casos de Quenda, Essugo, Alisson ou Kochorashvili - o dirigente máximo dos leões já parece ter definido a estratégia para a próxima janela de transferências.
Em primeiro lugar, há uma certeza em Alvalade: a próxima época será de renovação do plantel do Sporting. Ao contrário do que aconteceu no ano passado, quando as figuras mais importantes ficaram em Lisboa a pedido de Ruben Amorim, Varandas já sabe que vai ser obrigado a vender algumas das figuras dos leões.
À cabeça aparece Viktor Gyokeres - atualmente na luta pela Bota de Ouro - movimentação que já se espera. Depois, a Direção do Sporting também se deve decidir pela venda de uma defesa central, seja ele Gonçalo Inácio, ou Ousmane Diomande. Tudo isto vai depender das oportunidades do mercado, mas estes são os nomes que aparecem numa linha da frente.
No lado imediatamente oposto, está Morten Hjulmand. Está definido por Frederico Varandas que a manutenção do médio dinamarquês é uma das mais prioritárias em todo o plantel, e o Sporting fará de tudo para resistir ao assédio dos gigantes europeus, e manter o capitão da equipa de Alvalade a vestir de verde e brando durante, pelo menos, mais uma temporada.
Com as vendas de Quenda e Essugo, e os milhões que se esperam que cheguem devido a Viktor Gyokeres, o Sporting está bem protegido, olhando também à cláusula de 80 milhões de euros no contrato de Morten Hjulmand. O médio dinamarquês deve mesmo ser a figura central de um plantel renovado para 25/26.
Treinador verde e branco tem um problema para o futuro, mas já parece estar a trabalhar para o resolver, dentro das soluções que estão disponíveis
|
O Sporting já prepara a partida da próxima sexta feira, dia 18 de abril, frente ao Moreirense. Rui Borges recebeu uma má notícia no fim do último encontro, depois de Conrad Harder receber ordem de expulsão por parte do árbitro da partida, e foi obrigado a encontrar soluções no plantel verde e branco para ocupar o seu lugar.
O treinador do Sporting já parece ter escolhido quem será o suplente de Viktor Gyokeres no Sporting - Moreirense da 30ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Face a ausência do avançado dinamarquês, Rui Borges deverá chamar para o seu lugar o jovem Gabriel Silva, que representa as camadas de formação verdes e brancas.
O técnico transmontano dos leões ainda não sabe por quanto tempo vai ser obrigado a utilizar esta solução. O Sporting espera para perceber qual será o castigo aplicado a Harder, depois do cartão vermelho nos Açores, e de quanto tempo será a suspensão para o dinamarquês. Viktor Gyokeres, à sua frente, continua disponível, e Gabriel Silva aparece como solução.
Relembrar que este papel foi muitas vezes cumprido por Rafael Nel. Quando Viktor Gyokeres esteve lesionado, e Harder era o titular, foi sempre Nel a ser chamado para assumir o papel de suplente. O jogador está, agora, também ele lesionado, o que abre ainda mais a porta a Gabriel Silva.
O ponta de lança formado nas camadas jovens do Sporting tem sido um dos destaques da época dos leões. Com apenas 18 anos, tem estado em bom plano na equipa B verde e branca, onde apontou cinco golos em 18 jogos, sendo que estendeu os bons desempenhos à UEFA Youth League, onde também somou cinco tentos na presente edição.