
Futebol
Rui Borges dá boa notícia a 'menino' da formação! Jovem promovido à equipa principal do Sporting
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Nemanja Gudelj, médio do Sevilha, poderá ser baixa no Europeu de 2024. A informação foi avançada pela turma espanhola, na tarde desta terça-feira, depois do sérvio ter sofrido uma lesão no menisco posterior de joelho direito na última partida frente ao Maiorca.
Num comunicado emitido na turma que se encontra na Liga Espanhola, estes avançaram com o quadro clínico do antigo futebolista do Sporting, que saiu queixoso no duelo da jornada transata, sendo que Marcus Acuña, ex-defesa do Clube de Alvalade, foi chamado para render o jogador do miolo sevilhano.
Recorde-se que recentemente, Gudelj tinha sido submetido a uma operação ao joelho esquerdo e uma nova intervenção coloca-se como cenário provável. Nenhuma informação foi ainda avançada, pelo que o futuro do médio se encontra neste momento indefinido.
Nemanja Gudelj encontra-se a cumprir a sua quinta temporada consecutiva ao serviço do Sevilha. Na época em curso, o sérvio já tinha entrado em campo por 29 ocasiões, tendo abanado as redes por três vezes e feito ainda uma assistência. Encontra-se também sob uma das épocas mais positivas desde a sua chegada, em 2019/20.
De relembrar que, o antigo camisola 86 do Clube de Alvalade, fez parte da caminhada do Sporting na época 2018/19. Às ordens de Marcel Keizer, o internacional da Sérvia venceu uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga. Já no Sevilha, venceu duas Ligas Europas.
Na equipa nacional da Sérvia soma 60 internacionalizações onde já marcou um tento certeiro. Com a lesão sofrida, a fase final do Campeonato da Europa torna-se uma miragem, esta que se encontra a pequenos passos de começar.
Técnico verde e branco juntou-se ao Clube de Alvalade no final de 2024, e não tem tido vida fácil desde que chegou, devido a várias condicionantes
|
Rui Borges chegou ao Sporting no final de dezembro de 2024, e não tem tido vida fácil em Alvalade. Devido a muitas condicionantes - a maior parte delas lesões - o treinador tem sido obrigado a improvisar e a encontrar soluções constantes para garantir que os leões se mantém competitivos na luta pelos objetivos. Nesse percurso, atingiu um registo notável em Alvalade que se prende com a invencibilidade.
O treinador até tem sido um pouco contestado pela imprensa e por alguns adeptos recentemente, por alguma incapacidade na criação do jogo ofensivo da equipa do Sporting. No entanto, há outro dado que salta à vista: a dificuldade em vencer a equipa do Sporting.
O Sporting ainda não perdeu, para as competições internas, com Rui Borges. Desde 26 de dezembro de 2024 que os leões não perdem uma partida de uma prova nacional em 90 minutos. Uma marca digna de destaque, especialmente tendo em conta as ausências que se têm feito sentir no plantel verde e branco.
Desde a primeira partida de Rui Borges, contra o Benfica, a 29 de dezembro, que o Sporting somou 14 jogos em todas as competições internas. Nessas partidas, o técnico verde e branco conseguiu garantir um registo de nove vitórias e cinco empates, suficiente para manter os leões na luta pelo bicampeonato, e bem encaminhados para atingir a final da Taça de Portugal.
A último jornada teve sabor especial para Rui Borges, a dobrar. Primeiro, conseguiu um feito inédito na carreira ao derrotar o Santa Clara, algo que nunca tinha feito. Depois, assistiu ao empate do Benfica com o Arouca, que permitiu o regresso do Sporting à liderança da Liga Portugal Betclic, ainda que com os mesmos pontos que o rival de Lisboa.
Jogador esteve afastado dos relvados durante um período muito longo, mas já está apto, e pronto para voltar á competição dentro de campo
|
Uma semana de boas notícias na Academia Cristiano Ronaldo. Depois do regresso da equipa principal às vitórias, contra o Santa Clara, a casa dos leões assistiu ao regresso de Manuel Kissanga, jovem jogador verde e branco que esteve afastado da competição durante muito tempo.
O extremo angolano é visto como um dos mais promissores talentos das camadas jovens do Sporting. Voltou aos treinos recentemente, quase um ano depois de se ter lesionado gravemente rotura do ligamento cruzado anterior no joelho direito, na visita da equipa sub 19 dos leões ao reduto do Benfica, a 24 de maio de 2024.
Devido à lesão que contraiu nesse dérbi, Manuel Kissanga foi obrigado a intervenção cirúrgica para reconstruir o dano que tinha sido feito. Essa cirurgia atirou o extremo angolano para fora dos relvados por mais de 300 dias, colocando em pausa a sua ascensão na Academia Cristiano Ronaldo.
O extremo do Sporting fez questão de assinalar a ocasião especial com um post na sua página pessoal da rede social Instagram, que lia a seguinte descrição "I am back!" ("Estou de volta!"), já depois de ter ido ao túnel, onde recebeu o carinho dos seus colegas de equipa durante a sessão de treinos em Alcochete.
Um dia muito importante para Kissanga, que regressou aos relvados exatamente no dia em que cumpriu 19 anos de idade. Na época passada, realizou cinco golos e cinco assistências, em 34 jogos, divididos entre equipa sub 23 e a equipa de juniores (sub 19) do Sporting. Rui Borges está atento ao desenvolvimento e à recuperação do extremo angolano - o treinador dos leões tem apostado muito na juventude.
Presidente dos leões já vai tentando resolver algumas situações mais complicadas, e perceber se consegue colocar alguns jogadores sem espaço
|
Com o campeonato prestes a entrar na reta final e na sua fase decisiva, os responsáveis do Sporting, liderados por Frederico Varandas, já vão preparando a próxima época em Alvalade. O Presidente verde e branco procura resolver algumas situações do plantel leonino e está perto de receber notícias por Sotiris Alexandropoulos.
Chegado a Alvalade no verão de 2022, a troco de quatro milhões de euros, o médio com características defensivas nunca se conseguiu impor ou encontrar muito espaço no plantel do Sporting. Acabou por somar empréstimos: primeiro rumou ao Olympiacos, da Grécia.
Regressou ao Sporting, de novo sem sucesso, e voltou a ser cedido, desta feita ao Standard de Liége, clube da primeira divisão belga que se encontra atualmente a disputar a segunda fase do play-off do campeonato, que dá acesso a lugares nas competições europeias na próxima temporada.
O médio somou um total de 31 participações em partidas esta temporada ao serviço dos belgas, apesar de apenas oito terem sido na condição de titular. Soma um total de 863 minutos com a camisola do Standard de Liége esta temporada - longe de ser um absoluto, encontrou o seu espaço na equipa.
A Frederico Varandas resta-lhe... aguardar. O Presidente do Sporting deverá estar perto de saber quais são as pretensões dos belgas. Caso queiram manter o jogador, será depois necessário perceber se a solução passará por outro empréstimo, ou pela compra em definitivo pelo passe do médio grego, sendo que não estão estipulados quaisquer valores para a venda de Sotiris no contrato atual que foi desenhado entre leões e o Standard.