Modalidades
Ala que recebeu proposta 'inaceitável' do Sporting está a caminho do Brasil
29 Jul 2026 | 11:03
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
19 Out 2023 | 14:43 |
Diego Cavinato, ala de 38 anos, viu o seu contrato com a equipa de futsal do Sporting ser rescindido, depois de o ala italiano ter testado positivo num controlo antidoping. Afastado das quadras pelos próximos três anos, devido a castigo, o futsalista revela que foi com Alex Merlim que fez a melhor dupla, e explica como se tem refugiado neste momento (saiba mais AQUI).
"Acima de tudo é uma história bonita. Os anos mais felizes da minha vida foram aqui, tanto em termos profissionais, como pessoais. Dois dos meus três filhos nasceram em Portugal. Vou levar sempre coisas boas de Portugal, do Sporting e dos sportinguistas. Os meus oito anos de Sporting foram maravilhosos para mim e para a minha família", disse, ao zerozero (saiba mais AQUI).
"(Melhor momento) Foram muitos mesmo... mas acho que a primeira Champions foi o momento mais marcante. Fiz o 1-0 desse jogo e acaba por ser mais marcante por toda a pressão dos dois anos anteriores. Tínhamos chegado à final, estivemos tão perto e não conseguimos. À terceira acabou por ser de vez e tudo foi maravilhoso. No Pavilhão João Rocha, no Aeroporto, por toda a cidade... ainda tenho tudo bem presente na minha memória", revelou.
"Acho que ajudámos (com Merlim) a criar, sim (nova era). Com toda a equipa. Eu e o Merlim já nos conhecíamos de Itália, de termos jogados juntos no Augusta 1986 e na seleção. Éramos muito novos na altura, mas já tínhamos uma grande afinidade, dentro e fora da quadra. E depois destes anos todos... foi bom, muito bom. Ele ajudou-me a crescer muito como jogador, assim como o Nuno [Dias]. Conseguimos ajudar o Sporting e vice-versa. Uma coisa levou a outra. A cereja no topo do bolo foi no Sporting".
Quanto à contribuição de Alex Merlim para muitos dos seus golos, Cavinato revela: "É verdade... mas vamos aumentar isso. Agora que já não somos colegas, posso dar uma moral para ele. Agora coloco essa percentagem nuns 35 por cento. Na altura ainda jogávamos juntos e não podia dar muita moral para ele, mas agora posso falar a verdade".
Jogador prepara-se para viver a primeira experiência da carreira fora do seu país e mostrou-se feliz pelo acordo alcançado com os leões
31 Jul 2026 | 15:13 |
É oficial. O Sporting anunciou a contratação de Felipe Rufino para a equipa de futsal. O Clube de Alvalade pagou a cláusula de rescisão do pivô brasileiro, de 20 anos, (50 mil euros) que chega proveniente do Joinville e prepara-se para viver a primeira experiência da carreira fora do seu país.
F. Rufino: "O Sporting é o campeão da Europa em título e eu quero ganhar esse título também"
"É um sentimento único estar aqui. O Sporting é conhecido no mundo todo e agora estar aqui é gratificante para mim. Estou mesmo muito feliz por realizar o sonho de jogar num clube tão grande e de poder disputar a Champions League. O Sporting é o campeão da Europa em título e eu quero ganhar esse título também".
Felipe Rufino acredita que a adaptação será facilitada pelo ambiente encontrado: "Já conheci algumas pessoas e já deu para perceber que me vão ajudar, por isso acredito que vá correr tudo bem", disse, deixando também elogios ao treinador Nuno Dias: "Estou muito feliz por me ter escolhido e aquilo que eu espero é retribuir o máximo possível".
O novo reforço garantiu que chega com vontade de ajudar a equipa, sem criar comparações com Zicky Té e Rocha: "Venho para agregar valor. Não venho para ficar com o lugar de ninguém, venho para ajudar e para aprender com eles. Quero conquistar o meu espaço pouco a pouco".
Rodrigo Pais de Almeida, membro do Conselho Diretivo do Sporting, destacou as qualidades do reforço: "É um jogador muito jovem, com características diferentes das que já temos. Foi identificado há cerca de um ano e percebemos que a sua personalidade e perfil encaixam naquilo que o Nuno Dias e o Paulo Luís procuram para a equipa", sublinhou.
FIFA dá assim aval à aplicação do novo modelo que será testado durante a temporada desportiva de 2026/27 na Serie A italiana
31 Jul 2026 | 11:19 |
A FIFA, organismo liderado por Gianni Infantino, aprovou uma nova regra experimental para o futsal que será testada durante a temporada 2026/27 na Serie A. A alteração, solicitada pelas entidades responsáveis pelo futsal em Itália, pretende mudar a forma como as equipas utilizam o guarda-redes avançado, uma das estratégias mais frequentes da modalidade.
De acordo com a nova norma, sempre que o guarda-redes ultrapassar a linha de meio-campo, a bola deixa de poder regressar ao seu próprio meio-campo através de um passe voluntário. Caso isso aconteça, a equipa adversária beneficiará de um livre indireto, numa regra semelhante à violação de meio-campo existente no basquetebol.
Segundo os responsáveis italianos, a medida pretende reduzir as situações de posse de bola considerada pouco produtiva, aumentar a intensidade das partidas e criar mais oportunidades de golo. A experiência recebeu autorização da FIFA e será aplicada apenas no campeonato italiano durante a próxima época.
Para já, não está prevista a implementação da regra nas restantes principais ligas de futsal, nomeadamente a portuguesa. A intenção passa por avaliar os efeitos da alteração antes de decidir se poderá ser alargada a outras competições internacionais.
Esta não é a primeira vez que o futsal serve de palco para testar mudanças às leis do jogo. No passado, em Espanha, chegou a ser experimentada a possibilidade de os lançamentos laterais serem executados com as mãos, mas essa proposta acabou por não avançar para adoção definitiva. Relativamente ao mercado dos leões, Taynan saiu e está perto de assinar por outro clube.
Anúncio foi realizado pelo emblema do país vizinho na última terça-feira, dia 28 de julho, através das redes sociais também do atleta que pertence aos leões
29 Jul 2026 | 13:04 |
Oficial: Tiago Macedo vai continuar ao serviço do Noia na temporada 2026/27. O ala, que pertence aos quadros do Sporting, ficará cedido por mais um ano ao emblema da primeira divisão espanhola, prolongando a experiência iniciada na última época.
A continuidade do jogador de 22 anos foi anunciada pelo próprio Noia, que destacou a oportunidade de o português voltar a demonstrar a capacidade de desequilíbrio. Na última temporada, Macedo foi alvo de um castigo pesado após os incidentes registados no final do encontro frente ao Peñíscola.
A partida terminou com confrontos entre jogadores das duas equipas, levando a federação espanhola a aplicar várias sanções disciplinares. Tiago Macedo foi o único atleta do Noia punido, recebendo uma suspensão de oito jogos e uma multa de 320 euros por ter sido considerado culpado de agredir um adversário.
Antes de rumar ao Noia, o ala já tinha representado o Córdoba por empréstimo do Sporting, na primeira experiência fora de Alvalade. Tiago Macedo sagrou-se ainda campeão europeu de sub-19 por Portugal, em 2023, e foi incluído no melhor cinco da competição.
O ala estreou-se na equipa principal de futsal do Sporting em 2021/22, quando ainda era peça-chave dos juniores verdes e brancos. No total, às ordens de Nuno Dias, Macedo contabilizou 38 jogos, cinco golos marcados e três assistências. Pelos leões, o futsalista já venceu três campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga.
Confira o vídeo do Noia:
Ala que recebeu proposta 'inaceitável' do Sporting está a caminho do Brasil
29 Jul 2026 | 11:03
Oficial! Ala de 18 anos é reforço da equipa principal do Sporting: "Agora é trabalhar"
28 Jul 2026 | 16:31
Jogador 'despachado' pelo Sporting revela ter grave lesão desde abril
28 Jul 2026 | 11:14