Modalidades
Camisola 8 do Sporting aquece dérbi frente ao Benfica: "Todas as bolas podem ser decisivas"
04 Set 2026 | 16:10
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
08 Mai 2026 | 13:17 |
Habituados aos maiores palcos do mundo, a equipa do Sporting entra em campo esta sexta-feira, às 16h30, no primeiro jogo da final-four da UEFA Futsal Champions League. O primeiro adversário é o Cartagena, bicampeão espanhol.
Acompanhado pelo técnico Nuno Dias, Alex Merlim, que já decidiu permanecer no Sporting por mais uma temporada, mostrou-se ambicioso: “É um prazer estar aqui, nestas decisões. Não é fácil, só nós sabemos o quanto trabalhamos para estar aqui. Competimos para tentar vencer, esse tem sido o nosso ADN. Desde que cá estou que tenho a percepção de que são estes jogos que queremos disputar, as fases das grandes decisões, contra grandes adversários. Só está mais perto de vencer quem está nas fases das decisões”.
O ‘Mago’, conhecido pela sua capacidade técnica, perspetivou uma grande partida, entre duas grandes equipas: “Com o passar dos anos estamos mais experientes. Hoje sou o mais velho da equipa, procuro passar a minha experiência e aprender também com eles, os mais jovens. A nossa equipa é feita para estes momentos. Eles também são campeões e tenho a certeza de que vai ser um grande jogo”.
Sporting e Jimbee Cartagena defrontaram-se na temporada passada no jogo de atribuição dos terceiros e quartos lugares da Liga dos Campeões de Futsal. A vitória acabou por cair para o lado espanhol, na marcação de grandes penalidades.
No número total de troféus conquistados por Alex Merlim no Sporting destacam-se as duas Ligas dos Campeões, erguidas em 2018/19 e 2020/21. O italiano foi peça-chave em várias conquistas, tornando-se uma referência dentro e fora da quadra ao longo de mais de uma década com a Listada verde e branca.
Antigo atleta e treinador do Benfica ficou rendido à qualidade exibida pelo craque dos leões e deixou uma declaração particularmente forte
07 Set 2026 | 12:54 |
André Lima não poupou nos elogios a Tomás Paçó depois de assistir ao vivo à Supertaça de futsal entre Sporting e Benfica (3-2). O antigo jogador ficou rendido à qualidade exibida pelo internacional português e deixou uma declaração particularmente forte, considerando-o o melhor português da atualidade.
O ex técnico do clube da Luz marcou presença nas bancadas do Pavilhão de Desportos de Vila do Conde para acompanhar o dérbi. Apesar da rivalidade entre os dois clubes, destacou publicamente a exibição do fixo do Sporting e colocou-o num patamar de excelência.
A. Lima: "Tomás Paçó é atualmente o melhor jogador português da atualidade e um dos melhores do mundo"
Através das redes sociais, explicou a admiração: "Tomás Paçó é atualmente o melhor jogador português da atualidade e um dos melhores do mundo", escreveu, numa mensagem que rapidamente ganhou destaque pelo facto de partir de uma personalidade historicamente ligada ao Benfica.
O camisola 4 dos leões voltou, assim, a receber um reconhecimento de enorme peso depois de épocas em que tem assumido um papel importante na equipa. O internacional é uma das referências do Sporting e também integra o grupo de jogadores que ajudaram Portugal a conquistar títulos importantes no futsal.
O elogio de André Lima ganha ainda maior dimensão por surgir após um dérbi entre os dois grandes rivais e por colocar diretamente um jogador do Sporting entre a elite mundial da modalidade. Depois de um jogo de enorme intensidade, os leões conquistaram assim a Supertaça e começam a nova época com mais um troféu no palmarés.
Técnico leonino celebrou a vitória contra rival encarnado e elogiou o grande espírito de união do grupo de trabalho verde e branco
06 Set 2026 | 12:39 |
O arranque oficial da época no futsal voltou a pintar-se de verde e branco após uma exibição de gala e garra no dérbi contra o Benfica. O Sporting ergueu a Supertaça ao bater o rival encarnado por 3-2, alegrando Nuno Dias, que terminou com a "seca" de títulos nacionais.
N. Dias: "Já estávamos esfomeados de títulos"
"O último que tínhamos vencido tinha sido a UEFA Futsal Champions League, em Maio, mas já estávamos esfomeados de títulos, de troféus, de voltar a vencer", assumiu. A turma de Alvalade venceu pela 28ª vez a competição.
A imagem da entrega do troféu ficou marcada pelo gesto do capitão Alex Merlim em ceder a taça a Zicky Té. "É um miúdo que tem sofrido algumas lesões, como sabemos e que não deixa de ser um elemento que transborda alegria naquilo que é o trabalho", destacou.
N. Dias: "Uma equipa são todos"
Nuno Dias vincou o valor do coletivo para alcançar o sucesso nas grandes decisões. "Uma verdadeira equipa não é só os que jogam, os que marcam os golos, os que defendem, uma equipa são todos", reforçou o experiente técnico verde e branco.
O Sporting prepara-se agora para um calendário muito exigente nas várias competições em que está inserido. O foco muda para o início da Liga e para os compromissos internacionais na Taça Intercontinental no Brasil e na UEFA Futsal Champions League.
Lance em causa foi analisado pelo VAR, mas os juízes não viram agressão do jogador encarnado ao craque verde e branco e validaram a jogada
05 Set 2026 | 23:22 |
O Sporting venceu este sábado o Benfica por 3-2, após prolongamento, e conquistou a 28.ª edição da Supertaça de futsal. Num dérbi intenso e muito equilibrado, os leões chegaram ao intervalo em vantagem, permitiram o empate, mas foram mais fortes no tempo extra e acabaram por levantar o primeiro troféu da temporada.
A equipa de Nuno Dias entrou com grande intensidade e conseguiu criar perigo desde os primeiros minutos. Aos 16 minutos, aproveitou uma sequência de erros do rival para inaugurar o marcador: Rocha recuperou a bola em zona perigosa, assistiu Tomás Paço e o fixo leonino disparou um remate potente. Já perto do intervalo, Rúben Góis dá uma cotovelada em Wesley e, na sequência da jogada, Afonso Jesus empatou o duelo (1-1) aos 19 minutos. O lance foi analisado pelo VAR, mas os juízes não entenderam ser agressão do jogador encarnado.
A segunda parte manteve o equilíbrio, com as duas equipas a desperdiçarem oportunidades para chegar à vantagem. O Sporting voltou a ameaçar por intermédio de Rocha e o reforço Felipe Rufino. Apesar de várias ocasiões nos minutos finais, nenhuma das equipas conseguiu desfazer a igualdade e o dérbi seguiu para prolongamento.
No tempo extra, o Sporting voltou a mostrar maior eficácia e aproveitou dois erros do adversário para construir uma vantagem decisiva. Primeiro, André Correia perdeu a bola e Wesley não perdoou, fazendo um chapéu perfeito para colocar os leões novamente na frente. Pouco depois, Filipe Valério concluiu uma excelente jogada coletiva e aumentou a vantagem para 3-1.
O Benfica ainda reagiu e reduziu aos 43 minutos por Pany Varela. Ainda assim, o Sporting conseguiu segurar a vantagem e confirmou a vitória. Depois de um dérbi de enorme intensidade, os leões conquistam assim a Supertaça e começam a nova época com mais um troféu no palmarés.