Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Apesar das notícias em contrário, craque do Sporting pode só voltar em 2026

Jogador dos verdes e brancos deverá desfalcar o plantel de Rui Borges até ao final do presente ano civil, o que irá causar vários problemas à equipa

Recuperação de Zeno Debast está atrasada e o internacional belga pode desfalcar a equipa de Rui Borges até ao início de 2026
Recuperação de Zeno Debast está atrasada e o internacional belga pode desfalcar a equipa de Rui Borges até ao início de 2026

25 Nov 2025 | 12:58 |

Icon Comentário0

Zeno Debast pode voltar a jogar pelo Sporting apenas em 2026. A recuperação do internacional belga está atrasada e está previsto que desfalque a equipa de Rui Borges nos últimos meses do ano civil, o que poderá dar grandes dores de cabeça ao treinador leonino.


O internacional belga contraiu esta lesão no joelho esquerdo a 22 de outubro, na vitória diante do Marselha (2-1), para a Liga dos Campeões. Apesar de ser esperado que jogador apenas desfalcasse os verdes e brancos por pouco mais de um par de semanas ou no máximo um mês, a sua recuperação tem vindo a atrasar.


Assim sendo, após o primeiro prognóstico da Unidade de Performance do Sporting, Debast deveria regressar, o mais tardar, frente ao Club Brugge - uma vez que no dia do encontro diante do Marinhense fazia um mês certo. No entanto, o 'camisola 6' pode vir a falhar... mais sete jogos; isto depois de já ter ficado de fora de outros seis.


Club Brugge (Champions, quarta-feira), Estrela da Amadora (Liga, domingo), Benfica (Liga, dia 5/12), Bayern Munique (Champions, 9/12), AVS (Liga, 14/12), Vitória de Guimarães (Liga, 21/12) e Rio Ave (Liga, 28/12) são os desafios dos leões até ao final do ano. O primeiro jogo de 2026 acontece a 4 de janeiro, no terreno do Gil Vicente.

Outra das questões que muito preocupam o Sporting passa pela possível chamada de Diomande para representar a Costa do Marfim entre dezembro e janeiro. Caso tal aconteça, Rui Borges apenas poderá contar com Gonçalo Inácio e Eduardo Quaresma para a posição, além de Matheus Reis, que pode entrar adaptado à esquerda. Se assim for, o treinador dos leões terá de resgatar Bruno Ramos ou até mesmo procurar uma outra opção na janela de transferências de inverno.


Neste início de temporada, Zeno Debast - avaliado em 30 milhões de euros - soma já 13 partidas oficiais com a camisola do Sporting. O internacional belga dos leões regista, até ao momento, 855 minutos de jogo, mas ainda sem qualquer golo ou assistência na conta pessoal.


Futebol

Confira as 5 frases mais marcantes de Rui Borges como treinador do Sporting

Transmontano de 44 anos foi apresentado oficialmente como técnico dos verdes e brancos a 26 de dezembro de 2024, sucedendo a João Pereira

Ao comando técnico do Sporting, Rui Borges já conquistou um Campeonato Nacional e uma Taça de Portugal
Ao comando técnico do Sporting, Rui Borges já conquistou um Campeonato Nacional e uma Taça de Portugal

26 Dez 2025 | 13:15 |

Icon Comentário0

No dia 26 de dezembro de 2024, Rui Borges – que deve renovar contrato em breve com o Sporting – foi anunciado como técnico dos leões. O jornal A Bola elegeu, num artigo publicado nesta sexta-feira, cinco das frases mais marcantes da liderança do treinador no Clube de Alvalade.


  • Quando faltar a inspiração, que não falte a atitude” - Esta frase marcou o início da era de Rui Borges em Alvalade. A declaração foi utilizada no discurso de apresentação e serviu, inclusive, para decorar as paredes do balneário leonino como lema diário. A máxima define a exigência de compromisso total imposta ao plantel desde o primeiro dia de trabalho.
  • O Ruben marcou uma era no Sporting, não fugimos a isso. Sou um fã do Ruben, mas não vai voltar”- A sucessão foi um tema inevitável e o timoneiro abordou-o com frontalidade num documentário do Clube. Ao assumir a admiração pelo antecessor, mas virando a página definitivamente, o treinador mostrou personalidade forte perante o grupo nas primeiras vezes que se dirigiu aos jogadores, encerrando assim fantasmas do passado.
  • Se não ganhámos é porque há algo melhor guardado para nós” - Nos momentos de derrota, a liderança manteve-se firme e esperançosa. Após o desaire com o Benfica na final da Taça da Liga, decidido nas grandes penalidades depois do empate no tempo regulamentar, esta foi a mensagem transmitida.
  • Os campeões não lamentam, não questionam, porque estão ocupados a ser melhores. É esse o slogan que quero para esta época” - Depois de uma vitória caseira frente ao Casa Pia, o técnico estabeleceu um novo padrão de mentalidade vencedora.
  • Sou o homem certo na missão. Quero ficar na história do Sporting. Sinto-me realizado e feliz” - Na sequência do anúncio de recandidatura de Frederico Varandas, a confiança no projeto foi reforçada publicamente. Sem falsas modéstias, o técnico assumiu a ambição de deixar um legado duradouro no emblema verde e branco.



Futebol

Luis Suárez revela conversa delicada com Morten Hjulmand no Sporting

Avançado do Clube de Alvalade leva 15 golos e duas assistências em 25 encontros com a Listada verde e branca na presente temporada

Luis Suárez explicou que pediu a Morten Hjulmand para bater as grandes penalidades e o que o capitão do Sporting acedeu ao seu pedido
Luis Suárez explicou que pediu a Morten Hjulmand para bater as grandes penalidades e o que o capitão do Sporting acedeu ao seu pedido

26 Dez 2025 | 12:53 |

Icon Comentário0

Luis Suárez revelou que pediu a Morten Hjulmand para bater as grandes penalidades do Sporting. Em entrevista ao jornal Record – e depois de ter falado do peso de substituir Viktor Gyokeres –, o internacional colombiano explicou que o capitão dos leões não teve qualquer problema em passar-lhe essa responsabilidade.


“Um avançado precisa de estar confiante”


“Nesse primeiro penálti [frente ao Arouca], pedi-lhe pois um avançado precisa de estar confiante. Sentia que tinha jogado bem frente ao Casa Pia pois criei muitas oportunidades, e então falámos e disse-lhe que ia ficar mais tranquilo e confiante diante da baliza. Foi por isso que lhe pedi para chutar e ele disse-me ‘sim, sem problema’. Desde aí viram a qualidade que tenho a marcar penáltis e isso deu-me ainda mais confiança”, explicou Luis Suárez.


Sobre a pressão de marcar o castigo máximo diante do Santa Clara, o avançado foi claro: “É um momento de concentração máxima. Quando assinalam o penálti começo logo a rezar, encosto a bola ao peito, à cara e agradeço a Deus a oportunidade. Se marcar golo dou graças a Deus e, se falhar, agradeço também pois Deus ajudou-nos a ter essa hipótese e ainda teremos a oportunidade de empatar ou ganhar a partida”.

Os dados estatísticos apontam que Luis Suárez deveria ter mais nove golos, sendo que o colombiano brincou com esse dado: “Creio que os especialistas não estão em campo onde é preciso tomar decisões pois há os guarda-redes, os defesas. É preciso estar no relvado ou ter sido jogador para entender isso pois as ocasiões podem ser concretizadas ou não. Há jogos em que preciso de três oportunidades para fazer um golo, e outros em que com dois remates faço outros tantos”.


Esta temporada, com a camisola do Sporting, Luis Suárez – avaliado em 22 milhões de euros – leva 25 encontros: 15 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.839 minutos, o ponta-de-lança marcou 15 golos e fez duas assistências.


Futebol

Já é conhecido o árbitro do Sporting – Rio Ave e trata-se de uma estreia absoluta

Conselho de Arbitragem nomeou juiz que nunca dirigiu equipa principal leonina para o embate da próxima jornada da Liga Portugal Betclic

Carlos Macedo foi o escolhido para dirigir o Sporting – Rio Ave, marcando a sua estreia em jogos da equipa principal dos leões
Carlos Macedo foi o escolhido para dirigir o Sporting – Rio Ave, marcando a sua estreia em jogos da equipa principal dos leões

26 Dez 2025 | 12:37 |

Icon Comentário0

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol já divulgou as nomeações para a 16.º jornada da Liga Portugal Betclic. Para o duelo entre o Sporting – Rio Ave, a escolha recaiu sobre Carlos Macedo. Esta decisão marca um momento inédito na carreira do juiz, que terá a responsabilidade de dirigir pela primeira vez um encontro dos leões.


Estreia absoluta em Alvalade


O árbitro de 39 anos será auxiliado por Luís Costa e João Macedo. Para a função de quarto árbitro, o organismo responsável nomeou David Silva. No que diz respeito ao VAR, Bruno Esteves estará no comando, contando com o apoio de Sílvia Domingos como AVAR.


Esta será uma estreia absoluta para Carlos Macedo em jogos oficiais da formação principal verde e branca. Até ao momento, o juiz nunca se tinha cruzado com os comandados de Rui Borges.

Curiosamente, o árbitro já teve contacto com o universo leonino - que enfrenta obstáculo complicado para fechar reforço - na presente temporada, mas no escalão secundário. Carlos Macedo dirigiu a deslocação do conjunto B ao reduto da Oliveirense, em agosto. Nesse embate, os jovens leões acabaram derrotados, por 1-0, com um golo sofrido nos descontos da primeira parte.


O encontro está agendado para o próximo domingo, 28 de dezembro de 2025, com o apito inicial marcado para as 20h30. O palco das emoções será o Estádio José Alvalade, onde se espera uma boa casa para assistir a este compromisso da Liga Portugal Betclic, com transmissão na SportTV 2.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Maxi Araújo no United de Ruben Amorim? Ala do Sporting deixa tudo em pratos limpos
Futebol

Maxi Araújo no United de Ruben Amorim? Ala do Sporting deixa tudo em pratos limpos

26 Dez 2025 | 12:25

Icon Comentário0
João Simões comenta eventual saída do Sporting: "No futuro…"
Futebol

João Simões comenta eventual saída do Sporting: "No futuro…"

26 Dez 2025 | 10:30

Icon Comentário0
Frederico Varandas prepara prenda de Natal para Rui Borges no Sporting
Futebol

Frederico Varandas prepara prenda de Natal para Rui Borges no Sporting

26 Dez 2025 | 09:59

Icon Comentário0