Futebol
Sporting bate AFS SAD e encontra o Porto nas 'meias' da Taça de Portugal
05 Fev 2026 | 12:52
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
10 Ago 2024 | 15:27 |
José Mourinho, que passou pelo Sporting enquanto adjunto, assumiu o comando técnico do Fenerbahçe e acabou por decidir participar na campanha do clube turco, que tem como objetivo ajudar crianças carenciadas. Posto isto, o técnico explicou a sua decisão aos adeptos, escrevendo uma carta a anunciar a decisão.
"Queridos adeptos do Fenerbahçe. Saúdo-vos com carinho. Há meses, quando nos encontrámos pela primeira vez, recebi a descrição da história do clube, a sua posição como maior clube desportivo do mundo, a sua história, objetivos, instalações, enorme comunidade e bancadas únicas. E essa história deixou-me muito animado", começou por mencionar o antigo técnico dos leões, que vem de uma derrota conta o Lille, a contar para o apuramento da Champions.
"Quando me disseram 'Nas últimas duas temporadas, o Fenerbahçe tem concedido bolsas de estudo para estudantes carenciados no país, o treinador e a equipa abraçam o projeto e a comunidade é, como sempre, a parte mais importante disso', percebi o quão significativo este passo foi. Os vossos sonhos são agora os meus. Eu também abraço os sonhos do Fenerbahçe para apoiar as crianças deste país, com o senso de responsabilidade e pertença", atirou José Mourinho.
"Estou a partilhar para esta temporada a campanha de bolsas de estudo que já foram realizadas nas últimas duas épocas pelo Fenerbahçe. Acredito que, primeiro os nossos futebolistas, depois os nossos grandes adeptos, vão voltar a ser parte orgulhosa deste passo significativo. E que os nossos sonhos sejam um só para as crianças deste país! Amo-vos muito a todos", concluiu o treinador, que foi adjunto no emblema leonino, antes de ter rumado ao Porto.
Recorde-se que, em 2023/24, José Mourinho esteve ao comando da Roma, mas acabou por não ser bem-sucedido, tendo sido despedido a meio da temporada. O técnico português registou apenas 13 vitórias em 28 encontros e procura, agora, relançar a sua carreira no Fenerbahçe.
Extremo brasileiro contratado ao West Ham, de Inglaterra, foi uma das principais figuras do jogo, ao anotar o seu primeiro golo com a camisola dos leões
06 Fev 2026 | 09:56 |
O Sporting venceu o AVS no prolongamento, por 3-2, e está nas meias finais da Taça de Portugal, onde defrontará a duas mãos o Porto. Luís Guilherme destacou-se ao marcar o seu primeiro golo pelos leões, mas deixou palavras de reconhecimento a Geny Catamo e a Francisco Trincão, mesmo sendo concorrentes na posição.
L. Guilherme: "São grandes jogadores"
"Faz parte, é sempre bom estar com os melhores jogadores e isso também nos incentiva a melhorar cada vez mais. São grandes jogadores, tanto o Geny como o Trincão, mas também toda a equipa. Tento sempre aprender nos treinos para melhorar no jogo", disse, em declarações à SportTV.
O avançado "canarinho" não escondeu a sua felicidade ao falar da sua estreia a marcar em Alvalade. "Muito feliz por ter marcado pela primeira vez, depois de muito tempo à espera. Graças a deus pude fazer aqui no estádio e espero poder ajudar da melhor maneira possível", pode ler-se.
L. Guilherme: "Jogo com o Porto? Decisivo como os outros"
Com o clássico decisivo do campeonato há vista, Luís Guilherme sabe da importância da partida de segunda-feira. "Decisivo como os outros, claro que é um clássico e há quatro pontos de diferença. Sabemos da importância e agora é preparar bem e, se deus quiser, sair com a vitória", afirmou.
O emblema verde e branco vai disputar o clássico na próxima segunda-feira, dia 9 de fevereiro, frente ao líder Porto. O encontro, a contar para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Francesco Farioli, jogar-se-á no Estádio do Dragão, às 20h45.
Especialista em arbitragem confirma que ala de 30 anos foi carregado em falta na grande área, aos 90+11, mas explica motivo para não ter sido marcada infração
06 Fev 2026 | 09:55 |
Pedro Henriques analisou a prestação da equipa de arbitragem no encontro entre Sporting e AFS SAD, que terminou com uma vitória por 3-2 no prolongamento. O especialista confirma que Nuno Santos foi carregado em falta na grande área, aos 90+11, mas explica que foi o fora de jogo de Souleymane Faye que inviabilizou a marcação do castigo
P. Henriques: "Há penálti de Gustavo Mendonça sobre Nuno Santos que se apoiou com o braço nas costas do jogador leonino"
"Há penálti de Gustavo Mendonça sobre Nuno Santos que se apoiou com o braço nas costas do jogador leonino impedindo-o de saltar e derrubando-o. Contudo, o lance é anulado (VAR) porque na construção da jogada no corredor direito, Faye que joga a bola está em posição de fora de jogo por 12 cm", pode ler-se no jornal 'A Bola'.
O ala de 30 anos caiu na área do AFS SAD, com o encontro em 2-2, após derrube de Gustavo Mendonça, mas André Narciso mandou seguir, sendo depois alertado pelo vídeo-árbitro que, antes da possível infração, Souleymane Faye que estava em posição irregular.
Aos 77 minutos, Alvalade entrou em erupção para saudar o regresso de Nuno Santos à competição pela equipa principal, 15 meses depois, entrando no lugar de Francisco Trincão. O português não escondeu a emoção perante o tributo, tendo sido até cumprimentado por adversários.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima segunda-feira, dia 9 de fevereiro, frente ao Porto. O encontro, a contar para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Francesco Farioli, jogar-se-á no Estádio do Dragão, às 20h45.
Técnico admitiu algum facilitismo, mas deu mérito aos jogadores. Projetou ainda o próximo Clássico e falou do regresso do ala de 30 anos à competição
06 Fev 2026 | 09:34 |
Rui Borges abordou a vitória do Sporting frente ao AFS SAD no prolongamento (3-2) em conferência de imprensa, no Auditório Artur Agostinho, em Alvalade. O treinador admitiu que a equipa se "pôs a jeito", mas deu mérito aos jogadores. Projetou ainda o Clássico frente ao Porto, falou do regresso de Nuno Santos e garantiu que o tempo extra de jogo não servirá como desculpa.
Objetivo cumprido apesar da ida a prolongamento
“É objetivo cumprido, é certo. Estava a ser um jogo competente até ao 2-0, depois entrámos num relaxamento coletivo e o AFS em dois lances fortuitos ganha dois penáltis e acaba por acreditar noutro resultado. Depois, entrámos num stress mental com vários passes falhados. O futebol, se calhar, é bonito por isso: muda muito e rápido. Pusemo-nos a jeito, mas dar mérito também ao adversário”.
Impacto dos 30 minutos extra no clássico que se segue
“Os jogadores vão estar mais cansados nestes próximos dias, mas não vai ser desculpa para a nossa exigência no clássico. Vamos chegar na melhor forma para jogar um jogo de intensidade diferente. Acredito que vai ser um jogo importante, mas não decisivo. A exigência e a motivação de disputar um clássico vão-se sobrepor aos 30 minutos extra de hoje”.
O regresso de Nuno Santos
“Acima de tudo, feliz por o ver a voltar à equipa depois de uma paragem tão longa. É fantástico para mim, para os colegas e para os adeptos. Está longe da sua melhor performance, mas vamos ajudá-lo. Chegará lá, mas precisa de tempo e paciência para entender isso. Pode jogar como lateral ou como médio e é mais um que vai acrescentar muita qualidade e, acima de tudo, muita competitividade”.
Várias opções no plantel para a posição de extremo
“Eles é que têm de me mostrar quão preparados estão para dar resposta. Gosto que saibam jogar dos dois lados, porque o futebol hoje é mais imprevisível. Acima de tudo, tenho mais soluções com características diferentes. Fico feliz por todos estarem ligados e capazes de dar resposta”.
Contas da classificação para o clássico
“Não olho para trás, só para a frente. Faremos tudo para ganhar o jogo, mas não é decisivo porque faltam muitos jogos. Nós estivemos oito pontos à frente do segundo em 2024/2025 e perdemos nove. Todos os jogos vão ser muito difíceis. Para mim, não é um jogo decisivo, é um jogo importante”.
Sporting bate AFS SAD e encontra o Porto nas 'meias' da Taça de Portugal
05 Fev 2026 | 12:52
Mais uma! Sporting lança edição especial que está a gerar controvérsia
05 Fev 2026 | 17:46
José Nunes sobre caso Hjulmand: "Existe um constrangimento entre Sporting e jogador"
05 Fev 2026 | 16:38