
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Viktor Gyokeres poderá jogar contra o PSV. Apesar do susto que causou aos adeptos do Sporting, após ser obrigado a fazer gelo no joelho - na vitória frente ao Estoril (3-0) -, o craque sueco treinou sem qualquer limitação e é mais uma opção para Rúben Amorim, na próxima jornada da Liga dos Campeões.
O 'camisola 9' dos leões foi avaliado pelo departamento médico do Clube de Alvalade, no treino do passado sábado, que lhe deu luz verde para os próximos embates. Ainda assim, Rúben Amorim está muito atento a um possível contratempo com o joelho do avançado.
Uma vez que o ponta de lança chegou do Coventry com uma lesão crónica e teve, obrigatoriamente, de ser operado no final da última época, o técnico leonino terá agora um cuidado redobrado com o jogador, gerindo a sua forma física sempre que conseguir.
Esta temporada, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 65 milhões de euros – foi utilizado em nove encontros (825 minutos), apontou 11 golos e fez três assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação, por Viktor Gyokeres. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.
Clube de Alvalade prepara-se para ver entrar nos cofres valor muito significativo entregue pelo organismo que tutela o futebol europeu
|
Com a conquista do bicampeonato, o Sporting garantiu presença na fase de liga da Liga dos Campeões, na próxima temporada. No plano financeiro, o Clube de Alvalade tem em vista um encaixe significativo que, ultrapassa os 30 milhões de euros.
Pela entrada direta, os leões já têm garantido um valor-base de 18,62 milhões de euros, atribuído a todos os 36 clubes que garantem vaga na prova milionária. Adicionalmente, os verdes e brancos vão receber uma quantia entre os 5,88 e os 7,26 M, decorrente da ‘Non-European Part’ do denominado ‘Value Pillar’. O valor concreto depende da classificação do Clube de Alvalade no ranking da UEFA a 10 anos, que se fixará entre o 16.º e o 20.º lugar. Na temporada passada, por exemplo, o Sporting arrecadou 7,26M, dado o 16.º lugar neste ranking.
Já a parcela ‘European Part’ do ‘Value Pillar’ é calculada a partir de dois fatores – o ranking da UEFA a cinco anos e o do ‘Media Value’ (relativo ao mercado televisivo). No primeiro fator, o Sporting ficará classificado entre o 18.º e os 25.º lugar, enquanto, no segundo, os leões estarão colocados entre a 25.ª e 32.ª posição. Calculando a média entre os dois rankings, o mais provável é o Clube de Alvalade ocupar o 25.º ou 26.º lugar, o que permitiria um encaixe entre os 10,28 e os 11,22 milhões de euros.
Contas feitas, o valor total que entrará nos cofres do Sporting vai se fixar entre os 34,78 e os 37,1 M. Para a quantia se aproximar do limite máximo, há um conjunto de fatores que pode beneficiar os leões. Um deles é o Bolonha ficar em quarto lugar na Serie A italiana e, consequentemente, garantir presença direta na Liga dos Campeões. De resto, também interessa ao Clube de Alvalade que Aston Villa, Newcastle e Nottingham Forest garantam as última cinco vagas da Premier League, além de Benfica, Club Brugge, Rangers, Feyenoord e Nice sejam eliminados nas pré-eliminatórias.
No que diz respeito ao ranking do ‘Media Value’, o Sporting também espera que os clubes da Polónia, Noruega (Bodo/Glimt e Brann ), Escócia (Celtic e Rangers), Suécia (Malmo), Dinamarca, Áustria e Suíça (Basileia) falhem o apuramento, nas eliminatórias que antecedem a fase de liga da Liga dos Campeões.
Futebolista do plantel comandado por Rui Borges não ficou satisfeito com escolha da marca norte-americana, apesar de admitir gostar do equipamento
|
No passado sábado, o Sporting sagrou-se bicampeão nacional ao vencer o Vitória de Guimarães por 2-0, com golos de Pedro Gonçalves e Viktor Gyokeres. A celebração foi intensa, com milhares de adeptos a encherem as ruas de Lisboa. Durante os festejos, Daniel Bragança criticou o equipamento principal utilizado esta temporada.
"O nosso equipamento deste ano é um bocadito mais preto e estes (dos festejos) são pretos, ficaram bem. O Sporting é verde e branco. Apesar de gostar, acho que ficava bem se calhar, para um segundo equipamento, este. O Sporting é verde e branco", afirmou o médio leonino.
A camisola em questão foi apresentada como o equipamento principal para a época 2024/25, destacando-se pela introdução de riscas pretas juntamente com as tradicionais verdes e brancas. A estreia, diante do Chaves no final de 2023/24, levantou muita polémica, principalmente por ser uma homenagem a Francisco Stromp.
A opinião de Daniel Bragança estende-se à grande maioria dos adeptos, que criticou a escolha da Nike em utilizar uma camisola principal que não fosse apenas Listada verde e branca. Ainda assim, os leões tornaram a fazer grandes números em vendas.
Desta feita, os leões ainda não apresentaram a camisola para a temporada que se segue. A oficialização deverá ser feita no próximo 1 de julho, dia em que o Clube de Alvalade celebra o 118.º aniversário da história. Até lá, deverão começar a circular as primeiras imagens e/ou esboços.
Comandados de Sérgio Conceição deslocaram-se ao Estádio Olímpico no último domingo, no último jogo da carreira de Claudio Ranieri
|
O Milan perdeu 3-1 na visita ao terreno da Roma e está fora das competições europeias na próxima temporada. Rafael Leão e companhia terminam a Serie A fora dos seis primeiros lugares, que dão acesso às provas da UEFA. No entanto, o ex Sporting ainda tem uma réstia de esperança.
A partida começou a favor dos comandados de Claudio Ranieri, que fez o último jogo da carreira como treinador. Aos 3' minutos, o emblema da capital italiana já vencia, com golo de Gianluca Mancini. A situação dos rossoneri complicou-se quando Santiago Giménez foi expulso, aos 27'. No entanto, João Félix ainda empatou antes do término da primeira parte (39').
No segundo tempo e a jogar em casa, a Roma carregou o adversário e Leandro Paredes fez o 2-1 aos 58'. Rafael Leão começou no banco, sendo lançado por Sérgio Conceição aos 66'. Apesar das mudanças, o Milan, com menos uma unidade, viria a sofrer o 3-1, por Bryan Cristante (87').
Apesar de o emblema de San Siro estar oficialmente fora das provas da UEFA, o ex Sporting vem sendo cobiçado no mercado por alguns clubes europeus. Em Inglaterra, há quem aponte a mira ao extremo, que, com uma eventual mudança já poderá disputar a Liga dos Campeões.
Ao serviço do Sporting, antes de rescindir contrato, após a invasão à Academia de Alcochete, Rafael Leão - avaliado em 75 milhões de euros - realizou apenas cinco jogos, marcando dois golos. O internacional português estreou-se com a Listada verde e branca diante do Oleiros, tendo feito um dos golos do triunfo por 4-2, tendo o outro sido obtido no Estádio do Dragão.