Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O jogo que abriu a última jornada da Liga Portugal Betclic de 2024 foi marcado por uma condição climática adversa, com um intenso nevoeiro a afetar o Estádio Municipal de Arouca. O encontro entre o Arouca e o Gil Vicente terminou com uma igualdade 1-1. A partida contou com dois ex-jogadores do Sporting, Chico Lamba, atualmente no Arouca, e Félix Correia, que se encontra ao serviço do Gil Vicente.
Durante o primeiro tempo, o jogo foi marcado por momentos de equilíbrio, com o Gil Vicente a ter a primeira grande oportunidade. Félix Correia, após um passe de Santi, isolou Jordi Mboula frente ao guarda-redes Mantl, mas o alemão defendeu com grande habilidade.
Marozau, pupilo de Vasco Seabra, num curto espaço de tempo, teve duas oportunidades de abrir o marcador. No entanto, em ambas as ocasiões, falhou o alvo ou viu o guarda-redes adversário, Andrew, impedir os seus remates com boas defesas. A partida seguiu morna, sem grandes acontecimentos, à medida que o frio e o nevoeiro aumentavam em Arouca.
O segundo tempo começou com o mesmo cenário do primeiro, com o jogo lento e sem grandes movimentos ofensivos. No entanto, aos 64 minutos, o Gil Vicente surpreendeu ao inaugurar o marcador. Após um livre lateral de Félix Correia, a defesa do Arouca falhou o corte e Mory Gbane, aproveitando o erro, fez o golo.
No entanto, o recém-entrado Güven Yalçin apareceu isolado e bateu o guarda-redes Andrew, mantendo a invencibilidade do Arouca em jogos contra o Gil Vicente. Até ao final, as duas equipas não conseguiram alterar o marcador e o empate 1-1 foi o resultado verificado.
Leões enfrentam clube da Luz no próximo domingo, dia 29 de dezembro, em partida válida para a 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic
|
0O Sporting volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 29 de dezembro, frente ao eterno rival Benfica, em jogo relativo à 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Bruno Lage jogar-se-á às 20h30, no Estádio José Alvalade.
Por esta altura, o Clube de Alvalade é segundo classificado do Campeonato Nacional, com 37 pontos em 15 jornadas disputadas. O Benfica é primeiro (37), enquanto que o Porto fecha o pódio, com 36. De momento, o Braga é quarto classificado com 28 pontos.
Franco Israel; Eduardo Quaresma, Zeno Debast, Ousmane Diomande; Geovany Quenda, Morten Hjulmand, João Simões e Maxi Araújo; Francisco Trincão, Conrad Harder e Viktor Gyokeres. Este deverá, à partida, ser o onze inicial de Rui Borges diante da formação adversária.
A baliza não terá alterações, com Israel a ser a escolha principal dos verdes e brancos. O trio de defesas centrais não terá, muito provavelmente, grandes mexidas, uma vez que Gonçalo Inácio ainda está em dúvida e é possível que falhe a receção aos encarnados.
No miolo, João Simões e Morten Hjulmand voltam a fazer dupla no meio-campo dos verdes e brancos, com as alas a voltarem a ser entregues a Geovany Quenda e Maxi Araújo. No ataque, Conrad Harder mantém-se pela esquerda, com Francisco Trincão pela direita no apoio a Viktor Gyokeres.
Informações: Domingo – 29 de dezembro – 20h30 – Estádio José Alvalade (SportTV 1)
Quem está fora: Pedro Gonçalves, Daniel Bragança, Nuno Santos (lesões); Ricardo Esgaio (castigo)
Dúvidas: Gonçalo Inácio
Equipa de Arbitragem: Árbitro: Fábio Veríssimo; Assistentes: Pedro Martins e Hugo Marques; 4.º árbitro: Hélder Malheiro; VAR - Tiago Martins; AVAR: Hugo Ribeiro.
Em mais uma jornada, na temporada 2024/25, o emblema que derrotou leões não vacilou e venceu pela margem mínima em casa
|
0O Sporting recebeu o Arsenal em Alvalade no dia 26 de novembro, para a quinta ronda da Liga dos Campeões. Nessa partida, os leões sofreram a sua primeira derrota na prova milionária da UEFA esta temporada, com um resultado de 5-1. Desta vez, frente ao Ipswich, no último confronto da equipa britânica na Premier League, o Arsenal saiu vitorioso novamente por 1-0.
Aos 23 minutos, Kai Havertz inaugurou o marcador da partida, referente à 18.ª jornada da Liga Inglesa. O avançado alemão marcou com um remate indefensável, após uma assistência de Leandro Trossard. Desta feita, os comandados por Mikel Arteta dominaram o encontro desde o apito inicial e garantiram a vitória até ao final.
Com este resultado, a 17.ª vitória nos 27 jogos em vários campeonatos, os gunners ascenderam à segunda posição da tabela liga, com 36 pontos. Ao longo da temporada 2024/25, a equipa soma já 10 vitórias, seis empates e saiu derrotada em duas ocasiões. Contudo, ainda não foram eficazes ao ponto de ultrapassar o Liverpool que ocupa o topo da tabela com 42 pontos.
Já na Liga dos Campeões, competição em que derrotaram os verdes e brancos, os ingleses ocupam o terceiro lugar, atrás do Barcelona e do líder Liverpool. Em seis jogos disputados, os ingleses somaram quatro vitórias, um empate e uma derrota, alcançando os 13 pontos na prova.
É importante salientar que os oito primeiros classificados na Champions League avançam diretamente para os oitavos de final. As equipas posicionadas entre o 9.º e o 24.º lugar seguem para os playoffs, enquanto as restantes são eliminadas da competição. Faltando apenas duas jornadas para o fim da fase regular, os verdes e brancos, com 10 pontos somados e ocupando atualmente a 17.ª posição da tabela classificativa, estão em posição de garantir o apuramento para os playoffs.
Veja no vídeo abaixo um resumo da partida contra o Ipsiwich:
Na conferência de imprensa, em antevisão à 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic, o técnico leonino referiu aspetos a ter em conta no dérbi lisboeta
|
0Rui Borges foi apresentado como o novo treinador do Sporting a 26 de dezembro e enfrentará o seu primeiro desafio à frente dos leões no próximo domingo, 29 de dezembro. Na antevisão do clássico contra o eterno rival Benfica, o técnico leonino concedeu declarações aos jornalistas e negou ser mágico.
"Duas coisas importantes no jogo de amanhã: é um dérbi, e só por si motiva qualquer jogador. Todos querem grandes jogos. Essa parte, para mim, penso que é mais fácil lidar. Acho que estão motivadíssimos para jogar, ainda por cima em nossa casa", começou por referir.
"Vai haver momentos em que não vamos ser tão fortes, porque há uma clara adaptação aos métodos do novo treinador, independentemente do sistema. Há uma adaptação diária a tudo. É natural que amanhã, em alguns momentos, não haja tanta qualidade. Esqueçam isso. Mas lá está. A parte de atitude, aliada aos nossos adeptos que nos vão empurrar, será muito importante para o objetivo de chegar ao fim com a vitória".
Confrontado com a afirmação que fez no momento da sua apresentação: "Quando faltar inspiração, que não falte atitude", referiu que há uma que fará mais diferença este domingo. "Claramente a atitude. Como é óbvio, trabalhámos 72 horas. Não vou chegar aqui e fazer magia. Não sou mágico, longe disso. Dentro do que perspetivamos, é tentar entender e fazer algumas coisas específicas que nos podem fazer tirar partido".
"A equipa vai estar muito longe do que queremos, vai ser aos poucos, mas encontrei um grupo muito recetivo. E isso é importante. Se eles estiverem lá mesmo quando falharem uma interceção, um passe ou um posicinamento, a atitude tem de lá estar. Se a parte competitiva estiver lá, perante o ambiente depois em Alvalade - e os adeptos serão muito importante -, a atitude fará toda a diferença ao longo do jogo", rematou Rui Borges.
Relembrar que o Sporting vai defrontar o Benfica no dérbi de Lisboa, referente à 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Será o primeiro jogo do novo treinador ao leme do Clube de Alvalade, depois do período em que João Pereira esteve aos comandos, e onde os leões conseguiram apenas três vitórias, um empate e quatro derrotas em oito partidas disputadas.