
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Félix Correia vai ser reforço do Lille, clube francês. O jogador está prestes a dizer adeus aos companheiros do Gil Vicente, para rumar a França, onde vai representar o histórico emblema francês. As três partes parecem já ter tudo confirmado e o negócio deve ser oficializado em breve.
A informação é avançada pelo jornal Record. O Lille chegou-se à frente com sete milhões de euros, sensivelmente a quantia que o Gil Vicente pedia para libertar Félix Correia. O extremo formado em Alvalade vai prosseguir, agora, a carreira na Ligue 1.
Félix Correia era um alvo antigo do Sporting, que mantinha o jogador da formação no radar, visto como uma boa solução para reforçar o ataque verde e branco, sem implicar um investimento muito avultado. No entanto, os leões esperaram tempo de mais e vêm o jogador assinar por outro clube. O Benfica, por exemplo, era outro dos emblemas que tinha o extremo referenciado.
Em França, o Lille tem pronto, à espera de Félix Correia, um contrato que o prende ao clube francês para as próximas quatro temporadas. O jogador de 25 anos também deve ver o seu rendimento mensal aumentado quando foi confirmada a mudança para o emblema gaulês.
O Gil Vicente vai lucrar o mesmo com Félix Correia que tinha feito com Fran Navarro, sendo que os dois passam a dividir o estatuto de venda mais cara da história do clube. O extremo formado no Sporting passou dois anos em Barcelos, nos quais disputou 71 jogos, marcou 15 golos e ofereceu sete assistências.
Médio colombiano atua na equipa de Abel Ferreira, que pode estar prestes a perder um dos seus melhores jogadores, alvo dos leões este verão
|
Richard Ríos está perto de reforçar a Roma, emblema histórico da Serie A. O jogador da equipa do Palmeiras, onde é orientado por Abel Ferreira, era um dos alvos do Sporting neste mercado de verão, mas os leões não vão ver o seu desejo realizar-se na presente janela de transferências.
A informação é avançada por vários jornalistas italianos, como Gianluca DiMarzio ou Fabrizio Romano. As notícias apontam para que esta seja a vontade do jogador, que detém 10% do próprio passe, mas está disposto a abdicar desse valor para concluir a sua mudança para a Serie A.
Falta, agora, apenas atingir o entendimento entre os clubes. a Roma vai intensificando as conversas com o Palmeiras, na tentativa de chegar a um valor que agrade às duas partes. Os italianos estão dispostos a oferecer uma quantia a rondar os 25 milhões de euros para garantirem os serviços do médio colombiano.
O Palmeiras, por sua vez, quer tentar maximizar o valor que vai receber por Richard Ríos. Por isso, o clube orientado por Abel Ferreira procura algo como 30 milhões de euros para libertar o internacional pela Colômbia. As conversas prosseguem e há otimismo para que a diferença de cinco milhões seja ultrapassada em breve.
Richard Ríos - avaliado em 16 milhões de euros - está no Brasil há seis anos, altura em que ingressou nos sub-20 do Flamengo. O médio foi contratado pelo Palmeiras, em 2023, ao Guarani, a troco de cerca de 1,4 milhões de euros. Em 2025, soma 35 jogos pela formação de Abel Ferreira, com a qual tem contrato até 2028.
Presidente do Clube de Alvalade está determinado em não deixar a situação terminar depois de terem sido aplicadas sanções aos craques verdes e brancos
|
Frederico Varandas, Presidente do Sporting, já decidiu que o Clube de Alvalade vai recorrer dos castigos aplicados aos jogadores verdes e brancos, na sequência dos acontecimentos da final da Taça de Portugal. A Federação Portuguesa de Futebol, presidida por Pedro Proença, anunciou recentemente sanções a vários craques dos leões.
O Conselho de Disciplina decidiu aplicar suspensões a Matheus Reis, Geovany Quenda e Zeno Debast, depois da partida da final da Taça de Portugal, que opôs Sporting e Benfica. O brasileiro fica impedido de disputar cinco partidas, o jovem português duas, e o defesa belga um encontro.
Os castigos provam-se muito importantes porque deixam, desde já, o Sporting sem três peças muito importantes para a disputa do primeiro troféu da época: a Supertaça Cândido de Oliveira, que os leões disputam, de novo, com o Benfica. Se nada se alterar, vão jogar o dérbi sem um trio essencial nas conquistas de 2024/25.
No entanto, Frederico Varandas está empenhado em desafiar Pedro Proença, e alterar a situação o mais rápido possível. O Presidente do Sporting já decidiu que o Clube vai recorrer ao Tribunal Arbitral do Desporto para que a decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol seja revista.
Esta é mais uma consequência do polémico jogo que terminou com a conquista da Taça de Portugal para o Sporting, troféu que confirmou a dobradinha verde e branca. Relembrar que os leões começaram a perder, mas empataram ao cair do pano com golo de Viktor Gyokeres, e deram a volta no prolongamento para vencerem os rivais por 3-1.
Jogador brasileiro protagonizou um dos momentos polémicos da última temporada, num lance dividido com Andre Belotti, na final da Taça de Portugal
|
Um desentendimento entre os árbitros durante a final da Taça de Portugal provou-se fulcral para a decisão do lance entre Matheus Reis e Andrea Belotti. Relembrar que o jogador brasileiro protagonizou um dos momentos polémicos da partida, mas passou ao lado de sanção disciplinar, acabando por ser castigado com suspensão de quatro jogos mais de um mês depois.
O jornal Record teve acesso ao acórdão onde são explicados os argumentos para o castigo de Matheus Reis, do Sporting, e partilhou o racional do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para castigar o jogador brasileiro com quatro partidas, um mês depois do acontecimento.
Segundo o Conselho de Arbitragem, ao "minuto 90'+5, atingiu Belotti, pisando-o na cabeça". Então, porque não foi expulso Matheus Reis durante o encontro? A explicação será uma falta de comunicação entre a equipa de arbitragem, com especial incidência para o VAR dessa partida, Tiago Martins.
Quando o lance de desenrolou, Tiago Martins estava inclinado para chamar o árbitro a visualizar as imagens, afirmando que se tratava de "conduta violenta". No entanto, não houve concordância dos AVAR, Vasco Santos e Sérgio Jesus: "Num primeiro momento, após a ocorrência do lance e depois de o observar novamente, disse 'siga', mas logo depois pediu para o rever sob outro ângulo e concluiu: 'Isto é vermelho, isto é vermelho, eu vou chamar. É conduta violenta".
É o que vem explicado no relatório sobre a atuação de Tiago Martins, onde o destaque é esta interação que demorou cerca de dois minutos. Prosseguiu da seguinte forma: "Após hesitações dos AVAR sobre se ainda seria legítimo informar o árbitro principal por, entretanto, o jogo ter sido interrompido e reiniciado, acabou por encerrar a apreciação do lance dizendo: 'Ok, tudo bem, vá, siga'".