Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

ASSEMBLEIA GERAL DO SPORTING AO MINUTO: TERMINOU PERÍODO DE VOTAÇÃO

Acompanhe aqui tudo o que se está a passar na reunião magna dos leões

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

24 Jul 2022 | 10:54 |

Icon Comentário0

18H30 - Terminou o período de votação. Porém, todos os Sócios que ainda estejam na fila poderão exercer o seu direito de voto. 14h58 - Vão decorrendo as votações. 12h25 - INTERVALO. 11h55 - Questionado sobre o porquê de o Sporting ainda não ter uma APP, André Bernardo destaca o reforço da equipa de IT dos leões, afirmando que, ao dia de hoje, já há 15 colaboradores nesta secção dos leões, comparativamente com os cinco que existiam anteriormente. 11h45 - Varandas e Zenha já prestam esclarecimentos aos Sócios.

  • No orçamento para 2022/23, 450 mil euros do aumento de quotizações já prevê o aumento das quotas.
  • Na rubrica 'Gastos com Pessoal', apenas 400 mil euros são relativos a prémios para os atletas. Tudo o resto está relacionado com aumento dos custos com staff e estrutura de apoio.
11h25 - Nuno Sousa (candidato da Lista C nas últimas eleições) ou André Dias Ferreira (filho de Dias Ferreira) já interviram. 11h10 - Frederico Varandas e Francisco Salgado Zenha já discursaram. Seguem-se as intervenções dos Sócios. 11h00 - As urnas estarão abertas até às 18h30. Nessa altura, todos os Sócios que estiverem na fila serão autorizados a votar. 10h27 - A Mesa da Assembleia Geral indeferiu um voto de louvor à equipa feminina de GoalBall do Sporting. O requerimento foi apresentado por Afonso Pinto Coelho (Sócio 43.233) e Vítor Afonso (Sócio 5.163). 10h24 - Em 2021/22, o Sporting faturou 9,6 milhões de euros em quotização, o que, pelo segundo ano consecutivo, é um valor recorde. https://twitter.com/leoninopt/status/1551144447458566144 10h19 - Segue-se Francisco Salgado Zenha, Vice-Presidente com o pelouro das finanças. 10H18 - Frederico Varandas já terminou o seu discurso. 10h15 - Frederico Varandas anuncia o recorde de Sócios pagantes e destaca o investimento que irá ser feito no Centro de Otimização Desportiva das modalidades (COD). 10h12 - O Presidente do Sporting dá, ainda, o exemplo do Porto, referindo que os dragões só têm três modalidades principais. https://twitter.com/leoninopt/status/1551140807368908800 10h10 - Sobre o aumento das quotas, Frederico Varandas dá o exemplo do Benfica, referindo que os encarnados têm o dobro da quotização do Sporting. 10h09 - Frederico Varandas começa a sua intervenção. 10h05 - O Presidente da Mesa da Assembleia Geral, João Palma, já abriu as votações. 09h55 - Trabalhos só vão arrancar às 10h00. 09h52 - Para já, estão cerca de 50 Sportinguistas presentes no Pavilhão João Rocha. 09h15 – As portas do Pavilhão João Rocha já abriram. 09h00 – João Gaspar, candidato a Presidente da MAG nas últimas eleições pela lista de Nuno Sousa, considera que o aumento das quotas é ilegal. https://twitter.com/leoninopt/status/1550892379187593217 09h00 – Por sua vez, Dias Ferreira, antigo candidato e também Presidente da MAG, não vê qualquer problema. https://twitter.com/leoninopt/status/1550871037205700608 09h00 – Na opinião de Jaime Marta Soares, antigo Presidente da MAG, o aumento das quotas e o Orçamento deveriam ser votados em separado, considerando mesmo que a atitude da Direção é “ditatorial e irresponsável”. https://twitter.com/leoninopt/status/1550885718939111425 09h00 - Em entrevista à Sporting TV, Francisco Salgado Zenha destacou que este é um Orçamento que tem como objetivo reforçar a competitividade das modalidades. https://twitter.com/leoninopt/status/1550784033197625344 09h00 – Na temporada 2022/23, o Sporting prevê investir mais nas modalidades. https://twitter.com/leoninopt/status/1548688978311880706 09h00 – A votação estará o Orçamento do Clube para a temporada 2022/23, sendo que o mesmo contempla o aumento de quotas. https://twitter.com/leoninopt/status/1548240756560650242 09h00 – A Assembleia Geral do Sporting realiza-se, este domingo, 24 de julho, no Pavilhão João Rocha.


Fotografia de Sporting




Clube

Villas Boas pode ser castigado graças a Sporting e... Manteigas

Leões voltaram a aparecer ligados a um processo disciplinar que também envolve o sócio do Benfica e o presidente do Porto

Conselho de Disciplina da FPF junta queixas de João Diogo Manteigas e Sporting contra André Villas-Boas
Conselho de Disciplina da FPF junta queixas de João Diogo Manteigas e Sporting contra André Villas-Boas

14 Abr 2026 | 16:37 |

Icon Comentário0

O Conselho de Disciplina da FPF decidiu avançar com a junção de dois processos disciplinares que envolvem o presidente do Porto, André Villas-Boas, após queixas apresentadas em momentos distintos. O caso passou agora para análise conjunta na Comissão de Instrutores, devido à ligação entre as participações.


De um lado está uma participação disciplinar apresentada pelo Sporting, que motivou a abertura de um processo inicial por parte da Secção Profissional do Conselho de Disciplina. Do outro, surge a queixa de João Diogo Manteigas, candidato à presidência do Benfica, que também contestou declarações feitas pelo líder portista na revista Dragões, considerando-as lesivas da sua honra.


A decisão do Conselho de Disciplina foi juntar ambos os processos por existirem factos e conteúdos relacionados entre si. Esta acumulação visa permitir uma análise mais uniforme e coerente das queixas apresentadas contra André Villas-Boas. O dirigente será agora notificado e chamado a prestar esclarecimentos formais no âmbito do procedimento.


Em causa estão declarações proferidas pelo presidente do Porto em contexto público, incluindo passagens polémicas publicadas na Revista Dragões, que motivaram reações por parte dos queixosos. O processo segue agora para a fase de instrução, onde serão avaliadas todas as provas e argumentos apresentados pelas partes envolvidas.

Vale lembrar que o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol instaurou um processo disciplinar Alberto Costa, jogador do Porto, também após uma queixa do Sporting. Em causa está um incidente ocorrido durante o jogo contra o Famalicão, que terminou empatado a duas bolas, onde supostamente o lateral dos dragões terá cuspido no avançado Sorriso.



Clube

Varandas chega-se à frente e visa momento que se vive no Sporting: "Queremos estar na..."

Presente na primeira edição do Torneio Aurélio Pereira, este domingo, Presidente leonino falou sobre a atualidade verde e branca

Encantado com a atualidade do Sporting, esta estendida pelas diferentes modalidades leoninas, Frederico Varandas não segurou elogios
Encantado com a atualidade do Sporting, esta estendida pelas diferentes modalidades leoninas, Frederico Varandas não segurou elogios

12 Abr 2026 | 16:11 |

Icon Comentário0

Presente no I Torneio Aurélio Pereira, Frederico Varandas considera que o Sporting vive um dos melhores momentos da história. O líder leonino destacou as campanhas europeias de diferentes modalidades leoninas para sustentar a ideia de um momento de pujança.


Frederico Varandas: "Vive-se um dos melhores momentos na história do Sporting"


"Eu acho que é dos melhores momentos da história do Clube. Tem três equipas nos quartos de final da Champions League, em futebol, andebol e hóquei. Temos ainda o futsal nas meias-finais. Isto mostra a consolidação de um projeto desportivo e mostra, inequivocamente, que é um dos melhores momentos da história. Está num momento pujante. Promove não só o desporto, mas também os valores do Sporting", começou por dizer o presidente leonino.


"Queremos estar na decisão das competições. É um orgulho a campanha europeia que fizemos, estamos entre as oito melhores equipas, e a responsabilidade está toda do lado de lá", acrescentou ainda Frederico Varandas, atirando a pressão para o lado do Arsenal, antes da segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, depois da vitória inglesa em Alvalade, por 1-0.

Frederico Varandas: "Aurélio Pereira ficará na história do Sporting como uma das pessoas mais queridas e importantes da história do futebol"


O presidente do Sporting falou aos jornalistas após a final da primeira edição do Torneio Aurélio Pereira, no escalão sub-13. O Real Betis conquistou a prova, ao vencer os leões por 4-2. "É a melhor maneira de o homenagear, nestes moldes, com um torneio de referência. Ficará na história do Sporting como uma das pessoas mais queridas e mais importantes da história do futebol. Já agora parabéns ao Betis. Foi a primeira edição do torneio e vamos continuar", garantiu.

Acompanhado pelos embaixadores do torneio, Rui Patrício e Adrien Silva, Frederico Varandas entregou à família de Aurélio Pereira um quadro assinado por todos os jogadores que participaram nesta primeira edição. Um presente recebido pelo irmão do homenageado, Carlos Pereira, pelas filhas Mafalda e Rute, e também pelos netos Tomás e Filipe.


Clube

Varandas volta a responder a Villas-Boas; Presidente do Sporting fala em "argumento ridículo"

Líder máximo dos verdes e brancos endereçou as recentes palavras do homólogo portista, à margem do Torneio Aurélio Pereira, este domingo

Frederico Varandas, Presidente do Sporting, respondeu às declarações de André Villas-Boas, revelando também um episódio ocorrido na reunião na FPF
Frederico Varandas, Presidente do Sporting, respondeu às declarações de André Villas-Boas, revelando também um episódio ocorrido na reunião na FPF

12 Abr 2026 | 14:25 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas respondeu às declarações de André Villas-Boas, revelando também um episódio ocorrido na reunião na Federação Portuguesa de Futebol, depois de o dirigente portista ter mencionado um pedido de desculpas do líder leonino. As palavras surgiram no Estádio Universitário de Lisboa, após a final sub-13 do Torneio Aurélio Pereira, onde o Real Betis venceu o Sporting por 4-2. Confira tudo o que disse.


"Villas-Boas também vai dizer publicamente que o Apito Dourado é uma vergonha?"


"Há um ano, estávamos em eleições para a Liga, e os quatro presidentes de Sporting, Benfica, Porto e Braga estiveram com um acompanhante cada - eu, com Salgado Zenha; Rui Costa com Nuno Catarino; Villas-Boas com Pereira da Costa e António Salvador com André Viana - numa reunião num hotel em Gaia, para entrevistarmos os candidatos à presidência, João Fonseca e Reinaldo Teixeira. Quando entrevistámos o agora presidente, Reinaldo Teixeira, Villas-Boas disse: "Uma coisa extremamente importante para nós, Porto, é a verdade desportiva e os casos de justiça. O presidente da Liga tem de ter mão de ferro". Villas-Boas virou-se para Rui Costa e disse: "Isto afeta os dois. Não tenho problemas em dizer que o Apito Dourado e o caso dos e-mails são uma vergonha, por isso queria que o presidente da Liga dissesse que isto não pode voltar a acontecer". Eu agora pergunto: Villas-Boas também vai dizer publicamente que o Apito Dourado é uma vergonha?"


"Mas isso foi antes da visita do Sporting ao Dragão e antes da visita do andebol"

"Houve uma reunião promovida por Pedro Proença com os presidentes de Sporting, Porto, Benfica e Braga. Foi uma reunião positiva, construtiva, para falar de reformas. Proença apelou também aos clubes para que tivessem responsabilidade. Na despedida até pedi desculpa por alguns excessos no passado, nomeadamente com o presidente do Porto. Mas isso foi antes da visita do Sporting ao Dragão e antes da visita do andebol"


"Não vi nenhuma pergunta respondida"

"Ouvi com grande interesse as declarações do presidente do Porto após a reunião com a Ministra. Não vi nenhuma pergunta respondida. Vi um argumento um pouco ridículo, que é comparar o comportamento de um adepto, com comportamentos de uma estrutura profissional. Vi um grave atentado à liberdade de expressão, com condicionamento a comentadores e jornalista, pedia que enviasse para o presidente da associação de jornalistas de desporto, Manuel Queiroz, que estava de férias da Pascoa e não assistiu. E vejo ainda pior, talvez: ainda gozou com o estado clínico do treinador, com a delegada e com um jogador. Não vi nenhuma situação esclarecida"

"E o Sporting vai ficar calado? Então quem defende o Sporting?"

"Reparei que muitas pessoas, até a dizerem que isto já chega para Sporting e Porto. O Sporting não começou nada. Um clube agrediu e outro foi agredido. O Sporting recebe bem as equipas, não passa vídeos nos balneários dos árbitros. Não tem adversários que se sentem mal no Pavilhão João Rocha. Sinto silêncio e inação de quem dirige o desporto. E o Sporting vai ficar calado? Então quem defende o Sporting?".

Confira as declarações na íntegra:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting mostra-se "tão grande como os maiores da Europa" e atinge feito inédito em Portugal
Clube

Sporting mostra-se "tão grande como os maiores da Europa" e atinge feito inédito em Portugal

10 Abr 2026 | 17:52

Icon Comentário0
Os "cinco casos" que Varandas levou à Ministra para serem respondidos na polémica Porto - Sporting
Clube

Os "cinco casos" que Varandas levou à Ministra para serem respondidos na polémica Porto - Sporting

02 Abr 2026 | 09:05

Icon Comentário0
Villas-Boas diz que Varandas foi fazer "figurinhas" e ironiza postura do Presidente do Sporting
Clube

Villas-Boas diz que Varandas foi fazer "figurinhas" e ironiza postura do Presidente do Sporting

01 Abr 2026 | 18:47

Icon Comentário0