Futebol Formação
Sporting com falta de eficácia empata com UD Leiria no arranque da época (1-1)
12 Ago 2026 | 11:42
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol Formação
11 Mai 2024 | 13:57 |
A equipa de juvenis do Sporting empatou (0-0), este sábado, dia 11 de maio, na deslocação ao terreno do Vitória de Guimarães, em encontro válido para a 11.ª jornada do apuramento para campeão do Campeonato Nacional e complicou as contas do título.
Depois da derrota caseira frente ao Benfica na ronda anterior, os jovens leões tinham objetivo de conquistar os três pontos, uma vez que, nesta reta final, seriam muito importantes na luta pelo troféu. Uma primeira parte sem grande história terminou sem lances de maior relevo aquando do apito do árbitro para ambas as formações recolherem aos balneários para intervalo.
A segunda parte teve uma intensidade de jogo semelhante à primeira. Os minutos foram passando sem história para contar e o nulo não desatou. No final dos 90 minutos, as duas equipas acabaram empatadas a zero, com um ponto para cada lado.
Com este empate – o sétimo em 24 partidas ao longo da presente temporada – os comandados de José João Gomes encontram-se atualmente no segundo posto da fase de Apuramento de Campeão com 18 pontos somados em onze partidas. O Benfica é líder, com mais oito pontos (26), mas tem uma partida a menos, tal como o Porto, em igualdade com os leões (18).
Os jovens do Sporting viram agora atenções para a partida da 12.ª jornada da etapa anteriormente mencionada, onde irão receber, o Rio Ave, atual sexto classificado. O encontro está agendado apenas para o próximo dia 12 de junho e joga-se no Estádio Aurélio Pereira, na Academia Cristiano Ronaldo e o triunfo será fundamental para o Sporting manter vivas as esperanças pelo título nacional, mas, para tal, os encarnados têm de perder.
https://twitter.com/leoninopt/status/1789260920994083313
Na segunda parte, Clube de Alvalade ainda esteve perto de aumentar a diferença, mas encontrou resistência da defesa adversária
22 Ago 2026 | 13:59 |
A equipa de juniores do Sporting regressou às vitórias, ao bater o Oriental por 2-1, no Estádio Aurélio Pereira, em partida da terceira jornada da Série 2 do Campeonato Nacional. Depois do empate frente ao Leiria na ronda anterior, os jovens leões somaram três pontos importantes.
O grande destaque da partida foi José Mendes, que voltou a mostrar o bom momento de forma neste início de temporada. O avançado abriu o marcador aos 15 minutos, após assistência de David Almeida, mas o Oriental respondeu pouco depois, através de um penálti convertido por António Oliveira. José Mendes teve ainda a oportunidade de voltar a marcar de penálti, mas permitiu a defesa de Tomás Marques.
A redenção surgiu, contudo, apenas dois minutos depois. Aos 28', José Mendes aproveitou um erro defensivo do adversário, ficou isolado perante o guarda-redes e não desperdiçou a oportunidade, colocando novamente o Clube de Alvalade em vantagem (2-1).
Na segunda parte, o conjunto leonino controlou as operações, apesar das tentativas do opositor para chegar novamente ao empate através de transições rápidas. O Sporting ainda esteve perto de aumentar a diferença, mas sem efeitos práticos. Na próxima jornada, os leões, que somam sete pontos, visitam o reduto do Torreense no domingo, dia 29, às 11h00.
O onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco foi composto por: Afonso Redondo (Guarda-redes), Salvador Fortuna, Samuel Tavares, Francisco Cabeçana [C], Duarte Rosa, Sandro Gamboa, Martim Almeida, Diego Farinha, David Almeida, José Garrafa e José Mendes.
Clube leonino garantiu mais um nome para os seus quadros, numa aposta que recupera uma ligação especial entre a Madeira e a Academia de Alcochete
20 Ago 2026 | 15:17 |
O Sporting oficializou mais uma aposta para o futuro e garantiu a chegada de uma jovem promessa proveniente da Madeira. O emblema leonino continua a reforçar os escalões de formação e assegurou um talento de apenas 14 anos para prosseguir o seu desenvolvimento na Academia Cristiano Ronaldo.
O protagonista é Gustavo Meireles, extremo madeirense que chega ao Sporting depois de representar o Nacional. O jovem assinou um contrato de formação com os leões e inicia agora uma nova etapa numa das academias de referência do futebol português, procurando seguir um caminho semelhante ao de outros talentos que passaram por Alcochete.
Gustavo Meireles começou o percurso no Machico, clube onde deu os primeiros passos no futebol. Posteriormente, passou pelo CE O Liceu, antes de chegar ao Nacional na temporada 2022/23. Ao longo das últimas épocas, o extremo evoluiu no emblema madeirense, onde permaneceu até 2025/26.
Aos 14 anos, o jovem atacante muda agora de realidade e passa a integrar a estrutura de formação do Sporting. A chegada a Alcochete representa uma oportunidade para continuar a desenvolver as suas características e trabalhar num contexto de elevada exigência, acompanhado por treinadores especializados na formação de jovens jogadores.
A ligação à Madeira ganha ainda um simbolismo especial devido à história de Cristiano Ronaldo - que falhou jogo do Al Nassr. O antigo jogador leonino nasceu no Funchal e passou pela formação do Sporting antes de se tornar uma das maiores figuras da história do futebol mundial. Gustavo Meireles começa agora o seu percurso na mesma academia, com o sonho de construir também uma carreira de sucesso no futebol profissional.
Depois da vitória na ronda inaugural, emblema verde e branco não conseguiu voltar a vencer e soma, neste momento, quatro pontos na tabela
16 Ago 2026 | 11:32 |
A equipa sub-19 do Sporting não foi além de um empate a uma bola no reduto da União de Leiria, referente à segunda jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Depois da vitória na ronda inaugural, os leões não conseguiram voltar a vencer.
A formação da casa adiantou-se logo aos 6 minutos por Sandro Vieira. O Clube de Alvalade reagiu e assumiu o controlo da partida, passando grande parte do primeiro tempo instalado no meio-campo adversário, mas só conseguiram chegar ao empate já nos descontos do primeiro tempo.
Aos 45+2 minutos, David Almeida recuperou uma segunda bola à entrada da área e lançou José Garrafa em profundidade. O avançado apareceu ao segundo poste e, com um bom gesto técnico, cabeceou para o fundo das redes (1-1).
Na segunda parte, o domínio leonino tornou-se ainda mais evidente. Foram 22 remates, sendo oito enquadrados, mas a falta de eficácia impediu a equipa de Pedro Guerreiro de completar a reviravolta. Os leões somam assim quatro pontos e regressam ao Estádio Aurélio Pereira na próxima jornada para defrontar o Oriental.
O onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco foi composto por: Afonso Redondo (Guarda-redes), Salvador Fortuna, Samuel Tavares, Francisco Cabeçana (C), Duarte Rosa, Sandro Gamboa, Martim Almeida, Diego Farinha, David Almeida, José Garrafa e José Mendes.
Maldade de Geny Catamo:
Sporting com falta de eficácia empata com UD Leiria no arranque da época (1-1)
12 Ago 2026 | 11:42
Ponta de lança do Sporting bisa na vitória frente ao Casa Pia (2-0)
09 Ago 2026 | 13:04
Negócio fechado! Sporting garante contratação de Vítor Pereira
01 Ago 2026 | 15:47