
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Hidemasa Morita vai renovar contrato com o Sporting. O médio japonês é crucial no meio campo de Rúben Amorim e, embora seja cobiçado no estrangeiro, vai continuar a vestir a Listada verde e branca por mais algumas temporadas.
A informação é avançada pelo jornal A Bola, garantindo que o 'camisola 5' irá prolongar o seu vínculo por mais dois anos - até 2028, visto que acaba em 2026. A mesma fonte refere que as equipas interessadas, oriundas de Itália e Alemanha, não são suficientes para conseguir convencer Morita e levar o médio do Sporting.
O diário desportivo refere que o jogador irá ter um aumento salarial, que, de momento, ronda os 500 mil euros, para passar a receber entre os 700 e os 800 mil euros. A cláusula de rescisão do jogador está fixada em 45 milhões de euros, mas ainda não é certo que o Sporting queira mudara a mesma.
Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita – avaliado em 15 milhões de euros – realizou 40 jogos (2.753 minutos): 29 na Liga Portugal Betclic (2.144), sete na Liga Europa (441) e quatro na Taça de Portugal (168). O médio do Sporting marcou dois golos (Arouca e Moreirense) e fez quatro assistências (Rio Ave, por duas ocasiões, Vitória de Guimarães e Portimonense), sendo uma das grandes figuras da turma de Rúben Amorim na época que agora termina.
O médio chegou ao Sporting em julho de 2022, contratado por Frederico Varandas ao Santa Clara, numa transferência avaliada em cerca de 3,45 milhões de euros. Desde então, com o leão rampante ao peito, o internacional nipónico acumula 81 jogos, oito golos, oito assistências e um título conquistado (Campeonato Nacional, 2023/24).
Recorde a festa de Morita no Marquês:
Pupilo de Rui Borges superou concorrentes mais diretos e termina temporada desportiva de 2025/26 com números de fazer inveja aos rivais
|
Rui Silva sagrou-se no jogador com mais golos evitados da Liga Portugal, ultrapassando assim Diogo Costa, do Porto e Anatoliy Trubin do Benfica. Agarrando a titularidade desde que chegou à baliza do Sporting, no mercado de inverno, o jogador brilha dentro e fora dos campos.
O pupilo de Rui Borges liderou as estatísticas de guarda-redes com mais golos evitados na Liga Portugal 2024/25 com um total de 5,3, números que representam um valor de 13.1% de menos remates certeiros sofridos face às bolas em direção do alvo do Clube de Alvalade.
Esta estatística apresenta uma relação direta entre as exibições de Rui Silva e os resultados dos leões. O mais recente guarda-redes do Sporting sofreu 16 golos em 23 jogos, somando um total de 46 defesas realizadas e nove jogos com a baliza em branco, sendo mais preponderante que os guardiões de Porto e Benfica.
Tanto Diogo Costa como Anatoliy Trubin tiveram o mesmo número de golos evitados na Liga Portugal, no valor de 1,1. Ainda assim, e apesar da igualdade no valor, o guarda-redes do Benfica fez um total de 114 defesas ao longo de toda a temporada, fazendo mais que o guardião da equipa do Porto, que realizou 82.
Com apenas quatro meses e meio a defender as balizas do Sporting, Rui Silva foi uma figura importante para a temporada do Sporting. Com um valor de mercado de 7 milhões de euros, o guarda-redes leonino realizou 17 jogos na Liga Portugal, quatro para a Taça de Portugal e dois para a Liga dos Campeões, numa temporada em que se sagrou Campeão Nacional e vencedor da prova rainha.
Médio do Manchester United admitiu que esteve perto de rumar à Arábia Saudita, mas explica que disse 'não' ao atual vice-campeão
|
Bruno Fernandes esteve quase a rumar à Arábia Saudita. O médio português confirmou esta terça-feira, dia 3 de junho, que recebeu uma proposta do Al Hilal, um dos clubes mais poderosos daquele país do Médio Oriente, mas acabou por recusar a oportunidade (que poderia gerar encaixe ao Sporting).
Na antevisão do importante duelo contra a Alemanha, a contar para a Liga das Nações, o médio de 30 anos abriu o jogo e explicou os motivos que o fizeram optar por ficar no Manchester United, apesar da temporada muito abaixo do expectável em Inglaterra em termos coletivos.
Bruno Fernandes: "Falei com o mister Ruben Amorim que, durante todo esse período, chateou-me bastante para que não fosse"
"O presidente do Al Hilal ligou-me há um mês. Houve um tempo de espera pela minha parte para pensar no futuro. Como sempre disse, estaria disposto, se o Manchester United assim o achasse, a fazê-lo. Falei com o mister Ruben Amorim que, durante todo esse período, chateou-me bastante para que não fosse. O clube disse que não estaria disposto a vender-me, só mesmo se eu quisesse sair, que não era uma questão financeira", começou por dizer.
O internacional português falou numa proposta ambiciosa vinda do clube de Riade mas depois de uma conversa com o empresário e com a mulher decidiu não mudar-se para a Arábia Saudita. O jogador revela que a mulher teve muito peso na decisão tomada.
Bruno Fernandes: "Foi uma proposta muito ambiciosa"
"Foi uma proposta muito ambiciosa. O presidente foi uma pessoa espetacular, nunca falámos de valores [inicialmente]. Com o meu empresário claro. Depois, falei com a minha mulher em família, e ela perguntou-me quais os meus objetivos pessoais na carreira. Foi uma pessoa que sempre me apoiou bastante", apontou o ex Sporting.
Gabigol, como é conhecido na Academia pela veia goleadora apresentada nas épocas na formação, está em altas antes do início da nova época
|
Gabriel Silva sabe que vai integrar a pré-temporada com a equipa A do Sporting. O avançado de 18 anos, que jogou com Geovany Quenda - que está de saída para o Chelsea - nos iniciados dos leões, juntar-se-á a Rui Borges e companhia em Lagos, no Algarve.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, além de Gabriel Silva, também Rafael Nel fará parte da pré-época, isto depois do avançado de 20 anos ter tido uma época recente marcada por várias lesões musculares. De resto, outros nomes da equipa B do Sporting apontam a uma chamada ao contexto de graúdos nos preparativos da 'operação 2025/26' dos leões.
Já com data marcada para integrar o estágio de preparação, em Lagos, Gabriel Silva vai reencontrar-se com Geovany Quenda, João Simões e Eduardo Felicíssimo; todos nomes que fazem parte da geração 2007, na qual o ponta-de-lança recentemente chamado por Rui Borges se insere.
A temporada 2024/25 do Sporting foi marcada pela estreia de vários jovens da formação devido à vaga e lesões que o Clube de Alvalade atravessou na segunda metade da época. Para além dos nomes já mencionados, figuras como José Simões, Alexandre Brito, Henrique Arreio, Kauã Oliveira e Mauro Couto deram a sua contribuição na equipa principal dos leões.
Esta última temporada, Gabriel Silva repartiu o seu tempo a representar as equipas do Sporting na Liga 3, UEFA Youth League, e Liga Revelação. No total, jogou 1663 minutos em toda a época, distribuídos por 32 jogos em que apontou oito golos e quatro assistências.