Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
12 Mai 2026 | 15:37 |
O Sporting prepara a receção ao Gil Vicente com uma novidade importante no ataque. Depois de vários meses afastado por problemas físicos, Fotis Ioannidis está finalmente pronto para voltar às opções de Rui Borges e pode somar minutos já na derradeira jornada da Liga. O avançado grego não compete desde o passado dia 21 de fevereiro, quando participou durante apenas 13 minutos na vitória frente ao Moreirense.
Segundo informações do jornal A Bola, o grego já está em condições de regressar à competição e poderá integrar a convocatória para o encontro frente ao Gil Vicente, marcado para sábado, às 20h30, em Alvalade. Rui Borges ganha assim mais uma alternativa para um jogo que pode ser decisivo nas contas do segundo lugar e do acesso à Liga dos Campeões.
Vale lembrar que o camisola 89 esteve entregue ao departamento médico devido a problemas no joelho esquerdo, situação que limitou bastante as soluções ofensivas dos leões nesta reta decisiva da temporada. A temporada do internacional grego ficou marcada por vários problemas físicos consecutivos. Primeiro sofreu um traumatismo no ligamento lateral externo do joelho esquerdo diante do Santa Clara, em novembro, e depois enfrentou várias recaídas que impediram uma recuperação estável ao longo dos últimos meses.
Ainda regressou no dérbi frente ao Benfica, em dezembro, mas voltou a ressentir-se na meia-final da Taça da Liga frente ao Vitória de Guimarães. Chegou mesmo a falar-se da possibilidade de uma intervenção cirúrgica, cenário que acabou por ser afastado graças à evolução positiva do jogador, que agora aponta ao regresso em definitivo para ajudar o Sporting no último jogo da época.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Fotis Ioannidis – avaliado em 18 milhões de euros – soma 22 partidas. O avançado internacional grego de 26 anos disputou 944 minutos, nos quais já apontou seis golos e três assistências com o equipamento verde e branco.
Antigo presidente do Grupo Stromp voltou a falar dos encontros de leões, dragões e águias no seu mais recente texto de opinião
13 Set 2026 | 16:49 |
Tito Arantes Fontes destacou a entrada vitoriosa do Sporting na Liga dos Campeões e aproveitou para estabelecer várias comparações com Porto e Benfica. O conhecido Sportinguista considerou que os leões souberam crescer no encontro com o Galatasaray e justificaram o triunfo por 3-1 em Alvalade.
T. Arantes Fontes: "Início do jogo foi sofrido e até inexplicável"
Na coluna ‘Um jogo de cavalheiros’, publicada no jornal Record, Tito Arantes Fontes começou por analisar a prestação do Sporting, reconhecendo algumas dificuldades iniciais. “O início do jogo foi sofrido e até inexplicável”, escreveu, antes de salientar a reação leonina e o golo de Geny Catamo, que permitiu equilibrar a partida.
O Antigo presidente do Grupo Stromp destacou depois a segunda parte da equipa de Rui Borges, com particular atenção para o penálti convertido por Luis Suárez e o livre direto marcado por Rodrigo Zalazar. “Na segunda parte o Sporting soube impor o seu jogo”, considerou, salientando ainda que os verdes e brancos poderiam ter aumentado a vantagem até ao final.
T. Arantes Fontes: "Foi mesmo uma vergonha"
Bem mais duro foi o comentário ao Porto, derrotado por 2-0 pelo Manchester City. Tito Arantes Fontes classificou a prestação dos dragões como um “jogo infantil, temeroso, caricato e medíocre” e foi ainda mais longe: “Foi mesmo uma vergonha!”.
O adepto leonino recorreu depois aos dados estatísticos para sustentar a crítica, lembrando a diferença de remates, oportunidades e defesas entre as duas equipas. Também não poupou o discurso do treinador portista após o encontro, ironizando com a avaliação de uma “exibição fantástica”.
Tito Arantes Fontes deixou igualmente várias provocações relacionadas com episódios do passado envolvendo o Porto e terminou a análise aos dragões com nova crítica. “O respeitinho pela UEFA é mesmo muito bonito!”, escreveu, contrapondo depois essa postura ao comportamento que considera existir nas competições nacionais.
O Benfica também não escapou. O autor criticou quem tentou dar ao encontro dos encarnados em Moreira de Cónegos uma dimensão comparável à Liga dos Campeões. “Habituem-se que a Champions é mesmo e só para quem tem e demonstrou estofo e mérito desportivo para lá poder estar e competir!”, rematou.
Jogador que deixou o Clube de Alvalade neste verão fez o gosto ao pé em partida disputada este domingo, válida para a quarta jornada da competição
13 Set 2026 | 16:27 |
Tiago Gabriel e Ricardo Mangas estiveram em destaque na Serie A, com os dois portugueses a marcarem no duelo entre Lecce e Monza. O jogador que passou pela formação do Sporting chegou ao segundo golo da temporada e ajudou a equipa da casa a vencer por 3-2.
Lassana Coulibaly abriu o marcador logo aos três minutos e Tiago Gabriel aumentou a vantagem aos 11', na sequência de um pontapé de canto. O central português, na mira dos leões no último verão, voltou assim a faturar esta época e continua a ganhar protagonismo no Lecce.
A resposta do Monza também teve assinatura portuguesa. Ricardo Mangas, que deixou Alvalade este verão, reduziu para 2-1 aos 20 minutos, estreando-se a marcar na presente temporada, mas a reação durou pouco: apenas um minuto depois, Coulibaly bisou e voltou a colocar o Lecce com dois golos de vantagem.
Exequiel Zeballos ainda fez o 3-2 perto do final, também com o primeiro golo da temporada, mas os anfitriões conseguiram segurar a vantagem e confirmar os três pontos. Com este resultado, o Lecce chegou aos seis pontos e ocupa o 10.º lugar da Serie A. O Monza, apesar do golo de Ricardo Mangas, mantém-se na zona de despromoção, com apenas um ponto no 18.º posto.
Tiago Gabriel passou pela formação do Clube de Alvalade, entre 2014 e 2020, antes de prosseguir o seu percurso no Vitória de Setúbal e, posteriormente, no Estrela da Amadora, chegando ao Lecce, em 2025, onde tem vindo a afirmar-se no futebol profissional.
Confira o golo de Ricardo Mangas:
Internacional português acabou por rumar ao Benfica neste mercado de transferências, mas chegou a ser associado a um possível regresso a Alvalade
13 Set 2026 | 16:08 |
João Palhinha chegou a ser a principal prioridade do Sporting para reforçar o meio-campo no último mercado, mas o regresso a Alvalade acabou por não acontecer. Agora, Sérgio Krithinas revelou uma conversa com o internacional português, numa altura em que o futuro ainda estava em aberto, que ajuda a perceber aquilo que o jogador mais valorizava.
Sérgio Krithinas: "Ele disse-me que iria para onde se sentisse mais querido e desejado"
No canal Now, o jornalista contou que encontrou Palhinha num aeroporto, em julho, precisamente quando começava a ganhar força o interesse do Benfica. “Ele disse-me que não sabia muito bem qual seria o seu futuro e que iria para onde se sentisse mais querido e desejado. Fiquei claramente com a ideia de que o Benfica seria uma hipótese muito forte”, revelou Sérgio Krithinas.
O Sporting já tinha, nessa altura, praticamente abandonado o dossiê. Os leões tinham apresentado uma proposta de 8 milhões de euros fixos, mais 4 milhões mediante objetivos, ao Bayern Munique, mas o clube alemão recusou reunir-se em duas ocasiões devido à opção que o Tottenham ainda detinha sobre o médio.
Perante o impasse, a SAD verde e branca decidiu avançar definitivamente por Sergi Altimira. A 27 de junho, o Sporting comunicou a João Palhinha que tinha optado pelo espanhol, que acabaria por ser oficializado poucos dias depois.
Já em julho, com o Sporting fora da corrida e o Tottenham também afastado, o Benfica avançou em força. As águias acabariam por fechar o negócio com o Bayern Munique por 14 milhões de euros fixos e mais 5 milhões em variáveis.