Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

BANCADAS DE ALVALADE DESLIGADAS E RELAÇÃO DIFÍCIL ENTRE ADEPTOS E JOGADORES: O RETRATO DO SPORTING - PORTO

Vivem-se momentos conturbados no reduto do leão

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

13 Fev 2023 | 07:44 |

Icon Comentário0

O Sporting saiu derrotado do clássico, da 20ª jornada do Campeonato Nacional, frente ao Porto, por 2-1. O golo de honra dos leões foi apontado por Youssef Chermiti, aos 90+7 minutos.


Depois do segundo tento dos dragões, apontado por Pepê, centenas de adeptos leoninos abandonaram as bancadas do Estádio José Alvalade. Falta de esperança na equipa que foi confirmada logo no início do jogo - o encontro histórico do futebol português contou com a pior assistência dos últimos 10 anos em clássicos disputados em Alvalade. O reduto do leão esteve composto por pouco mais de 39 mil adeptos nas bancadas.


A difícil relação entre sportinguistas e o plantel também é de destacar. No final da partida, e apesar de a equipa de Rúben Amorim ter sido contemplada maioritariamente com aplausos, esta não saiu nem do círculo do meio-campo, e rapidamente se deslocou para os balneários.


Recorde-se que os leões falharam todos os objetivos assumidos para a temporada 2022/23. Na Liga Portugal, estão em quarto lugar, a 15 pontos da liderança. Falharam a conquista da Taça da Liga e da Taça de Portugal, bem como o acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Resta ao Sporting a Liga Europa, e a tentativa de chegar ao terceiro lugar do campeonato, que dá acesso ao play-off para a UEFA Champions League da temporada que vem.

O próximo desafio do conjunto verde e branco é no dia 16 de fevereiro, às 20h00, frente ao Midtjylland, em Alvalade. O jogo é a contar para o play-off de acesso aos oitavos-de-final da UEFA Europa League.


 


Futebol

Hidemasa Morita está perto de deixar o Sporting e pode já ter destino

Futebolista da equipa principal dos verdes e brancos, esperado a abandonar Alvalade muito brevemente, é alvo de novos rumores de transferências

Hidemasa Morita, que vê o seu contrato a terminar no final da temporada, já só pensa em concretizar o sonho de jogar na Premier League
Hidemasa Morita, que vê o seu contrato a terminar no final da temporada, já só pensa em concretizar o sonho de jogar na Premier League

20 Mar 2026 | 17:51 |

Icon Comentário0

Hidemasa Morita está cada vez mais perto de abandonar o Sporting e o futuro deverá passar por Inglaterra. O médio japonês, que termina contrato com os leões no final desta temporada, não deverá renovar e tem no Leeds United o principal candidato ao seu próximo passo.


O interesse do clube inglês não é recente. O Leeds já seguia o internacional nipónico desde o verão de 2025, mas na altura recuou nas negociações devido ao valor pedido pelo Sporting, na ordem dos 10 milhões de euros, e às dúvidas em torno da condição física do jogador, que atravessava um período marcado por problemas musculares.


O cenário mudou entretanto. Com o contrato a aproximar-se do fim, Morita poderá rumar a custo zero para a Premier League, o que reforça o interesse do emblema de Elland Road. Além disso, o jogador apresenta agora melhores índices físicos, fator que dá maior confiança quanto à sua utilização num campeonato exigente.


A mudança para Inglaterra representa também a possibilidade de concretizar um objetivo antigo. Desde os primeiros anos de formação no Japão, o médio demonstrou interesse pelo futebol inglês, vendo a Premier League como uma meta na carreira.

Ainda assim, o futuro do camisola 5 não está totalmente fechado. Apesar de não ter sido convocado para a seleção japonesa, Morita continua na órbita de Hajime Moriyasu e uma eventual presença no Mundial'2026 poderá abrir portas a outros interessados no mercado internacional.


Esta temporada desportiva de 2025/26, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 9 milhões de euros - soma 37 partidas. O futebolista disputou um total de 1.899 minutos, nos quais assistiu os companheiros por duas ocasiões.


Futebol

Sporting faz pedido à Liga, mas Porto e Benfica metem travão dos grandes

Em volta da marcação do jogo em atraso entre Clube de Alvalade e Tondela, águias e dragões juntam-se e vão contra as vontades verdes e brancas

Presentes na reunião da Comissão de Calendários, esta relativa à marcação do Sporting - Tondela, Porto e Benfica juntam-se e vão e contra os leões
Presentes na reunião da Comissão de Calendários, esta relativa à marcação do Sporting - Tondela, Porto e Benfica juntam-se e vão e contra os leões

20 Mar 2026 | 17:37 |

Icon Comentário0

A reunião da Comissão de Calendários, realizada esta sexta-feira para discutir a marcação do jogo em atraso entre Sporting e Tondela, teve momentos de alta tensão. E, um dos pontos em que o tom mais subiu teve origem numa proposta surpreendente dos leões, que fizeram saber que não pretendiam disputar a partida na primeira semana livre no calendário.


Segundo informações apuradas pelo jornal Record, o Clube de Alvalade avançou com a data de 6 de maio para a realização do jogo com o Tondela, o que calharia entre a receção ao Vitória de Guimarães e a visita ao Rio Ave, da 32.ª e 33.ª jornadas, respetivamente.


Em consequência, o argumento do Sporting para empurrar o duelo para esta altura e não para a semana de 29 de abril, que poderá ficar livre em caso de eliminação aos pés do Arsenal na Liga dos Campeões, é o desgaste acumulado.


A intenção dos leões, porém, não colheu junto dos rivais. Segundo a mesma fonte, Porto e Benfica alinharam-se para recusar a proposta, com os dragões a serem os principais protagonistas dos maiores momentos de indignação - mantendo a mesma posição segundo a recente queixa.

Com efeito, tal como anunciou a Liga Portugal, a realização do Sporting - Tondela fica à condição apontada para o dia 29 de abril, caso os leões sejam eliminados da Liga dos Campeões e não tenham que disputar outra eliminatória europeia nessa semana.



Futebol

Em preparação ao Alverca - Sporting, Rui Borges surge com quatro novidades

Leões têm encontro marcado com ribatejanos este domingo, dia 22 de março, em jogo da 27.ª jornada da Liga Portugal Betclic, no reduto do adversário

Mauro Couto, Lucas Anjos, Rafael Nel e Flávio Gonçalves foram o quarteto chamado por Rui Borges, para a preparação do Alverca - Sporting
Mauro Couto, Lucas Anjos, Rafael Nel e Flávio Gonçalves foram o quarteto chamado por Rui Borges, para a preparação do Alverca - Sporting

20 Mar 2026 | 17:08 |

Icon Comentário0

O Sporting começou a preparar o jogo com o Alverca agendado para domingo e na ressaca da goleada (5-0) diante do Bodø/Glimt, Rui Borges chamou quatro avançados da equipa B: Mauro Couto, Lucas Anjos, Rafael Nel e Flávio Gonçalves.


Entregues ao departamento clínico continuam Ricardo Mangas, Kochorashvili, Luís Guilherme, Ioannidis e Quenda. Fora do embate do jogo com os ribatejanos está ainda Maxi Araújo, que viu o 9º cartão amarelo no jogo com o Braga (2-2).


De modo a completar preparação, os bicampeões nacionais voltam aos trabalhos no sábado de manhã, dia 21 de março. No final da sessão, Rui Borges vai realizar a habitual antevisão do encontro na Academia Cristiano Ronaldo, às 12h30


Recorde-se que o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, na última quarta-feira, dia 18 de março, a equipa de arbitragem nomeada para a partida. João Pinheiro foi o escolhido para apitar o decisivo encontro.

O Sporting volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 22 de março, frente ao Alverca. O encontro, a contar para a 27.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma orientada por Custódio Castro, jogar-se-á às 18h00, no reduto do adversário.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Última hora! Liga está a contar que Sporting perca com o Arsenal
Futebol

Última hora! Liga está a contar que Sporting perca com o Arsenal

20 Mar 2026 | 16:39

Icon Comentário0
Paulinho de fora dos convocados da Seleção! Roberto Martínez justifica ausência de ex Sporting
Futebol

Paulinho de fora dos convocados da Seleção! Roberto Martínez justifica ausência de ex Sporting

20 Mar 2026 | 15:48

Icon Comentário0
Pai de Geovany Quenda dá prazo ao Sporting e faz revelação
Futebol

Pai de Geovany Quenda dá prazo ao Sporting e faz revelação

20 Mar 2026 | 15:27

Icon Comentário0