
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Francisco Trincão tem sido um dos assuntos do momento nos últimos dias. Se já vinha a realizar uma tremenda temporada no Sporting, o bis que conseguiu pela Seleção, e que atirou a equipa das Quinas para as meias finais da Liga das Nações, projetou o extremo para outros patamares mediáticos.
Muito se tem falado de possíveis negócios por Francisco Trincão. O Sporting encontra-se numa posição delicada, uma vez que os leões só detêm 50% das mais valias do jogador, o que significa que o Barcelona (equipa que detém os outros 50%) estaria interessado em que o Clube de Alvalade vendesse o jogador já na próxima janela de transferências.
No entanto, o Sporting tem um forte trunfo do seu lado que vai ajudar os leões a proteger Francisco Trincão desta vontade do Barcelona. Isto porque, quando Frederico Varandas contratou o extremo, ficaram acordadas duas cláusulas de recompra para os blaugrana: uma no verão de 2023, por 20 milhões de euros, e uma no verão de 2024, por 25 milhões de euros.
Tenha sido propositado, ou não, a verdade é que o Barcelona deixou passar esse verão de 2024, e esta cláusula de recompra no contrato de Francisco Trincão deixou de ser válida. Sendo assim, a equipa catalã não tem, neste momento, forma de comprar o extremo a preço de desconto, nem qualquer poder sobre a decisão de vender, ou não, o craque do Sporting.
Em Alvalade, os planos até passam pelo contrário do que seria pretendido pelo Barcelona. Com o contrato a terminar no verão de 2027, o Sporting já iniciou os processos que visam à renovação do contrato e prolongação do vínculo do internacional português, a quem até planeiam oferecer a mítica camisola 10.
Encontro não terminou de forma positiva para o Uruguai; Paragem para compromissos internacionais foi particularmente negativa para comandados de Bielsa
|
O Uruguai desperdiçou mais uma oportunidade de se aproximar dos primeiros lugares da qualificação para o Mundial de 2026, ao não conseguir melhor do que um empate sem golos frente à Bolívia. Maxi Araújo, jogador do Sporting, foi totalista na partida - ao contrário de Franco Israel, que não saiu do banco de suplentes - mas nem ele nem os seus companheiros conseguiram criar perigo real, num jogo que terminou sem remates à baliza.
Apesar do favoritismo teórico, a seleção comandada por Marcelo Bielsa teve dificuldades em impor o seu jogo e demonstrou falta de criatividade ofensiva. A estatística que mais assusta os adeptos uruguaios é a ausência total de remates enquadrados, um reflexo das dificuldades da equipa na criação de oportunidades de golo.
Esta paragem para compromissos internacionais foi particularmente negativa para o Uruguai. Além deste empate frustrante, a seleção perdeu terreno na classificação para a Argentina, que ainda tem um jogo a disputar contra o Brasil. A equipa celeste mantém-se no terceiro lugar, com 21 pontos.
Já a Bolívia somou um ponto importante na luta pelo acesso ao Mundial. A equipa ocupa atualmente o oitavo lugar, com 14 pontos, encontrando-se a um ponto da posição de playoff. Apesar das dificuldades, a seleção boliviana conseguiu anular o ataque uruguaio e manter a baliza inviolada.
O jogador leonino que chegou esta época de 2024/25 a Alvalade já disputou 36 jogos, somando dois golos e três assistências. Recordo-lhe que o valor de mercado do internacional uruguaio era de 5,5 milhões de euros, e que agora, devido às suas últimas prestações em Alvalade, subiu exponencialmente para 14 milhões de euros.
Antigo diretor desportivo do Clube de Alvalade já prepara próxima temporada desportiva e faz mira a pupilo de Bruno Lage no clube encarnado
|
Anatoliy Trubin, guarda-redes titular do Benfica, voltou a reagir às notícias que o colocam na órbita do Manchester City, de Pep Guardiola, e agora também do antigo diretor desportivo do Sporting, Hugo Viana - que foi decisivo um reforço dos leões para 2025/26. Em declarações ao canal de YouTube Futebol 2.0, o internacional ucraniano negou que estivesse em conversações com os atuais campeões ingleses.
"Disse há alguns dias que fiquei a saber de tudo da mesma forma que vocês. Foi através do Instagram, das notícias, da internet. Não sei, para ser sincero, se são rumores ou não. Se calhar são, se calhar não são", afirmou o pupilo de Bruno Lage, de 23 anos, com um sorriso enigmático.
Apesar do ruído em torno do seu futuro, o guardião garantiu estar totalmente focado no presente: "Neste momento, estou totalmente concentrado no Benfica, porque estamos num período muito importante. É preciso estar aqui e agora, entregarmo-nos ao clube, ganhar, dar alegrias aos adeptos. E depois o que acontecer, acontecerá", reforçou.
Trubin regressou recentemente a Lisboa depois de não ter sido utilizado nos encontros da Ucrânia frente à Bélgica, referentes ao play-off da Liga das Nações. A eventual aproximação do Manchester City, ainda sem confirmação oficial, promete continuar a alimentar a especulação até ao mercado de verão.
Hugo Viana, após passar pelos leões como jogador, regressou ao Clube de Alvalade quando Frederico Varandas foi eleito Presidente no ano civil de 2018, sendo também decisivo para a contratação de Ruben Amorim e de vários reforços de peso para o plantel.
Jogador que representou os leões tem estado em grande destaque esta temporada, mas teve um jogo para esquecer ao serviço da sua Seleção
|
Decorreu, na madrugada de terça para quarta feira, dia 26 para 27 de março, o grande clássico do futebol internacional Argentina - Brasil, a contar para a 14ª. jornada da qualificação sul americana para o Campeonato do Mundo.
O jogo foi um autêntico pesadelo para a equipa brasileira, onde o ex Sporting Raphinha alinhou de início. A canarinha saiu do Estadio Monumental, em Buenos Aires, com uma pesada derrota por 4-1, com direito a goleada para os albicelestes, num jogo que, como já é hábito, teve vários momentos onde os ânimos estiveram muito quentes.
O drama à volta de um dos maiores embates de seleções do mundo não acabou dentro de campo. Antes da partida, Raphinha tinha concedido uma entrevista a Romário, antiga lenda da seleção brasileira, em que falou da atitude perante os jogos contra a Argentina, e prometeu "porrada" aos jogadores da seleção de Leonel Messi.
Houve quem não gostasse dos comentários, e fizesse questão de responder. Depois do Argentina - Brasil, Jorgelina Cardoso, mulher de Di María, começou por deixar o seguinte recado: "Não se fala antes dos jogos", disse inicialmente.
Caso alguém tivesse ficado com duvidas acerca do destinatário das suas palavras, a mulher do jogador argentino fez questão de publicar alguns excertos da entrevista, juntamente com alguns excertos do Argentina - Brasil. A isso, adicionou ainda a seguinte frase: "Que lindo é ser argentino", rematou.