Futebol
Já há data marcada para o regresso de Quenda aos treinos pelo Sporting
28 Mar 2026 | 10:41
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
28 Mar 2026 | 14:14 |
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol aplicou uma multa de 460 euros a Frederico Varandas, na sequência dos acontecimentos ocorridos no Clássico entre Porto e Sporting (1-1), da segunda volta da Liga Portugal Betclic, disputado a 9 de fevereiro.
O episódio aconteceu ainda antes do início do encontro, quando a comitiva leonina chegou ao Estádio do Dragão. O Presidente do Sporting foi alvo de insultos por parte de adeptos portistas junto ao acesso aos balneários e respondeu de forma irónica, atirando beijos. A situação foi relatada pelo delegado da Liga presente no jogo.
O processo disciplinar acabou por resultar em sanção. O CD considerou que houve infração ao regulamento disciplinar e decidiu aplicar uma multa ao dirigente leonino, que também mereceu queixa do Porto após os acontecimentos.
"Decide o Conselho de Disciplina julgar procedente a acusação e, em consequência, condenar o arguido Frederico Nuno Faro Varandas pela prática da infração disciplinar p. e p. pelo artigo 141.º [Inobservância de outros deveres] do RDLPFP, na sanção de multa (...) a que corresponde o montante de 460 euros", pode ler-se.
Vale lembrar que, na última sexta-feira, 27 de março, à semelhança da multa a Frederico Varandas, o Sporting também ficou a saber que Luis Suárez foi punido com um jogo de castigo devido ao 'gesto de roubo' por si protagonizado no jogo da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, também frente ao Porto.
Avançado colombiano já sabe que foi punido com um jogo de castigo pelo "gesto de roubo" no encontro diante dos dragões, para a Taça de Portugal
28 Mar 2026 | 13:20 |
Luis Suárez foi punido com um jogo de suspensão pelo “gesto de roubo” no encontro frente ao Porto, recebendo a sanção mínima prevista no enquadramento disciplinar, que admitia castigos até quatro partidas. A decisão acabou por ser influenciada pela postura do próprio jogador durante o processo.
De acordo com o relatório do Conselho de Disciplina, nem o árbitro Cláudio Pereira nem o VAR, Manuel Oliveira, se aperceberam do gesto no momento do jogo, tendo ambos confirmado isso em audição. Ainda assim, a situação foi analisada com base noutros elementos.
O fator decisivo foi a atitude do avançado colombiano. Segundo o mesmo relatório, Luis Suárez confessou posteriormente “integralmente e sem reservas os factos” que lhe eram imputados, o que contribuiu para a aplicação do castigo mínimo.
Vale lembrar que, com esta suspensão, o jogador colombiano não poderá alinhar na receção do Sporting ao Santa Clara, encontro da 28.ª jornada da Liga Betclic. A partida está agendada para sexta-feira, dia 3, às 20h30, no Estádio José Alvalade.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Luis Suárez – avaliado em 28 milhões de euros – leva 42 encontros: 25 na Liga Portugal Betclic, dez na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.403 minutos que esteve em campo, o ponta de lança marcou 33 golos e fez cinco assistências.
Presidente do Porto aproveitou-se do editorial da 'Revista Dragões' para deixar várias críticas em temas relacionados com o Clube de Alvalade
28 Mar 2026 | 12:10 |
No editorial da mais recente edição da Revista Dragões, André Villas-Boas comentou a suspensão de um jogo aplicada a Luis Suárez pelo “gesto de roubo” frente ao Porto, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, além de abordar o arquivamento de processos disciplinares envolvendo o avançado colombiano e Morten Hjulmand.
O presidente portista referiu-se às decisões do Conselho de Disciplina da FPF, que arquivou as situações relacionadas com a alegada agressão de Luis Suárez a Jan Bednarek e de Hjulmand a Tiago Galletto, do AVS SAD. Segundo Villas-Boas, as equipas de arbitragem confirmaram ter observado os lances e considerado que não justificavam ação disciplinar.
Villas-Boas: "Que pena Hjulmand não ter tido essa dignidade nos Açores"
"Nas outras frentes, decidiu o Conselho de Disciplina da FPF arquivar os casos relativos à alegada agressão de Luis Suárez a Bednarek e a de Hjulmand a Tiago Galletto, do AVS, após terem sido ouvidas as diferentes equipas de arbitragem sobre o tema em questão, que confirmaram ter visto os lances e que os mesmos não eram passíveis de ação disciplinar. Nada disto surpreende, como não surpreende a futura introdução do cartão branco nas Ligas Profissionais, à boleia de Luís Suárez, que, numa tentativa de obter novo penálti a favor do Sporting, rapidamente se arrependeu e pediu desculpas. Que pena Hjulmand não ter tido essa dignidade nos Açores. Não perderam tempo os cartilheiros ao serviço do manto verde a indignarem-se contra o melhor árbitro português, numa clara tentativa de amenizar os gestos de 'roubo' que o jogador dirigiu ao árbitro Cláudio Pereira, que saiu de Alvalade com rótulo de ladrão e com uma garrafa de vidro na cabeça, e que valeram ao jogador apenas um (!) jogo de suspensão, quase que convenientemente alinhado com o primeiro jogo pós-paragem de seleções", escreveu.
Villas-Boas: "Sporting - Tondela, um dos mais recentes escândalos que abalam a Liga Portugal"
Villas-Boas abordou ainda o adiamento do Sporting - Tondela, considerando-o polémico e criticando o enquadramento da decisão. O dirigente portista classificou o caso como um dos episódios recentes que, na sua opinião, levantam dúvidas sobre a gestão do calendário.
"Noutro âmbito, mas na linha de acontecimentos que inadvertidamente parecem sempre beneficiar o clube do costume, o Porto solicitou à Liga esclarecimentos sobre o caso da remarcação do Sporting - Tondela, um dos mais recentes escândalos que abalam a Liga Portugal, após o Sporting e a Liga decidirem, unilateralmente e fora do âmbito da Comissão Permanente de Calendários e de marcação de jogos, adiar um jogo de forma inesperada e infundada, quebrando assim o regulamento das competições. Dessa forma, o jogo será disputado fora do seu tempo, fora da primeira data disponível (1 de abril) e em condições desportivas radicalmente diferentes da altura em que deveria ser disputado, com data marcada para 29 de abril, no pressuposto de que se cumpre o desejo da Liga de ver uma equipa portuguesa ser eliminada da Liga dos Campeões. Desengane-se quem pense que o adiamento foi regulamentar ao abrigo da lei das 72 horas. Lá veio a sonsice no apoio a tal mentira. Isto já não é só prevaricar com a verdade desportiva: é influir diretamente no desfecho final do campeonato, tanto na luta pelo pódio como na luta pela manutenção", vincou André Villas-Boas.
Confirmação foi feita em comunicado publicado pelo clube na última sexta-feira, dia 27 de março, confirmando a pior das situações para o jogador
28 Mar 2026 | 11:41 |
Raphinha vai falhar as próximas cinco semanas devido a lesão sofrida ao serviço da seleção do Brasil, informou o Barcelona. O extremo contraiu um problema no bíceps femoral da perna direita, confirmado após exames realizados pela Confederação Brasileira de Futebol, depois das queixas sentidas no encontro entre os canarinhos e a França.
Num comunicado, o clube catalão explicou que o jogador regressará a Barcelona para iniciar tratamento, apontando um período de recuperação estimado em cerca de cinco semanas. O tempo de paragem poderá afastá-lo de vários compromissos decisivos.
Raphinha tinha sido titular na derrota do Brasil frente à Espanha, mas acabou substituído ao intervalo. Após o encontro, o selecionador Carlo Ancelotti revelou que o antigo jogador do Sporting “teve um problema no final da primeira parte”, situação que motivou a saída precoce.
Caso se confirme o prazo indicado, o avançado só deverá regressar à competição no início de maio. Entre os jogos que falhará estão três confrontos com o Atlético de Madrid, um a contar para o campeonato e dois referentes aos quartos de final da Liga dos Campeões.
Nesta temporada, com a camisola do Barcelona, Raphinha – avaliado em 80 milhões de euros – realizou 31 jogos: 20 na La Liga, sete na Liga dos Campeões, dois na Supertaça Espanhola e dois na Taça do Rei. Nos 2.104 minutos em que esteve em campo, o esquerdino marcou 19 golos e fez sete assistências.