
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O dia 27 de junho de 2024 vai ficar para sempre marcado pela morte de Manuel Fernandes, eterno capitão do Sporting, aos 73 anos, que se encontrava internado há vários meses, em consequência de doença prolongada. A cada minuto multiplicam-se as publicações com notas de pesar em torno da partida da lenda do futebol português, incluindo reações dos próprios rivais dos verdes e brancos, Benfica e Porto.
Além das várias publicações emitidas pelo Clube de Alvalade, onde Manuel Fernandes se notabilizou enquanto jogador (anos 70 e 80) e ainda desempenhou o papel de treinador (2000/01) e coordenador de scouting (entre 2015 e 2019), águias e dragões, também divulgaram notas de pesar. Clubes pelos quais passou como jogador ou treinador, como Vitória de Setúbal, Estrela da Amadora ou União de Leiria, também fizeram questão de recordar a estrela dos leões.
Tanto a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) como a Liga Portugal, através dos seus presidentes Fernando Gomes e Pedro Proença, respetivamente, não hesitaram em reagir à triste notícia, lamentando a partida do antigo avançado que além de ter marcado para sempre a história do Sporting, deixou a sua pegada na própria história do futebol português.
Salienta-se ainda a emotiva publicação do filho Tiago Fernandes, que publicou um vídeo na sua conta do Instagram com diversas imagens ao lado do pai. “Perdi o meu melhor amigo”, legendou o antigo jogador e agora treinador do Torreense. Também José Mourinho, Frederico Varandas e Cristiano Ronaldo já deixaram mensagens nas redes sociais.
Nos 12 anos que passou no Sporting (1975 a 1987), o eterno capitão conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e uma Supertaça. A glória leonina foi ainda internacional pela equipa das quinas em 30 ocasiões, tendo feito o gosto ao pé por sete vezes. O antigo jogador está na História do Clube de Alvalade. De leão ao peito, marcou presença em 433 encontros, onde fez 257 golos – tornando-o no segundo melhor marcador da história do Clube, apenas atrás de Fernando Peyroteo (524).
Equipa campeã da Premier League na última temporada surgiu como a mais recente interessada num dos jogadores mais importantes dos leões
|
O Liverpool, campeão da Premier League, é o mais recente interessado em Viktor Gyokeres. Depois de verem complicar-se as negociações com o alvo prioritário, que era Alexander Isak, do Newcastle, os reds viram-se para outro ponta-de-lança sueco, e prometem dar luta a Arsenal e Manchester United na corrida pelo Viking de Alvalade.
Segundo a informação avançada pelo jornal britânico The Sun, o Liverpool está no mercado à procura de um substituto para Darwin Nuñez, que está de saída para o Nápoles, e Alexander Isak era o jogador pretendido. No entanto, o atacante internacional sueco está decidido a permanecer no Newcastle, podendo renovar contrato e tornar-se no jogador mais bem pago da história dos magpies.
Neste sentido, os dirigentes do Liverpool centram agora atenções em Gyokeres. O facto de terem conquistado a Premier League, em 2024/25, e o consequente apuramento para a Liga dos Campeões pode ser um trunfo para os reds na ‘corrida’ pela contratação do avançado do Sporting. Ainda assim, Arsenal e Manchester United continuam atentos à situação do ‘camisola 9’.
Nos red devils, Ruben Amorim continua a acreditar no reencontro com Gyokeres, apesar de o clube de Old Trafford não ter assegurado a qualificação para a Liga dos Campeões. Por sua vez, os responsáveis do Arsenal parecem estar dispostos a ceder às exigências de Frederico Varandas e apresentar uma proposta entre os 75 e 80 milhões de euros ao Sporting para contratar o atleta.
Contratado ao Coventry City, no verão de 2023, a troco de 20 milhões de euros, aos quais acresceram bónus, Gyokeres somou 102 jogos, 97 golos e 27 assistências, em duas temporadas ao serviço do Sporting. Em Alvalade, o internacional sueco conquistou dois Campeonatos e uma Taça de Portugal. O contrato do avançado com os leões é válido até junho de 2028 e prevê uma cláusula de rescisão de 100M.
Jogador que conta com passagem pelo Clube de Alvalade comentou, recentemente, uma das contratações verdes e brancas para a próxima época
|
Bruno Marioni, ex Sporting que passou pelo Clube entre 1997 e 1999, fez rasgados elogios a Victor Guzmán, jovem jogador, natural do Peru, que está muito perto de reforçar o Clube de Alvalade com vista à próxima época. O jogador é um dos maiores talentos do Allianz Lima, emblema grande da América do Sul.
Bruno Marioni: "Muito bom tecnicamente e o seu ponto forte é claramente a finalização"
Foi no Sul-Americano 2025, disputado na Venezuela, que Victor Guzmán finalmente convenceu os responsáveis verdes e brancos a avançar para a sua contratação. Em Lisboa, tem à sua espera um contrato de três anos para assinar com o Sporting. Os leões vão pagar cerca de 400 mil euros para comprarem 60% do passe do jogador peruano.
Bruno Marioni, antigo jogador do Sporting, era, no ano passado, diretor desportivo do Allianz Lima. Conhece bem o jogador, e explicou ao jornal Record as qualidades do jovem: "Muito bom tecnicamente e o seu ponto forte é claramente a finalização. Apesar de ser um jogador alto não é muito forte no jogo de cabeça, mas com os pés é muito bom. Como sabe proteger a bola é muito bom a jogar de costas para a baliza".
"É uma das grandes promessas do futebol peruano. Em 2024, apesar da idade, já jogou na primeira equipa e teve a oportunidade de disputar a Taça Libertadores. É um jovem muito responsável", atirou de seguida o antigo jogador do Sporting, seguro de que os leões fazem uma escolha acertada com Victor Guzmán.
Guzmán está no Allianz Lima desde os sete anos, sendo que a sua carreira desportiva está muito ligado ao clube da capital do Peru. Conhecido como 'Pantera', quando era jovem, devido à forma felina como atacava as defesas, o jovem teve um crescimento acelerado durante a adolescência, que o deixou com 1,91m. Perdeu alguma da mobilidade, mas passou para o centro do ataque onde desenvolveu o faro pelo golo por que é conhecido hoje em dia.
Clube que atua na Premier League, e é um dos mais ricos do mundo, definiu um dos craques de Alvalade como alvo prioritário este verão
|
Depois de verem a primeira proposta recusada, o Arsenal de Londres voltou à carga, e acena agora com 60 milhões de euros para levar Viktor Gyokeres do Sporting. Os ingleses são um dos clubes mais interessados em garantir o avançado sueco na próxima janela de transferências - e os leões até já pensam no substituto.
Relembrar que o Arsenal já tinha apresentado uma proposta, ainda que não oficial, por Viktor Gyokeres ao Sporting. Os londrinos acenaram com 55 milhões mais 10 por objetivos, numa abordagem inicial que foi prontamente recusada por Frederico Varandas na figura de Presidente do clube verde e branco.
Os londrinos viraram-se para Benjamin Sesko, mas a verdade é que o negócio continua complicado, muito devido às exigências salariais do avançado esloveno. Por isso, o Arsenal quer manter as opções em aberto, e pensa outra vez em Viktor Gyokeres como alternativa ao ponta-de-lança do Leipzig.
Vão, segundo informa o jornal A Bola, avançar com nova proposta por Viktor Gyokeres, no valor de 60 milhões, a que acrescem ainda bónus por objetivos. No entanto, o Arsenal já está pronto para ouvir um "não" de Frederico Varandas, uma vez que o Presidente do Sporting já tinha informado, recentemente, que o avançado sueco não deixaria o Clube de Alvalade pela verba de 60+10 milhões de euros.
O Sporting, de resto, já fez saber que procura um montante a rondar os 80 milhões de euros, de modo a libertar Viktor Gyokeres. Os leões e o avançado continuam na novela que tem feito várias manchetes na imprensa nacional desde o final da temporada, que terminou com dobradinha verde e branca.