Futebol
Rui Borges já escolheu entre Suárez e Ioannidis para o Santa Clara - Sporting
07 Nov 2025 | 06:16
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
28 Jun 2024 | 11:34 |
O dia 27 de junho de 2024 vai ficar para sempre marcado pela morte de Manuel Fernandes, eterno capitão do Sporting, aos 73 anos, que se encontrava internado há vários meses, em consequência de doença prolongada. A cada minuto multiplicam-se as publicações com notas de pesar em torno da partida da lenda do futebol português, incluindo reações dos próprios rivais dos verdes e brancos, Benfica e Porto.
Além das várias publicações emitidas pelo Clube de Alvalade, onde Manuel Fernandes se notabilizou enquanto jogador (anos 70 e 80) e ainda desempenhou o papel de treinador (2000/01) e coordenador de scouting (entre 2015 e 2019), águias e dragões, também divulgaram notas de pesar. Clubes pelos quais passou como jogador ou treinador, como Vitória de Setúbal, Estrela da Amadora ou União de Leiria, também fizeram questão de recordar a estrela dos leões.
Tanto a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) como a Liga Portugal, através dos seus presidentes Fernando Gomes e Pedro Proença, respetivamente, não hesitaram em reagir à triste notícia, lamentando a partida do antigo avançado que além de ter marcado para sempre a história do Sporting, deixou a sua pegada na própria história do futebol português.
Salienta-se ainda a emotiva publicação do filho Tiago Fernandes, que publicou um vídeo na sua conta do Instagram com diversas imagens ao lado do pai. “Perdi o meu melhor amigo”, legendou o antigo jogador e agora treinador do Torreense. Também José Mourinho, Frederico Varandas e Cristiano Ronaldo já deixaram mensagens nas redes sociais.
Nos 12 anos que passou no Sporting (1975 a 1987), o eterno capitão conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e uma Supertaça. A glória leonina foi ainda internacional pela equipa das quinas em 30 ocasiões, tendo feito o gosto ao pé por sete vezes. O antigo jogador está na História do Clube de Alvalade. De leão ao peito, marcou presença em 433 encontros, onde fez 257 golos – tornando-o no segundo melhor marcador da história do Clube, apenas atrás de Fernando Peyroteo (524).
'Camisola 23' dos verdes e brancos continua a realizar todo o processo necessário após uma rotura total do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo
07 Nov 2025 | 07:55 |
Daniel Bragança pode voltar às opções de Rui Borges logo no início de 2026. Apesar de ainda não existir um prazo 100% estipulado pelo Sporting, caso não exista qualquer retrocesso inesperado, o médio acabará por ser um 'reforço de inverno' da equipa verde e branca.
O jogador encontra-se a recuperar já há cerca de nove meses, depois de uma rotura total do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. No entanto, o 'camisola 23' tem tido alguns avanços recentes na sua recuperação, tendo mesmo pisado o relvado e, nos últimos dias, o médio regressou ao campo com a ajuda de um fisioterapeuta.
Apesar de o tempo estimado de paragem para estas lesões ser de um ano, este acaba por vir reduzindo graças à resposta do futebolista aos tratamentos e, no caso do médio do Sporting, tal poderá acabar por acontecer mais cedo que o expectável inicialmente, uma vez que Daniel Bragança - com quem os leões pretendem renovar contrato - só era esperado como opção para Rui Borges no último terço da época.
Para já, o internacional sub-21 por Portugal encontra-se na fase final do processo de recuperação, algo que implica um novo ganho de massa muscular até que possa ser reintegrado nos trabalhos da equipa principal do Sporting. Os responsáveis acreditam que tal possa acontecer, mediante autorização médica, logo nos primeiros dias de 2026.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Daniel Bragança – avaliado em 12 milhões de euros – realizou 29 encontros: 18 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e um na Supertaça. Nos 1.590 minutos disputados, marcou quatro golos e fez nove assistências.
Posição acaba por ser uma das principais lacunas encontradas pelo treinador no seu plantel, depois de os leões a terem falhado no último defeso
07 Nov 2025 | 07:19 |
O plano do Sporting para a abertura do mercado de inverno já está bem definido: logo nos primeiros dias de 2026, os leões querem fechar a contratação do extremo que 'falhou' no último defeso e os próprios alvos da estrutura verde e branca já são sabidos: Yeremay Hernández (Deportivo) e Giannis Konstantelias (PAOK).
Apesar dos nomes referidos não serem fáceis, ambos têm um perfil que agrada a Rui Borges e restante estrutura dos leões, visto serem dois jovens com grande potencial de valorização financeira e desportiva - isto além de estarem em destaque na presente temporada. Apesar da pouca esperança em torno destas contratações, são os dois jogadores preferidos para a posição.
Uma vez que os leões vão ficar, quase de certeza, sem Geny Catamo para o arranque do ano civil - visto que este estará no CAN, ao serviço de Moçambique -, o treinador do Sporting acaba com ainda menos uma opção para o apoio à frente de ataque.
Para já, o Sporting tem bem claros os seus objetivos: o tricampeonato é a prioridade absoluta e, neste momento, há margem financeira para garantir a Rui Borges as peças que faltam para ajudar a atingir esta meta. De resto, a passagem aos playoffs da Liga dos Campeões também está na lista dos leões, algo que, para já, está bem encaminhado.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 8 de novembro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo à 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 20h30, no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.
Defesa do Clube de Alvalade ficou de fora da mais recente lista de convocados de Emerse Faé para os jogos de preparação para o CAN
07 Nov 2025 | 06:44 |
Ousmane Diomande ficou a saber, na última quinta-feira, dia 6 de novembro, que ficou fora dos escolhidos da Costa do Marfim para os jogos frente à Arábia Saudita e Omã, relativos à preparação para o CAN. Apesar de tais notícias não serem más para o Sporting, a estrutura leonina não esteve relacionada com a decisão.
De acordo com o jornal A Bola, os responsáveis verdes e brancos terão ficado totalmente fora deste processo e não interferiram, de qualquer forma, para que o central não fosse chamado por Emerse Faé - da mesma forma que tal acontecerá quando se tratar da chamada oficial para a competição africana.
Diomande parece ter 'perdido o comboio' na sua seleção devido à lesão muscular que sofreu no arranque da temporada e que o fez parar durante dois meses. Agora, o defesa ainda não terá desistido de entrar nas opções do selecionador e ajudar o seu país.
Apesar disso, esta possibilidade acaba por ser uma boa notícia para o Sporting, uma vez que os leões podem não vir a ficar sem um dos seus principais centrais durante um mês - isto porque o CAN se irá disputar em Marrocos, de dezembro a janeiro de 2026.
Na presente temporada, Ousmane Diomande – avaliado em 45 milhões de euros – realizou sete encontros pelo Sporting: três na Liga Portugal Betclic, dois na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça. Ao todo, o defesa-central contabiliza 497 minutos.
Rui Borges já escolheu entre Suárez e Ioannidis para o Santa Clara - Sporting
07 Nov 2025 | 06:16
Exclusivo Leonino - Sporting está a ponderar o que fazer a contrato de Rui Borges
06 Nov 2025 | 12:27
Ruben Amorim fala do momento do Man United e lembra solução que funcionou no Sporting
06 Nov 2025 | 21:12