
Futebol
Exclusivo Leonino - Alisson Santos com problema dos grandes no Sporting
04 Set 2025 | 13:30
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
28 Jun 2024 | 11:34 |
O dia 27 de junho de 2024 vai ficar para sempre marcado pela morte de Manuel Fernandes, eterno capitão do Sporting, aos 73 anos, que se encontrava internado há vários meses, em consequência de doença prolongada. A cada minuto multiplicam-se as publicações com notas de pesar em torno da partida da lenda do futebol português, incluindo reações dos próprios rivais dos verdes e brancos, Benfica e Porto.
Além das várias publicações emitidas pelo Clube de Alvalade, onde Manuel Fernandes se notabilizou enquanto jogador (anos 70 e 80) e ainda desempenhou o papel de treinador (2000/01) e coordenador de scouting (entre 2015 e 2019), águias e dragões, também divulgaram notas de pesar. Clubes pelos quais passou como jogador ou treinador, como Vitória de Setúbal, Estrela da Amadora ou União de Leiria, também fizeram questão de recordar a estrela dos leões.
Tanto a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) como a Liga Portugal, através dos seus presidentes Fernando Gomes e Pedro Proença, respetivamente, não hesitaram em reagir à triste notícia, lamentando a partida do antigo avançado que além de ter marcado para sempre a história do Sporting, deixou a sua pegada na própria história do futebol português.
Salienta-se ainda a emotiva publicação do filho Tiago Fernandes, que publicou um vídeo na sua conta do Instagram com diversas imagens ao lado do pai. “Perdi o meu melhor amigo”, legendou o antigo jogador e agora treinador do Torreense. Também José Mourinho, Frederico Varandas e Cristiano Ronaldo já deixaram mensagens nas redes sociais.
Nos 12 anos que passou no Sporting (1975 a 1987), o eterno capitão conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e uma Supertaça. A glória leonina foi ainda internacional pela equipa das quinas em 30 ocasiões, tendo feito o gosto ao pé por sete vezes. O antigo jogador está na História do Clube de Alvalade. De leão ao peito, marcou presença em 433 encontros, onde fez 257 golos – tornando-o no segundo melhor marcador da história do Clube, apenas atrás de Fernando Peyroteo (524).
Defesa neerlandês já tomou decisão quanto ao futuro e começa a treinar na equipa B dos verdes e brancos esta sexta-feira, 5 de setembro
05 Set 2025 | 07:16 |
Jeremiah St Juste foi despromovido à equipa B do Sporting. O central arranca os trabalhos com o plantel de João Gião nesta sexta-feira, dia 5 de setembro, depois de ter conversado com Bernardo Palmeiro e ter sido repreendido para apagar a publicação a criticar a atitude do Clube.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, Jer custa 3,2 milhões de euros por ano aos cofres leoninos, estando no topo da lista de encargos dos verdes e brancos. Tal como Frederico Varandas confirmou, o neerlandês é o quinto central nas escolhas de Rui Borges, pelo que o salário não faz qualquer sentido.
À sua frente, o 'camisola 3' dos leões tem Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Zeno Debast e Eduardo Quaresma, o que leva a Direção a classificar o salário de St Juste como incomportável, abrindo portas à saída, que não se verificou no mercado de verão.
Assim sendo, o jogador foi despromovido à equipa B e criticou a atitude do Sporting nas redes sociais. A publicação já foi apagada, após ter sido repreendido pelo Clube. O diário desportivo garante que o objetivo de St Juste é encontrar um plantel competitivo e no qual receba valores semelhantes, mas que está pronto para terminar o contrato vigente e procurar destino apenas em janeiro.
Em 2024/2025, St. Juste – avaliado em 6 milhões de euros – fez 28 jogos com a camisola do Sporting: 14 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. No total, o defesa somou 1.385 minutos, não tendo marcado ou feito qualquer assistência.
Rui Borges encontrou resposta para o corredor canhoto do ataque verde e branco e poderá colocar estratégia em prática muito brevemente
05 Set 2025 | 07:04 |
O Sporting falhou a contratação de um extremo-esquerdo no mercado de verão. Assim sendo e tal como revelou o nosso Jornal num Exclusivo Leonino, no passado dia 13 de agosto, Ricardo Mangas, Maxi Araújo e Nuno Santos serão alternativa no ataque.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, Rui Borges considera que Maxi Araújo e Ricardo Mangas podem subir no terreno, em caso de necessidade. Francisco Trincão e Geovany Quenda também cumprem a posição, mas com bastante menos pragmatismo.
O técnico do Sporting sonhava com a contratação de um extremo-esquerdo, sendo que Yeremay Hernández e Jota Silva foram as grandes novelas de mercado. Todavia, o Clube de Alvalade acabou por falhar os negócios de ambos os jogadores.
Yeremay é um desejo antigo e o Sporting chegou mesmo a oferecer 30 milhões de euros ao Deportivo, o que colocaria o extremo como o mais caro de sempre em Alvalade. Contudo, os galegos recusaram, mas os leões irão voltar à carga em janeiro.
Já Jota Silva esteve a um minuto de ser jogador do Sporting. A SAD leonina conseguiu chegar a acordo com o Nottingham Forest no último dia de mercado, mas, aquando da inscrição do avançado, passava um minuto da hora e o negócio ficou sem efeito.
Leões negociaram arduamente com os responsáveis do Deportivo, que negaram as sucessivas propostas enviadas pela SAD verde e branca
05 Set 2025 | 06:50 |
O Sporting vai voltar a tentar contratar Yeremay Hernández em janeiro. O extremo do Deportivo d'A Corunha interessa aos verdes e brancos, que fizeram os possíveis para negociar com os galegos durante o mercado de verão, mas viram as várias ofertas negadas.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, 30 milhões de euros com objetivos incluídos foi o valor mais alto apresentado pelo Sporting. O jogador é desejo de Frederico Varandas e a estrutura vai estudar diferentes formas de abordar novas conversações.
A mesma fonte garante que o Sporting causou uma belíssima impressão em Yeremay, depois da apresentação de todo o projeto e que o Deportivo ficou bastante agradado com a forma de negociar dos leões, primeiro com Bernardo Palmeiro no comando da operação e depois com a introdução de Frederico Varandas.
No entanto, uma vez que o Deportivo não precisava de realizar qualquer encaixe financeiro este verão e Yeremay Hernández é a estrela da equipa, as propostas do Sporting foram sucessivamente negadas, mas o Clube de Alvalade voltará em força.
De relembrar, que o extremo do país vizinho vem de uma temporada oficial muito produtiva em termos ofensivos, onde somou 15 golos e cinco assistências em 39 jogos disputados na segunda divisão. Esta época, Yeremay Hernández - avaliado em 15 milhões de euros - já leva três jogos oficiais pelo conjunto d'A Corunha, marcando um golo.