Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

BENFICA E PORTO COLOCAM RIVALIDADE DE LADO E REAGEM A MORTE DE MANUEL FERNANDES, ETERNO CAPITÃO DO SPORTING

Notícia correu o país na noite de dia 27 de junho e as reações multiplicam-se a cada minuto

Benfica e Porto reagem a morte de Manuel Fernandes, eterno capitão do Sporting
Benfica e Porto reagem a morte de Manuel Fernandes, eterno capitão do Sporting

  |

Icon Comentário0

O dia 27 de junho de 2024 vai ficar para sempre marcado pela morte de Manuel Fernandes, eterno capitão do Sporting, aos 73 anos, que se encontrava internado há vários meses, em consequência de doença prolongada. A cada minuto multiplicam-se as publicações com notas de pesar em torno da partida da lenda do futebol português, incluindo reações dos próprios rivais dos verdes e brancos, Benfica e Porto.


Além das várias publicações emitidas pelo Clube de Alvalade, onde Manuel Fernandes se notabilizou enquanto jogador (anos 70 e 80) e ainda desempenhou o papel de treinador (2000/01) e coordenador de scouting (entre 2015 e 2019), águias e dragões, também divulgaram notas de pesar. Clubes pelos quais passou como jogador ou treinador, como Vitória de Setúbal, Estrela da Amadora ou União de Leiria, também fizeram questão de recordar a estrela dos leões. 


Tanto a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) como a Liga Portugal, através dos seus presidentes Fernando Gomes e Pedro Proença, respetivamente, não hesitaram em reagir à triste notícia, lamentando a partida do antigo avançado que além de ter marcado para sempre a história do Sporting, deixou a sua pegada na própria história do futebol português. 


Salienta-se ainda a emotiva publicação do filho Tiago Fernandes, que publicou um vídeo na sua conta do Instagram com diversas imagens ao lado do pai. “Perdi o meu melhor amigo”, legendou o antigo jogador e agora treinador do Torreense. Também José Mourinho, Frederico Varandas e Cristiano Ronaldo já deixaram mensagens nas redes sociais.

Nos 12 anos que passou no Sporting (1975 a 1987), o eterno capitão conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e uma Supertaça. A glória leonina foi ainda internacional pela equipa das quinas em 30 ocasiões, tendo feito o gosto ao pé por sete vezes. O antigo jogador está na História do Clube de Alvalade. De leão ao peito, marcou presença em 433 encontros, onde fez 257 golos – tornando-o no segundo melhor marcador da história do Clube, apenas atrás de Fernando Peyroteo (524).



Futebol

OFICIAL! LATERAL DO SPORTING É REFORÇO DO VITÓRIA DE GUIMARÃES

Jogador deixa Alvalade após três anos e vai reencontrar antigo companheiro de equipa no Minho

Jogador deixa Sporting após três anos e vai reencontrar antigo companheiro de equipa no Vitória de Guimarães
Jogador deixa Sporting após três anos e vai reencontrar antigo companheiro de equipa no Vitória de Guimarães

  |

Icon Comentário0

É oficial! Gonçalo Braga é reforço do Vitória de Guimarães. O jovem lateral direito deixou o Sporting após três temporadas, tendo chegado a Alvalade em 2021/22, proveniente do Braga. Em declarações aos meios de comunicação dos vimaranenses, mostrou-se feliz pela nova aventura.


“O Vitória é um dos grandes de Portugal e qualquer jogador ambiciona cá estar. Joguei várias vezes contra este clube e conheço bem a sua grandeza. Além disso, vou disputar um campeonato de homens e isso vai ajudar imenso o meu crescimento enquanto jogador, pois vou deparar-me com desafios aos quais não estava habituado na Liga Revelação”, começou por dizer.


“Já joguei com o Kiko (Félix, também ele antigo jogador do Sporting) e, por acaso, ele está a ajudar-me neste primeiro dia aqui. É natural que quando conhecemos alguns jogadores a integração seja também mais fácil mas eu penso que não terei qualquer problemas em adaptar-me porque estou familiarizado com o espírito que se vive no Vitória, com este ADN diferente que toda a gente reconhece”, admitiu.


Vou juntar-me à equipa B e espero dar um contributo muito útil ao grupo, dentro e fora de campo. Como é natural, e legítimo, tenho a ambição de chegar à equipa A mas não é por estarmos ‘perto’ que o acesso é fácil. Vou precisar de trabalhar muito para lá chegar e esse deverá ser o pensamento de todos aqueles que aqui chegam”, concluiu.

Na última temporada que cumpriu ao serviço do Sporting, Gonçalo Braga disputou 22 partidas pelo conjunto de sub-23 dos leões, liderado por João Pereira. O defesa cumpriu 1.492 minutos, não tendo feito qualquer golo ou assistência. Durante o seu percurso em Alvalade, foi várias vezes chamado aos treinos do plantel principal, para ser observado por Rúben Amorim - que prepara reforços para a próxima temporada.


Confira a publicação:



Futebol

PAULO IAGO A CAMINHO DO SPORTING; INTERNACIONAL ESPANHOL É REFORÇO PARA 24/25

Contratação do jogador parece estar praticamente fechada, esperando-se novidades em breve

Paulo Iago será reforço de João Pereira no Sporting
Paulo Iago será reforço de João Pereira no Sporting

  |

Icon Comentário0

Paulo Iago será reforço da equipa B do Sporting. O jovem de 17 anos faz parte dos escalões de formação do Real Madrid e deverá estar prestes a chegar ao Clube de Alvalade, com a ambição de evoluir e, eventualmente, atingir a equipa principal dos verdes e brancos.


O Relevo foi o primeiro a noticiar a chegada do internacional sub-17 por Espanha aos verdes e brancos e, agora, o jornal Record também confirma esta mesma informação. Além do mais, parece que o Sporting bateu alguns tubarões europeus para garantir o jogador, sendo que era noticiado pelos 'nuestros hermanos' que o Barcelona era um dos principais interessados.


Segundo avança o diário desportivo português, o médio-ofensivo irá direitinho para as mãos de João Pereira, para jogar pela equipa B dos leões, com o objetivo de chamar à atenção de Rúben Amorim e garantir sessões de trabalho na equipa principal na Academia Cristiano Ronaldo.


Ao que parece, os verdes e brancos aproveitaram a relação complicada entre Iago e o seu treinador dos juvenis nos merengues, Álvaro Arbeloa, antigo jogador do Real Madrid, sendo que chegou mesmo a mostrar desagrado em relação ao projeto da formação do clube através das redes sociais: "Adoro e quero o futebol, mas odeio a falsidade, mentiras e enganos do mundo que o rodeia".

Paulo Iago estava na cantera do Real Madrid desde 2014, onde acabou por assinalar mais 200 golos nos vários escalões do emblema espanhol. Por esta altura, no seu país, o jogador é intitulado como uma das grandes promessas do futebol.



Futebol

“DEPOIS DE MANUEL FERNANDES, É UMA GRANDE PERDA”: SPORTING COM DESFALQUE DOS GRANDES

Plantel de Rúben Amorim vai entrar na nova temporada sem pilar da equipa

Manuel Fernandes, lenda do Sporting, faleceu no passado dia 27 de junho
Manuel Fernandes, lenda do Sporting, faleceu no passado dia 27 de junho

  |

Icon Comentário0

Sebastián Coates deixou o Sporting para rumar ao Nacional. De volta a Montevideu, o central sai de Alvalade de forma inesperada e deixou todos os adeptos surpresos. Litos lamenta a mudança do agora ex capitão dos leões e compara a perda à de Manuel Fernandes.


"Vai fazer falta. Sempre. Por tudo aquilo que, ao longo destes anos, representou para o Sporting, para os seus adeptos, e dentro do balneário para os companheiros e para o treinador Rúben Amorim. Era, de facto, um líder, que demonstrava todas as competências dentro de campo”, começou por dizer, ao Record.


“Coates era trabalho, dedicação, companheirismo, liderança e exemplo para todos os jogadores mais jovens e, no fundo, para todos os companheiros. Para mim, é uma pena enorme ter perdido este enorme capitão, depois de ter perdido outro definitivamente, o grande Manuel Fernandes", terminou.


Na temporada que agora chegou ao fim (2023/24), Sebastián Coates – avaliado em 3,5 milhões de euros – somou 44 encontros: 29 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga Europa, seis na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Ao todo, 3.350 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o capitão do Sporting marcou seis golos e fez uma assistência.


Ao todo, Sebastián Coates realizou 369 jogos de leão ao peito, tendo, ao todo, 37 golos, 10 assistências e oito títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22), uma Taça de Portugal (2018/19) e quatro Taças da Liga (2017/18, 2018/19, 2020/21 e 2021/22), deixando um legado histórico com a Listada verde e branca. O capitão deixa Alvalade como o estrangeiro com mais jogos na história dos leões.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


E ESTA? DEPOIS DE TANTA ‘NOVELA’, SPORTING PODE ESQUECER IOANNIDIS
Futebol

E ESTA? DEPOIS DE TANTA ‘NOVELA’, SPORTING PODE ESQUECER IOANNIDIS

 

Icon Comentário0
MELHOR SALÁRIO DO PLANTEL? VARANDAS 'ROUBOU' CRAQUE AO BENFICA E SPORTING PAGA BEM
Futebol

MELHOR SALÁRIO DO PLANTEL? VARANDAS 'ROUBOU' CRAQUE AO BENFICA E SPORTING PAGA BEM

 

Icon Comentário0
"TENHO PROPOSTAS E ESTOU A ANALISAR" - DESEJO DOS ADEPTOS DO SPORTING DEIXA ÁGUA NA BOCA
Futebol

"TENHO PROPOSTAS E ESTOU A ANALISAR" - DESEJO DOS ADEPTOS DO SPORTING DEIXA ÁGUA NA BOCA

 

Icon Comentário0