![Rui Borges obrigado a mudanças na Liga dos Campeões: Sporting com novidade no onze](/storage/media-items/images/2025/01/rui-borges-sporting-bolonha-liga-dos-campeoes-champions-league_20250128083737.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Bernardo Bruschy deixou rasgados elogios a Geovany Quenda. O técnico orientou o ala do Sporting nos escalões de formação da Academia Cristiano Ronaldo e tem acompanhado de perto o desenvolvimento do jogador na equipa A dos leões - à semelhança de grandes tubarões, que ficaram loucos com a jogada de golo no Clássico.
"Às vezes esquecemo-nos de que o Quenda tem apenas 17 anos. Lá está, a maturidade que ele apresenta, a qualidade que ele apresenta, o rendimento que ele já consegue dar à equipa, mesmo sendo tão jovem, é algo fora do comum. E isso faz-nos esquecer a idade dele, mas, de facto, tem apenas 17 anos e muita coisa por melhorar e por crescer, mas já é um jogador que para a idade está num estado de maturação muito à frente daquilo que é o normal", disse, ao jornal A Bola.
Para o técnico, o 'camisola 57' "sempre foi um jogador diferenciado, acima de tudo pela forma como trabalha, como gosta de aprender e pelo talento que sempre revelou". Bruschy explicou que já em tenra idade "deu para perceber que havia ali um jogador com características diferenciadoras, e acima de tudo com uma personalidade que o podia levar ao alto rendimento".
Para terminar, o técnico garante que Geovany Quenda "é um miúdo altruísta, que respeita muito os adultos, que respeita muito a figura do treinador, é alguém que gosta de aprender, olha para os mais velhos como exemplo e também ajuda os mais novos a crescer", deixando muitos elogios ao diamante da formação verde e branca.
Esta época, a primeira no plantel principal do Sporting, Geovany Quenda - avaliado em 30 milhões de euros - leva 36 partidas, nas quais foi utilizado ao longo de 2.536 minutos. O desequilibrador canhoto tem, para já, cinco assistências para os companheiros de equipa e dois golos apontados - na Supertaça, diante do Porto e frente ao Famalicão.
Treinador dos verdes e brancos deseja poder contar com o jogador, mas previsões de regresso não são animadoras para os adeptos leoninos
|
Faz esta segunda-feira, dia 10 de fevereiro, três meses desde o último jogo de Pedro Gonçalves pelo Sporting. A épica deslocação a Braga - que viu os leões virarem um 2-0 para 4-2 na despedida de Ruben Amorim - viria a ditar uma longa paragem do 'camisola 8', dos verdes e brancos, que parece não estar próximo de regressar.
O génio de Alvalade tinha, aquando da lesão, previsão de voltar no início de 2025. Pote chegou mesmo a treinar com bola no relvado, mas um contratempo adiou o regresso para fevereiro, que se estendeu até março e, segundo nova informação avançada pelo jornal A Bola, irá "manter-se nas próximas semanas".
Apesar da lesão prolongada de Pote, o médio-ofensivo continua a ser uma das peças muito importantes do Sporting. A estrutura entende que deve premiar os excelentes desempenhos do craque com a Listada verde e branca (190 encontros, 81 golos e 49 assistências) nas últimas temporadas e, tal como revelou em Exclusivo o Leonino, quer renovar o contrato do jogador.
Rui Borges está ansioso por poder contar com o génio dos verdes e brancos, algo que ainda não conseguiu fazer desde que chegou a Alvalade, à semelhança do antecessor. João Pereira substituiu Ruben Amorim e também foi privado de utilizar o internacional português, que está fora há várias partidas.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves – avaliado em 32 milhões de euros – leva 12 encontros disputados: oito na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 884 minutos disputados, o internacional português marcou cinco golos e fez seis assistências.
Frederico Varandas está a avaliar propostas pelo atleta e tenciona conseguir fechar negócio nas próximas horas, confirmando adeus a Alvalade
|
O mercado de transferências fechou nos maiores campeonatos europeus, mas mantém-se aberto em ligas periféricas. Ricardo Esgaio está fora das opções de Rui Borges e prepara-se para deixar o Sporting nos próximos dias. A Turquia mostra-se como destino mais provável do 'camisola 47', que poderá estar a viver as últimas horas em Alvalade.
Frederico Varandas está a analisar algumas propostas de clubes interessados no defesa, sendo que o tempo vai diminuindo, visto que o mercado turco encerra na próxima terça-feira, dia 11 de fevereiro. O Bodrumspor foi o emblema que se mostrou mais interessado, mas as partes envolvidas não conseguiram chegar a acordo para a transferência.
Apesar do interesse do Bodrumspor, o negócio acabou por cair, uma vez que, com a cedência de Vladan Kovacevic ao Legia de Varsóvia, o Sporting esgotou as seis vagas de empréstimo permitidas pela FIFA e o emblema turco não podia assinar com o jogador em definitivo, visto não ter condições para pagar o salário.
Tal como foi avançado pelo nosso Jornal num Exclusivo Leonino, o Sporting está disposto a abdicar de qualquer quantia financeira para colocar o futebolista. Continuar em Alvalade sem ser opção está fora de questão uma vez que há boas relações entre Esgaio e a estrutura leonina, que quer garantir que o lateral tem oportunidade de jogar.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Ricardo Esgaio – avaliado em 2 milhões de euros – contabiliza nove encontros: três na Liga dos Campeões, três na Liga Portugal Betclic, dois na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 352 minutos que disputou, o lateral apontou um golo, diante do Amarante, na prova rainha do futebol português.
Selecionador nacional vem observando de perto as exibições de futebolista leonino e portas da convocatória de Portugal estão abertas
|
Passada a fase inicial da Liga dos Campeões, a UEFA permitiu aos clubes participantes algumas mexidas na lista de inscritos. Rui Silva está agora disponível para Rui Borges e será titular contra o Dortmund, depois de Franco Israel ter assumido a baliza do Sporting nos últimos jogos da prova milionária.
Desde que chegou a Alvalade, oriundo do Bétis, o português vem sendo a escolha principal do técnico leonino, à exceção da Champions, uma vez que não estava inscrito. Agora, prepara-se para fazer o primeiro encontro de sempre nos grandes palcos do futebol europeu, uma vez que, até à data, só tinha disputado a Liga Europa e a Conference.
Jogar a Liga dos Campeões é um sonho pessoal de Rui Silva, que irá poder cumprir o desejo antigo com a camisola do Sporting. Muito atento está Roberto Martínez, que já convocou o guardião por quatro ocasiões. Boas exibições em Alvalade e na Champions poderão catapultar o 'camisola 24' novamente para a seleção nacional.
Esta temporada, com a Listada verde e branca, Rui Silva - avaliado em 5 milhões de euros - já disputou quatro encontros (todos no campeonato nacional), tendo sido utilizado ao longo de 360 minutos. No total, o guardião sofreu dois golos, mas tem dado boas indicações aos adeptos verdes e brancos, que parecem ter aprovado a contratação.
A formação comandada por Rui Borges volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 11 de fevereiro, frente ao Dortmund. O encontro diante da turma liderada por Nico Kovac tem pontapé de saída agendado para as 20h00, no Estádio José Alvalade e já se conhece a equipa de arbitragem destacada para a partida.