![Rui Malheiro analisa adversário do Sporting na Liga dos Campeões: "Um dececionante..."](/storage/media-items/images/2024/03/Rui-Malheiro-Sporting.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Geovany Quenda vem sendo muito observado por vários tubarões europeus. Contra o Porto, o jovem formado na Academia do Sporting teve um lance individual de elevada maestria, deixando para trás dois adversários e assistindo Iván Fresneda. A magia do 'camisola 57' deixou encantados vários scouts presentes no Estádio do Dragão.
Como noticiado anteriormente, Manchester United, Aston Villa, Inter, Atalanta, PSG, Atlético de Madrid e Marselha enviaram representantes para observar alguns jogadores dos leões e Quenda é dos ativos mais cobiçados no plantel do Clube de Alvalade, que poderá ter tarefa complicada para segurar o jovem.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, os grandes tubarões ficaram ainda mais impressionados com a qualidade de Quenda. Apesar de ter apenas 17 anos, o extremo esteve em grande nível num jogo de elevado grau de exigência e os clubes interessados vão repetir a dose muito em breve.
Vários são os emblemas de renome internacional que vão marcar presença no Estádio José Alvalade, para tirar notas de Quenda (e não só) diante do Dortmund. O Sporting recebe os alemães na próxima terça-feira, dia 11 de fevereiro, pelas 20h00, em partida válida para a primeira mão do playoff de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.
Esta época, a primeira no plantel principal do Sporting, Geovany Quenda - avaliado em 30 milhões de euros - leva 36 partidas, nas quais foi utilizado ao longo de 2.536 minutos. O desequilibrador canhoto tem, para já, cinco assistências para os companheiros de equipa e dois golos apontados - na Supertaça, diante do Porto e frente ao Famalicão.
Assista ao magnífico lance do jovem, que assistiu Iván Fresneda:
Southampton, equipa do médio formado na Academia Cristiano Ronaldo, caiu na quarta ronda da prova com uma derrota por 1-0
|
O Southampton de Mateus Fernandes foi eliminado da Taça de Inglaterra pelo Burnley com golo de... Marcus Edwards. No St. Mary's, a equipa do médio formado na Academia Cristiano Ronaldo acabou por escorregar com o avançado despachado do Sporting no mercado de janeiro a fazer o único tento o encontro.
A jogar em casa e perante uma equipa que milita um escalão abaixo, os saints tomaram iniciativa do jogo desde os momentos iniciais. Com o ex-médio do Sporting a titular, a formação comandada por Ivan Juric não conseguia encontrar o caminho da baliza adversária, apesar do domínio da partida.
O segundo tempo continuou com o caudal ofensivo do atual 20.º e último classificado da Premier League, que viu Edwards saltar do banco para resolver o encontro a favor do adversário. O inglês foi lançado aos 59 minutos e, aos 77', aproveitou um passe de Hannibal Mejbri para atirar a contar, tendo uma estreia de sonho pelo Burnley.
Na presente temporada, Marcus Edwards – avaliado em 15 milhões de euros – participou em 10 encontros pelos leões. O jogador soma, no total, apenas 346 minutos disputados com a camisola verde e branca, tendo marcado três golos (dois frente ao Amarante, um diante do Farense). Pelo Burnley, fez 31 minutos e já faturou.
Vale recordar que o inglês deixou Alvalade por empréstimo, com o emblema do Championship a ficar obrigado a comprar o canhoto por uma quantia de cerca de 12 milhões de euros, no final da temporada, mas apenas caso consiga garantir a promoção à Premier League. Caso contrário, o jogador poderá ser negociado ou volta ao Sporting.
Veja o golo do avançado:
Guarda-redes foi cedido ao Legia de Varsóvia no último dia do mercado de transferências de janeiro e cometeu erro que ditou derrota no primeiro jogo
|
Vladan Kovacevic teve uma estreia para esquecer com a camisola do Legia de Varsóvia. Emprestado pelo Sporting no último dia do mercado de transferências de janeiro, o guarda-redes fez o primeiro jogo oficial diante do Piast, na 20 ronda da Ekstraklasa, e sofreu um frango que ditou a vitória adversária pela margem mínima (1-0).
Apesar do favoritismo, o atual quarto classificado do campeonato polaco saiu derrotado da visita ao terreno do emblema da cidade de Gliwice. O único golo do encontro foi marcado pelo espanhol Jorge Félix, aproveitando uma saída atabalhoada do guardião bósnio que, num canto, socou a bola para zona proibida, deixando o esférico à mercê do avançado.
Sem espaço em Alvalade, muito devido aos erros que cometeu em jogos que custaram pontos e até troféus (Supertaça Cândido de Oliveira) ao Sporting, o 'camisola 13' dos leões foi cedido ao Legia, de forma a ter tempo de jogo, uma vez que custou 4,8 milhões de euros aos cofres dos verdes e brancos.
O negócio contempla um empréstimo até ao final da temporada, com o Sporting a pagar parte do salário do guardião bósnio. O Legia, apesar do interesse no jogador, não terá uma cláusula de compra obrigatória, tampouco a opção de poder contratar o atleta no final da cedência.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Vladan Kovacevic – avaliado em 5 milhões de euros – realizou apenas 10 encontros: seis na Liga Portugal Betclic, dois na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 930 minutos em que atuou com a Listada verde e branca, o guardião de 26 anos sofreu 11 golos (quatro frente ao Porto, dois frente ao Nacional, um diante do Rio Ave, um diante do Portimonense e outro frente ao Moreirense).
Assista ao lance do golo:
'Camisola 52' dos verdes e brancos sofreu entrada dura de Stephen Eustáquio no Clássico com o Porto e acabou substituído por Zeno Debast
|
João Simões vai ser opção para Rui Borges nos próximos jogos do Sporting. O técnico leonino temeu o pior, quando foi obrigado a substituir o médio por Zeno Debast, no Clássico com o Porto, após entrada dura de Stephen Eustáquio - que foi mal ajuizada, segundo os especialistas. No entanto o jovem não desfalca o plantel na Liga dos Campeões.
O 'camisola 52' dos leões foi visto pela Unidade de Performance da Academia Cristiano Ronaldo, não sendo detetada qualquer lesão. O jogador não ficou às ordens do departamento médico dos verdes e brancos, realizando a sessão de treinos - neste caso de recuperação, como os titulares do Clássico - sem qualquer problema.
"Parece traumático e espero que não seja nada de grave. Não tenho essa informação ainda", disse o treinador do Sporting no final da partida frente aos dragões, mostrando-se visivelmente preocupado com a possibilidade de poder perder mais um jogador, numa altura em que os verdes e brancos têm sido devastados por lesões.
Apesar do susto, João Simões está apto para a receção ao Dortmund, marcada para as 20h00 da próxima terça-feira, dia 11 de fevereiro. Pedro Gonçalves, Nuno Santos e Geny Catamo são, para já, as únicas baixas no plantel dos leões e vão falhar o duelo com os germânicos, válido para a primeira mão do playoff de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, João Simões - avaliado em 2,5 milhões de euros - soma 15 jogos pela equipa principal, nos quais disputou 688 minutos, tendo feito um golo, frente ao Nacional, e uma assistência, diante do Bolonha na Liga dos Campeões. O médio fez ainda três encontros nos juniores (sub-19) e nove nos B's.
Assista ao lance da lesão: