![Sem explicação! Sporting viu oito vermelhos nos últimos...](/storage/media-items/images/2025/01/sporting-porto-adeptos_20250126075338.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Como vem sendo habitual desde a temporada passada, o plantel do Sporting foi, mais uma vez, observado por grandes tubarões no Clássico com o Porto. Aston Villa, Inter, Atalanta, PSG, Atlético de Madrid e Marselha foram alguns dos clubes que enviaram emissários ao Estádio do Dragão, com destaque para o Manchester United de Ruben Amorim.
De forma a tirarem notas sobre os craques leoninos, representantes dos emblemas acima mencionados assistiram 'in loco' ao encontro, que terminou empatado 1-1 e com muita polémica da equipa de arbitragem chefiada por João Pinheiro - o que motivou um 'apertão' de Frederico Varandas a Fernando Gomes, tal como revelou em Exclusivo o Leonino.
Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Zeno Debast, Morten Hjulmand, Geovany Quenda, Francisco Trincão, Conrad Harder e Viktor Gyokeres são os nomes mais observados pelos grandes tubarões europeus, que vão rondando Alvalade na esperança de conseguir um bom negócio por um dos maiores ativos do plantel do Sporting, mas a SAD tem pulso firme.
Ruben Amorim é muito apreciador dos oito craques leoninos, tendo lançado na equipa principal ou contratado todos os jogadores mais cobiçados dos verdes e brancos. No entanto, é em Geovany Quenda e Viktor Gyokeres que o treinador tem os dois maiores desejos. Certo é que ambos têm cláusulas de rescisão fixadas nos 100 milhões de euros.
Além dos vários clubes europeus, Farense e Estrela da Amadora também estiveram presentes no Estádio do Dragão, de modo a tirarem notas de um eventual empréstimo futuro. Vale recordar que o Sporting tem Diogo Travassos cedido aos tricolores e Samuel Justo ao aos algarvios.
Técnico dos leões falou com todo o plantel assim que a partida terminou e palavras do treinador verde e branco foram bastante claras
|
Os jogadores do Sporting mostraram-se muito revoltados com a arbitragem de João Pinheiro no Clássico frente ao Porto. Além das duas grandes penalidades sonegadas aos leões, as expulsões de Matheus Reis e Ousmane Diomande criaram grande confusão no relvado do Estádio do Dragão. No final, Rui Borges aplaudiu os seus pupilos.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, o técnico verde e branco ficou agradado com a insatisfação mostrada por todo o plantel leonino, acreditando ser a mentalidade certa nesta luta pelo bicampeonato. No entanto, não se terá alongado na mensagem, uma vez que percebeu a irritação dos jogadores do Clube de Alvalade.
Apesar de tudo, Rui Borges tentou acalmar a equipa, explicando que, a poucos minutos do final de um encontro, principalmente deste calibre, é imperativo não perder a cabeça. O Sporting sofreu um golo aos 90+4' e, apesar de injustas, recebeu duas ordens de expulsão nos momentos finais do Clássico, que vão desfalcar o plantel para a receção ao Arouca.
“O que me deixou chateado foi perdermos o equilíbrio nos últimos cinco minutos e perdemos dois jogadores por expulsão. Isso pode não ser benéfico para o próximo jogo”, assumiu o treinador verde e branco, em conferência de imprensa no reduto dos azuis e brancos, mostrando-se pouco agradado com a reta final do encontro frente ao Porto.
O Sporting, na voz do Presidente Frederico Varandas, protestou a arbitragem de João Pinheiro junto de Fernando Gomes - tal como revelou em Exclusivo o Leonino. O Clube de Alvalade não irá tolerar mais uma exibição como a do juiz da AF Braga, mas tratou do caso junto das entidades responsáveis da FPF, não trazendo a situação a público.
Antigo árbitro da La Liga é perentório e garante que juiz do Clássico esteve errado em lance capital que prejudicou os verdes e brancos
|
Ousmane Diomande foi expulso no Clássico entre Sporting e Porto. João Pinheiro mostrou vermelho direto ao jogador do Sporting por alegada agressão a Fábio Vieira, que simulou descaradamente uma cabeçada do defesa leonino. Iturralde González aponta mais um erro crasso do árbitro da partida, referindo que o médio se aproveitou da situação.
"Para mim não é vermelho. Diomande encosta a sua cabeça à cabeça de Fábio Vieira, mas não há um movimento, não há nenhuma cabeçada. Não há intensidade nessa ação. Diomande teria que ser admoestado com um amarelo, mas o árbitro também deveria ter mostrado um amarelo a Fábio Vieira por fingir uma agressão que não existiu", começou por dizer, ao jornal Record.
O antigo juiz da La Liga é perentório, garantindo que "existindo vídeoárbitro, este teria de chamar o árbitro para ir ver as imagens", uma vez que o lance de Diomande com o jogador do Porto "é cabeça com cabeça", mas Iturralde González, tal como outros especialistas, afirma não ver "intensidade, nem força excessiva", na ação do central.
Certo é que o golpe teatral de Fábio Vieira surtiu efeito e o Sporting perdeu uma das referências aéreas para o último lance do encontro, bem como para o próximo jogo do campeonato. O costa-marfinense é baixa para o duelo com o Arouca - disputado dia 15 de fevereiro em Alvalade - assim como Matheus Reis, expulso por protestos.
Na presente temporada, Ousmane Diomande - avaliado em 40 milhões de euros - foi utilizado em 31 partidas: 20 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, duas na Taça da Liga, uma na Taça de Portugal e outra na Supertaça. O jovem de 21 anos disputou 2.430 minutos e marcou o único golo diante do Nacional, não somando qualquer assistência.
Recorde o lance em questão:
Arbitragem de João Pinheiro no Clássico da 21.ª jornada do campeonato nacional gerou revolta nos verdes e brancos, que foram prejudicados no Estádio do Dragão
|
O Sporting manifestou claro desagrado com a arbitragem do Clássico junto da FPF. Neste Exclusivo Leonino, o nosso Jornal revela que, pela voz do Presidente Frederico Varandas, o Clube de Alvalade fez saber a Fernando Gomes, que não irá tolerar uma exibição ao nível da que João Pinheiro apresentou na partida diante do Porto, impedindo a vitória verde e branca.
A Direção do Sporting mostrou tremenda insatisfação com a incapacidade de João Pinheiro e respetiva equipa de arbitragem em assinalar duas grandes penalidades claras a favor dos comandados de Rui Borges: ao minuto 74, quando Tiago Djaló puxa Viktor Gyokeres pela camisola na grande área azul e branca e, a mais flagrante, já depois dos 90', com Geovany Quenda a ser rasteirado por Zé Pedro.
Os responsáveis leoninos apontam também o dedo à falta de intervenção do VAR no lance que valeu a expulsão de Ousmane Diomande. O central do Sporting em momento algum agride Fábio Vieira, que se aproveitou de um encosto de cabeças para teatralizar o uso de força excessiva do 'camisola 26'. Sendo um lance de vermelho direto, Tiago Martins teria de avisar João Pinheiro para revisão das imagens.
Frederico Varandas optou por falar pessoalmente com Fernando Gomes, presidente da FPF, ao invés de lançar um comunicado através dos meios oficiais dos verdes e brancos. A estrutura acredita que o assunto teria de ser tratado internamente, numa altura em que a equipa de Rui Borges segue no primeiro lugar do campeonato nacional e qualquer desestabilização poderá prejudicar o grande objetivo da temporada.
O Sporting ambiciona conquistar o bicampeonato, tarefa que se vai traduzindo hercúlea para o plantel leonino. Uma onda de lesões vem assolando a equipa desde o início da temporada, obrigando os verdes e brancos a jogarem 'remendados' em várias partidas. Os problemas físicos, aliados às constantes falhas graves de arbitragem vão impedindo os leões de se distanciarem ainda mais dos rivais diretos.
Assista aqui o resumo do encontro e veja todos os lances abaixo mencionados.