
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting manifestou claro desagrado com a arbitragem do Clássico junto da FPF. Neste Exclusivo Leonino, o nosso Jornal revela que, pela voz do Presidente Frederico Varandas, o Clube de Alvalade fez saber a Fernando Gomes, que não irá tolerar uma exibição ao nível da que João Pinheiro apresentou na partida diante do Porto, impedindo a vitória verde e branca.
A Direção do Sporting mostrou tremenda insatisfação com a incapacidade de João Pinheiro e respetiva equipa de arbitragem em assinalar duas grandes penalidades claras a favor dos comandados de Rui Borges: ao minuto 74, quando Tiago Djaló puxa Viktor Gyokeres pela camisola na grande área azul e branca e, a mais flagrante, já depois dos 90', com Geovany Quenda a ser rasteirado por Zé Pedro.
Os responsáveis leoninos apontam também o dedo à falta de intervenção do VAR no lance que valeu a expulsão de Ousmane Diomande. O central do Sporting em momento algum agride Fábio Vieira, que se aproveitou de um encosto de cabeças para teatralizar o uso de força excessiva do 'camisola 26'. Sendo um lance de vermelho direto, Tiago Martins teria de avisar João Pinheiro para revisão das imagens.
Frederico Varandas optou por falar pessoalmente com Fernando Gomes, presidente da FPF, ao invés de lançar um comunicado através dos meios oficiais dos verdes e brancos. A estrutura acredita que o assunto teria de ser tratado internamente, numa altura em que a equipa de Rui Borges segue no primeiro lugar do campeonato nacional e qualquer desestabilização poderá prejudicar o grande objetivo da temporada.
O Sporting ambiciona conquistar o bicampeonato, tarefa que se vai traduzindo hercúlea para o plantel leonino. Uma onda de lesões vem assolando a equipa desde o início da temporada, obrigando os verdes e brancos a jogarem 'remendados' em várias partidas. Os problemas físicos, aliados às constantes falhas graves de arbitragem vão impedindo os leões de se distanciarem ainda mais dos rivais diretos.
Assista aqui o resumo do encontro e veja todos os lances abaixo mencionados.
Recorde alguns lances recentes em que João Pinheiro beneficiou o Porto frente ao Sporting:
Prodígio do Barcelona encantou admiradores no Rio de Janeiro, jogando futebol com alguns fãs enquanto aproveita as férias na América do Sul
|
Lamine Yamal está a aproveitar as férias no Brasil. Recentemente, foi divulgado um vídeo do prodígio do Barcelona, nas ruas do Rio de Janeiro, a jogar futebol com alguns fãs e admiradores. Um dos pormenores que salou à vista, foi a camisola de Raphinha, antigo jogador do Sporting.
O avançado brasileiro partilha balneário no Barcelona com o jovem espanhol e mantém uma grande relação. Uma vez que estava no Brasil, país natal do ex Sporting, Yamal usou a camisola da seleção canarinha com o nome do companheiro de equipa.
Raphinha fez uma temporada de sonho na Catalunha, a melhor da carreira. Fruto das grandes exibições, o extremo que passou no Sporting foi eleito o melhor jogador da La Liga, ultrapassando a concorrência de Robert Lewandowski, Lamine Yamal, Kylian Mbappé e Vinícius Jr.
Em 2024/25, ao serviço do Barcelona, Raphinha - avaliado em 80 milhões de euros - foi aposta em 57 partidas. No total, o avançado internacional brasileiro disputou 4.662 minutos, nos quais fez o gosto ao pé em 34 ocasiões, assistindo os companheiros de equipa por 22 vezes.
Vale a pena recordar que Raphinha jogou pelo Clube de Alvalade. O extremo brasileiro chegou ao Sporting na temporada 2018/19, proveniente do Vitória de Guimarães. No total, o jogador realizou um total de 41 jogos, em que apontou nove golos e duas assistências.
Futebolista português que esteve no Clube de Alvalade e no emblema encarnado pode mudar de clube nesta janela no Campeonato Nacional
|
José Fonte, antigo jogador de Sporting e Benfica, pode mudar de clube neste nesta janela de transferências de verão e rumar ao Alverca. A terminar contrato com o Casa Pia, o ex-internacional português tem liberdade para definir futuro e tem vários cenários em cima da mesa.
Apesar de poder rubricar um novo vínculo com o emblema ribatejano, a possibilidade de renovar contrato com o Casa Pia por mais uma época não está descartada. Na última época foi um dos mais utilizados na formação orientada por João Pereira, tendo somado 26 jogos na totalidade da temporada.
O Alverca, emblema que está de regresso ao principal escalão do futebol português, mais de duas décadas depois, procura agora convencer o atleta a juntar-se ao projeto que vai agora ser orientado por Custódio, antigo médio dos leões. Segundo o jornal Record, o Estoril também está interessado no jogador - que viu o irmão terminar a carreira.
José Fonte fez a sua formação no Sporting. Começou a jogar em 1994 – a pela equipa sub-13 – e abandonou o Clube em 2004. O central não chegou a ter oportunidade de se estrear pelo plantel principal dos leões, tendo apenas feito duas temporadas pela equipa B.
Em 2006, rumou ao Benfica, onde também não chegou a jogar, saindo em definitivo para Inglaterra em 2017 (jogou no Crystal Palace, Southampton e West Ham), onde esteve durante 11 anos. Saiu para a China em 2018, onde esteve durante poucos meses antes de ingressar no Lille, regressando a Portugal para representar o Braga.
Guarda-redes bósnio de 27 anos não vingou com a camisola dos leões e está a caminho do Norwich City, do Championship, a título definitivo
|
Vladan Kovacevic está a caminho do Norwich City. O emblema que milita no Championship - segunda divisão inglesa - vai pagar ao Sporting um valor a rondar os 2,4 milhões de euros, montante bastante inferior aos 4,8 que os leões desembolsaram junto do Raków. No entanto, o negócio inclui objetivos que podem aproximar as quantias.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, o Sporting, além dos 2,4 milhões de euros fixos, poderá encaixar mais 2M, mediante o cumprimento de objetivos pessoais e coletivos, o que irá depender da prestação do bósnio e da equipa.
Se, por ventura, Vladan Kovacevic conseguir cumprir todas as alíneas presentes no contrato com o Norwich, o Sporting irá receber um total de 4,4 milhões de euros. Apesar de ainda ficar em prejuízo, a SAD leonina perde apenas 400 mil euros.
Vladan Kovacevic começou a época como titular do Sporting, mas uma lesão relegou o bósnio para o banco de suplentes. Com a chegada de Rui Borges, o 'camisola 13' deixou Alvalade, rumo ao Légia de Varsóvia, por empréstimo dos verdes e brancos.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Vladan Kovacevic – avaliado em 4 milhões de euros – realizou apenas 10 encontros. Nos 930 minutos em que atuou com a Listada verde e branca, o guardião sofreu 11 golos. Pelo Légia Varsóvia, o guardião somou nove jogos e 14 golos consentidos.