Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Biel com vida difícil no Sporting: Comentador diz que brasileiro foi...

Avançado contratado ao Bahia no último mercado de transferências de inverno soma apenas 82 minutos em cinco jogos com a Listada verde e branca

Especialista diz que Biel "não conta" para Rui Borges e Sporting pode ter errado na contratação do avançado
Especialista diz que Biel "não conta" para Rui Borges e Sporting pode ter errado na contratação do avançado

14 Abr 2025 | 21:47 |

Icon Comentário0

Biel "não conta" para Rui Borges, diz Tomás da Cunha. O especialista, que recentemente já tinha revelado não ser conhecedor do brasileiro graças à falta de tempo de jogo, acredita que a falta de investimento no mercado de inverno pode ter colocado o Sporting em situação difícil.


"O Sporting começou a temporada como uma das melhores equipas portuguesas do século, em números e futebol jogado. Defendia o título e procurava um histórico bicampeonato. Distanciou-se logo dos rivais, impressionou na Europa e atingiu um estado de comunhão quase irrepetível entre adeptos, jogadores e treinador. Amorim saiu de forma totalmente inesperada, embora Varandas tivesse dito que a possibilidade era conhecida e que havia um sucessor preparado. Desde então, as dúvidas instalaram-se", escreveu, no jornal Expresso.


"Houve resistência para perceber que João Pereira não tinha condições"


O comentador é perentório e garante que "João Pereira não tinha condições para dar continuidade ao projeto e cedo se percebeu que a rejeição do plantel não lhe permitia vida longa, por mais que o presidente leonino sonhasse em tirar um coelho da cartola". "Houve resistência para assumir o óbvio, mas não comprometeu a temporada", apontou.

"Nem o antigo treinador da equipa B nem Rui Borges puderam contar com Pedro Gonçalves, presente – talvez indevidamente – na despedida de Amorim, em Braga. Para além da infelicidade de certas lesões, a gestão física de elementos nucleares deixou os verdes e brancos constantemente debilitados ou em sobrecarga. Rui Borges tem razões de queixa, nesse sentido. A luta pelo título faz-se de forma desigual, no que diz respeito à profundidade de opções. Depois da mudança que trouxe de Guimarães, partindo do 4-3-3, decidiu regressar ao sistema 'Amorim' para recolocar o plantel na zona de conforto", prosseguiu.


"Ninguém pode acusar Rui Borges de intransigência"

No entanto, apesar da escolha acertada em voltar ao sistema que tanto sucesso trouxe ao Clube de Alvalade, com as "ausências prolongadas de João Simões e Bragança (Morita condicionado), não havia forma de dar continuidade à ideia de base", afirma Tomás da Cunha, recordando que o Rui Borges "puxou Debast para o meio campo", mas "entre o belga, Hjulmand, Alexandre Brito, Felicíssimo e Arreiol não existe quem pise zonas adiantadas e ofereça soluções criativas". Ainda assim, "a adaptação tática justifica-se e ninguém poderá acusar o treinador do Sporting de intransigência".

Tomás da Cunha garante que "os jogos demonstram que nem sequer falta capacidade estratégica" a Rui Borges, com o técnico "preparando a equipa para atacar os pontos fracos do adversário". Todavia, "o Sporting, neste momento, não tem um coletivo formatado para prolongar os ataques e procura proteger-se, utilizando a linha direta para o sueco" e "Harder ficou sem espaço", visto que "não dá para abdicar" do 'camisola 9' e "jogando longe da baliza, as limitações técnicas do dinamarquês atrapalham".

"Biel, suposto substituto de Pedro Gonçalves, não conta sequer. Ou falhou a escolha do médio brasileiro, que ainda não vimos em ação, ou falhou o enquadramento na ideia do treinador. O mesmo aconteceria com Edwards, que faz da técnica e da condução em espaços curtos os pontos fortes. Numa equipa que recua para o próprio meio campo em quase todas as segundas partes, a exigência é outra. O Sporting fez um esforço para manter as principais figuras do título e atacar o bicampeonato, só que não acrescentou qualidade nem profundidade em janeiro, quando já existiam motivos de alarme. Ficou com um plantel curto e cansado. Pode chegar ao objetivo, até porque só depende de si, mas deixou demasiadas coisas nas mãos do destino", terminou.


Futebol

Jorge Coroado fala em grande penalidade por marcar no Sporting - Porto: "Derrube claro"

Aos 45 minutos, com o marcador ainda a zeros, os pupilos de Rui Borges reclamaram falta do lateral dos dragões sobre o ala moçambicano

João Coroado fala em lance claro que escapou aos olhos da equipa de juízes do Sporting - Porto já que há um "derrube claro"
João Coroado fala em lance claro que escapou aos olhos da equipa de juízes do Sporting - Porto já que há um "derrube claro"

31 Ago 2025 | 10:25 |

Icon Comentário0

Jorge Coroado analisou a arbitragem de João Gonçalves no Clássico entre Sporting e Porto e deixou duras críticas à atuação do juiz principal do encontro por não ter assinalado uma grande penalidade aos leões, em cima do intervalo, num lance entre Geny Catamo e Francisco Moura (Recorde AQUI o lance).


Aos 45 minutos, com o marcador ainda a zeros, os pupilos de Rui Borges reclamaram falta do lateral dos dragões sobre o ala moçambicano. O ex árbitro fala em lance claro que escapou aos olhos da equipa de juízes do duelo, já que há um "derrube claro".


Jorge Coroado: "Grande penalidade por sinalizar"


"Será que o VAR, à semelhança de Manuel Mota na segunda jornada deste campeonato, vai ter nota negativa? Com o braço direito, Francisco Moura envolveu Geny Catamo e há um derrube claro. Grande penalidade por sinalizar", escreve Jorge Coroado no Jornal 'O Jogo'.

O juiz da Associação de Futebol do Porto, eleito árbitro principal do duelo, contou com Ângelo Carneiro e Pedro Ribeiro como assistentes. Já o quatro juiz foi José Bessa, enquanto que o VAR contou com o contributo de Rui Costa. Paulo Brás foi o AVAR. João Gonçalves nem sequer consultou as imagens do vídeo-árbitro. 


Antes deste Clássico, Sporting e Porto estavam empatados no primeiro lugar do Campeonato Nacional, com nove pontos cada, tal como o Moreirense, que tinha mais um jogo realizado. Uma eventual vitória da turma de Rui Borges colocaria o emblema verde e branco na liderança isolada da prova. 


Futebol

Marcou no Sporting - Porto e deixa 'boca' a Rui Borges: "O mister deles..."

Jogador dos dragões esteve em destaque durante a partida com o conjunto verde e branco, e no final do encontro falou com os jornalistas

Jogador do Porto esteve em destaque durante a partida com o Sporting, e no final do encontro falou sobre Rui Borges
Jogador do Porto esteve em destaque durante a partida com o Sporting, e no final do encontro falou sobre Rui Borges

31 Ago 2025 | 10:21 |

Icon Comentário0

William Gomes deixou algumas palavras sobre Rui Borges, lembrando que o treinador dos leões tinha afirmado que o conjunto verde e branco era favorito antes do encontro. Sporting e Porto defrontaram-se, no último sábado, 30 de agosto, para partida da quarta jornada da Liga Portugal Betclic, que terminou com derrota verde e branca por 2-1.


William Gomes: "O mister deles (Rui Borges) disse que eles eram os favoritos, mas no campo é diferente"


William Gomes foi um dos marcadores do lado do Porto, e no final do encontro, teve algumas palavras... para o treinador do Sporting: "É fruto de muito trabalho. O grupo está todo unido e isso está a ajudar a que, consequentemente, estejamos a vencer jogos. Mas temos de ter os pés no chão, porque vamos só no início da temporada".


"Foi um grande jogo. Vencemos na casa do campeão. O mister deles disse que eles eram os favoritos, mas no campo é diferente. Mostrámos que somos capazes de, com humildade, irmos vencendo cada jogo", atirou, de seguida, o extremo brasileiro, lembrando-se das palavras de Rui Borges antes do encontro.

O jogador do Porto falou, depois, sobre o encontro, e também acerca do golo que apontou: "Há muito campeonato ainda pela frente. Temos de manter os pés no chão. Passo a passo, jogo a jogo, vamos voltar a ser o Porto. Com fé em Deus, estamos a trabalhar para ganhar sempre. Espero que seja uma época diferente".


"Foi um golaço. É tudo natural, um momento de inspiração. Trabalho muito para isso, desde que cheguei. Sei que o jogador da minha posição é o Pepê. Muita humildade, pezinho no chão. Quando ele voltar, a titularidade é dele", explicou, a terminar, William Gomes.


Futebol

Jogador com 192 jogos pelo Sporting não foi convocado para o Porto e já se sabe porquê

Rui Borges não chamou a jogo um dos elementos com mais jogos de leão ao peito que tinha disponível no plantel verde e branco

Treinador do Sporting não chamou ao jogo com o Porto um dos elementos com mais jogos de leão ao peito que tinha disponível no plantel
Treinador do Sporting não chamou ao jogo com o Porto um dos elementos com mais jogos de leão ao peito que tinha disponível no plantel

31 Ago 2025 | 10:08 |

Icon Comentário0

Ricardo Esgaio deve estar de saída do Sporting. O defesa-lateral direito não esteve na ficha de jogo no encontro que os leões disputaram no último sábado, frente ao Porto, a contar para a quarta jornada da Liga Portugal Betclic, onde os comandados de Rui Borges foram derrotados por 2-1.


Rui Borges não convocou Ricardo Esgaio para o encontro, um dos jogadores com mais experiência no plantel verde e branco. Entretanto, os motivos já foram revelados: o jornal A Bola avança que a ausência do jogador português se prendeu com uma provável saída de Alvalade nos próximos dias.


A situação de Ricardo Esgaio tem-se estendido durante o verão. O lateral verde e branco começou por ser um dos 'dispensáveis' da equipa do Sporting, e a situação não melhorou com a chegada de concorrentes para a sua posição, nomeadamente o grego Vagiannidis.


Com espaço reduzido no plantel de Rui Borges, e com o contrato com os leões a terminar em breve, Ricardo Esgaio esteve muito perto de deixar o Sporting e rumar ao Corinthians ainda este verão, algo que só não aconteceu devido a dívidas que o emblema brasileiro tem de negócios anteriores.

A permanência em Alvalade chegou a ser uma possibilidade, mas, com o aproximar do término da janela de transferências, a Turquia surgiu como destino provável para Ricardo Esgaio, que terá já falhado o jogo com o Porto devido a esse negócio que, segundo a imprensa portuguesa, está iminente.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Rodrigo Roquette elege maior "incompetente" do Sporting - Porto
Futebol

Rodrigo Roquette elege maior "incompetente" do Sporting - Porto

31 Ago 2025 | 10:04

Icon Comentário0
Sofia Oliveira volta ao ataque a arrasa Rui Borges no Sporting - Porto: "Chega a ser cómico"
Futebol

Sofia Oliveira volta ao ataque a arrasa Rui Borges no Sporting - Porto: "Chega a ser cómico"

31 Ago 2025 | 09:41

Icon Comentário0
Adeptos do Porto causam o caos no Estádio do Sporting e fazem dezenas de feridos
Futebol

Adeptos do Porto causam o caos no Estádio do Sporting e fazem dezenas de feridos

31 Ago 2025 | 09:41

Icon Comentário0