
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Hóquei em patins
|
O Sporting está muito perto de garantir Santiago Honório como reforço da equipa de hóquei em patins. Depois de assegurar a contratação de Diogo Barata ao Porto, o Clube de Alvalade procura garantir o avançado da Oliveirense, que também teve passagem pelos escalões jovens do Benfica.
Segundo informações avançadas pelo portal Hóquei em Português, a Direção de Frederico Varandas está muito perto de garantir o internacional jovem português, que representou a formação de Oliveira de Azeméis durante as últimas duas temporadas desportivas.
Na época passada, o jovem sagrou-se campeão sub-19 pela Oliveirense, onde conseguiu marcar dois golos na final, diante do Benfica. Fora da decisão do campeonato, os números de Honório são ainda mais impressionantes. O internacional jovem português apontou 43 golos em 49 jogos no decorrer de toda a época.
Vale a pena lembrar que Santiago Honório representou o emblema encarnado durante duas temporadas, em que esteve ao serviço do plantel sub-17 e equipa B, na época 2022/23. Ao serviço da equipa secundária da Luz, apontou sete golos em 19 jogos.
Esta será mais uma das grandes mudanças na equipa de hóquei em patins do Sporting, que sofrerá uma remodelação total. O Clube verde e branco despediu-se de atletas como Ângelo Girão, Matias Platero, João Souto e Toni Pérez, que já não farão parte das opções de Edo Bosch na próxima temporada.
Desportista, que esteve durante quatro temporadas no emblema verde e branco, volta a vencer mais um troféu ao serviço do rival encarnado
|
A equipa de hóquei em patins feminina do Benfica venceu o Turquel por 2-0 e sagrou-se dodecacampeã. No encontro relativo ao segundo jogo da final do play-off do Campeonato Nacional, as águias derrotaram a turma adversária sem dificuldades. Sofia Moncóvio, antiga atacante do Sporting, participou no triunfo.
Vindas de uma vitória por 2-1 no duelo anterior, as encarnadas mantiveram o bom registo de triunfos, visando entrar na história da modalidade. No entanto, a primeira metade ficou marcada pelo equilíbrio, com as equipas a recolherem ao balneário com o 0-0 no placard.
Na segunda parte, Marlene Sousa desfez o nulo no marcador. Mesmo depois do golo, o Benfica não tirou o pé do acelerador, tendo só parado de atirar à baliza contrária quando o cronómetro apitou para o final do encontro e consequente conquista da Liga. Depois desta vitória, o Benfica conquista assim o 12.º título consecutivo.
De recordar que Sofia Moncóvio - que fez 34 golos em 35 jogos esta época - foi uma das principais contratações do Sporting no ano de arranque da secção, em 2019. Em 2021, a goleadora foi distinguida com o Prémio Stromp na categoria Europeu e na categoria Mundial em 2022. No verão de 2023, mudou-se para a Luz, aquando da extinção da secção em Alvalade
Com a hoquista portuguesa - que já leva duas temporadas no rival encarnado - o Sporting foi vice-campeão nacional em 2021 e 2022, perdendo nas duas ocasiões para o eterno rival, emblema pelo qual voltou a ser eliminado esta época, mas nos quartos de final do play-off do Campeonato Nacional. Depois de quatro temporadas com a Listada verde e branca, a atleta despediu-se com 106 jogos realizados e 112 golos marcados na conta pessoal.
Apesar de ter anunciado recentemente a retirada, nome histórico do Clube de Alvalade está em vias de continuar a competir ao mais alto nível
|
Ângelo Girão anunciou o final da carreira como guarda-redes de hóquei em patins, no final da temporada 2024/25, mas a decisão poderá ser revertida. O ex-guardião do Sporting, que representou o Clube de Alvalade durante 11 temporadas, está em vias de ser reforço do Barcelos para a próxima época.
A informação é avançada pelo jornal Record. Os responsáveis do atual vencedor da Liga dos Campeões estão a tentar convencer Ângelo Girão a reconsiderar a decisão de ‘pendurar os patins’ e assinar contrato com o vencedor da Liga dos Campeões da modalidade, em 2024/25. Um dia depois de ter perdido a final do campeonato, frente ao Porto, o Barcelos já centra atenções na preparação da próxima temporada.
Os dirigentes do emblema nortenho estão empenhados em assegurar um reforço para a baliza da equipa treinada por Rui Neto. Vale sublinhar que o argentino Conti Acevedo, o titular nas últimas cinco épocas, está de saída para o Benfica. Neste sentido, pretendem contratar um guarda-redes experiente e conceituado, sendo que Ângelo Girão encaixa nesse perfil.
Recorde-se que, numa entrevista recente, o ex-guardião do Sporting revelou que o Barcelos foi um dos clubes que lhe apresentou uma proposta, no início de 2024/25. No entanto, a oferta dos barcelenses “não chegou a tempo” e foi recusada pelo internacional português.
Ângelo Girão representou o Sporting nas últimas 11 temporadas, tendo realizado um total de 408 jogos de leão ao peito. No Clube de Alvalade, o internacional português conquistou três Ligas dos Campeões, três Taças Continentais, outros tantos Campeonatos, uma Taça de Portugal e uma Supertaça.
Dragões venceram na noite desta quarta-feira, dia 25 de junho, a Liga portuguesa; Jogador azul e branco chega a Alvalade com o título nacional
|
A equipa de hóquei em patins do Porto sagrou-se na noite desta quarta-feira, dia 25 de junho, campeão nacional da modalidade. Os azuis e brancos derrotaram o Barcelos, atual campeão europeu, por 3-2, no quarto jogo da final. Diogo Barata, futuro reforço do Sporting, vence o segundo título de campeão pelos dragões.
A turma de Ricardo Ares colocou-se em vantagem no Pavilhão Municipal de Barcelos com um golo de Gonçalo Alves, logo aos 5 minutos. Carlo di Benedetto (14') aumentou a vantagem portista e Miguel Rocha (25') reduziu para os minhotos ainda antes do intervalo.
Na segunda metade, Gonçalo Alves (31') voltou a marcar e colocou o Porto em vantagem por 3-1. O Barcelos ainda reduziu, por Pedro Silva (35'), mas foi incapaz de evitar o triunfo portista. Assim, a formação azul e branca vence a final por 3-1 e sagra-se bicampeã.
Já o Sporting vai reformular a equipa de hóquei em patins para a próxima temporada. Edo Bosch terá um plantel remodelado, com várias caras novas, para atacar 2025/26. Diogo Barata termina contrato com o emblema liderado por André Villas Boas e não vai renovar, reforçando os leões.
Depois de ter feito toda a formação no Valongo, Diogo Barata cumpriu a terceira temporada no Porto - onde chegou no verão de 2022. Depois de ter feito 12 golos em 56 jogos em 2023/24, o defesa/médio somou 47 encontros pela formação de Ricardo Ares na presente época, com cinco golos marcados.