Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Andebol

BOSKO BJELANOVIC: "FORAM ANOS MUITO ESPECIAIS PARA MIM"

Em entrevista exclusiva ao Leonino, o antigo capitão do andebol do Sporting CP recorda as oito temporadas de leão ao peito e mostra-se confiante quanto ao futuro da modalidade no Clube

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Bosko Bjelanovic representou o Sporting CP durante oito temporadas, envergou o leão rampante em mais de 300 ocasiões e também marcou mais de 300 golos. Pelos leões, conquistou duas Taças Challenge (2009/10 e 2016/17) e dois Campeonatos Nacionais (2016/17 e 2017/18). Em entrevista exclusiva ao Leonino, o antigo capitão do andebol do Sporting CP recorda com um carinho especial a conquista da primeira Taça Challenge, em 2010, e o triunfo no Campeonato Nacional, em 2016/17, diante do SL Benfica, em Odivelas. Atualmente na Alemanha, ao serviço do HTV Hemer, Bosko não coloca de parte um eventual regresso aos leões, mas, para já, é algo que não está nos seus planos. Leonino (L): Estiveste oito anos no Sporting CP. Qual o balanço que fazes do período em que envergaste o leão rampante? Bosko Bjelanovic (BB): Foram anos muito especiais para mim, onde conquistei os troféus mais importante da minha carreira. Fiz muitos amigos e senti-me sempre em casa. Tenho muito boas memórias do período em que estive no Sporting CP. L: Quais as conquistas que te marcaram mais? BB: De longe (risos), a primeira Taça Challenge, em 2010, em Almada. É um momento que ficará para sempre no meu coração. O pavilhão estava ao rubro, cheio de Sportinguistas. A conquista do campeonato, em Odivelas, contra o SL Benfica, também me marcou muito. L: Gostarias, um dia, de regressar ao Sporting CP? BB: Não é algo em que, neste momento, pense. Gosto muito do Sporting CP. O Clube deu-me muito e nunca esquecerei isso. Gostaria de seguir a minha carreira como treinador, mas não estou obcecado com isso. Continuo a acompanhar o que todas as modalidades fazem, mas com especial foco para o andebol. Quero vê-los a ter sucesso. L: Atualmente, estás na Alemanha, ao serviço do HTV Hemer. Como está a ser a experiência? BB: Está a ser muito bom. A minha família está contente, o que é importante. Quando a família está feliz, nós também estamos. Continuo a jogar andebol, apesar de ser num nível mais baixo do que estava habituado, mas já estou a preparar o fim da minha carreira desportiva. No futuro, vamos ver se sigo a carreira de treinador. Aqui, também desempenho funções de fisioterapeuta, que é a minha formação. L: Como tem sido viver em contexto de pandemia? BB: As coisas não têm sido fáceis para ninguém, mas, tendo em conta esta situação, a Alemanha é um dos países que tem lidado bem com a situação. O poderio económico-social ajuda muito nestas alturas. Eu e a minha família temo-nos adaptado muito bem.

“FC Porto está melhor, mas ainda não se notou”
L: Sobre o momento da equipa de andebol do Sporting CP, o treinador, Rui Silva, tem chamado à atenção para alguma inconsistência da equipa. Como tens visto as atuações dos leões? BB: Tal como o professor Rui Silva, também reparei que o nível da equipa tem oscilado bastante durante os jogos. Isto costuma acontecer em equipas jovens. A entrada e saída de alguns jogadores ajuda a explicar isto. No entanto, as próprias ideias do treinador podem ainda não estar totalmente implementadas. Apesar de ter sido adjunto do Thierry Anti, é normal que queira implementar coisas novas e isso leva o seu tempo. Esperemos que não demore muito e que a equipa se torne o mais consistente possível até porque vêm aí jogos muito importantes. Esperemos que, no final, as contas sejam positivas. L: Alguns analistas defendem que a diferença entre Sporting CP e FC Porto é, hoje, muito grande. Concordas? BB: Quando vemos o Sporting CP e o FC Porto a jogar, ficamos com a sensação de que os dragões são mais consistentes. O treinador do FC Porto já está na terceira época no clube, os jogadores sabem, de olhos fechados, o que têm de fazer. No Sporting CP, esse processo ainda está a ser implementado. Sendo sincero, ao dia de hoje, o FC Porto está melhor, mas, nesta fase, isso ainda não se notou. As duas equipas têm vencido os seus jogos. L: Acreditas que o Sporting CP vai estar na discussão do título? BB: Claro que sim. O Sporting CP tem de encontrar a fórmula correta e adaptar-se aos jogadores que tem para que possa ser mais regular e chegar aos jogos com o FC Porto num bom momento de forma. No final do dia, o campeão vai-se decidir entre estas duas equipas, mas o SL Benfica também terá uma palavra a dizer.
“Salvador é um dos maiores talentos europeus”
L: No plantel para esta temporada, o Sporting CP conta com inúmeros jogadores formados em Alvalade. Como tens visto a evolução destes jovens? BB: Mesmo estando longe, tenho acompanhado os jogos do Sporting CP e os miúdos têm estado muito bem. O Manuel, com a ajuda do Cudic e do Skok, está a fazer uma boa época. Tem evoluído bastante. O Salvador está a ter muitos minutos. No ataque, com o Frankis (Carol) e com o Pedro (Valdés), é um pouco mais difícil, mas o tempo dele vai chegar. É um miúdo trabalhador, com características físicas e técnicas espetaculares. É um dos maiores talentos do andebol europeu. O Francisco Tavares parece que já joga há muitos anos. Tem estado muito bem. Não sente qualquer pressão e isso nota-se, por exemplo, nos livres de sete metros.


Fotografia de Sporting CP



Modalidades

Ricardo Costa aponta o que falta fazer pelo Sporting: "Uma questão de tempo"

Treinador da equipa de andebol dos leões sublinhou, numa nova entrevista, o que deseja vencer, referindo até que não será preciso esperar muito

Ricardo Costa, atual treinador de andebol do Sporting, deixou claro numa entrevista a sua vontade de ganhar um troféu internacional pelos leões
Ricardo Costa, atual treinador de andebol do Sporting, deixou claro numa entrevista a sua vontade de ganhar um troféu internacional pelos leões

  |

Icon Comentário0

Ricardo Costa concedeu uma nova entrevista e falou, entre vários temas, sobre a vontade de conquistar um título europeu pelo Sporting. O treinador da equipa de andebol, um dos grandes responsáveis pelas conquistas do Campeonato Nacional, Taça de Portugal e Supertaça desta época, não hesitou, até, em dizer que atingir esse patamar está para breve.


Ricardo Costa: "Se tivéssemos chegado à final four, íamos lutar para vencer"


A renovação de contrato com o Sporting até 2030 tanto de Ricardo Costa como de Francisco, Martim e Salvador Salvador foi apenas o ponto de partida para a próxima época, com o técnico verde e branco a deixar claro que "ainda há muito por conquistar". "O nosso foco passa agora por alcançar um título europeu. Estamos a construir algo duradouro, e acredito que essa conquista internacional será apenas uma questão de tempo", atirou,  em declarações concedidas à agência Lusa.


A prestação inédita nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, esta última época, onde o Sporting foi travado pelo poderoso Nantes, também foi abordada por Ricardo Costa. "Tenho a certeza absoluta de que, se tivéssemos chegado à final four, iríamos lutar para vencer. O Nantes acabou por ganhar ao Barcelona nas meias-finais, o que demonstra o nível competitivo que enfrentámos”, fez notar.

O sucesso nacional não eclipsa, no entanto, o valor dos rivais, algo que Ricardo Costa faz questão de sublinhar nesta mesma conversa. "A luta pelos títulos é titânica. Só não houve equilíbrio com o Benfica nas fases decisivas, onde fomos superiores. Mas eles foram os únicos a vencer-nos”, lembrou o treinador que, de seguida, destacou a qualidade do plantel que perdeu o goleador William Hoghielm.


Ainda na entrevista, Ricardo Costa falou do orgulho que sente em ver de perto a evolução dos filhos, Martim e Francisco Costa, duas das estrelas da equipa. "É um privilégio vê-los alcançar o topo e poder acompanhá-los neste caminho, como treinador e como pai", destacou.


Modalidades

Bicampeão pelo Sporting está de saída e já se despediu dos adeptos: "Podia estar aqui..."

Jogador que foi muito importante para as conquistas recentes do Clube de Alvalade vai deixar Lisboa este verão, e já deixou mensagem de adeus aos sócios

João Gomes vai deixar a equipa de andebol do Sporting ao fim de três temporadas de muito sucesso, e deixou mensagem de despedida aos adeptos
João Gomes vai deixar a equipa de andebol do Sporting ao fim de três temporadas de muito sucesso, e deixou mensagem de despedida aos adeptos

  |

Icon Comentário0

João Gomes já deixou a sua mensagem de despedida aos adeptos do Sporting. O lateral português, que representou os leões nas últimas duas temporadas, está de saída para o Gummersbach, e aproveitou as redes sociais para deixar algumas palavras aos fãs verdes e brancos. O jogador vai render uma fortuna aos cofres dos leões.


"E assim acabam 2 anos de muito sucesso e crescimento tanto desportivo como pessoal", começou por destacar João Gomes, atleta que fez parte da equipa de andebol do Sporting que conseguiu, na temporada passada, o histórico percurso na Liga dos Campeões.


Prosseguiu, sobre as conquistas que alcançou durante a sua estadia no Clube de  Alvalade: "6 títulos nacionais, chegada histórica aos quartos de final da European League e da Champions e, sem dúvida o mais importante, muitos amigos que vou levar no meu coração".


"Podia estar aqui a escrever muito mais mas penso que o mais importante é agradecer aos meus companheiros de equipa e staff, pela maneira como me trataram, me receberam e me ajudaram, e aos meus familiares, amigos e adeptos por todo o apoio, que sempre me deu mais força para melhorar a cada dia", atirou, de seguida.

Terminou, com uma dedicatória ao Clube de Alvalade, que representou por 90 vezes, assinando um registo de 177 golos, e conquistando o bicampeonato nacional : "Desejo todo o sucesso a todos com quem trabalhei, merecem! Levo o Sporting no meu coração".



Modalidades

Exclusivo Leonino confirmado! Goleador sueco sai do Sporting e já tem novo clube: "Obrigado"

Jogador do emblema verde e branco abandona plantel e vai abraçar novo projeto desportivo já a partir da próxima temporada

Exclusivo Leonino confirmado! Sporting despediu-se do goleador sueco que já tem novo clube para a próxima temporada
Exclusivo Leonino confirmado! Sporting despediu-se do goleador sueco que já tem novo clube para a próxima temporada

  |

Icon Comentário0

É oficial. William Hoghielm já não é jogador do Sporting. O nosso Jornal, em mais um Exclusivo Leonino, já havia adiantado, a 19 de maio, que o pivô sueco ia deixar a equipa de andebol dos verdes e brancos, cenário que agora se confirmou. O Clube despediu-se do atleta que vai rumar ao Kristianstad.


"Chegar, ver e vencer de Leão ao peito. Obrigado, William", escreveu o emblema verde e branco. Apesar da saída, a mudança do jogador dá-se por motivos meramente desportivos, sendo que o desempenho do 'camisola 10' da formação de Ricardo Costa sempre foi impecável.


Para o lugar do jogador de 25 anos, deverá chegar Víctor Romero, pivô dos espanhóis do Granollers. Os leões pretendem pagar a cláusula de rescisão do jovem atleta, fixada em 80 mil euros de modo a contar com os seus serviços já a partir do verão de 2025.


Carlos Álvarez também está confirmado pelo valor da sua cláusula de rescisão de 60 mil euros. O jogador do Ademar Léon chega a Alvalade no final da época e tira espaço a Pedro Portela, que, tal como noticiou o nosso Jornal num Exclusivo Leonino, vai deixar o Clube.

Na temporada 2024/25, William Hoghielm somou um total de 52 partidas pelo andebol do Sporting, nas quais conseguiu o registo de 88 golos marcados. Na época que passou de leão ao peito, venceu o campeonato nacional, a Taça de Portugal e a Supertaça, além de ter atingido os quartos-de-final da Liga dos Campeões.


Veja a publicação do Sporting:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Última hora! Sporting confirma saída de goleador sueco
Modalidades

Última hora! Sporting confirma saída de goleador sueco

 

Icon Comentário0
Oficial! Varandas assegura fortuna com venda de internacional português do Sporting
Modalidades

Oficial! Varandas assegura fortuna com venda de internacional português do Sporting

 

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Varandas segura nórdico do Sporting na luta pelo tricampeonato
Modalidades

Exclusivo Leonino - Varandas segura nórdico do Sporting na luta pelo tricampeonato

 

Icon Comentário0