
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
|
Bosko Bjelanovic representou o Sporting CP durante oito temporadas, envergou o leão rampante em mais de 300 ocasiões e também marcou mais de 300 golos. Pelos leões, conquistou duas Taças Challenge (2009/10 e 2016/17) e dois Campeonatos Nacionais (2016/17 e 2017/18). Em entrevista exclusiva ao Leonino, o antigo capitão do andebol do Sporting CP recorda com um carinho especial a conquista da primeira Taça Challenge, em 2010, e o triunfo no Campeonato Nacional, em 2016/17, diante do SL Benfica, em Odivelas. Atualmente na Alemanha, ao serviço do HTV Hemer, Bosko não coloca de parte um eventual regresso aos leões, mas, para já, é algo que não está nos seus planos. Leonino (L): Estiveste oito anos no Sporting CP. Qual o balanço que fazes do período em que envergaste o leão rampante? Bosko Bjelanovic (BB): Foram anos muito especiais para mim, onde conquistei os troféus mais importante da minha carreira. Fiz muitos amigos e senti-me sempre em casa. Tenho muito boas memórias do período em que estive no Sporting CP. L: Quais as conquistas que te marcaram mais? BB: De longe (risos), a primeira Taça Challenge, em 2010, em Almada. É um momento que ficará para sempre no meu coração. O pavilhão estava ao rubro, cheio de Sportinguistas. A conquista do campeonato, em Odivelas, contra o SL Benfica, também me marcou muito. L: Gostarias, um dia, de regressar ao Sporting CP? BB: Não é algo em que, neste momento, pense. Gosto muito do Sporting CP. O Clube deu-me muito e nunca esquecerei isso. Gostaria de seguir a minha carreira como treinador, mas não estou obcecado com isso. Continuo a acompanhar o que todas as modalidades fazem, mas com especial foco para o andebol. Quero vê-los a ter sucesso. L: Atualmente, estás na Alemanha, ao serviço do HTV Hemer. Como está a ser a experiência? BB: Está a ser muito bom. A minha família está contente, o que é importante. Quando a família está feliz, nós também estamos. Continuo a jogar andebol, apesar de ser num nível mais baixo do que estava habituado, mas já estou a preparar o fim da minha carreira desportiva. No futuro, vamos ver se sigo a carreira de treinador. Aqui, também desempenho funções de fisioterapeuta, que é a minha formação. L: Como tem sido viver em contexto de pandemia? BB: As coisas não têm sido fáceis para ninguém, mas, tendo em conta esta situação, a Alemanha é um dos países que tem lidado bem com a situação. O poderio económico-social ajuda muito nestas alturas. Eu e a minha família temo-nos adaptado muito bem.
“FC Porto está melhor, mas ainda não se notou”L: Sobre o momento da equipa de andebol do Sporting CP, o treinador, Rui Silva, tem chamado à atenção para alguma inconsistência da equipa. Como tens visto as atuações dos leões? BB: Tal como o professor Rui Silva, também reparei que o nível da equipa tem oscilado bastante durante os jogos. Isto costuma acontecer em equipas jovens. A entrada e saída de alguns jogadores ajuda a explicar isto. No entanto, as próprias ideias do treinador podem ainda não estar totalmente implementadas. Apesar de ter sido adjunto do Thierry Anti, é normal que queira implementar coisas novas e isso leva o seu tempo. Esperemos que não demore muito e que a equipa se torne o mais consistente possível até porque vêm aí jogos muito importantes. Esperemos que, no final, as contas sejam positivas. L: Alguns analistas defendem que a diferença entre Sporting CP e FC Porto é, hoje, muito grande. Concordas? BB: Quando vemos o Sporting CP e o FC Porto a jogar, ficamos com a sensação de que os dragões são mais consistentes. O treinador do FC Porto já está na terceira época no clube, os jogadores sabem, de olhos fechados, o que têm de fazer. No Sporting CP, esse processo ainda está a ser implementado. Sendo sincero, ao dia de hoje, o FC Porto está melhor, mas, nesta fase, isso ainda não se notou. As duas equipas têm vencido os seus jogos. L: Acreditas que o Sporting CP vai estar na discussão do título? BB: Claro que sim. O Sporting CP tem de encontrar a fórmula correta e adaptar-se aos jogadores que tem para que possa ser mais regular e chegar aos jogos com o FC Porto num bom momento de forma. No final do dia, o campeão vai-se decidir entre estas duas equipas, mas o SL Benfica também terá uma palavra a dizer.
“Salvador é um dos maiores talentos europeus”L: No plantel para esta temporada, o Sporting CP conta com inúmeros jogadores formados em Alvalade. Como tens visto a evolução destes jovens? BB: Mesmo estando longe, tenho acompanhado os jogos do Sporting CP e os miúdos têm estado muito bem. O Manuel, com a ajuda do Cudic e do Skok, está a fazer uma boa época. Tem evoluído bastante. O Salvador está a ter muitos minutos. No ataque, com o Frankis (Carol) e com o Pedro (Valdés), é um pouco mais difícil, mas o tempo dele vai chegar. É um miúdo trabalhador, com características físicas e técnicas espetaculares. É um dos maiores talentos do andebol europeu. O Francisco Tavares parece que já joga há muitos anos. Tem estado muito bem. Não sente qualquer pressão e isso nota-se, por exemplo, nos livres de sete metros.
Fotografia de Sporting CP
Treinador da equipa de andebol dos leões sublinhou, numa nova entrevista, o que deseja vencer, referindo até que não será preciso esperar muito
|
Ricardo Costa concedeu uma nova entrevista e falou, entre vários temas, sobre a vontade de conquistar um título europeu pelo Sporting. O treinador da equipa de andebol, um dos grandes responsáveis pelas conquistas do Campeonato Nacional, Taça de Portugal e Supertaça desta época, não hesitou, até, em dizer que atingir esse patamar está para breve.
Ricardo Costa: "Se tivéssemos chegado à final four, íamos lutar para vencer"
A renovação de contrato com o Sporting até 2030 tanto de Ricardo Costa como de Francisco, Martim e Salvador Salvador foi apenas o ponto de partida para a próxima época, com o técnico verde e branco a deixar claro que "ainda há muito por conquistar". "O nosso foco passa agora por alcançar um título europeu. Estamos a construir algo duradouro, e acredito que essa conquista internacional será apenas uma questão de tempo", atirou, em declarações concedidas à agência Lusa.
A prestação inédita nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, esta última época, onde o Sporting foi travado pelo poderoso Nantes, também foi abordada por Ricardo Costa. "Tenho a certeza absoluta de que, se tivéssemos chegado à final four, iríamos lutar para vencer. O Nantes acabou por ganhar ao Barcelona nas meias-finais, o que demonstra o nível competitivo que enfrentámos”, fez notar.
O sucesso nacional não eclipsa, no entanto, o valor dos rivais, algo que Ricardo Costa faz questão de sublinhar nesta mesma conversa. "A luta pelos títulos é titânica. Só não houve equilíbrio com o Benfica nas fases decisivas, onde fomos superiores. Mas eles foram os únicos a vencer-nos”, lembrou o treinador que, de seguida, destacou a qualidade do plantel que perdeu o goleador William Hoghielm.
Ainda na entrevista, Ricardo Costa falou do orgulho que sente em ver de perto a evolução dos filhos, Martim e Francisco Costa, duas das estrelas da equipa. "É um privilégio vê-los alcançar o topo e poder acompanhá-los neste caminho, como treinador e como pai", destacou.
Jogador que foi muito importante para as conquistas recentes do Clube de Alvalade vai deixar Lisboa este verão, e já deixou mensagem de adeus aos sócios
|
João Gomes já deixou a sua mensagem de despedida aos adeptos do Sporting. O lateral português, que representou os leões nas últimas duas temporadas, está de saída para o Gummersbach, e aproveitou as redes sociais para deixar algumas palavras aos fãs verdes e brancos. O jogador vai render uma fortuna aos cofres dos leões.
"E assim acabam 2 anos de muito sucesso e crescimento tanto desportivo como pessoal", começou por destacar João Gomes, atleta que fez parte da equipa de andebol do Sporting que conseguiu, na temporada passada, o histórico percurso na Liga dos Campeões.
Prosseguiu, sobre as conquistas que alcançou durante a sua estadia no Clube de Alvalade: "6 títulos nacionais, chegada histórica aos quartos de final da European League e da Champions e, sem dúvida o mais importante, muitos amigos que vou levar no meu coração".
"Podia estar aqui a escrever muito mais mas penso que o mais importante é agradecer aos meus companheiros de equipa e staff, pela maneira como me trataram, me receberam e me ajudaram, e aos meus familiares, amigos e adeptos por todo o apoio, que sempre me deu mais força para melhorar a cada dia", atirou, de seguida.
Terminou, com uma dedicatória ao Clube de Alvalade, que representou por 90 vezes, assinando um registo de 177 golos, e conquistando o bicampeonato nacional : "Desejo todo o sucesso a todos com quem trabalhei, merecem! Levo o Sporting no meu coração".
Jogador do emblema verde e branco abandona plantel e vai abraçar novo projeto desportivo já a partir da próxima temporada
|
É oficial. William Hoghielm já não é jogador do Sporting. O nosso Jornal, em mais um Exclusivo Leonino, já havia adiantado, a 19 de maio, que o pivô sueco ia deixar a equipa de andebol dos verdes e brancos, cenário que agora se confirmou. O Clube despediu-se do atleta que vai rumar ao Kristianstad.
"Chegar, ver e vencer de Leão ao peito. Obrigado, William", escreveu o emblema verde e branco. Apesar da saída, a mudança do jogador dá-se por motivos meramente desportivos, sendo que o desempenho do 'camisola 10' da formação de Ricardo Costa sempre foi impecável.
Para o lugar do jogador de 25 anos, deverá chegar Víctor Romero, pivô dos espanhóis do Granollers. Os leões pretendem pagar a cláusula de rescisão do jovem atleta, fixada em 80 mil euros de modo a contar com os seus serviços já a partir do verão de 2025.
Carlos Álvarez também está confirmado pelo valor da sua cláusula de rescisão de 60 mil euros. O jogador do Ademar Léon chega a Alvalade no final da época e tira espaço a Pedro Portela, que, tal como noticiou o nosso Jornal num Exclusivo Leonino, vai deixar o Clube.
Na temporada 2024/25, William Hoghielm somou um total de 52 partidas pelo andebol do Sporting, nas quais conseguiu o registo de 88 golos marcados. Na época que passou de leão ao peito, venceu o campeonato nacional, a Taça de Portugal e a Supertaça, além de ter atingido os quartos-de-final da Liga dos Campeões.
Veja a publicação do Sporting: