
Futebol
Sporting volta à carga por Alberto Costa! Desejo antigo de Rui Borges pode mesmo rumar a Alvalade
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Sporting e Rio Ave medem forças numa das meias-finais da Taça de Portugal. Ambas as formações têm a ambição de chegar ao Jamor, com o favoritismo do lado da turma de Alvalade. Brandon Aguilera, médio dos vilacondenses, espera triunfar e recorda a amizade com Bryan Ruiz, compatriota e antigo jogador dos leões.
"Quando cá cheguei, um dos objetivos era atingir o Jamor. Para nós é sempre um sonho poder fazer história com o clube. E nós, jogadores, sempre trabalhamos para ganhar títulos e lutar por coisas importantes. Temos de preparar-nos, serão jogos difíceis, o Sporting é uma equipa muito forte, mas nós também temos sonhos", disse, ao jornal Record.
"Bryan Ruiz é a minha maior referência"
Questionado sobre uma eventual conversa com o antigo avançado dos leões, Aguilera garantiu que "ainda não" falaram, mas que tem "uma boa relação com ele": "Vi-o a jogar no Mundial do Brasil, depois joguei com ele no do Qatar e tornou-se meu amigo. É a maior referência que tenho como jogador", atirou.
Apesar de o Sporting ser favorito, o futebolista de 21 anos não descarta um triunfo do Rio Ave. Confrontado com os desejos de Bryan Ruiz para o encontro, Brandon Aguilera admite ser "uma pergunta difícil [risos]". No entanto, afirma esperar que o ex-capitão da seleção costa-riquenha torça por si e uma consequente derrota dos pupilos de Rui Borges.
A primeira mão das meias-finais da prova rainha do futebol português está marcada para o próximo dia 3 de abril, pelas 20h15, no Estádio José Alvalade. O segundo embate entre leões e rioavistas disputa-se dia 23 do mesmo mês, no Estádio dos Arcos - recentemente arrasado pela depressão Martinho - não tendo ainda horário oficializado por parte da Federação Portuguesa de Futebol.
Jogador formado na Academia de Alcochete que brilhou durante a sua carreira profissional, falou recentemente com os jornalistas sobre o assunto
|
Luís Figo quer o Sporting campeão. O antigo jogador falou com os jornalistas nos prémios Laureus acerca do desfecho do campeonato, e apontou o desejo de ver o Clube de Alvalade levantar o troféu. O jogador, um dos melhores produtos da Academia de Alcochete, também abordou a saída de Ruben Amorim dos leões.
O antigo Bola de Ouro, prémio que conquistou em 2000, foi questionado sobre o que pensa do desfecho da Liga Portuguesa, e foi claro na resposta: "Espero que ganhe o Sporting mas... vamos ter de esperar", explicou Luís Figo, que começou a carreira em Alvalade.
Abordou, também sobre o Sporting, a saída de Ruben Amorim em novembro de 2024: "Chega a um momento da vida em que, depois de tantas ofertas, acabas por tomar essa decisão. Uma mudança é sempre um risco. Neste momento não está a ser fácil entrar a meio da época numa equipa com muitas dificuldades. Esperemos que, no futuro, possa voltar aos êxitos desportivos, tal como no Sporting", explicou o antigo internacional português.
Falou, depois, na sua carreira pessoal. O antigo extremo é, hoje em dia, dirigente desportivo, e diz que tudo tem corrido pelo melhor: "A minha carreira continuará a crescer. Já estou mais de cinco anos na UEFA, estou extremamente feliz e espero ter uma oportunidade de futuro", explicou Luís Figo. O antigo Bola de Ouro abordou, também, o futuro de Cristiano Ronaldo.
Por último, abordou Vinícius Júnior, e a última polémica do brasileiro: "Não sei o que aconteceu e não gosto de me meter em assuntos que não presenciei (...) Acho que nunca é bom estar em conflito com os adeptos. Queremos que nos apoiem. Joguemos bem que as pessoas fiquem satisfeitas", rematou o antigo internacional português, vice campeão da europa em 2004.
Presidente dos leões terá feito um compromisso com uma das grandes figuras da equipa verde e branca e tudo se irá concretizar na janela de transferências
|
Viktor Gyokeres vai mesmo abandonar o Sporting no final da temporada. O avançado sueco, que tem sido a figura maior no Clube de Alvalade desde a sua chegada, em 2023, já fez a SAD leonina, liderada por Frederico Varandas, saber que o seu desejo é abandonar Lisboa no final da temporada.
Tornou-se o jogador mais caro da história do Sporting, quando foi contratado ao Coventry, em 2023, por 20 milhões, e mais quatro por objetivos que entretanto já foram todos praticamente cumpridos. Um dos melhores investimentos da história dos leões, visto o que ofereceu desportivamente ao Clube, e o que ainda pode dar financeiramente.
O Sporting irá cumprir o acordo que fez com Viktor Gyokeres. O avançado tinha prometido pelo menos 20 golos por época quando chegou a Alvalade, número que ultrapassou facilmente de leão ao peito. Em virtude dessa promessa cumprida, bem como de todo o profissionalismo e entrega demonstrados pelo sueco, os leões vão mesmo ser fieis à sua palavra para o Viking.
O valor de cláusula no contrato de Viktor Gyokeres, cifrada nos 100 milhões de euros, não deverá, então, ser um número com que os pretendentes do sueco se deverão preocupar, uma vez que o Sporting estará disposta a deixar o jogador sair por um valor a rondar os 70 milhões, tal como tinha sido combinado com o avançado sueco.
As informações são avançadas pelo jornal A Bola. Viktor Gyokeres já terá mesmo explicado aos responsáveis do Sporting que, apesar do carinho pelo Clube, o seu desejo é deixar Alvalade na próxima época. O desejo vai ser respeitado pelos leões, muito fruto da gratidão ao sueco pelo que deu aos verdes e brancos nas duas temporadas em que vestiu alinhou de leão ao peito.
Jovem lateral espanhol vem a realizar a melhor época da carreira ao serviço dos verdes e brancos, mas nem isso parece garantir a continuidade em Alvalade
|
Tem sido um dos destaques da temporada do Sporting. Iván Fresneda vem a realizar a melhor época da carreira ao serviço da equipa verde e branca, e os responsáveis leoninos já avaliam um possível venda, aproveitando o facto de o jogador estar mais valorizado que nunca.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, há vários emblemas atentos à situação do defesa, principalmente no país vizinho, mas a SAD verde e branca apenas estaria disponível a ouvir propostas semelhantes à de 9 milhões de euros que fez ao Valladolid.
Em janeiro, Iván Fresneda esteve com pé e meio no Como, da Serie A, num negócio por empréstimo, que contemplava uma opção de compra na ordem dos 10 milhões de euros. No entanto, a falta da chegada de um novo lateral-direito cancelou o negócio.
Agora, com Alberto Costa a ser novamente associado a uma possível mudança para Alvalade, Fresneda regressa à lista de transferências do Sporting. Embora seja utilizado por Rui Borges, as ideias do treinador leonino passam por outro tipo de jogador na posição.
Iván Fresneda - avaliado em 8 milhões de euros - chegou a Alvalade no verão de 2023, a troco de 9 milhões de euros. Agora, após um período complicado, o jovem espanhol está a passar por uma fase muito positiva na turma de Rui Borges, somando três golos em 29 jogos, com 1.674 minutos de utilização.