Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

BRUNO FERNANDES PERDE ESTATUTO NO SPORTING: MÉDIO DO MANCHESTER UNITED FOI ULTRAPASSADO... A BRINCAR

Internacional português vê números de leão ao peito serem batidos com muita facilidade

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

23 Fev 2024 | 18:32 |

Icon Comentário0

Bruno Fernandes perdeu o estatuto de ser o único jogador do Sporting a marcar pelo menos cinco golos em competições da UEFA, desde 2019/20. O médio do Manchester United foi ultrapassado pelo inevitável Viktor Gyokeres, no empate dos leões diante do  Young Boys (1-1).


Na época acima referida, o internacional português fez o gosto ao pé em oito ocasiões, tendo terminado como melhor marcador da prova – antes de deixar Alvalade por 65 milhões de euros. Este ano, o avançado sueco leva cinco golos, apenas entre a fase de grupos e o playoff de apuramento para os oitavos-de-final.


A continuar a este ritmo, se a turma de Alvalade continuar em competição, é provável que o ‘camisola 9’ de Rúben Amorim ultrapasse o centrocampista dos red devils. No entanto, ainda está longe do atual detentor do recorde. Mascarenhas, avançado angolano, fez 11 golos na edição de 1963/64 da Taça das Taças, prova que os leões conquistaram.


Viktor Gyokeres, recorde-se, chegou ao Sporting no início da presente temporada, oriundo do Coventry - emblema do Championship, a segunda divisão inglesa - a troco de 20 milhões de euros, mais 4 por objetivos, sendo que os ingleses ficaram, ainda, com 15% de uma futura mais-valia (os leões podem reduzir esta percentagem para 10%).

Até ao momento, Viktor Gyokeres – avaliado em 45 milhões – leva 32 encontros realizados (2.517 minutos): 20 na Liga Portugal Betclic (1.790), sete na Liga Europa (486), três na Taça de Portugal (177) e dois na Taça da Liga (154).


Ao todo, o sueco marcou 29 golos e fez 10 assistências, sendo a grande figura da temporada até ao momento. O avançado tem contrato com o Sporting até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.


Futebol

Sporting define quantos milhões são necessários para que Hjulmand seja vendido

Capitão dinamarquês falhou jogo frente ao Nacional devido a uma possível transferência para os espanhóis do Atlético de Madrid

Frederico Varandas e a restante direção do Sporting não têm problemas em vender Morten Hjulmand pelo valor de 40 milhões de euros
Frederico Varandas e a restante direção do Sporting não têm problemas em vender Morten Hjulmand pelo valor de 40 milhões de euros

04 Fev 2026 | 10:38 |

Icon Comentário0

Já com o mercado fechado, Morten Hjulmand vive dias de maior descanso após ter estado em caso polémico (uma possível transferência para o Atlético de Madrid), mas sabe que terá pela frente, no fim da temporada, um verão bem quente. Por isso, o capitão do Sporting e a direção liderada por Frederico Varandas definiram um pacto para deixar tudo normalizado no futuro.


No início da época, o médio de 26 anos e o presidente acordaram que o nórdico continuaria de leão ao peito em 2025/26, mesmo perante o forte assédio vindo dos "tubarões" europeus, e, em contrapartida, teria liberdade de escolha no próximo passo na carreira. Segundo o jornal 'Record', as partes estabeleceram que a SAD aceitará negociá-lo a partir de julho por um valor base de 40 milhões de euros, metade da cláusula de rescisão (80M)


Certo é que, ao contrário do que sucedeu no último defeso com a novela da saída de Viktor Gyokeres para o Arsenal, Sporting e Hjulmand pretendem afastar qualquer polémica sobre o assunto e cortar pela raiz a pressão dos agentes. Assim, o dinamarquês não pretende adotar a postura do sueco, pelo que nunca forçará uma saída.


Ligado contratualmente aos bicampeões nacionais até 2028, o internacional pelo país nórdico esteve ausente frente ao Nacional, já que a estrutura resguardou o médio que foi bombardeado com telefonemas dos empresários que garantiam ter uma pretensa proposta do Atlético de Madrid.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Morten Hjulmand – avaliado em 50 milhões de euros – participou em 28 partidas: 17 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, duas na Taça de Portugal, uma na Taça da Liga e outra na Supertaça. Nos 2.522 minutos em que esteve em campo, o capitão dos leões marcou dois golos e fez três assistências.



Futebol

Sporting procurou novo central por causa de... Eduardo Quaresma

Situação do central internacional pelas camadas jovens de Portugal obrigou direção leonina a tomar uma decisão importante

Lesão de Eduardo Quaresma, na Taça da Liga,  fez ponderar o Sporting de contratar um novo central, mas não foi necessário
Lesão de Eduardo Quaresma, na Taça da Liga, fez ponderar o Sporting de contratar um novo central, mas não foi necessário

04 Fev 2026 | 10:35 |

Icon Comentário0

O Sporting viveu um mercado de inverno relativamente tranquilo, tanto que oficializou a contratação de Luís Guilherme logo nos primeiros dias do mês de janeiro e o acordo por Souleymane Faye uma semana e meia antes do último dia. Mas os leões quase reforçaram o plantel com um novo central, devido à lesão de Eduardo Quaresma.


A impactante contrariedade do jovem defesa, sofrida frente ao Vitória de Guimarães, a 6 de janeiro, na Allianz Cup, na sequência do violento choque com o vimaranense Samu, obrigou Quaresma a ser hospitalizado e os primeiros sinais foram muito negativos, com suspeitas de fratura do maxilar, e apontavam a uma paragem prolongada que poderia ir até aos três meses.


Zeno Debast (lesão) e Ousmane Diomande (ao serviço da Costa do Marfim na Taça das Nações Africanas) também não eram opções, pelo que Gonçalo Inácio perfilava-se como o único central de raiz da equipa principal disponível. Por esse motivo, nas horas que se seguiram ao jogo em Leiria e na manhã seguinte, a estrutura esteve em contacto permanente e decidiu-se que ia avançar por mais um central, segundo o jornal 'Record'.


Porém, a observação e exames a que Quaresma foi submetido na unidade hospitalar acabaram por descartar o cenário mais gravoso e identificaram "só" uma lesão no osso zigomático da face esquerda, o que encurtou o período de recuperação de meses para três a quatro semanas. Uma boa notícia que por consequência eliminou a urgência dos leões no mercado. Quaresma acabou por voltar à competição com uma máscara, no passado dia 28 de janeiro, frente ao Athletic Bilbao.

Eduardo Quaresma - avaliado em 15 milhões de euros - tem 1.214 minutos somados em 17 partidas pelo Sporting, com um golo marcado e duas assistências na conta pessoal. O jogador já conquistou três Campeonatos Nacionais, uma taça de Portugal e uma Taça da Liga.



Futebol

Délcio Aurélio é reforço do Sporting; Ponta de lança custou 150 milhões

Atacante é visto como um dos grandes talentos do seu país, o que poderá ser ainda melhor trabalhado pelos responsáveis do Clube de Alvalade

Délcio Mulemba Aurélio. já treina na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, e é o novo jogador do Sporting
Délcio Mulemba Aurélio. já treina na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, e é o novo jogador do Sporting

04 Fev 2026 | 10:33 |

Icon Comentário0

Délcio Mulemba Aurélio já treina na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, e é o novo jogador do Sporting. O ponta-de-lança angolano chega proveniente do Interclube a troco de 150 milhões de kwanzas, cerca de 140 mil euros, num contrato assinado pelos dois clubes.


O emblema africano salvaguardou ainda uma percentagem de uma futura venda do avançado de 18 anos. Segundo o 'O Bola Em Campo' o jogador é agenciado pela Footprestige, empresa do jovem agente Edson Queiroz, foi a ponte de ligação para a transferência do atacante.


Délcio Aurélio, que já treina com a equipa sub-23 do Clube de Alvalade, é visto como um dos grandes talentos do seu país, o que poderá ser ainda melhor trabalhado. A ideia dos responsáveis leoninos é a de ver o jovem adaptar-se à realidade do Clube de Alvalade, antes de, eventualmente, dar o salto para o plantel principal.


Na última partida, a equipa sub-23 dos leões perdeu frente ao Torreense por 2-1, em partida a contar para a quinta jornada da Fase de Campeão da Liga Revelação, no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete. O Sporting somou assim o quarto encontro sem vencer.

Neste momento, os comandados de Filipe Neto estão no oitavo e último lugar desta fase com apenas um ponto conquistado. O emblema verde e branco volta a entrar em campo na terça-feira, dia 10 de fevereiro, frente ao Leixões, pelas 15h00, em Matosinhos.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Morita esteve perto de sair do Sporting para rumar a clube que já venceu quatro Champions
Futebol

Morita esteve perto de sair do Sporting para rumar a clube que já venceu quatro Champions

04 Fev 2026 | 09:50

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Dias Ferreira analisa mercado do Sporting e caso Hjulmand: "Não foi por acaso...
Futebol

Exclusivo Leonino - Dias Ferreira analisa mercado do Sporting e caso Hjulmand: "Não foi por acaso...

03 Fev 2026 | 18:49

Icon Comentário0
Médio com graves acusações deixa Sporting em definitivo
Futebol

Médio com graves acusações deixa Sporting em definitivo

03 Fev 2026 | 17:11

Icon Comentário0